PplWare Mobile

MeeGo 1.0 para netbooks – disponível

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. mmick says:

    Parece engraçado mas de que serve se alguem tiver um XP ou 7 afinadinho? Para um SO livre um Ubuntu, etc parecem-me mais completos e versateis.

    Alguma ideia para que serve além de ultra simplicidade (talvez para pessoas mais velhas?)

    • Ecchin says:

      Talvez para pessoas que não estão com a mínima pachorra de foi o XP ou 7 afinadinho e só querem uma máquina que funcione.
      Acredita, há pessoas a quem não faz comichão alguma ter 10 toolbars no Internet Explorer, desde que tenham 5 cêntímetros para ver as suas páginas.
      A principal razão pela qual eu acho que as pessoas mais “incultas” na área da informática escolhem o Windows é por causa do MS Office. o Open Office é bem chato de se usar, depois de nos habituarmos ao Office 2007. Depois de usar o MSO 2007 durante tanto tempo, voltar a usar o 2003 é como passar do Windows 7 para o 95.

      • Ecchin says:

        *pachorra de por…

      • Acho que tens toda a razão!

        Antes de mais sou um utilizador de Ubuntu incondicional e no entanto vais ver que a minha opinião sobre o Office inclina-se obviamente para o do Windows.

        Tens toda a razão ao dizer que depois de utilizar o 2007, é como ir de seven (que nunca usei mas já vi, lol) para um 95 ou 98. É o mesmo que ter todos os automatismos do Ubuntu e ir para windows instalar drivers, antivirus bblablabla.

        Sem dúvida que o 2007 está bem conseguido, tanto estruturalmente como funcionalmente. Ou seja, o OpenOffice, para além de ter de evoluir para uma interface mais simplificada, digo como do 2007 relativamente ao menus, também tem de evoluir para algo visualmente mais bonito e, principalmente, para algo melhor funcionalmente! Actualmente o OpenOffice não tem funcionalidades importantíssimas como verificação gramatical e um excel minimamente em condições.

        Relativamente às pessoas dos 5cm de vista para as páginas da Internet, sinceramente não compreendo o que lhes passa naquela cabeça. Dá-me pena ver tal coisa, e infelizmente essa coisa não é rara!! A única explicação que dou a isso é PREGUIÇA, mas não sei. Deviam experimentar um sistema como este do artigo, talvez mudassem de vida depois disto.

        Abraços,
        Cláudio Novais.

  2. lmx says:

    boas..
    o xp para desktop e notebooks antigos tudo bem , mas para dispositivos moveis é para esquecer, este so é extremamente rapido, consome poucos recursos, e é linux based, eu acho que será a base de desenvolvimento futuro em ambientes moveis.
    Parece-me muito bom, no entanto devia estar disponivel um ambiente desktop menus etc.tão tipicos de um so a que estamos acostumados.

    cmps

  3. mmick says:

    OFFTOPIC:

    Importam-se de fazer um POST para este LINK
    http://aeiou.exameinformatica.pt/ipad-e-velcro-uma-uniao-feliz-video=f1006221

    Está demais LOLOL

  4. S-K says:

    Estou neste momento a instalar o Meego no VirtualBox. Não funcionou como “live”. Mas esta funcionando a opção de instalação. Estou admirado com o trabalho que foi feito, em tão pouco tempo. 😛

  5. ozie says:

    viva

    estou abismado com este SO, muito completo, apesar de ter uma apresentação simples tem muitas coisas, além de muito leve, já existe comparações com o ubuntu e fedora em termos de perfomance e este ganha claramente,

    certamente vou testa-lo

  6. Ecchin says:

    É nestas alturas que me começa a apetecer ter um netbook.
    Há uns tempos experimentei o Jolicloud e achei tão giro. Este MeeGo parece ter uma componente social mais acentuada, mas não deixa de me espicaçar o interesse.

    • mmick says:

      Eu tenho um portátil de 12″ Core 2 Duo + Omnia HD i8910 mas sentia falta de algo pelo meio, basicamente um portátil ultra-leve. Entao comprei um Asus Eee 1005HA (usado como novo, garantia, Win7, Office 2007, bateria 68Wh que dá até 12h) por 150€ -é donde estou a escrever- e estou SUPER contente!
      É um N280 1.66GHz + gráfica Intel 950 + 1Gb RAM e consegue ler perfeitamente os meus videos MKV 720p (1080p só mesmo com uma gráfica Nvidia ou Broadcomm HD ou Atom N450 com overclocking até 2.4/2.6Ghz), Office, Web, Multimédia, e-book e joguitos, está impecável! Nem preciso de 2Gb RAM para nada, com o Windows 7 Home Premium (depois do boot, anti-virus e uns Widgets fico com uns 450Mb RAM livres)

      • mmick says:

        PS: (imagem do desktop do meu netbook)

        http://img3.imageshack.us/i/mynetbook.jpg/

        • Vítor M. says:

          Lindo 😀 eu tirava os widgets do lado direito e metia-a esse .ifo na barra de tarefas, dava mais “visibilidade” ao wallpaper. 😉

          • mmick says:

            ifo? nao entendi lol

          • Vítor M. says:

            🙂 objecto de informação.

            Estava a dizer que retirasses essa informação meteorológica do ecrã e a colocasses na barra de tarefas, aliviando o wallpaper.

          • mmick says:

            e como consigo colocar esse Widget na barra de tarefas?

          • mmick says:

            Nao entendi ViperBruno, todos (nao-ION) conseguem menos o Asus?

            PS: quando digo 1080p falo fluido, videos de 8-12Gb 🙂

          • Ivo says:

            Acho isso improvável! Um netbook não tem poder de processamento para videos 1080p, excepto os que têm chipset ION. Mesmo o ION sofre em alguns frames da série “The Pacific” em BlueRay!! Mas atenção, que só tenho experiência em ambiente Windows 7! Talvez um sistema operativo mais leve se comporte de maneira diferente.

          • mmick says:

            Opa, até agora o Windows 7 a esse nível (performance) provou-me ser tao bom (ou melhor) que o XP. A nível gráfico o mais rápido possível em gráficas INTEL partilhadas é OVERLAY + desactivar o Aero (o MPClassic e o GOM fazem isso automaticamente em overlay) *ou* usar o CoreAVC (pago).
            Em todo o caso até agora em XP/W7 só consegui MKV 720p. Youtube HD + MKV 1080p têm falhas. No meu Core 2 Duo o Youtube HD/MKV 1080p de muito bitrate dao perfeito MAS usa bastante CPU (80-90% +-)

          • Miguel Amorim says:

            o maior problema do meego e nao suportar ntfs, alguem sabe dar a volta a isto?

          • Nitroflow says:

            Não existe suporte oficial para NTFS. Pode tentar no entanto fazer o download dos ficheiros necessários a partir daqui http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/fedora/releases/13/Fedora/i386/os/Packages/ começando pelo ntfs-3g e resolvendo as dependências necessárias a partir daí ou pode esperar que apareça algum repositório com esses ficheiros compilados para o meego.

          • vip3runo says:

            O contrario, tirando os ION da nvidia, apenas dos asus existentes, o 11xx series e que consegue rodar bem 1080p.

          • vip3runo says:

            Respondi-te mais abaixo.

      • Rúben M. says:

        esse netbook suporta 1080p eu tenho 1 desde outubro, e com xp, experimenta wm e corre 1080p tens é de ter os codecs necessarios e veras que o cpu nao vai a 100% de uso para o correr em fullscreen

        • mmick says:

          A que codecs e “wm” te referes? Windows Media Player? E que codecs?

          Eu uso o GOM Player em “overlay” (desliga o Aero) + ffdshow XXL (optimizado para Core 2 Duo, Atom, etc) ou o CoreAVC. Com isto consigo PERFEITO:

          – MKV (h264 com DTS) 720p
          – WMV 1440×1080

          MKV 1080p (h264 e DTS) neste portátil (com os programas que referi) é impossível…e no meu Core 2 Duo 1.8GHz + Intel x3100 eleva o processador 50-70% (ficheiros 8Gb) e 70-90% (ficheiros de 12-20Gb).

  7. Vítor Silva says:

    Excelente sistema operativo para netbooks, já usava o moblin, mas agora o meego trás algumas novidades. Recomendo a instalação.

  8. sera que funciona no lugar do windows mobile ?

  9. Paulo Santos says:

    Já usei o Moblin durante uns meses no meu Aspire One, depois fiz uma pausa com Ubuntu e agora vou voltar à carga com o MeeGo. É realmente muito rápido e atraente. Vou instalar.

  10. Nuno José says:

    Vou experimentar no magalhaes do meu sobrinho este fim de semana

  11. Rúben M. says:

    Deves estar a pensar m youtube 108p viperbruno isso claro que não corre no meu…

    http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx alquem que teste u video 1080p sff

  12. André do Carmo says:

    olá,

    instalei…mas não corre! meto o dados de utilizador e password e não avança, ecran fica preto, quando reinicio fica azul do meego e nada acontece!

    tenho um asus 1105 ha…please advise!!!

  13. Merlin says:

    “I counted just over 5 seconds from my BIOS screen” (http://openattitude.com/2010/05/27/a-quick-tour-of-meego-1-0-for-netbooks/)

    5 segundos?!?!?!?! Now, that’s nice =D! Somando isso ao facto do MeeGo ser RPM, ser baseado em QT e ter origem na Nokia e na Intel… fez-me ficar com vontade de fazer um Test-Drive 😀

  14. João Simão says:

    Alguma forma de live usb para testar o SO?

  15. A.Santos says:

    Boa noite, ja tentei instalar este soft. mas nao consigo, o meu pc é um Asus eeepc 904HD, faço o boot, começa a instalar e depois chega a uma parte que diz a copiar ficheiros para a memoria e para e nao sai daí.
    Será que alguem me pode ajudar? ficava muito grato.
    Obrigado

  16. Paulo Morais says:

    Olá a todos,

    Já baixei este arquivo e tive boa impressão. Rodou bem, é bonito, leve!

    Um abraço

  17. Anderson says:

    Rodou no meu core 2 duo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.