SystemRescueCD 4 – O Linux que ‘salva’ o Windows
O Windows é sem duvida alguma o sistema operativo para Desktop mais usado no mundo. Apesar do elevado grau de estabilidade, há situações em que o sistema pode falhar arranque (ou por culpa de hardware/drivers , ou por causa de malware ou porque existem ficheiros de boot corrompidos..etc) impossibilitando assim o acesso à informação (tais situações esporádicas também acontecem com o próprio Linux).
Nesses momentos, um distribuição que nos pode ajudar aceder à informação em disco ou reparar o sistema é o SystemRescueCD. Vamos conhecer as novidades do SystemRescueCd 4.0.0.
O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e que utiliza o Xfce como ambiente gráfico), que pode correr através de um CD/DVD ou dispositivo USB e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”.
Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco, reparar o sistema, reparar o boot, etc etc.
Novidades do SystemRescueCd 4.0.0
- Actualização da ferramenta GParted
- Actualização do XOrg
- Actualização do suporte ao sistema de ficheiros btrfs
- kernel Standard : Long-Term-Supported linux-3.10.25 (rescue32 + rescue64)
- Kernel Alternativo: latest stable linux-3.12.7 (altker32 + altker64)
É bastante fácil de usar o SystemRescueCD, bastando para isso colocar num CD ou PensUSB (usando por exemplo o LiliUSB) e escolher uma das opções de arranque disponibilizadas.
O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs).
Veja aqui as ferramentas existentes.
O SystemRescueCD é sem duvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos por exemplo resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!
Licença:GPL Sistemas Operativos: Linux/Windows/Mac/Solaris Download: SystemRescueCd 4.0.0 [433MB] Homepage: SystemRescueCd
Este artigo tem mais de um ano
Hiren’s boot 🙂
Também estou completamente de acordo. Este live comparado ao Hirens é um brinquedo. Apesar de já não estar a ser tao atualizado como o faziam com alguma frequência.
Sim, sem dúvida o Hiren’s boot!
😉
Muito Bom!
Deixo aqui uma sugestão: que tal um post dedicado aos melhores live cds que existem pa malta ter uma ideia? So conheco o hirens boot
O active boot cd também tem uns trunfos, mas o hirens boot cd é na minha opinião o melhor e fácil de usar.
E reparar permissões do Windows? Nomeadamente permissões para correr serviços, tais como o DPS (net start DPS) dá-me acesso negado, erro 5. Mas a conta é admin!
Este erro costuma estar associado ao controlo de conta de utilizador, podes ver nopainel de controlo como aceder. deves definir o nivel mais baixo (nunca Notificar) e reiniciar o pc.
Não vejo qual o objectivo de pôr no titulo “O Linux que ‘salva’ o Windows” a não ser criar flame wars entre utilizadores Linux e Windows.
Concordo plenamente,
Até que estes Live CDs salvam qualquer S.O.
Mas se é exatamente isso que acontece: uma ferramenta linux usada para recuperar de falhas no windows – querias que dissessem o quê? Que é uma ferramenta anónima que ninguém sabe se tem alguma coisa a haver com o Linux e que por acaso pode ser usada para ‘salvar’ o windows apesar do principal objetivo ser não fazer nada?
Brincadeira à parte, tudo o que este cd faz pode ser feito com qualquer “live cd” linux. Foi assim que salvei os ficheiros do disco quando este avariou. O Windows nem sequer iniciava porque dizia que o disco tinha um problema. Mas usando o live cd do linux mint ainda consegui ter acesso aos dados do disco durante mais 2 dias até avariar de vez. (e nunca mais comprei HDD depois disso. Só SSD)
Não salva o Windows de qualquer maneira, salva os ficheiros.
E mesmo o Linux se tiver no HDD, e o HDD tiver problemas, também não vai iniciar, alias a BIOS tem o check, nem chega a iniciar o sistema operativo, culpar o Windows quer dizer que não percebes do assunto.
Se o Windows tiver problemas, não é com isto que os resolves, a Microsoft tem montes de sistemas de recuperação, que corrigem qualquer erro no Windows em 30 min. no máximo.
Este LiveCD não tem qualquer opção que ajude a corrigir ficheiros importantes do Windows, nem faz qualquer sentido a não ser criar Flame Wars desnecessárias.
Este é idêntico ao Parted Magic?
Sim, o hiren’s boot é fantástico mas tem imensas ferramentas que podem confundir a utilização. É sempre bom ter uma alternativa 😉
Temos por aqui uma análise
https://pplware.sapo.pt/windows/software/hirens-bootcd-15-2-kit-de-programas-sos/
Ena pah à quanto tempo já não ouvia falar deste “menino” :p
Mesmo assim depois de ter descoberto o hiren’s nunca mais lhe toquei!!
Ultimate boot CD!
Infelizmente o PartImage, que é o software de “imaging” que vem com esta distro, não é compatível com ext4 o que impossibilita a criação de imagens de backup da maioria das distribuições de Linux modernas…
@Pedro Pinto,
Dizes tu:
“O Windows é sem duvida alguma o sistema operativo para Desktop mais usado no mundo. Apesar do elevado grau de estabilidade, há situações em que o sistema pode falhar arranque (ou por culpa de hardware/drivers…”
Eu que andava há anos à procura de um sistema operativo com elevado grau de estabilidade e que até ler este teu post ainda não tinha descoberto, fico-te muito grato com esta tua dica!
Não tens por acaso um CD ou DVD (pirata, naturalmente…) com
o Windows Stable que me possas ceder? 🙂 🙂 🙂
Não é estável?
Não Pedro, sabemos bem que não é.
E nem seguro.
Falando na boa, sem fanatismos. Adoro o blog, acesso sempre a seção “/linux” do site e sempre tem ótimos conteúdos.
Agora dizer que o Windows tem um “elevado grau de estabilidade” é forçar demais.
Achas mesmo? Eu tanto uso Linux como windows…dizeres que as ultimas versões do Windows nao são estáveis…isso é duvidoso..por algum motivo é o SO mais usado no mundo. Dizer que tem um elevado grau de estabilidade é diferente de dizer que é Perfeito!
Bom Pedro, essa é a minha opinião. Parabéns pelo trabalho no blog!
Abraço!