Pplware

TOP 10 – Distribuições GNU/Linux em 2014 (Parte I)

Em 2014 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux.Em plena recta final de 2014, e depois de apresentamos um TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e hoje apresentamos um TOP 10 das mais populares e das que mais nos surpreenderam pela positiva.

Será 2015 o ano do GNU/Linux?

1) Linux Mint 17

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.


Homepage: Linux Mint 17

2) Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

O Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn foi disponibilizado em finais de Outubro. Esta versão do sistema da Cononical tem como foco uma melhor experiência do programador e traz uma séria de novas funcionalidades e também melhorias ao nível da segurança.

O Ubuntu continua a ser intuitivo, sempre de usar e um sistema de confiança.


Homepage: Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

3) Centos 7

O CentOS(Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.


Homepage: Centos 7

4) Fedora 21

Depois de um ano do lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no passado dia 10 de Dezembro o tão esperado Fedora 21. Esta versão do Fedora está disponível nas variantes Cloud, Server e Workstation e traz muitas novidades.


Homepage: Fedora 21

5) Manjaro Linux

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).


Homepage: Manjaro Linux

No primeiro dia de 2015 iremos apresentar a segunda parte deste TOP distros GNU/Linux. Como sempre, solicitamos aos nossos leitores que nos ajudem a escolher as restantes cinco distribuições. Votos de boas entradas em 2015…com muito Linux à mistura!

Exit mobile version