SLAX Linux – SO para dar vida aos PCs quase mortos
Precisa de uma distribuição GNU/Linux leve? Que não ocupe muito em disco? E que funcione perfeitamente na sua máquina que tem guardada no sótão/garagem ou que já está a caminho do lixo? Então a nosso sugestão de hoje vai para o Slax, uma distribuição Linux muito popular devido ao seu look and feel e tamanho muito reduzido comparando com outras distribuições.
Vamos conhecer as novidades do novo Slax 9.2.1.
O Slax é uma pequena distribuição Linux, agora baseada no Debian, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Recentemente Tomas Matejicek, responsável pelo projecto, anunciou a disponibilização da versão 9.2.1 que traz o essencial em termos de software.
O Linux Slax 9 inclui as seguintes novidades:
- Suporte para pacotes Debian
- Ambiente gráfico usa o Fluxbox como gestor de janelas e o xLunch
- Disponível em vários idiomas
- WebBrowser Chromium
- leafpad como editor de texto
- Disponibilização de uma calculadora
Além das novidades, o Slax tem sempre disponível um conjunto de módulos prontos a serem instalados (ver aqui).
O SLAX é uma distribuição que não é nova no Pplware mas que é bastante interessante e funcional para máquinas que já têm "ferrugem". Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Esperamos o vosso feedback!
Este artigo tem mais de um ano
Para competir com o puppy e Porteus
Foi por aqui que eu cheguei ao Linux, nunca mais parei… de referir que isto tb corre numa pen usb e na memoria ram – fácilmente se instalam outros pacotes – apt install – e com persitencia para manter as sessões após reboots.
Usei-o várias vezes para “entrar” em máquinas onde o Windows deixou de arrancar e poder fazer backups dos ficheiros.
Bem sem saber os requisitos fiquei na mesma. Vou procurar
https://www.slax.org/en/introduction.php
=> System requirements to run Slax
😉
como instalar no disco
Será que funciona no meu Pentium 133mhz
Sempre gostei do Slax, mas sem poder instalar no disco de pouco serve.
Cartão de memória
Ola da uma vista de olhos nisto ja poderas instalar no disco
https://youtu.be/SWRiLpVxfCA
eu tenho um pc com 192mb de ram e um processador duron, queria ressucitar ele mas nao consigo, a placa mae acho q nao reconhece o usb, diz “Searching for Boot Record from USB” a placa mae e’ antiga nem nome nela tem, a unica coisa q consegui descobrir foi amibios e um numero gigante q tem no final escrito 62-0914-001437-00101111-071595-sis730s-m810lr-h, e quando coloco numa placa mae com socket LGA775 o pen drive funfa normal, alguem poderia me dar dicas de como fazer ele funcionar nesse pc velho??
A pen está formatada em fat ?
formatei em fat32, fat 32 serve ne? vou tentar o xp agora e depois tentar instalar o slax, ver se consigo ressucitar esse pc
Mano, seu pc tem uma placa pc_chips, tenta via cd, é dificil de achar pra compra mas ainda tem
em ultimo caso vou ter por cd, vlw
Meu isso na altura nem pen boot havia com cd bomba de certeza. Querem fazer pen boot com pcs da era de 90
comprei em 2002 mas como na epoca era caro talvez tenha sido de 90 mesmo kkkkk
Gravas um CD ou DVD-RW e instalas por CD/DVD. Simples…
foi o q eu fiz, achei um CD-RW e gravei mas deu esse erro no navegador dele https://bugs.chromium.org/p/chromium/issues/detail?id=348761 , nao sei como arrumar, vou tentar outra OS depois valeu pela ajuda pessoal
Oi digo, tudo bom cara? Bom, alguns computadores antigos, por alguma razão não partem o boot pelo USB, eu também tive esse problema. Então a única solução no teu caso é gravar a ISO num CD-ROM. Tente isto, tudo bem? Boa sorte!
alguem sabe como configurar o wifi no SLAX? com o cabo funciona direto agora no wifi eu nao sei configurar, to querendo aprender a mexer no sistema linux, o q vcs me indicam
Realmente prefiro muito mais o slax do que o Puppy Linux mas porém tem outras distros relativamente melhores como o Lubuntu
Sim, o lubuntu é uma ótima opção. Mas quando se fala em processadores da linha soquete 478 (Pentium4, celeronD), A coisa fica preta. Outro erro grosseiro que vejo é na hora que os desenvolvedores especificam os requisitos mínimos, o maior deles está na recomendação de ram: os caras sugerem rams de 512MB mas não especificam em qual velocidade o distro corre bem. Por exemplo, uma distro que roda bem numa ram de 512mb DDR 800, não fluirá com performance numa ram 512 ddr 333, entende? por isso que fica essa confusão, eles recomendam 1Gb, numa ddr 1333, dai o usuário testa o SO numa máquina de 1GB ddr 400 e o sistema segue três décadas para iniciar..
Realmente prefiro muito mais o slax do que o Puppy Linux mas porém tem outras distros relativamente melhores como o Lubuntu
Parece interessante, faltou foi dizer como instalar em dual boot com o windows.
gostando muito do slax! mas nao estou conseguindo interface grafica no meu netbook atom n450… paralisa no login ainda em modo texto… alguem tem alguma dica?
agradecido!