Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy
Aceder à rede Tor é hoje uma tarefa bastante simples. Para isso basta que usem o Tor Browser, que inclui nativamente todas as configurações necessárias.
No entanto, quem pretender usar outros browsers pode sempre configurar um proxy na própria máquina. Saiba como podem instalar o Privoxy e configura-lo para aceder à rede anónima.
Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossa privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade..
Para este tutorial vamos usar o Linux Kali como distribuição Linux. Para instalar o Tor e o Privoxy devem usar o seguinte comando:
sudo apt-get install tor privoxy |
Depois de instalado, devem ir à configuração do Privoxy em /etc/privoxy/config e inserir a seguinte linha:
forward-socks5 / 127.0.0.1:9050 . |
O próximo passo é iniciar o serviço tor e o privoxy
sudo service tor start sudo service privoxy start |
Como testar usando o Firefox?
Usando o browser Firefox, vamos agora dar indicações que as comunicações fluem via Proxy. Para isso vamos às Definições do Firefox e depois Preferences.
Em seguida, em Network Proxy escolham a opção Manual proxy configuration e definam:
- HTTP Proxy: 127.0.0.1 8181
- Socks Host (v5): 127.0.0.1 9050
Salvem a configuração e testem se está tudo operacional. Para isso basta que abram o browser novamente e acedam ao endereço https://check.torproject.org/. O resultado deverá ser idêntico ao seguinte.
Configurar o Privoxy para a rede Tor é relativamente simples. Este proxy tem outras funcionalidades bastante interessantes que podem ser analisadas e testadas através do ficheiro de configuração (/etc/privoxy/config). Se têm um Linux aí por perto, experimentem.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E a velocidade de ligação não diminui drasticamente? E como fazer para para desinstalar, se as coisas derem para o torto?
Derem para o torto como assim? Se fores apanhado a ver pornografia ilegal ou outras coisas ilegais?
Acho que o que ele quer dizer é se o browser ficar “sentado” ou quebrar uma data de sites. Se estiveres no Linux, para desinstalar só tem de ir a gestor de programas, escrever “privoxy” e quando aparecer, teclar em “remover” – e claro nas preference do browser desactivar a proxy para sock5. No Windows é desisnstalar como qualquer outro programa
Boas Tardes!
Uma explicação de como usar no windows é que era.
Tor Browser
Isso também já eu sabia!
Pois, é a forma mais simples e rápida
É possível instalar num raspberry e depois configurar um browser noutro PC para utilizar o raspberry como proxy?
Yup 😀
A navegação fica encriptada ?
Se usares uma vpn como cryptostorm.is eles tem activado TOR+VPN, não precisas de preocupar se podes usar TOR ou não com outro aplicativo.
fiquei a perceber o mesmo
E que fazer quando o sistema responde “o browser esta ligado a um servidor proxy que está a recusar ligações”? Ou melhor, porque aparece sucessivamente esta msg? falha no privoxy, falha na configuração, falha em …?
Tens de validar a configuração. Os serviços estão em execução?
segundo o sudo service tor/privoxy status, o tor está “active (exited)” e o privoxy “active (running) para HTTP. será necessario mais alguma coisa tipo colocar a proxy também para ligações SSL?
Acho que percebi onde está o problema: não pode estar activada a opção “Activar DNS por HTTPS” que aqui o Pplware aconselhou activar para uma navegação “normal”. Desativei e agora funciona bem
Boas navegações 😀
Pode não ser para o comum dos mortais, mas é uma configuração muito mais interessante ter o cliente Tor em execução num router com capacidade para tal (com OpenWrt, 8 MiB de flash e 128 MiB de RAM são suficientes), funcionando como proxy transparente numa rede wi-fi isolada (e/ou numa VLAN separada, para máquinas ligadas por cabo).
Oi… “configurar-lo”???!!!
Ohh PP, isso é de alguma revisão do Aborto Ortográfico?
É má ideia navegar na internet através da rede Tor sem usar o Tor Browser, navegador que oferece muitas mais proteções para além de mudar o endereço IP…