Novo driver da Nvidia 295.59 disponível para Linux
Quando comecei a usar Linux, lembro-me que um dos maiores problemas era o suporte a nível de placas gráficas. Hoje em dia as distribuições Linux estão também fortemente direccionadas para o utilizador doméstico e os fabricantes de hardware disponibilizam normalmente suporte para essas plataformas…ou não fosse o Linux um dos sistemas operativos mais usados em todo o mundo e para os mais diversos fins.
Recentemente a Nvidia disponibilizou a versão 295.59 do seus drivers para placas gráficas. Hoje vamos aprender como instalar o mesmo no Ubuntu/Mint e em outras distribuições.
Como sabemos, a maioria das distribuição Linux trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários das gráficas mais recentes. Hoje deixo-vos os passos necessários para os utilizadores que possuam placas gráficas NVIDIA, e que pretendam ter os drivers das mesmas sempre actualizado.
GPU (placa gráficas) suportadas
- NVS 310
- GeForce GT 620M
- GeForce GT 640M
- GeForce GT 640M LE
- GeForce GT 650M
- GeForce GTX 660M
- GeForce GTX 670M
- GeForce GTX 675M
- GeForce GTX 555
- GeForce GTX 560 SE
- GeForce GT 415
- GeForce GTX 460 v2
- NVS 5400M
Para Ubuntu e LinuxMinut
Caso use a distribuição Linux Ubuntu ou Mint, para instalar os ultimos drivers da Nvidia basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sudo apt-get update sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings |
Para Debian Squeeze
Caso uso o Debian Squeeze, basta usar o seguinte script:
#!/bin/bash # NVIDIA-Installer-Squeeze # Enrique Molina # # GNU Public License V.3 if [ $USER != root ]; then echo "¡Is necessary be root!" exit 0 fi echo "[Add Repository] [Please Wait]" sleep 2 echo "deb http://ftp.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free" >> /etc/apt/sources.list echo "[Update Repository]" sleep 2 aptitude update aptitude safe-upgrade echo "[Installing Nvidia-Kernel-Module]" sleep 2 VERSION=`uname -r` aptitude install nvidia-kernel-$VERSION nvidia-glx aptitude install nvidia-xconfig nvidia-xconfig echo "[Installing Nvidia-Settings]" sleep 2 aptitude install nvidia-settings echo "[Is necessary reboot to apply the changes]" echo -n "[Do you want reboot now {y/n}]: " ; read var case $var in y) reboot ;; n) exit esac |
Após gravar o script com o nome nvidia.sh, basta executar o mesmo, recorrendo ao seguinte comando:
chmod +x nvidia.sh ./nvidia.sh |
Para outras distribuições Linux
Para outras distribuições Linux, basta aceder aqui e escolher a versão adequada. Após o download, basta posicionarmo-nos no directório para onde foi feito o download e executar o comando:
sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86-295.59.run |
Após a instalação, basta reiniciar o PC e está feito. Alguma duvida ou dificuldade na instalação, não hesitem em deixar as vossas questões nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Traz suporte nativo para a tecnologia Optimus?
Eu nao te sei responder a essa pergunta mas para o caso de alguem responder que não faz uma pesquisa por bumblebee 😉
Não traz nem vai trazer… resumindo, existem 2 problemas
1 – O X.org não suporta a mudança “a quente” de 2 gráficas sem a necessidade de terminar a sessão.
2 – Existe trabalho a ser feito para resolver esse problema que se chama (salvo erro) DMA-BUF (PRIME), o qual ja teve as primeiras integrações no Kernel 3.4, e que será totalmente integrado no Kernel 3.5 (previsto sair dentro de 1 ou 2 meses visto que já está em RC3).
No entanto a nVidia ja indicou que não iria suportar, pois a tecnologia em questão necessita que os drivers que a utilizem sejam GPL, portanto irá existir um suporte para os drivers opensource Nouveau e Intel (no caso específico de portáteis com Optimus).
No entanto, é de relembrar que à saída do Kernel 3.5 não irá estar tudo a funcionar logo à primeira, e com todos os problemas resolvidos… isto não passa de um “primeiro passo na boa direcção”, basta esperar e ir vendo os progressos da coisa.
Mas, pelas minhas expectativas (que são a levar com muito cuidado visto que não estou directamente implicado, nem de perto, nem de longe, com o projecto em si, sou simplesmente um utilizador de Linux a tempo inteiro que tem um portátil com Nvidia Optimus), é provável que até ao final do ano já haja algo a funcionar no Ubuntu (para só falar nele) mas que necessite algumas modificações, e por volta de 2013 já será possível usufruir totalmente da Nvidia com portáteis Optimus (isto se até lá a Nvidia mude de ideias… caso contrário, teremos de usar os drivers Nouveau, que não têm ainda um bom suporte 3D).
Quanto ao Bumblebee (como indicado pelo @rand), dependendo do portátil, pode ser ou não uma boa alternativa. Eu no meu Asus 1215N até estou bastante contente, mesmo sabendo que não tenho acesso ao HDMI (facilmente), mas mesmo assim não estou a aproveitar ao máximo da minha nVidia, o que se torna rapidamente chato, principalmente quando estamos a tentar ver um vídeo em HD no Youtube por exemplo (ou seja em Flash).
Peço desculpa por eventuais erros de ortografia, e pelo texto enorme xD
Espero no entanto ter ajudado.
Cumprimentos,
Luis Da Costa
… mudou à uns tempos para IronHide. 😉
cumprimentos
O ironhide é o projecto mantido pelo desenvolvidor inicial MrMEEE, no entanto uma comunidade mais activa continuo o projecto inicial com o nome de Bumblebee, o qual está mais avançado (principalmente graças ao bbswitch que permite de desligar de forma correcta e automática a placa gráfica quando esta não é necessária, evitando qualquer Kernel Panic como acontecia antigamente).
O novo projecto chama-se assim Bumblebee-Projecto e pode ser encontrado aqui (https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee) ou aqui (http://bumblebee-project.org/)
Cumprimentos
Não se esqueceram da GT630M aka rebrand da GT540M?
Alguém sabe se ja nao traz problemas relacionados com a regulação das iluminações do teclado e do ecrã nos Asus?
E que as versões anteriores no ubuntu tinham problemas estranhos.
Para resolver o problemas das teclas [Fn] + [Fx] edita (primeiro faz um backup do ficheiro só para prevenir) o ‘/etc/default/grub’
substituindo
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”
por
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash acpi_backlight=vendor”
e depois faz sudo update-grub
espero ter ajudado 🙂
Boas, tenho um portátil com tecnologia optimus da nvidia e após actualizar as drivers da nvidia deparo-me com o seguinte erro:
http://imageshack.us/f/404/screenshotfrom201206171.png/
Já tentei desactivar o x server mas não consigo :s
sudo nvidia-xconfig
e deve resolver tal como diz aí na janela, se nao procura por nvidia x config no google
Se estiveres a utilizar o Bumblebee, então terás de fazer o seguinte para poder executar correctamente a janela de configurações na Nvidia (mesmo sabendo que não te será muito útil)
optirun nvidia-settings -c :8
Caso não tiveres o Bumblebee instalado, então tenho imensa pena em te informar, que a tua nVidia não está a ser utilizada de todo, e que só está ligada a criar calor e a consumir bateria, nesse caso terás de instalar o Bumblebee (http://bumblebee-project.org/) para resolver o problema (parcialmente, mas já ajuda)
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTEyMTc
“Linus Torvalds Calls NVIDIA The Worst Company Ever
(…)
Torvalds ended his NVIDIA comments with “NVIDIA: FUCK YOU!” while raising his middle finger to the camera.
(…)
//————
Lá também têm a imagem e o link do video 🙂
Saltar para o minuto 49
http://youtu.be/MShbP3OpASA
Linus Torvalds: NVIDIA: FUCK YOU
O Sr. Linus devia ganhar algum juizo porque é por causa de atitudes como essa (nada correctas na minha opiniao) que algumas pessoas o chamam de lunático
Eu não digo que a sua atitude foi totalmente justificada, mas se ele tem razão neste aspecto até tem.. tal como ele diz, existem empresas que não querem saber do linux para nada (podemos citar Gigabyte ou até a SIS), as quais até aconselham os utilizadores, quando estes se queixam de problemas, a mudarem para Windows.
No entanto a nvidia é uma empresa a parte, ela dá suporte para linux, mas a maneira deles, eles fazem o que querem, não dão apoio nenhum aos desenvolvidores do kernel para resolver os problemas, não ajudam nada relativamente a dar informações sobre o material, ou mesmo colocar algum código opensource, e quando fazem algum driver ele na maior parte das vezes vem com mais problemas do que os que resolve.
Eu até me lembro de ter lido um artigo indicando uma falha de segurança nos sistemas Operativos GNU/Linux causados pelos drivers propritetários da Nvidia, os quais até a data ainda não foram resolvidos, (tenho de re-encontrar esse post).
Pessoalmente uso diariamente o Arch linux, tanto mo meu fixo (Nvidia 9800GT), como no meu portátil (ION2 com optimus), e tanto num como no outro é uma desilusão enorme em todos os aspectos.
A única coisa que bom que os drivers proprietários têm é mesmo uma melhor performance em 3D (e isto é simplesmente porque eles conhecem melhor o material visto que são eles que o fazem).
De resto, integração com o Xrandr (só esta nova actualização falada no tópico é que trouxe o suporte para o 1.2/1.3 então que este já saiu há imenso tempo), xinerama e multi-ecrãs (isto nem falo, visto o nojo total que é de colocar os ecrãs a funcionarem perfeitamente)…
Portanto eu sinceramente, no ponto de vista referido concordo com o Linus, no entanto isto é uma opinião pessoal.
Rand ,
Lunático o Linus ??? …. essa aí é forte , o Linus tem razão os fabricantes de hardware esquecem-se do Linux e se reparares o Linux não para de crescer e já uns Milhões bem largos de utilizadores em todo o Mundo , então porque raio é que se eu compro uma gráfica ou outra peça de hardware não existem drives para Linux ??? … estes sim são lunáticos e são uma boa M* curto e grosso .
Cumprimentos
Serva
Perde toda a credibilidade quando faz este tipo de afirmações, é preciso sabes e como falar nas alturas certas. De resto concordo contigo.
“algumas pessoas o chamam de lunático” eu não estou incluido neste grupo mas eu tenho que concoradr com eles quando dizem certas coisas que são verdade, ele ao ter este tipo de atitudes está a prejudicar toda a comunidade linux, el diz “fuck you” á NVIDIA e a NVIDIA pode simplesmente responder “fuck you too” e espero que não te esqueças que a maioria dos compradores das placas quere-as para jogos (que não são compativeis com linux (salvo algumas exepções) ou que com sorte o WINE atá as corre).
TL;DR: A NVIDIA dá maior suporte ao que lhes dá mais dinheiro (e seriam parvos na minha opiniao se fizessem o contrário). 🙂
A nvidia não lança excelentes drivers nativos para linux (pois esses são ports da versão windows) literalmente porque NÃO QUER. Não se trata de custos ou qualquer coisa assim, pois os próprios devs da nvidia estão dispostos a fazê-lo nas horas vagas, sem receberem pagamento por isso e a nvidia simplesmente não permite. Provavelmente deve ser pressão da MS, mas com a vinda da Valve pro Linux e com a ATI, nos ultimos meses, realmene melhorando o desenvolvimento do seu driver para linux e contribuindo mais para o desenvolvimento da versão open, a nvidia vai acabar tendo que se mexer um pouco.
O interesse da nvidia no Linux é somente devido as aplicações de computação paralela que usam cuda, como Boinc, que em sua grande maioria correm normalmente sobre Linux e é pra quem eles vendem as caríssimas tesla… Pra isso, o driver proprietário corre que é uma beleza.
Não te esqueças do supercomputador (equipado com linux + Gŕaficas Tesla) que eles puseram a correr mapenas com o GPU (lembro-me que era com as TESLA mas não do nome do projecto 🙁 ) eles quere fazer disso uma tendencia em supercomputadores 🙂
perfeito, obrigado pela dica. nunca tinha instalado os drivers corretamente da nvidia lol tinha sempre que voltar ao que tinha, primeira vez que deu.
Off topic
Alguém me recomenda algum bom tutorial de shell script? Alguma coisa básica, queria apenas saber o suficiente para fazer scripts como o do artigo.
http://linuxcommand.org/lc3_writing_shell_scripts.php
http://aurelio.net/shell/canivete/pdf/canivete-shell.pdf
http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/baixe_o_curso_de_shell_script_do_julio_cezar_neves
Obrigado a todos pelas excelentes sugestões.
Pergunta rápida,
Os drivers que saíram foram os 301.42 e não os 295.59 ? Pelo o menos é isso que o site da Nvidia, o Phoronix, e os repositórios do Arch Linux indicam :S…
Ooops erro meu estava a ver outros… peço imensa desculpa.
Por acaso até tenho razão xD, os drivers mais recentes propostos um pouco por todo o lado (até mesmo referênciados no Phoronix), são os 302.17 da Nvidia.
É uma pena tendo em conta que as drivers 295.59 são as antigas.
Ja saiu o 302.17
http://www.nvidia.com/object/linux-display-amd64-302.17-driver.html
Essa versão é para 64 bits. No entanto, não há qualquer problema, os métodos usados neste artigo servem para actualizar para a ultima versão
Pois eu estranhei, eu uso o 64 Bits, usei estas instruções e instalou-me a versão 302.17, já vinha aqui comentar.
23h40 minutos…apenas realçar uma coisa…”Parece que a Nossa Comunidade Linux Voltou” 🙂
E para modelos antigos da ATI Radeon, alguma sugestão?
Tem umas drivers próprias para isso, não são propriamente oficiais da ATI, a ATI não suporta mais os modelos antigos, tenta procurar no Google.
Eu posso estar errado, visto que não tenho nenhuma ATI, mas posso te dizer o que sei (que pode estar errado :S)…
A ATI/AMD acabou com o suporte nos seus drivers oficiais de código fechado para todas as gráficas anteriores às 45xx na sua última versão (posso estar errado no número mas a questão mantem-se).
Portanto dependendo do GPU que estejas a falar (depende do que para ti é “antigo”), o melhor será mesmo de continuar a utilizar os drivers opensource ou seja os radeon, que já vêm com o Ubuntu oficialmente (caso uses o Ubuntu), ou que puderás instalar no Arch Linux da seguinte maneira :
// Para o suporte básico da placa gráfica
pacman -Sy xf86-video-ati
// Para o suporte (experimental) do 3D
pacman -Sy ati-dri
Quanto às outras distribuições, basta procurares, mas normalemente como no caso do Ubuntu já vêm instalados por predefinição.
Obrigado pelo comentário.
Meu Ubuntu identifica a seguinte placa [lspci | grep VGA]:
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RV505 [Radeon X1550 Series]
Pelo que pesquisei, a versão atual do driver mantida pela AMD não dá suporte a esta placa. Por outro lado, a versão mais antiga do driver, que oferece suporte à esta placa, não é compatível com o kernel do Ubuntu 12.04.
Estou usando agora o driver que já vem com o Ubuntu, mas o desempenho deixa muito a desejar. E me refiro à utilização básica, como executar programas (LibreOffice, Terminal, Gedit, por exemplo) e explorar arquivos com Nautilus.
Tua dica para Arch é muito boa. Vou anotar aqui para quando tiver oportunidade de testá-la.
Cumps.
Boas,
Eu tenho uma Intel/AMD 5470, e posso dizer que é uma dor de cabeça, quando instalava o driver official da ATI/AMD ficava sem ambiente gráfico, o melhor “driver” que se pode usar é o que vem por defeito.
É uam pena que a ATI/AMD não forneça um driver em condições com suporte para Linux.
Existe algum projecto do tipo do bumblebee para ATI/AMD?
Salvo erro a AMD quando são 2 gráficas não é como o Optimus, mas sim é com mux (ou seja dá para desligar uma) podes procurar pelo projecto vga_switcheroo que já vei integrado com o kernel e ver se funciona com o teu.
Se não funcionar o melhor é mesmo indicares qual o portátil para ver se te consigo ajudar ^^
Cumprimentos,
Luis Da Costa
A noticia devia antes ser esta:
NVIDIA Releases Its Stable 302 Driver w/ RandR 1.3
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTEyMDk
Finalmente suporte para RandR, isto permite mudar de ecrã e resolução sem recorrer à aplicação da NVIDIA.
Uma noticia que vem mesmo a calhar … nvidia e o suporte linux, pela boca do próprio Linus Trovals em resposta à falta/fraca colaboração da Nvidia para com a comunidade Linux.
https://www.youtube.com/watch?v=MShbP3OpASA&feature=player_detailpage#t=2896s
(Todo o video é bastante interessante, mas sobre este assunto em particular, ver o minuto 49)
*Linus Torvalds
Nvidia para linux? Não obrigado.
Desde que tenho breaks a cada 2 minutos decidi usar apenas as drivers ope source nouveau
Eu não quero estar a defender nVidia, de todo, porque sinceramente eu gostaria de poder usar os nouveau no lugar dos drivers oficiais. Mas depende muito da placa gráfica que usares.
Por exemplo, eu com a minha 9800GT é me totalmente impossível usar os nouveau, seja só pelo facto do ecrã piscar todos os 20 segundos (e valá que agora está melhor, antigamente frizava-me o computador durante 5 segundos, agora só pisca mesmo xD).
A grande vantagem dos drivers closed-source é mesmo o 3D, de resto são um nojo de todo o tamanho.
Mas agora estou curioso, poderias indicar qual a placa gráfica que tens ?
(Engraçado que o meu Asus 1215N com algumas “brincadeiras” no X.org para puder unicamente utilizar a minha Nvidia ION2 (Optimus, que é equivalente a uma GT218) através do HDMI não me trouxe nenhum problema com as nouveau então que estava cheia de problemas com as closed-source)
Sou o único sem razão de queixa? Desde que instalei estas drivers, consigo jogar qualquer jogo como se tivesse no Windows.
Funcionam bem mas não dão liberdade nenhuma em termos de código. E isso pode não ser importante para muita gente, mas acaba por ser um problema grave quando falhas de segurança (e isto foi só um exemplo) aparecem e não são resolvidos pela empresa.
E isso é o caso com os drivers de código fechado da nVidia. E por falta de documentação e suporte aos drivers open-source Nouveau obriga a quem quiser aproveitar ao máximo do seu material de usar os drivers proprietários e todos os pequenos problemas que vêm com ele, pequenos problemas que com o tempo se tornam cada vez maiores.
Só dando um exemplo rápido, só nos últimos drivers da nVidia é que apareceu o suporte para xRandr 1.3, até lá tínhamos de usar o programa da nVidia para gerir resoluções, posições do ecrã, e multi-ecrãs.
Existem vários níveis de liberdade no mundo do software, e enquanto alguns defendem a liberdade de poder usar o que querem no computador deles, outros defendem a liberar de puderem alterar o código do que estão a usar no computador deles de modo a terem o controlo total do que os programas em questão estão a fazer com as suas máquinas.
Para resumir :
Não estou a criticar a tua opinião, longe disso ! Pessoalmente removi o Windows de todos os meus computadores desde há 3 meses, e só tenho usado Gnu/Linux (desde há 4 anos que tinha Linux em dual-boot), e se não fossem os drivers closed-source da nVidia para a minha nVidia 9800GT, a única solução que tinha era jogar jogos em 2D e um ecrã a piscar todos os 30 segundos. E acredita que assim que os nouveau resolverem pelo o menos o problema do ecrã a piscar, eu serei dos primeiros a só usar nouveau.
Depende do que a pessoa quer, e do que a pessoa acredita. E olha que eu também de vez em quando, gosto de ligar o Wine e jogar a alguns jogos que não estão disponíveis no Wine tipo Borderlands e Halo, e acredita que é um alívio enorme saber que funcionam perfeitamente graças aos avanços de enumeras pessoas e comunidades por detrás de todos esses projectos que fazem com que tenhamos um sistema tão completo e estável como é o Gnu/Linux hoje em dia !
Exactamente como eu ,a experiência que tenho tido com as drives proprietárias é péssima e daí o gesto do Linus , aguardo pacientemente que se torne mais fácil mudar para uma saída HDMI automaticamente .
Cumprimentos
Serva
Eu uso o Nouveau, acho ele melhor que os proprietarios da NVidia.
Caro Luis da Costa,
Muitíssimo obrigado, eu já tinha visto essa solução, mas nunca a consegui por a funcionar :s
Vou correr um live cd e tentar novamente (isto já é um problema antigo), se não conseguir o modelo do meu protatil é Acer 3820TG com uma Intel/Ati 5740 🙂
Pelo o sim pelo não encontrei este post que é capaz de te interessar. Ele indica que esse portátil contém o tão desejado pelos utilizadores de Optimus (alguns tipo eu xD) MUX que permite desactivar a nível de hardware uma das duas gráficas de modo a só deixar a outra em funcionamento. No entanto essa opção está escondida na BIOS.
Tens então duas soluções, sendo a primeira “hackear” a bios como descrito no tutorial para mostrar essa opção e activar ou desactivar manualmente a intel deixando só a ATI em funcionamento (e vice-versa), ou então simplesmente usar o vga_switcheroo que permite o mesmo, mas unicamente terminando a sessão (é mais rápida e tem a vantagem de propor programas gráficos que façam o trabalho por ti, para não estares a introduzir o comando no terminal a cada vez que necessitares do mesmo).
Todos os problemas com placas gráficas duplas provavelmente serão resolvidos até ao final do ano visto que o XRandr 1.5 já irá ter suporte para as 2 gráficas a funcionarem ao mesmo tempo (para quem estiver interessado pode ir ao phoronix.com para ver os demos).
Quando ao site em questão aqui está :
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1787312
Espero que te seja útil 😀
PS (o site está em ingles).
Cumprimentos,
Luis Da Costa
Boas,
Obrigado pela dica, modificando a bios dá!!! Pelo menos já vou poder usar o PC no autocarro 😀
Tenho de dar uma vista d’olhos no vga_switcheroo.
Mais uma vez obrigado!
Sempre às ordens 😀
Com a nova driver 302.17 a velocidade da ventoínha muda automaticamente, o PowerMizer funciona como deve ser, detecta as resoluções e hz suportados pelo monitor, e o performance quer a ver vídeos ou a jogar (opengl) está muito melhor. O grande problema é que agora bloqueia ao jogar… A imagem fica parada, o som a repetir, o rato e teclado bloqueados! Nvidia devia fazer melhor que isto.
Só por curiosidade, poderias me indicar as seguintes informações, talvez te possa ajudar com esse problema, porque não me parece muito normal visto as normas de qualidade nVidia..
A distribuição ?
A GPU ?
e qual o jogo que estavas a jogar quando isso aconteceu ?
Arch Linux, Kernel 3.4.3, GTS 250, Counter-Strike 1.6, Wine 1.5.6 (a culpa não é do Wine, porque o jogo só bloqueia com a nova driver)
NVIDIA pierde un encargo de 10 millones de PCs en China por sus controladores propietarios.
http://www.muylinux.com/2012/06/22/nvidia-china-controladores-amd-acuerdos/