Pplware

TOP 5 – Distribuições GNU/Linux baseadas no Arch Linux

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Tal como o Ubuntu, existem também várias distribuições que derivam do Arch Linux.

Hoje deixamos aqui um TOP 5 das distribuições GNU/Linux baseadas no Arch Linux que já testamos no Pplware.

Antergos

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

Homepage: Antergos

Chakra

O  Chakra Linux é um fork do Arch Linux e focada nas ultimas versões do ambiente gráfico KDE. O objectivo desta distribuição é oferecer aos utilizadores um sistema operativo intuitivo, com vários recursos e com todo o poder do Arch Linux.

Homepage: Chakra

Manjaro Linux

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

Homepage: Manjaro Linux

Cinnarch

O Cinnarch é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux uma vez que está disponível em versão LiveCD.

Homepage: Cinnarch

BBQLinux

O BBQLinux é uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux e portanto é totalmente compatível com os repositórios do Arch mas também compatível com o Black Arch Linux (Distribuição de testes ao nível da segurança).

O  BBQLinux é segue o modelo Rolling Release, tendo assim a distribuição sempre actualizada.

No mundo GNU/Linux existem outros projectos baseados no poderoso Arch Linux. Para quem quiser instalar o próprio Arch Linux via interface gráfica, aconselhamos a experimentarem o Evo/lution…senão também deixamos aqui umas dicas de como instalar via linha de comandos.

Exit mobile version