Distribuição user friendly, rápida e com uma interface muito bonita
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.
Depois do Kubuntu e Xubuntu, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Ubuntu GNOME Remix 12.10.
O Ubuntu Gnome Remix 12.10 foi criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu (desde a versão 11.04 Natty Narwhal, decidiram disponibilizar um Ubuntu com Gnome 3, ao qual deram o nome de Ubuntu GNOME Remix.
O Ubuntu GNOME Remix 12.10 é baseado no recente Ubuntu 12.10 e inclui muitas novidades interessantes das quais se destacam:
GNOME 3.6 com ambiente de trabalho gráfico
Epiphany é o browser por omissão
Evolution é o cliente de e-mail
Para multimédia, o Ubuntu GNOME Remix 12.10 usa o mesmo software que o Ubuntu 12.10, como por exemplo o Rhythmbox como player nativo e o Totem é usado para reproduzir video. A aplicação Cheese é usada para capturar imagens e videos a partir das webcams e o Shotwell é o gestor de imagens/fotografias.
Ao nível da produtividade, o Ubuntu GNOME Remix 12.10 inclui o AbiWord como processador de texto (estilo word) e o Gnumeric para criar folhas de cálculo. Além destes pacotes, o utilizador poderá instalar sempre o completo LibreOffice.
Em vez do Software Center (usado no Ubuntu), a equipa responsável pelo projecto decidiu incluir o Gnome-Packagekit. O cliente do Ubuntu One não foi também incluído, uma vez que a equipa considera que esta aplicação não tem uma interface ao estilo do GNOME.
No que se refere à personalização, esta distribuição inclui o Tweak tool e o dconf editor.Empathy é o cliente por omissão para chat. Para ligação às redes sociais (tais como: Facebook, identi.ca, Twitter and Flickr) é disponibilizado o Gwibber. A aplicação GNOME Disks Utility que vem com esta distribuição, permite aos utilizadores gerir as partições e discos.
O Nautilus (gestor de ficheiros) está disponível na versão 3.4.2, e o GDM na versão 3.6.1. Além das ferramentas referidas, o Ubuntu GNOME Remix 12.10 inclui também ferramentas para scanning e o Transmission para torrents.
Conheça todas as informações desta distribuição aqui.
Conclusão
Apesar de apenas ter testado este distribuição através da tecnologia de virtualização, gostei bastante da performance e interface disponibilizada. Apesar de não ser tão leve como o Xubuntu, o Ubuntu GNOME Remix 12.10 é sem duvida uma excelente alternativa para quem não simpatiza com a interface Unity. Experimente e deem-nos o vosso feedback.