TuxOnIce – Hibernação do Windows no Linux….mas melhor
Uma das acções que realizo com alguma frequência quando tenho de transportar o meu computador é a hibernação do mesmo. Por norma não gosto de o desligar por completo já que isso significa que o próximo boot será bem mais demorado. Em tempos, ensinamos aqui como activar o modo de hibernação no Ubuntu.
Hoje damos a conhecer o TuxOnIce, um método revolucionário de iniciarmos o nosso computador.
O TuxOnIce é uma ferramenta para Linux, equivalente ao modo de hibernação do Windows….mas melhor. Na prática, o TuxOnIce guarda toda a informação da sessão corrente e desliga todo o sistema. Quando o computador é iniciado, carrega toda a informação e repõe a ultima sessão do utilizador.
Veja no seguinte vídeo como tudo funciona:
Como instalar o TuxOnIce no Ubuntu e derivados
sudo add-apt-repository ppa:tuxonice/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install tuxonice-userui linux-generic-tuxonice linux-headers-generic-tuxonice sudo ln -s /usr/lib/tuxonice-userui/tuxoniceui /usr/local/sbin/tuxoniceui_text |
A instalação do TuxOnIce não requer (normalmente) nenhuma configuração adicional e detecta automaticamente qual a partição swap. Para suspender o sistema basta que o utilizador execute o comando
sudo pm-hibernate |
ou recorra ao comando desligar.
Todas as acções ficam registadas no log var/log/pm-suspend.log |
Esta é uma funcionalidade muito interessante para quem, como eu, não gosta de esperar pelo arranque do sistema (sim…ainda não tenho um disco SSD ou Híbrido). Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso tenho um Híbrido Momentus XT 750GB no meu PC e so posso dizer maravilhas.. barato e alta performance.
um duvida, no video, ele tem a versao 18 do fedora com um versao antiga do gnome?
O tux on ice é uma ferramenta ou um kernel especial?
É um kernel especial
Então aí há um problema. E se já estivermos a utilizar um kernel especial, como kernel KVM?
não faço ideia :S
Na realidade o tux on ice é um patch para kernel linux. Na dica foi usado um kernel já compilado por alguém que está disponível pelo apt-get.
Você pode compilar o seu kernel com todos outros patchs,firmwares etc. Basta baixar os sources do kernel e compilar com o KVM e aplicar o patch do tux on ice.
“…equivalente ao modo de hibernação do Windows….mas melhor.”
Só faltou dizer pq é melhor do que no Windows. Ou só foi uma “boca” de quem acha q
“equivalente ao modo de hibernação do Windows….mas melhor”
pq é melhor? por ter de usar uma linha de comando para iniciar…lol
Ou foi só uma das habituais “bocas” de que tudo o que o linux tem é melhor do que no windows?
^ Someone’s butthurt
amigo normalmente isso não são só bocas são factos, a unica coisa talvez que ainda não é melhor é gamming, mas isso a culpa não é do linux 😉
Apresento-vos Pf-kernel (tem incluido o tuxonice)
http://www.webupd8.org/2013/05/get-better-linux-desktop-performance.html
E para quem usa dual-boot de Windows e Linux, recorrendo ao menu Grub para seleccionar o sistema operativo a iniciar, como é que este TuxOnIce funciona? Carrega a sessão apenas depois de se seleccionar o SO Linux no menu? Será que vai criar problemas com o arranque no Windows?
Para quem não se apercebeu , o Ubuntu 13.04 não necessita desta instalação , pois já possui o modo suspender ( 0 hibernar )
Abraços
P.J.
Suspender e hibernar são coisas diferentes.
O hibernar desliga por completo o computador o suspender não. O ubuntu tem o hibernar desligado pois o hibernar em linux não está maduro.
Também existe o modo híbrido.
http://www.webupd8.org/2012/11/how-to-use-hybrid-suspend-in-ubuntu.html