Em 2012 o Pplware analisou cerca de 25 distribuições Linux (ver aqui). Em plena recta final de 2013, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e chegamos a um TOP 12.Todas têm características únicas, todas evoluíram e todas podem ser uma excelente alternativa a outros sistemas operativos proprietários. Aqui fica a primeira parte do nosso TOP 12 distribuições Linux de 2013!
1) Pear Linux 8
O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.
2) elementary OS Luna
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.
3) Manjaro Linux
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponível a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
4) PinguyOS 13.10
Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.
Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como o PinguyOS.
5) Linux Deepin 2013
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, que agora usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.
Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!
6) openSUSE 13.1
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das distribuições Linux mais usadas o openSUSE. Este projecto tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.
O Pear Linux 8 foi para nós a distribuição que mais gostamos de analisar. Trata-se de uma distribuição com um design muito bonito, elegante, com uma performance fantástica e com uma facilidade notável de interacção com o utilizador.
Que distribuições Linux gostariam de ver analisadas em 2014?