Scalpel – Recupere ficheiros apagados acidentalmente no Linux
Apagar ficheiros acidentalmente é algo que já aconteceu certamente a todos. Nos dias de hoje são muitas as ferramentas disponíveis para recuperar informação apagada dos sistemas e o resultados são normalmente muito satisfatórios. Para Windows temos o simples e eficaz undelete 360, o getDataBack, Wise Data Recovery, entre muitos outros.
Para Linux damos hoje a conhecer o Scalpel.
Scalpel é uma ferramenta super poderosa que consegue recuperar, com um bom índice de sucesso, ficheiros que foram apagados acidentalmente. Como sabemos, mesmo forçando a eliminação de ficheiros do sistema estes podem ser posteriormente recuperados utilizando ferramentas deste tipo.
Como instalar o Scalpel no Ubuntu e derivados?
Para instalar o Scalpel basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install scalpel |
Em seguida, é importante que reveja as configurações associadas a aplicação, de forma a definir quais os tipos de ficheiros a recuperar. Por omissão todas as extensões vêm comentadas no ficheiro de configuração que se encontra em /etc/scalpel/scalpel.conf :
sudo nano /etc/scalpel/scalpel.conf |
Exemplo
Considerando que pretende que a ferramenta pretende procurar ficheiros .pdf, basta que no ficheiro de configurar descomente a secção associada ao PDF
[...] pdf y 5000000 %PDF %EOF\x0d REVERSE pdf y 5000000 %PDF %EOF\x0a REVERSE [...] |
Para iniciar a pesquisa, basta executar o comando
sudo scalpel /dev/sda1 –o /home/ppinto/recup |
Nota: O argumento –o indica o directório para onde a informação recuperada deverá ser guardada.
A informação (especialmente pessoal e produzida por nós) é algo que não tem preço ! Com o Scalpel podemos facilmente recuperar ficheiros apagados acidentalmente. Apesar de (felizmente) não ser uma aplicação que tenhamos de usar frequentemente é sem duvida a ferramenta a guardar para eventuais problemas futuros.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre útil.
Obrigado.
Bacana!!
ty, nao conhecia…. e ja fez falta ….
“https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=136280” pq de bug ja mitico na net. …. ai ai os virus do linux lol.
Por experiencia, este nunca foi muito bom. O Scalpel como o software que basearam, Foremost nunca me deram sorte nenhuma 🙁
Photorec (ficheiros mas sem os nomes reais) e Testdisk (tabela de partições e ficheiros) são os melhores no linux para recuperar montanhas de extenções como sistemas de ficheiros. Ate já recuperei ficheiros de um gravador de voz que não montava.
Ate devem primeiro fazer uma imagem com dd_rescue e depois tanto o Photorec e Testdisk trabalham sobre esse ficheiro DD sem danificar mais ainda o disco original.
https://help.ubuntu.com/community/DataRecovery
“”Photorec (ficheiros mas sem os nomes reais)””
os ficheiros fiquam la? o nome e me indiferente… podem ser lidos? ou como o windows que guarda so os fragmentos …..?
é que graças a EDP. tenho 1 para…. quem sabe.. e vai ser a faca não me apetece fazer uma imagem . por isso agradeço a experiencia do ppl.
Sim o Photorec poe as extenções dos ficheiros mas o nome deles é que se perde. Mas devem sempre tentar primeiro com Testdisk (escolher o disco>a formatação>Advance e “List ou Undelete”).
Caso a partição é que foi ao ar é que podem usar o Analyse
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step
Testdisk poe os nome direitinhos. Caso falhar é usar o Photorec.
No Photorec devem ir às opções escolher a extenção desejada ou vai recuperar um monte de lixo. Eu pessoalmente ainda ligo recuperar ficheiros corrumpidos.
Os ficheiros corrumpidos podem depois ser recuperados por outras aplicações destinadas a esse fim ex: OfficeFix,ScanPST do Office, Stellar, EaseUS Email Recovery, Libreoffice, Google Docs, etc…
No Windows o melhor que encontrei foi R-Studio. O recuva e Pc Inspector são tambem bons.
Já agora antes de usar o Testdisk ou Photorec, podem fazer uma imagem com dd_rescue e ambos estas aplicações recuperam sobre uma imagem.
Tambem uso muito o Spinrite 6 recuperar bad sectors dos discos
Quero recuperar arquivos com extenção m2t
como faço?
O Photorec suporta, está na página deles. É um Blu-ray MPEG-2 certo? http://www.cgsecurity.org/wiki/File_Formats_Recovered_By_PhotoRec
Vais aos Options (File Opt) e desligas todas as opções exceto o m2t
No Scapel tens de ir ao scapel.conf e adicionar o m2t, se me recordo bem
sudo gedit /etc/scalpel/scalpel.conf
https://www.howtoforge.com/recover-deleted-files-with-scalpel
Sera que recupera mesmo após apagar a partição e criar uma nova?
Para partições o melhor é usar o testdisk. Vai tentar reconstruir a partição e assim mostrar os ficheiros que estão lá