Shotwell, o substituto do F-Spot no Ubuntu
Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc.
Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.
O Shotwell é uma aplicação que permite editar/gerir fotos, e foi projectado para o GNOME.
Principais Características
Importação – permite importar fotos a partir de directórios definidos ou de qualquer máquina de fotografias digitais
Organização – O Shotwell agrupa automaticamente as fotografias/imagens por data/hora. É ainda possível usar tags para organizar as nossas fotografias.
Edição – O Shotwell disponibiliza pequenas funcionalidades de edição de imagem: rotação, correcção dos olhos vermelhos, saturação entre outros.
Publicação – É possível publicar de imediato as fotografias/imagens no Facebook, Flickr ou mesmo Picasa.
Como instalar no Ubuntu?
sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa sudo aptitude update sudo aptitude install shotwell |
O Shotwell consome menos recursos quando comparado com o F-Spot, e ainda disponibiliza um grande conjunto de funcionalidades. É hora de testarem e darem o vosso feedback.
Homepage: Shotwell
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom Pedro. Muito bom mesmo 😉
Edit: É pena é nao ter suporte para raw. 🙁
Pode ser que quando vier nativo, tenha esse suporte.
Até la, vamos testando
boas..
aleluia até que enfim que os programas em ambiente “microsoft” para lunix estão a acabar, o F-Spot nunca deveria ter sido feito em Mono, tal como salvo erro tomboy notes e o Evolution, são muito pesados e nao acrescentam nada, para ja o tomboy notes ja foi substituido na minha maquina pelo Gnote feito em C++,e o evolution aguarda na fila de mudanças.
E depois dizem que a malta não adopta…claro que não mono é para esquecer, e os programadores de C# teem que intender isso, ate porque existem uma serie de questoes que se colocam no Mono, que podem catapultar o gnu/linux para situações dificeis.
Se estes gajos tivessem trabalhado em java, mas foram logo escolher…
Any way bom post mais uma vez e vou ja sacar o meu. 🙂
cmps
A melhor dica do ano para mim!!!
Muito Bom!!!
Gostei, tenho de instalar para ver se suporta filtros avançados a la lightroom, permitindo a importação/exportação e aplicar o mesmo tratamento a um grupo de fotografias, de preferência lossless
Não percebo se a adobe tem direitos sobre essa funcionalidade, é que não a encontro em programas sourceforge
Valeuuu!!!
Olá, muito bom o programa! porém aqui ele está errando na hora de ajustar automaticamente as cores da figura: tá ficando tdo mto escuro ou feio msmo! Ms acho que isso ai eles vão corrigir no futuro!
Excelente programa!