Ubuntu 11.04 – Teste aplicações antes de instalar
A menos de um mês da disponibilização da versão final do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal (28 de Abril de 2011), são muitas as novidades já conhecidas. Ontem, no seguimento de um artigo que li sobre a possibilidade de testar aplicações para Android sem as instalar, decidi investigar se havia o mesmo “sistema” para o Ubuntu.
E não é que o Ubuntu Software Center tem suporte para tal funcionalidade? Vamos ver como funciona.
Para quem pretenda fazer um “test drive” a uma aplicação, basta instalar o pacote qtnx (aprox. 24 MB), abrindo o terminal e inserindo o seguinte comando:
sudo apt-get install qtnx |
De seguida abrimos o Ubuntu Software Center como mostra a imagem seguinte (para quem tem o interface Unity a correr)
Depois basta escolher uma aplicação e carregar no botão “Test Drive”
Depois de carregar em “Test Drive” a aplicação é executada num servidor remoto (usando o cliente NX para QT e com o Weblive), e apresentada ao utilizar no seu ambiente de trabalho. Para que tal funcione na perfeição é necessário uma boa ligação à Internet.
Apesar de nem todas as aplicações estarem disponíveis para “test drive”, esta é sem duvida uma excelente funcionalidade já que permite ao utilizador testar uma aplicação antes de a instalar. Por norma, para testar uma aplicação acabamos por instalá-la no nosso sistema e muita das vezes fica por lá, sem qualquer utilidade e a ocupar espaço.
Mais uns pontos para o Ubuntu!
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa esta funcionalidade!
Boa não….Excelente 🙂 Windows faz isto? hihihiih
Sandboxing, já várias soluções dessas passaram por aqui se não me engano… Como é que se faz isso no Android? fiquei curioso 🙂
boas!instalei ontem o ubuntu (11.04 64 bits)e estou impressionado com
com a estabilidade do sistema!! muito rápido,estavel e o( Unity)tem 1 aspecto incrível num Monitore de 24′!
GNU/LINUX rocks !!
se eu não adorasse jogar no PC já tinha mandado o win7 á merd@ !!
Lembra-te que o Ubuntu 11.04 ainda não chegou a Final. Ainda vai em Alpha, se ñ me engano :S
boas..
🙂
sim é verdade…eu substitui os jogos que havia para windows por, ou multiplataforma, ou para linux e estou satisfeito.
😉
cmps
Como utilizador do ubuntu à já alguns anos continuo a achar que a troca do gnome pelo unity será um tiro no pé da canonical.
Isso não sei, podemos usar o Gnome normal, e talvez será isso que vou fazer, não fiquei muito fã do unity… A Canonica anda a ficar estranha lol
boas..
sim concordo plenamente.
Um dos objectivos da Canonical é seguir o exemplo da Aple, mas…A canonical não é a Aple…
cmps
Concordo contigo, penso que a canonical anda com vontade de se destacar a qualquer custo, não sei até que ponto o unity já está preparado para o lançamento oficial…
Concordo plenamente. Este projecto parece-me que esta a comecar a ficar com os dias contados. E melhor ir a procura de outras alternativas. Gostei muito do Ubuntu ate a versao 9.04 depois acho que se perdeu alguma coisa.
Posso estar a remar um pouco contra a corrente, mas nunca gostei muito do Gnome e o Unity não me está a chamar tanto. Gosto bastante do KDE e quase sempre opto por instalar o Kubuntu. Sempre foi o ambiente gráfico com que me dei melhor e me senti mais à vontade, com excepção das versões 4.0 e 4.1. Digamos que o Gnome é demasiado “windows 98” para o meu gosto.
Podemos sempre usar o interface classic
Claramente não sabem do que falam quando fazem estas afirmações.
O Unity arranca por default, mas o gnome continua instalado! Quem não gostar do unity ou quiser alternar basta escolher o classic desktop no gdm (login manager).
Antes que comecem ja a dizer que é estúpido ter as duas coisas, é melhor sublinhar bem que o unity tem dependências em quase todo o gnome, logo o numero de pacotes extra é insignificante.. nada comparado como manter gnome+kde, e nem mesmo comparavel com gnome+xfce.
cumps!
para os cepticos
o tamanho da barra do unity é dimensionavel, logo escolhemos a nosso bel prazer a sua dimensão
e o unity é personalizavel e cheio de efeitos logo a gosto do freguês,
se está estavel e fiavel, a meu ver sim
É curioso, mas o Ubuntu já parece o WIndows… sempre que surge uma inovação há quem a critique e quem se apaixone. Eu no meu caso acho funcional, mas temos sempre a opção de retirar a interface Unity e colocar a natural. É a vantagem do Linux, tudo é personalizavel.
Cá em casa o meu filho é que adorou o novo interface. Com 4 anos já adora Linux! Os atalhos ficaram mais simples, o acesso às suas ferramentas ficaram facilitados e o ecrã mais limpo de atalhos à là windows.
Boas..
em linux sempre assim foi… 🙂 o SLivre partilha de muitas opiniões.
cmps
Boas..
Realmente o Ubuntu tornou-se num caso de sucesso em massa…podera…
Fazendo um paralelismo com uma empresa que essa sim é um caso de sucesso a grande, ambos os maestros das duas empresas teem um feitio intragável, de muito difícil trato.
cmps
Pessoal, pelo amor de deus, vocês sabem que existe uma boa dose de windows managers brutais e todos diferentes para o ubuntu linux ou nem por isso ?!?
e tb sabem que é só com um clique que os instalam e poem a correr !?
estes são só alguns simplesmente brutais a meu ver.
– Enlightenment
– KDE
– Gnome
– Unity
– FluxBox
– Sun Looking Glass
– Xfce (este é extremamente minimalista, há quem não viva sem ele… n é o meu caso)
É extremamente simples de experimentá-los, pq não lhes dão uma tentativa ? AbraÇo.
Boas..
sim é verdade…esse e outros…lxde p/ex.
no entanto apenas me encaixo em gnome,fluxbox e possivelmente quando estiver mais completo LXDE(para substituir gnome).
No entanto o fluxbox, e apenas um window manager assim como outros.
o looking glass é fantastico mas…pesãdo pa burro, pelo menos quando eu lhe dei um test drive ai a uns 4 anos, pelo menos…agora com a compla pela oracle sa sun hummm(Que eu me engane bem enganado).
Se quiseres funcionalidade ao maximo tens que recair sobre gnome/kde(…não obrigado!) ou algum mais simplista, mas que consigas dar a volta de outra maneira(mais rapido, mas mais trabalhoso).
Para mim Fluxbox é brutal, mas…é apenas um window manager…
cmps
Não sei qual o problema deles, visto que podem user o ubuntu sem o Unity.
É só mesmo para criticarem, se eles puserem uma nova imagem é porque puseram uma nova imagem, se puseram um novo tema é porque puseram um novo tema.
Boas..
acho que não percebes-te a questão…pelo menos da minha parte.
Eu preferia menos bonecada, e maior correcção e optimização a nivel de velocidade, etc, facilidade em algumas coisas…do que a bonecada, a bonecada serve um publico alvo digamos mais novo(não que me considere velho, ou desenquadrado) e faz com que os desktop´s sejam muito menos productivos, e claro bem mais lentos(outro problema).
Se les enovacem onde deviam…epa que pusessem a bonecada que quiserem , o problema é que retiram aquilo que eu queria para por bonecada…Isto é um exagero extremo claro…foi so para dar o meu ponto de vista.
cmps