Boas notícias para aqueles que têm um computador Lenovo e são adeptos do sistema operativo Linux. A marca chinesa acaba de anunciar que os seus equipamentos ThinkPad e ThinkStation vão ter certificação Linux.
Desta forma estes computadores da multinacional vão passar a ser totalmente compatíveis com os sistemas Red Hat e Ubuntu.
Normalmente as diversas distribuições Linux são capazes de funcionar em qualquer computador. No entanto, em muitos casos, após a instalação podem ocorrer alguns erros ou problemas, nomeadamente na interface gráfica ou nalguma driver.
ThinkPad e ThinkStation da Lenovo terão certificação Linux
A chinesa Lenovo anunciou a certificação Linux para alguns dos seus equipamentos.
A partir de agora os computadores Lenovo ThinkPad e ThinkStation (séries P) vão ser totalmente compatíveis com os sistemas operativos Red Hat e Ubuntu.
Muitos computadores da marca já são adaptados ao sistema Open Source, mas apenas uma pequena parte desses modelos tinham essa certificação.
No entanto, com esta novidade, a Lenovo oferece aos utilizadores uma total compatibilidade e um funcionamento adequado do Linux numa maior quantidade de PCs ThinkPad e ThinkStation. Esta alteração aplica-se a todos os modelos e configurações.
Em suma, agora a Lenovo vai certificar os computadores ThinkPad e ThinkStation das séries P para os sistemas Red Hat Enterprise e para o Ubuntu LTS. Estes PCs são direcionados sobretudo para os segmentos empresariais e industriais.
Quem pretender comprar alguma destas máquina, nomeadamente as empresas, ficam então a saber que são totalmente compatíveis com as referidas distribuições.
Ao optar pelo Ubuntu LTS, a marca promete uma versão mais estável e segura deste sistema operativo, assim como um suporte de 5 anos. Já para o Red Hat Enterprise o foco centra-se nos gráficos, animações e fluxos de trabalho científico, mas numa dinâmica mais empresarial.
Mas ainda há mais novidades pois tanto a Red Hat como o Ubuntu terão suporte técnico ao Linux orientado por parte da Lenovo, que inclui guias e fóruns. Também as correções de segurança e atualizações de drivers são exemplos de ferramentas oferecidas pela marca.
Para além destas, os utilizadores podem instalar outras distribuições nestes computadores Lenovo, mas o suporte técnico já não será tão completo.