Slax 5.1.8.1
Gostarias de transportar contigo o teu sistema operativo favorito num CD ou numa pendrive sem precisares de o instalar no computador (ou seja live CD / USB), e com todos os programas, configurações, codecs, documentos que costumas utilizar?
Se a resposta é SIM, o SLAX Linux é tudo aquilo que precisas.
Esta maravilhosa distribuição de Linux tem me enchido as medidas, não só porque é muito pequena (192 MB), como é também de fácil configuração e adaptação às nossas necessidades - Neste campo destaca- se a instalação de software por módulos, bastando ir ao site do SLAX (se tiverem preguiça de compilar o vosso software) e sacar o modulo com o programa, driver, codec que mais falta vos faz, copiá-lo para a pasta /modules e ficam prontos para gravar o vosso live cd / live usb personalizado.
Mais em baixo vou deixar o link para sacarem um programa de seu nome MySLAX Creator.
Trata-se de um software para o Windows que tem como função auxiliar os utilizadores do SLAX a configurarem o seu CD ou USB com os módulos pretendidos e com outras pequenas afinações da vossa Distro (Fazendo a analogia, o nLite está para o Windows assim como o MySLAX Creator está para o SLAX).
Fica aqui uma pequena lista das principais características do SLAX:
- Linux Distro
Licença: GPL Download: SLAX 5.1.8.1 [192MB] Download: Módulos Homepage: Slax
Download: MySLAX Creator 1.4.1 [2,1MB] Homepage: My Slax
Este artigo tem mais de um ano
Acho que seria muito mais engraçado em vez de Live… ser usado usando o qemu…
Ligávamos a pen à makina e sem um único boot ou afins (às vezes não é possivel) tinhamos o slax ali a correr numa janelinha…
😉
@Vdias
Em breve é esperada a versão 6 do SLAX, e sei que esta versão reformulará o conceito empregue até agora. Pode ser que tenhamos novidades a esse nível.
Boas ja falando em linux precisava de uma ajudinha…eu tenho uma sessao xgl ja criada com beryl a correr tudo na boa mas queria saber se posso correr beryl na sessao gnome (sessao normal) ja que o beryl nao arranca com os efeitos nessa sessao, tenho a minha placa ati bem configurada visto que xglinfo devolve-me o valor (yes) e reconhece a minha ati x1950 na boa. Qualquer ajuda agradeço ainda sou um pouco noob nisto gostaria de aprender mais alguma coisinha tou a deixar o windows para tras e a seguir linux 😉 hugs & thanks.
Tenho um portátil da idade da pedra Toshiba 230CX, será que funciona? Já tentei instalar vários Linux – Ubuntu etc, mas não consegui…..confesso que sou novato nestas andanças do Linux, mas tenho muita vontade e curiosidade em experimentar, será que algém pode dar uma ajudinha….
@Li70: vai aqui – >http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_XGL
Lê a partir de “http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_XGL”
À partida se criares uma sessão com o nome gnome, ele ficará default e abre com o Beryl na boa… tenta!
@Li70
tens que adicionar a ordem de arrancar o beryl no início da sessão… aqui não te posso ajudar porque no escritório só tenho windows 🙁
se fores ao wiki do ubuntu e procurares lá como instalar beryl e compiz tens lá o que deves fazer para arrancar com isso a funcionar 🙂
gil
tasse bem so que é o seguinte ele funcionar funciona mas e so na sessao que criei xgl…o que eu queria era beryl a funcionar na sessao gnome mas obrigado na mesma vou ver no site que LemoN me recomendou a ver se me safo. obrigado LemoN
Li70,
pela experiência que tenho ganhas mais em usar o AIXGL do que o XGL. Aconselho a experimentar o Feisty Fawn que, à partida, já vem um desktop 3d «out of the box» – o compiz.
Portátil idade pedra,
acho que há aqui muita gente que te pode ajudar, eu incluído mas, por favor, põe dúvidas antes 😉 dizer apenas que se precisa de ajuda não chega…
É certamente a experimentar, mas como todas as belas têm um senão, muitas vezes nega a carregar o OS. Já agora o wallpaper do john lenon, tem um erro, diz-se “precisamos” e não “presiamos”…lol
Adorei a ideia, e já há muito que me queria aventurar no linux, mas depois de escolher os modulos e ao tentar cirar a imagem dá sempre um erro:
C:/Programas/MySLAX Creator/mkisofs.exe -log-file CreateISO.log -v -J -R -D -o C:\DOCUME~1\ANTËNI~1\AMBIEN~1\MYSLAX~1.ISO -V MySLAX -A MySLAX -no-emul-boot -boot-info-table -boot-load-size 4 -b isolinux.bin -c isolinux.boot -graft-points -path-list=C:\MySLAXTemp\include.lst -exclude-list=C:\MySLAXTemp\exclude.lst J://
mkisofs 2.01-bootcd.ru (i386-pc-mingw32)
Scanning J://
Scanning J://base
Scanning J://boot
Scanning J://boot/DOS
Scanning J://devel
Excluded by match: J://isolinux.cfg
Scanning J://modules
Scanning J://optional
Scanning J://rootcopy
Scanning J://tools
Scanning J://tools/WIN
mkisofs: No such file or directory. Unable to open disc image file
Alguém me sabe dizer porquê?
thanks
@Eolo
Bem visto o erro ortográfico, não tinha reparado, mas também estamos inocentes aqui no pplware, porque não fomos nós que o criamos 😛
Um abraço
@Portátil idade pedra
Podes sempre instalar o Kubuntu, eu também tinha ai um Pentium3 empanado que só aguentava com o Win98 e o WinM e pus-lhe o Kubuntu e pelo menos já dá para navegar na net sem estoirar com a memoria RAM, mas aquilo é mesmo mono-tarefa, se usar o OpenOffice com o Firefox aquilo estoira.
CUMPS
oi não consigo baixar o myslax creator 1.4.1, por que?
alguem poderia me ajudar
grato……..
Oi galera preciso que alguém me ajude a instalar módulos no slax