Netbeans 7.3, uma das melhores plataformas para programação
O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos atrás uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.
Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Hoje vamos conhecer as novidades do Netbeans 7.3.
O Netbeans deixou de ser apenas uma super ferramenta para desenvolvimento de aplicações em Java, passando a dar suporte a um conjunto vasto de tecnologias como por exemplo PHP e C/C++.
Esta nova versão inclui algumas novas funcionalidade que facilitam o desenvolvimento para a WEB (HTML5, Javascript, CSS 3) e também para o segmento dos dispositivos móveis.
Principais novidades do Netbeans 7.3
- Melhorias no desenvolvimento de aplicações Web (HTML5, JavaScript, CSS)
- “Code completion” para elementos HTML5 (Project Easel)
- Melhorias no Editor Java e Debugger
- Suporte total para JavaFX 2.2.5 SDK
- Suporte para JavaME SDK 3.2
O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível. Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um excelente IDE para desenvolvimento para as mais diversas plataformas. Para quem pretender instalar o Netbeans no Ubuntu pode usar o nosso tutorial que está disponível aqui.
Licença: CDDL e GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP) Homepage: NetBeans
Este artigo tem mais de um ano
Apesar de não ser perfeito, prefiro o Eclipse!
para webdev prefiro o Gedit
Sou o único que usa o Notepad++ ? lol dá para tudo, e é rápido!
Mais as vezes vc precisa ser super produtivo e essa sua mine suite de desenvolvimento se torna limitada
Print do MAC, print do Win. Linux não?
Sobre o Artigo: Eu já usei (em Linux para programação PHP), mas mesmo só com o Modulo de PHP acho-o demasiado pesado para aquilo que faz no PHP. Usar o motor de java torna-o demasiado pesado.
Não calhou o print do Linux 🙂 Mas tens aqui muitos
https://pplware.sapo.pt/linux/dica-aprenda-a-instalar-o-netbeans-no-ubuntu/
Abraço 🙂
Acho que é ser injusto @Pedro … se o win e MAC têm direito, Linux também!
O primeiro Screenshot do NetBeans podia perfeitamente ser do Linux, em qualquer Distro tens a possibilidade de colocar aquelas janelas 🙂
Sou da mesma opinião. Só para PHP, html e css, absurdamente pesado, quer em termos de espaço quer em termos de sobrecarga na RAM.
Utilizo (pago) o PHPStorm e encontro aqui uma ferramenta de produtividade, bem acima do notepad++ e bem abaixo nos consumos do netbeans.
Netbeans?!?
Prefiro Eclipse..
LOL Netbeans? Eclipse? Comecem a usar um IDE de homem IntelliJ forever.
Produtos da jetBrains sao 5*.
http://www.jetbrains.com/
Uso IntelliJ para java e PhpStorm para php,html5,etc..
Nunca me falharam e antes usava sublime text 2.
Tens noção de que o IntelliJ com plugin de PHP faz o trabalho do PHPStorm?
O mesmo é verdade para pycharm, rubymine e webstorm.
Qual a razao para deixares o Sublime Text 2 ?
Passei do Komodo para o PHPStorm, e acho excelente.
Tentei o Sublime Text 2 há uns tempos mas tinha uns bugs quaisqueres no plugin de code completion para PHP, o que me fez desistir dele temporáriamente, mas pareceu-me interessante.
Nunca me tinha apercebido que a Jetbrains tinha um editor para Java. Uso e abuso do Resharper e sempre o considerei um plugging fundamental para qualquer programação em Visual Studio.
Das horas que estive a testar o IntelliJ posso dizer que me pareceu um editor de alto nível e com a mesma qualidade fantástica que oferecem no Resharper! Terei de o experimentar durante mais algum tempo para me decidir por completo, mas para já não tenho nada de mal a apontar!
Boa dica! Admito que apesar de utilizar o Eclipse diariamente, tenho notado cada vez mais o seu peso e o Netbeans nunca me conseguiu convencer…
off topic.
“”@sakura não sei o que andas a meter, mas muda de dealer é que não é de qualidade!””
como o dealer é a M$, fico com, http://www.microsoft.com/visualstudio/eng/downloads
em linux NetBeans tb . é bom.
quem usa MS fica ….ag.
À tempos quando estava a fazer um update, lá estava o Netbeans…
Que desperdício de trafego, visto que já não uso ou penso ter utilidade à uns tempos.
Não percebo o Netbeans, já o testei em PCs bem potentes e o seu desempenho é sempre uma nódoa…
Como assim o seu desempenho é uma nódoa?
Prefiro o Eclipse, quanto a mim este que refiro tem tudo o que é necessário e é bem mais suave a correr.
Usei o netbeans para um projecto em JSP e apesar de realizar o que estava à espera havia pequenos pormenores que me deixavam a exasperar de vez em quando, como por exemplo, fazer um tab e escrever uma palavra do autocomplete (isto depois de dar um return após abrir uma chaveta e por falar em chavetas, quando as abria ou fechava, o netbeans punha-me as chavetas alguns tabs à frente! Supostamente deveria ficar onde a escrevia, mas ficava uns tabs à frente!
Acontecia isto a alguém já agora?
Sinceramente em termos de IDE não há nada que xegue aos calcanhares do Visual Studio, e os programadores de tecnologias microsoft vão me apoiar nisto. No entanto para PHP tenho usado o netbeans e não tenho tido razões de queixa, ambiente muito simples de usar.
Eu também dizia isso… Depois conheci o IntelliJ e Visual Studio agora só se for com o ReSharper instalado.
Netbeans para o web? Ainda prefiro o simples Sublime Text 2
Para c/c++. o indiscutivel code::blocks.
Para Java, nem sei bem não ha nenhum que se possa afirmar indiscutível,Apesar do Intellij ser muito bom, mas PAGO!!
Para projectos maiores Netbens, para projectos mais pequenos Dr.Java, e para coisas básicas tipo uma duas classes, ou um editor de texto, ou BlueJ.
Para PHP não uso IDE, uso um editor de texto, tipo pluma.Não programo muito em PHP.
Apesar do Netbeans incorporar uma data de linguagens e de suportar muita coisa que não preciso, é demasiado intrusivo, lança warnings no tratamento de excepções á parva, para iniciados é bom, mas para depois usar é muito incomodativo, por isso quando me chateio, mudo…
Esta cada vez mais pesado…mas o eclipse que antes era um peso pluma por não ter 1/3 das coisas que o netbeans tinha, actualmente esta igual… 🙁
cmps
Se for só java gosto mais do eclipse.
se envolvermos coisas web, etc o netbeans é bom apesar de ser estupidamente pesado
Para html e php nada mlhr que notepad++. Leve, sem features adicionais que so fazerm as plataformas ter um mau desempenho e mt eficaz! Ja tentei várias vezes usar vários programas para edição de codigo web e nenhum me fascina, volto sempre ao velho e simples editor de texto..
subscrevo
Tanta ignorância vejo eu aqui lol
NetBeans é sim, sem dúvida, o melhor IDE e mais estável para desenvolvimento PHP, C/C++ e Java… Para os que dizer que a performance é uma nódoa, informem-se e aumentem a memória disponível para a execução do IDE (à semelhança do eclipse no .ini).
Relativamente a quem diz que para WebDevel usam simples processadores de texto como Gedit ou similares, tenham pacienência… Das duas uma, ou nunca fizeram nada que se digne de ser WebDevel ou então esqueçam lol Experimentem usar o NetBeans para PHP com auxílio do XDebug para fazerem debug e depois não querem outra coisa.
Para não falar da MELHORIA desta versão 7.3 que permite em conjunto com o Chrome (não me posso alongar muito porque ainda não li como funciona mesmo) fazer debug e melhor desenvolvimento de Javascript nativo (até agora, ainda só uso Firebug do Firefox ou Inspector do Chrome) para debug de Javascript, watchs, etc…
Fui utilizador de Eclipse durante todo o meu curso para desenvolvimento Java e considero agora o NetBeans o melhor IDE de todos, sem dúvida.
Quanto ao Visual Studio, sim é muito bom mesmo, mas como não programo a nível de .Net, não me entra na equação. Já para não falar do facto de só funcionar em Windows (Microsoft), pois sou utilizador de MacOSX e Linux, como tal é um pouco difícil usá-lo 😀 (como disse, Eclipse e Visual Studio só em projetos académicos, o que já lá vai há alguns anos lol)
Cumprimentos,
César Teixeira
Eu gosto de algumas coisas no netbeans(uma delas é a simplificação que existe a nivel das utilizações das ferramentas…é muito pratico), mas este não é decididamente o melhor IDE para C/C++, nem de perto!
Não queiras sequer em sonhos comparar o Netbeans ao Magnifico, mestre de kungfu em ultimo grau, Code::Blocks…por favor…
Em relação ao aumento de memoria no netbenas, tens razão, mas mesmo assim este IDE contém demasiadas coisas de base, e por isso se torna demasiado pesado.Gostava de ter um IDE com 1/3 das coisas deste…
Para mim serviria um Bluej com suporte a tabs…
Para PHP como disse uso o pluma, mas apenas porque trabalho muito pouco com PHP, ou as vezes que trabalho, revejo pouco código…não me compensa ter um IDE pesado para isso.
lmx, sou obrigado a concordar contigo na questão do C/C++ com o CodeBlocks… De facto tens razão 😉
Quanto ao ter muita coisa de base, tem se tu quiseres. Aquando da instalação decides o que queres instalar, desde suporte a linguagens assim como possíveis servidores como Tomcat e Glassfish…
É tudo uma questão de ver o que se pode fazer e como se pode customizar xD
Já quanto a simples editores de texto para QUALQUER linguagem de programação, ESQUEÇAM, sou engenheiro informático (assim como devem ser alguns leitores do pplware) e quem sabe do que fala, que faça da sua vida o desenvolvimento de software, nunca poderão dizer que Notepad++ (que atenção, é o editor mais básico e mais poderoso que há na minha opinião) chega para programar… Um programador necessita de muito mais ferramentas como debugs, identação, coisas decentes… não um simples editor de texto com plugins instalados 😉
Boas..
debug ja existe em muitos IDE’s … identação existe ja nos editores de texto…
Onde falham os editores de texto é na compilação de tudo no debug, e nos testes de performance e memoria que consegues fazer com o Netbeans ou com outro producto identico…
Vou te dar um exemplo, tinha um projecto que começou a ser desenvolvido em eclipse…mas é pouco pratico e quando dei por ela consumia-me cerca de 80-90 megas de RAM, torci logo o nariz, e apesar de ser java não gostei da coisa…mudei-me para o netbeans e andei a fazer uns testes de performance, e passados uns dias já só me consome cerca de 50 megas de RAM…fui melhorando…usando um profiler de memoria e CPu, etc.
Claro estas ferramentas não estão num editor de texto e consomem muitos recursos e aqui justifica-se inteiramente um IDE completo.
Mas por exemplo…para começar um projecto, nunca começo num IDE grande, pois só tenho dores de cabeça, é warnings disto é warnings daquilo, coisas que eu sei a partida que não vão acontecer no meu projecto, mas tenho que as incluir caso contrario nem compila…isso dá-me uma azia que nem imaginas 🙁
As tantas começo a ficar com a ideia que não sou eu que estou a programar mas sim o IDE…isso para mim não funciona…eu venho do Mundo do Software livre, onde sou o dono da maquina e sou livre para “voar legalmente claro por onde quiser”, de forma que não se coaduna muito comigo…
Mas são sempre opiniões…
Conheço pessoas que para programar em C/c++ usam o VIM…e não querem outra coisa….o Richard Stallman não usa o Emacs para programar em C?!
É tudo uma questão de gosto, mas quanto mais leve for o IDE mais te focas no teu projecto e melhor saem as coisas…mas as vezes também é ao contrario lol.
tudo depende.
cmps
Para projectos inteiros e integração ao SVN acho óptimo!
É o que eu uso 🙂
O Netbeans é realmente um editor fantástico
Um dos melhores, certamente.
Para a criação dos sites deixei de o usar porque o FTP dele não funcionava bem.
Então agora uso o Notepad++ que é diga-se de passagem, muito inferior ao Netbeans.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
MASM Version 6.11 (back in time).
so uso isso para microcontroladores… I2C e Álgebra de Boole.
pq alg. se esqueceu de copiar a Rom…. “”very old machine “”
e é bastante bom. f4 22 enter ctrlv enter
desculpa.
opps… uma macro que faz tudo menos o que eu quero …
pode apagar este post e o de cima foi erro…
Eu uso Netbeans 7.3 e o melhor para caramba muito bom mesmo o Gedit e ruim eu nao gosto…
Sempre ouvi falar do peso do NetBeans… nunca tive problemas… eu não tenho preferência por IDE, uso Linux há 5 anos, e o Eclipse Juno está se arrastando no Linux, e o editar HTML do NB está péssimo (ainda no Linux), resolvi usar o Win, e o code Completion (código java) no caso de alguns controllers chega parar o Eclise (Aplicativo não respondendo), mas volta… resolvi então por o mesmo projeto no NB 7.3 (no win), este rodou melhor, como n levanto bandeira alguma, fiquei em dúvida, mas vou fazer outros testes e ficar com o que menos me incomodar.
De qq forma, as duas IDEs são ótimas.
Grato,
Desde que começei no IntelIj nao quero outra coisa 😀
cumps
Nunca utilizei o IntelIj.
Qual a vantagem que vc encontrou sobre o Eclipse e NetBeans.
E quais as principais diferenças entre a versão free e a paga?
Tô baixando agora a Community Edition.
Grato
Acabei de ver as diferenças 🙂