PCLinuxOS 2021.02: A distro Linux para testar em confinamento
O PCLinuxOS é uma distribuição Linux user-friendly, com suporte out-of-the-box para os mais diversos dispositivos de hardware e que tem usa como ambiente gráfico principal o KDE (também está disponível com o MATE e Xfce).
Recentemente foi lançado o PCLinuxOS 2021.02. Vamos conhecer as novidades e aproveitem para a explorar.
Uma das distribuições em destaque no mundo Linux é o PCLinuxOS. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake, tendo como objetivo criar um sistema fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance do sistema.
Recentemente o PCLinuxOS recebeu uma nova versão e traz algumas novidades interessantes das quais se destacam:
- Melhorias no desempenho aquando da instalação
- Melhor compatibilidade com o installation
- Fácil de instalar o guest additions f2fs
- Integração systemd
- Suporte de instalação em partições
Tudo o que fazemos com outro sistema operativo podemos também fazer com esta distribuição. O PCLinuxOS oferece ferramentas para navegar na Web, aplicações para IM, ferramentas para edição de áudio, vídeo e imagens, ferramentas para produtividade, como é o caso do Open Office ou do Kwrite, entre outras. Estão ainda disponíveis ferramentas como o Firefox, Thunderbird, Strawberry music player e o VLC vídeo player.
E são estas as novidades que o projeto PCLinuxOS disponibilizou recentemente. O ambiente gráfico de trabalho KDE é direcionado para quem gosta de um ambiente funcional e bonito, já o MATE e o Xfce4 é um ambiente gráfico moderno, mas mais minimalista. A distribuição PCLinuxOS está na 22ª posição do distrowatch.
Qual a sua distribuição Linux preferida?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fedora ou openSUSE tem dado resposta ao que procuro. Desde uso doméstico até ao trabalho. Em casa são dois computadores com Fedora. A esposa usa Linux Mint, e após muito distrohopping, e sendo que um colega era apologista de Fedora e mo aconselhou, após experimentar a versão 33 com KDE não voltei para trás.
Após testar dezenas de distros diferentes, e exercendo na área de TI a nível profissional, cheguei finalmente ao ponto em que posso afirmar seguramente que, o Debian é sem dúvida o linux mais estável revelando-se a arma perfeita para servidores, e o mais recente Pop!_OS, é talvez a melhor distro para PC’s de secretária ou portáteis que já alguma vez experimentei. Mesmo sem qualquer configuração, o Pop!_OS vem com gestão de energia (no caso dos portáteis), extremamente ‘user friendly’, fácil de navegar e intuitivo, e com um sistema de busca de aplicações tão rápido quanto a velocidade da luz, tanto no menu de aplicações instaladas como na loja de novas aplicações. Até ao dia em que seja lançado uma distro melhor do que esta, não preciso de instalar outra.
Obrigado pelo comentário. Vou experimentar.
+1
Confirmo. Realmente muito bom.
+1
+1
Estou farto de mainstream distros, uso o PCLinuxOS, o Void Linux e o RebornOS. Sinceramente consigo fazer o que quero com todas elas, porque em vez de ir testar outra, resolvo os problemas que surgem. No fim é tudo a mesma coisa, só muda o gestor de pacotes, o resto basta saber como configurar e resolver problemas. Já não tenho paciência para distros que me façam perder muito tempo com a instalação ou que compilem muito código fonte. Bom para aprender mas chega a um ponto que se perde muito tempo com atualizações e compilações.