Dica – Como instalar o Linux Slax 7 no HD
Por Elim Jorge (elinux) – Brasil, para o Pplware
Esse pequeno tutorial tem como principal objetivo mostrar o passo a passo como instalar a distribuição Linux Slax 7 no HD. Essa distribuição portable, leve e linda me agradou bastante quando li o artigo “ Chegou o Linux Slax 7 Green Horn, com apenas 210 MB”.
Embora use o Ubuntu como distribuição Linux principal, também uso várias outras distribuições. Como sou um apaixonado por Linux , fiquei entusiasmado para instalar o Slax 7 no meu HD. Pesquisando e encontrando pouco ou quase nada de forma clara sobre o assunto na internet, resolvi fazer o que todo utilizador Linux faz, correr atrás...
Devo confessar que no final fiquei “revoltado” com a facilidade de tal procedimento. No entanto gostaria de detalhar, um pouquinho, ajudando assim outros “aventureiros” a instalar o Slax 7 no HD e a começar a usufruir dessa mini fantástica distribuição Linux.
A primeira coisa a fazer é descarregar a ISO aqui. Os desenvolvedores são muito rápidos em termo de atualização. Quando testei pela primeira vez a versão era a 7.0.0, com uma semana já estava na 7.0.1 (comecei instalando a versão 7.0.0, depois instalei a versão 7.0.1 e agora no site encontra-se a versão 7.0.2), mas não tem diferença no método da instalação.
Partindo do pressuposto de que quem vai instalar tem uma outra distribuição Linux já instalada no computador e usa o gestor de boot grub2 e considerando também uma partição já separada para instalação do Slax 7, basta apenas copiar o conteúdo para a partição definida (no meu caso a partição foi /dev/sda8) e editar o grub2 para listar e carregar o sistema.
O segredo está em editar o ficheiro /boot/grub/grub.cfg, adaptando-o ao nosso cenário.
Para que o Slax 7 passe a ser listado no grub2 e iniciado é necessário que ele tenha a entrada conforme mostro abaixo no ficheiro /etc/grub.d/40_custom ou /boot/grub/grub.cfg.
Para descobrir o UUID da partição e o tipo, basta usar o seguinte comando:
sudo blkid |
o output será algo do tipo:
/dev/sda8: UUID="180df20a-616e-4f69-ac47-c3498d270be7" TYPE="ext2"
Feito as mudanças basta usar o comando sudo update-grub e reiniciar a máquina e desfrutar do novo sistema Linux.
- No meu caso estou usando duas placas de redes, uma com configuração DHCP (a qual não tive problemas). Outra placa com configuração manual, nesse caso necessito de a configurar toda vez que entro no sistema.
- Os testes que fiz estou usando o utilizador root e não consigo salvar nada nas pastas do utilizador. O sistema funciona como se estivesse no CD, porém é possível salvar na pasta changes.
- Não me responsabilizo por algo que venha a acontecer no seu computador. Se quer fazer, faça por conta e risco.
Fica a minha dica-tutorial-contribuição para aqueles que querem se aventurar no mundo Linux. Espero que aqueles que perguntaram como se instalava no HD possam utilizar esse pequeno tutorial que pra mim funcionou perfeitamente e foi uma experiência super válida pois nunca tinha usado o Slax.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pela partilha! Gosto muito do Slax 🙂
Bom dia e bem vindo ao nosso blog ,
Excelente tutorial , muito bem descrito os passos irei certamente experimentar porque sou um apaixonado por distribuições Linux já tenho até a imagem ISO para testar no HDD , mas com este tutorial vou testar desta forma .
Os meus sinceros agradecimentos
Carlos Carvalho
Boas,
Usei o Slax como LiveCD e gostei do desempenho, como não sou utilizador e não tenho outra instalação de linux, gostaria de saber fazer um CD de Boot para instalar o Slax no HDD de um velho portatil só para acesso à Net. Desde já muito obrigado por possiveis disponibilizações deste Slax com Boot de instalação via CD.
Joaquim,
Uma ótima alternativa para você seria o Slitaz.
http://www.slitaz.org/pt/get/
ou slackel
GOSTARIA DE SABER COMO INSTALAR NUMA PARTIÇÃO SEM NENHUM SISTEMA OPERACIONAL
GOSTARIA DE SABER COMO INSTALAR NUMA PARTIÇÃO SEM NENHUM SISTEMA OPERACIONAL
Segue esse tutorial aqui:
http://gr8idea.info/os/tutorials/slax/install.html
Baixei o Slax 7.0.1 e nao tem esses caminho citado por voce. A pasta Boot esta vazia e a pasta /etc nap tem a subpasta grub.d ou qualquer outra parecida.