pysdm – Montar dispositivos de armazenamento no Linux
Como é sabido, nos sistema Unix/Linux existe a directoria /dev é por omissão o local onde se encontram todos os ficheiros virtuais que representam dispositivos. Esses ficheiro virtuais podem posteriormente ser associados a dispositivos físicos reais.
O comando mount é utilizado para montar um dispositivo na hierarquia do sistema de ficheiro do Linux. No entanto este processo de mapeamento (via linha de comandos), nem sempre é simples e gera sempre algumas dúvidas a alguns utilizadores menos experientes.
Hoje vamos conhecer o pysdm, uma aplicação gráfica para gestão de dispositivos de armazenamento.
O pysdm (Storage Device Manage) disponibiliza um interface gráfico para que os utilizadores possam criar mountpoints sem a necessidade de acederem ao fstab.
Principais características
- Gestão simples do ficheiro fstab e dos dispositivos/partições montadas
- Fácil configuração para novos dispositivos
- Suporte para os seguintes sistemas de ficheiros:xt2, ext3, fat, ntfs, reiserfs, swap e xfs
Como instalar o pysdm no Ubuntu?
Para instalar o pysdm no Ubuntu,basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install pysdm |
Depois de instalado, basta ir a System > Administration > Storage Device Manager para iniciar o pysdm. O pysdm possui ainda um assistente de configuração, que disponibiliza várias opções como mostra a figura seguinte.
Para os utilizadores do Linux, o pysdm é sem duvida uma excelente ferramenta pois evita que tenhamos de andar sempre à procura do comando correcto para montar partições e dispositivos de armazenamento. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
Comandos para montar partições ? é muito raro utilizar isso numa distro moderna como o ubuntu,OPensuse ou Fedora, acho que as vantagens deste programa, é as configurações das partições.
Uma dica para quem faz tutoriais linux para o pplware , como alternativa no ubuntu já vem instalado um protocolo chamado de apt url que permite criar links para instalar graficamente no ubuntu sem recorre a consola “linha de comandos” ou seja basta a pessoa clicar no link e aparecera um aviso se quer instalar o programa ou não.
Um exemplo click
Fica muito mais pratico para quem segue o tutorial.
para mais informações vejam no seguinte link
https://wiki.ubuntu.com/AptUrl
Boa sugestão.
Em relação a este comment não ter aparecido logo, deveu-se à moderação. Como tem dois links parou numa regra de controlo anti-spam. Mas está moderado.
Cumprimentos.
acho que será preciso mudar qualquer coisa no pplware para que aceite o protocolo apt:// já agora aqui fica um link para converter os comandos de instalação para o protocolo apt://
http://www.apturl.net/content/apt-get-converter
Alguém sabe como posso fazer com que a minha partição NTFS onde guardo os meus dados possa ser montada automaticamente após o arranque?
O google é nosso amigo 😀
Aqui fica um tutorial para fazeres isso 😉
http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2010/01/montar-particoes-ntfs-automaticamente.html
Também podes usar o programa MountManager, bastante intuitivo. Ou então editar o ficheiro /etc/fstab com um qualquer editor de texto e adicionar a linha da respectiva partição.
sudo apt-get install ntfs-3g ntfs-config
depois vais ao front end grafico ntfs-config(ntfs configuration tool) e escolhes o que queres montar.
dá uma vista de olhos:
http://flomertens.free.fr/ntfs-config/index.html
cmps
Uso esta aplicação para que as minhas drives NTFS sejam automaticamente montadas no arranque do Ubuntu.
Aconselho 😉
Obrigado pela dica 😛
Tenho um note da HP e ele simplesmente rejeita o Linux!!! Nem as fabricantes gostam de Linux nos seus computadores hehehe
Será ele que rejeita ou tu que não tens unhas para ele???
cmps
Tenho um Notebook da HP e ele simplesmente adora o Linux! E esta, Batman?