Transformer AiO P1801 – PC e tablet com Windows 8 e Android
Tudo num único equipamento
Apesar de muitos considerarem que estamos no fim da era dos Desktops, a ASUS tem outra visão e considera que este é o momento para reinventar os Desktops. Foi nesse sentido que a fabricante asiática anunciou na CES 2013 (Consumer Electronic Show) o seu novo equipamento híbrido ou seja, um equipamento All in One (AIO) que junta características de um PC e de um tablet.
Vamos conhecer o que nos reserva este Transformer AiO P1801 em termos de características.
O Transformer AiO P1801 é um conceito inovador que oferece, num só equipamento, um PC e um tablet. Na prática, o P1801 inclui um ecrã touch de 18” que pode ser tirado da base e usado como um tablet. Do lado do PC, o equipamento usa como sistema operativo o Windows 8 e quando transformado em tablet tem com SO o Android 4.1 Jellybean. Recorrendo à Interface HDMI e um monitor externo, é possível usar os dois ambientes em simultâneo Windows 8 e Android 4.1).
Não esquecer que o tablet tem um display de 18” (quase o dobro de um iPad que tem 9,7”)
Especificações
Modo PC
- CPU: Intel Core i3, i5 ou i7
- RAM: 4GB até 8GB DDR3
- GPU: Nvidia GeForce GT 730M
- Memória armazenamento: 1TB
- Leitor de DVD
- Display: 18.4″ com 1920×1080 de resolução máxima
- Câmara: Frontal e traseira
- Conectividade e portas
- 4 x USB 3.0
- Bluetooth
- Wifi 802.11 ABGN
- HDMI Out
- Leitor MicroSD,
- mini-USB 2.0,
- headset jack
Modo Android
- RAM: 2GB
- GPU: Tegra 3
- Sistema Operativo: 4.1 Jellybean (yes it has two processors)
Segundo informações da própria ASUS, o equipamento estará disponível no mercado em Abril ou Maio e terá um custo na ordem dos 1000€. Este é um conceito interessante, já falado por muitos fabricantes e por exemplo pela canonical, mas a ASUS é assim a primeira empresa a apresentar uma solução concreta.
Será que a moda dos All in One PC + Tablet vai pegar?
Este artigo tem mais de um ano
aos poucos e poucos irão vingar, mas creio que com 15″ seria já o demais
Muito interessante… Menos o preço e talvez o tamanho quando usado em modo tablet ser demasiado grande..
Cumps
Curiosidade, no link apresentado no artigo para “fim da era dos Desktops” foi colocado em 8 de Março de 2010
Estando a 9 de Março de 2013, já tamos 1 dia de fora da era dos desktops 😆
tchiii, bem visto. Não tinha reparado nisso. Afinal o Sr. John Herlihy errou por pouco 🙂
Não me agrada muito bem aquele “slot”, se estiver problemas de contacto e fora da garantia…lá se vai o desktop… :s
18″ muito bem, interessa-me. Como vejo mal!!!
E dois SO, um deles o Android, é óptimo.
pessoalmente acho que não faz sentido, faz sentido sim PC/tablet sempre com o mesmo SO Windows8 e com ecra no maximo 10″
eu tenho um tablet 7″ (nexus) e utilizo-o quando não estou no PC, quando vou para a cama por ex ler o pplware ou ver os videos de 6a feira.., ou entao quando saio de casa e não me apetece levar o portátil atrás.. não estou a ver a ir para a cama com uma tablet de 18″
A Asus está a mostrar que está sem rumo e sem ideias, limitam-se a misturar ideias e a ver o que dá…
não consigo ver como é que um sistema destes pode ser funcional!
Numa situação tem Android, noutra Windows, programas diferentes, comportamentos diferentes, sem acesso aos mesmos dados locais, é uma confusão! Se ao menos fosse sempre o mesmo sistema, seria talvez simples manter a coisa coordenada, mas assim… não passa duma curiosidade, com ecrã que nos dias de hoje é pequeno para um desktop!
Por acaso até acho uma ideia interessante… pelo menos dá um toque diferente a ter um desktop. Só acho que um ecrã de desktop não serve para tablet por ser muito grande e pesado, mas quem sabe até a ASUS surpreende. 1000€ não me parece mal pelas especificações e características únicas desde dispositivo. Gosto de ver inovações assim 🙂
Épa 18″ acho demais para um tablet.
abaixo dos 14″ penso que seria perfeito.
Também concordo com o Joji,não faz sentido ter SO diferentes. Afinal o SO Win8 também está desenhado para tablet’s. E tem todo o potencial de um SO para trabalho.
Ora.. Foi precisamente o que achei aberrante neste equipamento.. Para que o android se ja tem o Windows 8 que está feito para trabalhar com Touch de tablets..??
A Asus quer abranger todos os fãs de diferentes SO’s num equipamento para alargar possíveis compradores mas na prática o equipamento e a ideia é um completo disparate..
Eu não acho que seja mal pensado, pelo que andei a ver pela Internet, e corrijam-me se estiver errado, o Android consome menos bateria que o Windows, portanto para tablet está bem pensado usar Android pois consegue fazer quase tudo o que fazemos no Windows. Quer dizer, eu quando vou na rua com o tablet não estou propriamente a pensar utilizar ferramentas de PC, tipo Photoshop para fazer trabalhos de alta qualidade e assim.
A meu ver está muito bem pensado 🙂
Mais uma vez dou os meus parabéns à equipa do PPLWare por meterem estes artigos fantásticos…
Quanto à pergunta que foi feita, sim, acho que sim.Acho que até vai pegar este tipo de “PC”.
Sempre as ordens. Obrigado.
Para este tipo de equipamento é importante, nas características, falar também do peso e da autonomia em modo tablet. Há informação disponível sobre isso?
Não vejo no tamanho do ecrã um especial ponto negativo (até porque para levar para a cama há coisas muito mais interessantes dos que tablets… 🙂 ). No entanto, se o peso exceder o razoável aí sim vejo insucesso.
Acho o conceito muito interessante, mas não vejo vantagem na dualidade W8/Android em função do tipo de utilização…
Equipamento muito interesante! Parece ser muito util e polivalente em ambientes fechados.
18 polegadas muito bom e ideal para fazer apresentações fora do local de trabalho, versão com 15 também seria bom para os dois modos de funcionamento, abaixo de 15 nunca pelo menos para certas área de trabalho.