Já está disponível o Ubuntu 14.04.4 LTS
O Ubuntu 14.04 Trusty Tahr foi disponibilizado pela Canonical em Abril de 2014 e sendo uma versão LTS continua a ter suporte até 2019. Após ter lançado em Agosto de 2015 o Ubuntu 14.04.3 LTS, a empresa disponibilizou agora a quarta versão da sua LTS.
Venha conhecer as novidades!
De acordo com a informação divulgada, o Ubuntu 14.04.4 LTS está disponível para Desktop, Server, Cloud e produtos core, assim como em todas as suas variantes (ex. Edubuntu, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, etc). Esta versão continua a ter como ponto forte a estabilidade e também suporte para novo hardware (e não apenas para arquitectura x86).
Como é normal neste tipo de versões, existem várias actualizações de software, correcção de bugs e também melhorias ao nível da segurança.
Como referido, além do Ubuntu 14.04.4 LTS estão também disponíveis as versões actualizadas para as várias variantes do Ubuntu:
O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) será lançado já no próximo dia 21 de Abril. Actualmente, está disponível a versão Alpha 2 para quem pretender testar já algumas das novidades desta versão. De acordo com a Canonical, o Ubuntu 16.04 LTS será a melhor versão do Ubuntu de sempre e, tal como o Ubuntu 14.04 LTS, terá suporte durante 5 anos.
Este artigo tem mais de um ano
pronto. agora o pplware vai criar um artigo a dizer. como instalar o ubuntu 14.04.4 lts. lol
Pena é que seja numa máquina virtual e não em dual boot com windows 10. lol
@Luis, serve? https://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/
Por acaso dava-me jeito, para o windows 10. e também saber como predefinir o pc para arrancar no windows ao ligá-lo
Para predefinires o Windows para iniciar como padrão, instalas o grub customizer no teu linux, é um programa muito simples. Tens lá logo quando abres o programa uma opção de predefinir qual o sistema de arranque, é só selecionares o do Windows.
Em debian :
cat /boot/grub/grub.cfg|grep -w “menuentry”
verificas qual o que queres a aparecer em primeiro lugar… a lista começa em 0(zero).
sed -i “s/GRUB_DEFAULT=.*/GRUB_DEFAULT=”COLOCAR_AQUI_A_LINHA_DESEJADA”/g” /etc/default/grub
update-grub2
reboot
podes trocar a linha:
cat /boot/grub/grub.cfg|grep -w “menuentry”
por
grep -w “menuentry” /boot/grub/grub.cfg
Precisas? Se for precisares avisa que tratamos disso sem problema!
E é pouco… Nunca é demais dizer aos mais inexperientes que se querem iniciar no mundo Linux os procedimentos mais correctos.
Então e o Ubuntu 15.10??
O Ubuntu 15.10 não é uma versão LTS
Sabes uma coisa? instalar hoje em dia nem é dificil….(até msm debian puro é facil)
Mas e a pós gestao do OS?
Por exemplo, temas (numix-blue-master é o q eu uso, super-flat-remix é o dos icons)
Quais as apps essenciais, q configs são necessárias pra melhorar o OS: por exemplo o gnome 3, em termos de produtividade by default é uma treta, mas com as extensoes torna-se muito bom e prático….nunca falaram de extensoes do gnome q eu saiba…
Como instalar drivers, nem matar o xorg….pra quê instalar a steam, sem drivers ne, e n tou a falar das gerais obtidas pro repositorio, tou a falar de ir ao site da NVIDIA, sacar….chmod +x “driver”, ./driver ou sh driver , mostrar o menu no terminal
Como usar o tasksel (esse menu mostra logo um menu as interfaces graficas disponiceis)
essas coisas, e mostrar as diferenças no manjaro, no ubuntu, no fedora, e no debian (o meu predileto, mas é o q precisa de mais configurações)
+1
Espera pela versão 16.04 que também será LTS 🙂
Olá! Só uma questão visto ainda não ter usado este sistema… Como é quanto a suporte para aplicações e jogos do Windows?
Se for para isso que utilizarás Linux, por enquanto é melhor esquecer – mesmo com Wine, é difícil correr alguma coisa a 100%.
Se és fã de Steam, esta já existe em versão Linux, embora não com todos os jogos (está a progredir fantasticamente, contudo).
Apesar de não ubuntar pessoalmente existe em linux:
– PlayOnLinux; Wine; Steam etc…
O suporte da canonical é pago, e dai que eles ganham dinheiro, mas linux não costuma dar problemas não, e muita coisa você encontra na internet, quanto a games, você não encontrará games AAA como existe para windows, pelo menos por enquanto, mas existem muitos games bons na Steam para linux, e cresce a cada dia que passa, agora com a API Vulkan acredito que games AAA vão surgir para a plataforma, ira levar um tempo mas acho que vai surgir sim, também é possível rodar alguns programa ou games de windows no linux através do wine, mas não são todos que vão rodar, mas no geral o sistema é excelente, na minha opinião é melhor do que o windows, pela estabilidade/segurança.
E quanto a office, corre?
Watch out guys! We have a badass over here!
Uma questão: O Unity 8 será definitivo a partir da versão 16.04 ou 16.10?
Acho que é na 16.10
A 16.04 por ser uma LTS vai manter o Unity 7 como padrão (por causa da estabilidade).
Ajuda numa questão.
Tenho um computador com versão CentOS instalada, mas queria mudar para outra, e não consigo passar da fase de instalação no disco.
Consigo instalar com uma pendrive por cima da outra?, ou tenho de desinstalar a anterior (inicialmente o computador tinha a versão do windows XP). Se sim como fazer?
Podem indicar algum tutorial como fazer neste caso (ando a experimentar pela primeira vez o Linux)e não domino os procedimentos.
Obrigado
em 1º lugar tens ter um VirtualBox, para tu teres pratica em nível de instalação qualquer erro que faças assim podes estar sempre seguro! outra o Pedro Pinto tem muitos tutoriais de instalação aqui no site é só colocar na pesquisa do site, boa sorte!…
Boa notícia ! Que mudou exatamente nessa nova release ?
Não sei o que e nem quero saber próxima noticia
Não sabemos o porquê nem queremos saber. Próximo comentário.
Não é da maçã nã interessa né?
Pois temos pena mas há outros SOs no mercado…
“Venha conhecer as novidades!”
-.-
Esta noticia não diz absolutamente nada, não enumera nenhuma novidade para além do facto de ter saído a 4ª versão…… Que tal darem mais alguma informação? Acrescentar conteudo que realmente nos faça “conhecer as novidades”.
Continuação de bom trabalho.
Esperemos então pelo final de Abril.
Saiu o Windows 11 hoje, disso ninguém fala ne? Linux Fanboys.
Sem ofensa “Windows Fanboys” o que vi do Windows 11 é igual do Windows 10 deve estar melhor na parte da segurança e pouco mas colorido digo eu com uma interface Gnome e Xfce a mistura lol, mas calma que o Pedro Pinto deve ter um analise do futuro Windows, abraços.
E pq vc acha que em um tópico sobre o Ubuntu deveríamos estar falando de windows 11? na boa não tem nada de fanboy de linux, e sim lógica, pq eu deveria falar de windows nesse tópico, não tem pq, acho q vc entrou na página errada.
Boas.
Sou relativamente novo no mundo só linux e tenho o Ubuntu 15.10 instalado no meu desktop. Qual a diferença para este afinal? Devo instalar este só por ter suporte por mais tempo.
Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.
Abraço
Não, deixa-te estar, em Abril fazes o upgrade para o 16.04. Se gostas de andar na crista da onda vai fazendo sempre o upgrade. Se preferes estabilidade deixas-te lá ficar.
Ao passar informação de um disco externo para outro disco externo em ubuntu o sistema ficou bloqueado (carregava no X e nada), como não conseguia gerir as tarefas (como no windows ctrl+alt+del), desliguei o pc, agora um dos discos não é reconhecido nem em linux nem em windows, alguém me pode ajudar sff?
Boas pessoal. É um bocado off-topic. Tenho instalado o ubuntu 14.04, e tambem o windows 10 em dual boot! Só que eu pus-me a brincar com partiçoes e a instalar outras distribuições, e sem querer fiz asneira com o windows e agora não o consigo recuperar( tbm nao é real interesse meu) o que eu queria mesmo era aceder aos ficheiros que estão nele! e no ubuntu, embora, com o gparted eu consiga ver a partiçao ( tinha 1 partiçao de 600 GB com o windows e uma de 200 com o manjaro, e agora estão juntas como espaço livre) não consigo aceder ao seu conteudo! Alguém me poderia dar uma ajuda nisto ?? Desde já obrigado e continuação de boa noite
João Carneiro
agora estão juntas como espaço livre? pois tenho dizer uma coisa esquece fizeste novo espaço perdes-te toda informação dessa partição! abraços e boa sorte na próxima…
Experimenta isso: http://www.hardware.com.br/livros/ferramentas-linux/usando-testdisk.html ,talvez ajude, já aconteceu comigo de deletar uma partição sem querer e resolvi com o Testdisk. Boa sorte!!!!
Sim Edisson o testdisk permite recuperar desde partições isoladas (incluindo as extendidas) no caso do João não sei vai ajudar, não sei se o espaço livre ficou gravado, bom talvez possas ter sorte João é só dares o feedback! abraço….
Bom pessoal respeitando o pessoal que gosta a distro Ubuntu, eu uso Arch Linux ! nem preocupo-me nas updates futuros “sudo pacman -Syu” lol, antigamente tive Ubuntu sempre ia fazer updates as vezes la vem um bug pelo meio pimba!!! bora instalar tudo outra vez…. fiquem bem….
Amigo, hoje em dia eu acho o ubuntu bastante estável, melhorou bastante, mesmo assim o recomendado mesmo e que todos so usem as versões LTS para não terem problemas, aqui uso ubuntu 14.04.4 e ubuntu mate 14.04.4 e não tenho nenhum problema, tudo anda muito bem, também gosto do Arch é uma excelente distro, mas não tenho muita paciência hj em dia pra instalar a distro não, o ubuntu é muito mais facil pra se instalar, enfim são distros distintas mas muito boas, que vai do gosto de cada um mesmo, acho q o dia que ubuntu for rolling release vai ser muito bom.
MicroDJS, tens disso “… antigamente tive Ubuntu sempre ia fazer updates as vezes la vem um bug pelo meio pimba!!!” também em Arch. Ainda não à muito tempo, ouve o problema das xorg “Archlinux decided to go with Xorg-Server 1.18.0 even with the fact that Catalyst doesn’t support that server yet.”, este é apenas um exemplo entre outros. Tens também mais recentemente, nas ultimas semanas, um update que saiu e tirou o pamac a muita gente. Rolling release é porreiro, estás sempre na mó de cima, no que toca a ter as versões mais recentes de tudo. Mas o problema é que apesar de estarem muitas delas no branch “stable”, estão demasiado “frescas” para se considerarem estáveis.
Pessoal do pplware, gostaria de saber se vai sair alguma máteria sobre a api Vulkan que foi lançada recentemente?