PplWare Mobile

OpenSuSE 11.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro says:

    Duas duvidas:

    1ª – Qual a diferença entre a versqao cd e a d dvd?

    2ª – Ambos têm opção “Live CD” ?

    cumps

  2. A versão de DVD só trás instalador, ou seja, não há LiveCD, a de CD só tem LiveCD – claro que também tem o instalador. (Foi com a versão LiveCD que fiz o post).

  3. Pedro says:

    @Miguel Guerreiro

    obrigado

    cumps

  4. Redux says:

    Viva!

    Instalei o OpenSuse 11.0 mal saiu (depois de testar a última versão do Ubuntu, do Mint Linux e do Fedora) e posso dizer que estou bastante satisfeito! Neste momento é o único sistema operativo instalado no meu laptop e até agora ainda não me deu nenhuma dor de cabeça.
    Tenho um Sony Vaio VGN-FE11S e praticamente todo o hardware foi detectado, inclusive a webcam, os leitores de cartões de memória, os botões de controlo de volume, o scaner USB, a placa gráfica, bluetooth, wireless lan, etc. A suspensão e hibernação também funcionam correctamente. Apenas tem os seguintes “pormenores” que ainda não corrigi: as teclas de aplicação (S1 e S2) ainda não funcionam, a tecla “Fn” e respectivas opções (regulação do brilho do lcd, etc.) também ainda não funcionam (embora já tenha encontrado soluções na web que testei com outras distribuições e funcionaram) e o leitor integrado de memorystick também não funciona. Também ainda não arranjei maneira de sincronizar o PDA (Acer n311), embora este seja reconhecido e consiga aceder aos ficheiros do mesmo (memória interna e cartão de memória).
    Conclusão: para a minha actividade profissional (gestão/análise/programação) serve perfeitamente. Depois de limar estas arestas (teclas não reconhecidas e sincronização com PDA) fica perfeito! 😉
    Abraços, e continuação de bom blog!

  5. jmtdstoc says:

    Muito boa esta análise ao OpenSUSE 11.0!
    Já testei e adorei esta versão do OpenSUSE… fiquei fã do aspecto e da variedade de programas disponíveis (nas últimas versões). A “repo” Packman é sem dúvida ESSENCIAL (é um pouco como a Medibuntu para o Ubuntu, só que melhor e maior).
    Porém, aquele menu “COMPUTER” (no canto inferior esquerdo) simplesmente não funciona como eu preciso. Adoro a simplicidade do menu tradicional Gnome.. tentei instalá-lo a partir dos repositórios mas em vez dos 3 menús agregados só tem um que depois se desdobra nos outros… não aprovo 🙁 .
    De maneira que por uma questão simples de não ser produtivo por causa do menú básico do sistema tornei a voltar para o sempre confiável Ubuntu 8.04 🙂 .

  6. jmtdstoc, instalar o menu através dos repostitórios???? o quê???? Ele vem empacotado com o GNOME, basta adicioná-lo!

  7. UKN says:

    Excelente tutorial. Parabéns.

  8. Pedro Pinto says:

    Bom trabalho @Miguel Guerreiro

    Pedro Pinto

  9. Rui Brás says:

    Miguel, tu andas a dar muito bem nos posts para o pplware. Até fico envergonhado com os meus 😛 (just kidding).

    Parabéns pelo excelente artigo “and keep up the good work”.

  10. malaik0 says:

    do ubuntu 7.10 e este qual deles esta melhor para usar diariamente?

  11. Simões says:

    Boas tardes.
    Sempre que testei Suse fiquei com a sensação que era mais pesada que outras distribuições, mesmo usando Gnome acho que o Ubuntu fica mais rápido.
    Será que esta versão já está mais fluída?
    Quanto ao KDE 4, já está numa versão minimamente estável para usar no dia a dia?

    @Miguel Gerreiro
    14 Gb para Swap?
    Não é um pouco demasiado?

  12. CientistaMaluco says:

    Off-Topic: Eu tenho o VLC Media Player instalado no meu ubuntu 8.04 mas o VLC não lê alguns tipos de ficheiros como .mkv, .rmvb ficheiros, mp4, etc. Ficheiros esses que eu consigo reproduzir no VLC no Windows depois de instalar o XP Codec Pack. Por isso gostava de saber se alguem me podia recomendar algum bom pacote de codecs para utilizar no VLC dentro do meu ubuntu 8.04 (ja tenho instalado o GStreamer)

  13. malaik0, depende esta está muito mais actualizada e claro se fores um internauta irremediável não é má.

    Simões, o Ubuntu HH não é lá grande coisa na estabilidade, em comparação a anterior o OpenSuSE 11 está bem mais rápido – mesmo assim muito longe do Mandriva ou Debian.

    KDE 4, enquanto não chegar a versão 4.1 não acho que deva ser usado como gestor de janelas principal, mas isso é uma questão de testar.

    Miguel “Gerreiro”? Então? Comeste o U 😈

    Quando tens um disco de 80 Gigas só para uma distribuição podes dar asas a imaginação…

  14. Joao Fernandes says:

    Boa iniciativa,
    Era bom era que tambem fizessem isso com outras distribuições para cativar mais o publico do pplware e desmistificar o mito que linux é complicado. O slackware 12.1 por exemplo que saiu recentemente…:D
    Mais uma vez parabéns.
    Cumps…

  15. malaiko says:

    bem eu sei que comparar distribuiçoes e complicado.. cada um com a sua opiniao… mas tipo para uso domestico, ver filmes, programar (web e visual studio.net(n sei s ha alguma cena pa linux) e claro com ambiente agradavel qual aconcelham?

  16. Simões says:

    @Miguel Guerreiro

    Desculpa lá o “U” . . .
    Mas olha que com o acordo ortográfico nunca se sabe 🙂
    Já estou a sacar o DVD.
    Vamos lá ver como esta versão se comporta.
    Seria engraçado colocar aqui um post sobre o Vector Linux. . .

  17. malaiko, eu gosto de Mandriva, experimenta e vê o que achas, talvez prefiras a versão Madriva One em GNOME, download: http://mandriva.dcc.fc.up.pt/official/iso/2008.1/mandriva-linux-one-2008-spring-GNOME-int-cdrom-i586.iso

    Até tem LiveCD para experimentar antes de instalar 😉

    Simões, Vector Linux? Hum… não e convence lá muito…

    CientistaMaluco, tens a certeza que instalaste tudo com devia ser? Tenta instalar os pacotes mencionados no post.

  18. Suicide-Squad says:

    Instalei a versão i386 DVD com o KDE4 e o XFCE no dia em que saiu. Andei de 15 em 15 miuntos no FTP da suse a ver quando aparecia e realmente só tenho a dizer maravilhas desta distro. Para mim sem dúvida a minha dristro de eleição. Uso-a pa trabalhar, jogar, tudo mesmo. 5 estrelas

  19. CientistaMaluco says:

    Miguel Guerreiro instalei quase todos os pacotes que enunciast acima (houve um ou outro que não encontrei mas continua a não dar :S

  20. jmtdstoc says:

    Para o Miguel Guerreiro:

    “jmtdstoc, instalar o menu através dos repostitórios???? o quê???? Ele vem empacotado com o GNOME, basta adicioná-lo!”

    Tens toda a razão, está lá a opção sim senhor. Bom, tenho a desculpa de ter sido a primeira vez que tentei usar o OpenSUSE 🙂 .
    Mas muito obrigado pela informação de que o menu tradicional Gnome estava lá como opção!

  21. Luis Pereira says:

    Eu comecei a usar ubuntu a alguns meses atrás…e fiquei fascinado…foi o meu primeiro contacto com Linux e quando pensava que era muito complicado revelou-se simples de trabalhar e muito útil para aprender a trabalhar neste tipo de SO. Este OpenSUSE é assim tão fácil de trabalhar? Eu queria experimentar outras distros mas no meu laptop (Toshiba A200-223) comprado a pouco tempo tive de instalar o ubuntu em low graphics porque não conseguia arranca-lo a partir do cd pa instalar…o fedora o mesmo…e o mandriva (que queria muito experimentar) da um ruído estridente nas colunas até eu tirar o som e tenho medo que depois de instalar definitivamente continue…
    Que distro me aconselham a experimentar agora?e sabem o que passa com o mandriva no meu caso?

    Adoro o vosso blog..ajuda muito e ja descobri muita coisa útil aqui…
    Continuem o óptimo trabalho…
    Cumprimentos

  22. jmtdstoc, fiquei um pouco preocupado, estava a ver que o meu era especial ou que tinha actualizado sem o meu conhecimento, mas afinal não é o caso.

    CientistaMaluco, cá para mim tens qualquer coisa no Ubuntu que não está bem, pois ele ao detectar esses ficheiros deveria automaticamente arranjar codecs para os ler, seria só instalar. Dá uma vista de olhos aqui: http://www.simplehelp.net/2007/07/27/how-to-play-rmvb-files-in-ubuntu/ ; e para o VLC dá aqui uma vista de olhos: http://www.videolan.org/vlc/download-ubuntu.html

    Luis Pereira, tens de ter muito cuidado quando vais comprar um portátil no qual queres instalar Linux, porque primeiro convem que não precises de drivers propriétarios – deve ser esse o teu problema com o Mandriva, no portátil cá de casa ele nem arranca, não fui eu que escolhi o portátil por isso… – logo, podes ter um processador, RAM e discos quaisqueres, o problema começa com a placa gráfica, convem ser Ati – pois esta tem a maioria das suas placas actualmente com os drivers abertos – mas se usares uma nVidea não deverá haver problema.

    O som no teu Mandriva tem a ver com o facto das colunas desse PC ter uma tecnologia fechada da Toshiba a controlá-las, e por isso entra choque com o sistema. Nesse portátil não me parece que vas conseguir usar grande Linux mas tenta. Quanto ao OpenSuSE considero-o consideravelmente melhor que o Ubuntu, mas aquem do Fedora, e muito aquem do Mandriva.

  23. v4sk0 says:

    Miguel, boa compilação!

  24. Luis Pereira says:

    @ Miguel Guerreiro

    Pois como não sou muito experiente em linux não sabia dessa situação… Mas eu tenho o ubuntu a funcionar. Só precisei dos low graphics mesmmo para instalar. Gostava mesmo de experimentar o mandriva ele depois de instalar não funcionará a 100%? O ubuntu funciona.

  25. Luis Pereira, podes tentar mas não prometo nada.

  26. Redux says:

    jmtdstoc:

    1) Cursor do rato sob “Computer” e escolher “Remover do Painel”
    2) Cursor do rato sob painel do gnome (num espaço vazio) e escolher “Adicionar ao Painel…”
    3) Escolher “Menu Principal Tradicional”
    4) Clicar em “Adicionar”

    😉

    Abraços!

  27. Rakel says:

    Oi a todos.

    Só queria perguntar se o link em cima para o liveCD é o link correcto? é k a mim fax download do Addon-Lang CD.

    cumps

  28. Nando says:

    Olá uma boa noite a todos.
    Olha, estou começando agora a entrar no Mundo Linux apesar de há muito tempo sempre tentando descobrir um pouco sobre o Pinguim.
    Agora resolvi de vez investir e gostaria muito se puderem ajudar-me, pois instalei uma versão diferente de todas as que aqui ouça e vejo comentarem…eu estou usando o BIG LINUX e estou achando melhor que o Kurumim e Mint e também o Ubuntu 7.e entre essas o Big se mostrou pra mim mais amigavel e fácil de configurar.Mas só tem um problema, até agora que não consegui reconhecer o Modem, uso conexão discada com um modem da Kayomi ( Pci Modem) se alguém puder me ajudar nisso ficarei imensamente agradecido.
    Obrigado.

  29. Geronimo says:

    Eu tambem me ingressei no mundo do linux a muito pouco tempo, e experimentei varias distribuições, ubuntu, fedora, kurumin, mandriva, e finalmente achei a distribuição que mais gostei de ficar fuçando…heheheh. Ainda me perco um pouco com o mundo linux porem o opensuse 11 é mais intuitivo e explicativo, instalei o ambiente kde 4.0 porem já atualizei para kde 4.1 e ta show de bola.
    Abraços

  30. A Torres says:

    Olá sou um principiante no linux e estou a ter dificuldades em configurar a placa grafica nvidia 8600gs no portatil, no opensuse 11

    Obrigado

  31. Lidiany says:

    Olá pessoal, aos que instalaram o openSuse 11, gostaria de saber como ficou o desempenho da maquiná?
    Tenho um phenom 8400 de 2.1 GHz, 2GB de RAM e uma GEFORCE 8400GS e achei o suse lentissímo, já tinha tentado usar o suse 10.1 em outro pc anteriormente, mas não dava pq o pc ficava muito lento.
    E não creio que seja o hardware, pois instalei o Fedora 9, após uma semana brigando com o suse 11 e o desempenho melhorou muito. Mesmo sem os efeitos no desktop não consegui fazê-lo ficar mais rápido, e além disso e também uso aplicações para desenvolvimento de software que tendem a ser um pouco pesadas.
    Gostaria muito de usá-lo pq acho o suse lindo, o máximo!!!
    Vcs têm sugestões!?!?!?!?

  32. Nelson says:

    Continuo sem perceber como podem deixar certas funcionalidades (como a referida no link abaixo) de fora…

    http://opensuse.awardspace.com

    acho q isto é essencial para os novos utilizadores… é mesmo uma daquelas coisas que não entendo… 🙁

  33. Frederyco says:

    Olá Miguel, como vai?

    Já usei algumas versões do SuSe e estava pensando em instalar a 11.
    Mas agora fiquei em dúvida. Qual a melhor distribuição do mercado? SuSe, Mandriva, Fedora, Ubuntu, qual?

    Sou designer de gráfico, trabalho no windows com programas como Photoshop, illustrator, 3Ds max, Revit, etc. Pretendo usar blender, gimp e afins. Ficarei muito grato se puderes me ajudar na escolha.

    Um grande abraço.

  34. Damarinho says:

    (*_*) in Opensuse-11.1
    1. Uso o SuSE, desde a versão 8.0-Pro. Em minha máquina, já tive instalado tambem para apreciação e decdição : Fedora, Mandrake e SuSE.

    2. O SuSE e OpenSuSe tem recursos não disponíveis em outras Distros:
    2.1 – grub – boot : Ao instalar ou recuperar, são gerados registros para todos os sistemas operacionais instalados, que comporão opção em Menu-Boot.

    2.2 – Contigência – Em situações de inoperâncias ou incapacitação operacional, o CD-DVD de instalação servirá para recuperar dados e corrigir partições e configurações. Há uns 8 Menus e subsmenus disponíveis para o administrador.

    2.3 – Ainda em contingências, ou em manutenção eventual, e quando não há disponibilidade de Interface Gráfica, o SuSe usa o yast2 como zast, em modo texto, com todos recursos (menus) da I.Gráfica.

    2.4 – Assim como no YaST, a atividade de gerenciamento de programas poderá ser feita com o smart (smart packega manager), o qual, nas versões Opensuse-10, salvou o sistema de bombardeios críticas de inoperâncias.

    3. Opta-se pelo uso de ativar a lista de módulos-YaST para selecionar e executar. Foi o que fiz em shell/bash (tres -18xom)* , baseado no comando :
    $> sudo /sbin/yast2 –list

    4. Há outros recurso interessante: webpin (rpm) e via web – Pesquisa: webpin
    Executando-se em terminal, há um comparativo de um programa-versão atual e programa-instalado.
    in: http://packages.opensuse-community.org/

    5. Conclusão: OpenSuse [+++++]

    (*) http://br.geocities.com/omlinux
    tres-transação executivo-operacional em shell

    (a) Damarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.