HP lança interface para Ubuntu
Algumas empresas têm dados passos tímidos, mas importantes, de encontro à adopção e maior massificação do Linux no mercado de utilização pessoal. Nesta temática a HP é um dos recentes "players" neste mercado.
O gigante norte americano, lançou recentemente a sua interface com utilizador, que corre por cima do Ubuntu. Esta interface apresenta-se bastante funcional e sóbria, para utilizadores de Netbooks, com o mínimo de conhecimentos de informática. Esta vem, para já, instalada no seu modelo HP Mini 1000. Embora dependendo do sucesso deste modelo, há já rumores de que possa ser expandido para outros dispositivos da HP.
Por detrás da interface, a versão usada do Ubuntu no HP Mini 1000, é a 8.04 de suporte longo, o que significa que além de possíveis updates da HP, esta versão terá actualizações de segurança da Canonical, durante cerca do próximo ano e meio. Esta versão "kitada" do Ubuntu vem equipada com tudo o que de melhor se faz no mundo do software livre, exemplos desse software são, o Firefox, Thunderbird, Sunbird, OpenOffice e Pidgin.
Quanto à interface em si, está organizada em 4 secções importantes, Mail, para o utilizador poder ver os seus emails, Web para poder procurar informação na net, ou poder aceder aos seus sites favoritos. Music, listagem dos álbuns favoritos a que o utilizador pode aceder e Photos, secção com fotografias favoritas do utilizador.
No entanto, o interface com o utilizador não se fica por aqui: se o utilizador clica na opção "Start New Program", um lançador de programas é mostrado onde organiza as aplicações em várias categorias tais como Internet, Media, Utilities, Work, Play e All (todas as aplicações).
Para todos os utilizadores que estejam interessados em testar esta interface, já existiu alguém, nos forums do Ubuntu que o conseguiu fazer, aparentemente qualquer distribuição de Linux baseada em Debian consegue instalar este interface. O Link para essas instruções encontra-se no final do artigo, para que todos os aventureiros queiram tentar a sua sorte.
Posso afirmar que para mim, sem sombra de dúvidas, este é o interface que reúne o compromisso de ser mais atraente e funcional, feito até agora sobre Linux.
Aplaudo o facto da HP, (um longo parceiro da Microsoft), começar a reconhecer o potencial de Linux para ser usado por qualquer utilizador. Isto demonstra mais uma vez a grande flexibilidade do Linux e do software livre, de modo a serem adaptados para agradarem a “gregos e troianos”.
Isto é um bom sinal para os tempos que se adivinham. Resta agora esperar que outros OEM, que ainda estejam apenas sobre alçada da empresa de Redmond, sigam o mesmo caminho. Isto porque em última instância, todos ganham com a maior concorrência destes sistemas, principalmente o consumidor final.
Fonte: Downloadsquad Instalação: Ubuntu HP
Este artigo tem mais de um ano
1º a comentar … lolz–
Bom acho muito importante o que a HP fez pois mostra que a Microsoft não é dona do Mundo. além disso o melhor SO para correr num netbook é sem dúvida o Linux. é mais rápido, leve e dá muito menos chatices que o Windows. além disso não é preciso pagar licenças com preços ridiculos.
Uma opção muito interessante.
Agora, há que massificar este tipo de ofertas. Seria bom que as instituições de ensino (público e/ou privado), por exemplo, começassem a adoptar este tipo de soluções.
Faz lembrar uma interface para Windows Mobile, estilo TouchFlo da HTC.
Bem em termos de Design, está espetacular… a HP anda mesmo a investir em grande no Design… já tinha reparado naquele programa que dava na MTV 😉
E em relacção ao SO… baseado no Ubuntu..não é preciso dizer mais nada 🙂
Fiquei muito espantado e surpreendido com esta atitude da HP. Subiu muito na minha consideração com isto
Parabéns à HP e parabéns à comunidade Linux!
Um grande passo!
Realmente está mesmo bonito, o interface! Será que dá para o meter aqui na instalação que tenho do Ubuntu 8.10?
Miguel Montes
Nada como tentar, segue o link em baixodo forum do ubuntu.
Acho muito bem que começem a aparecer mais alternativas comerciais que tragam software livre de origem. Resta-nos agradecer à hp!
O interface é algo semelhante ao Touchsmart que eles usam no novo CPU/Monitor que lançaram esta semana em Portugal (O HP Touchsmart)… esse interface corre sobre o Vista Home P. x64 e tá muito porreiro… parece um iphone em monitor de 22´ mas ainda um pouco lento… divertido seria ver aquele mesmo interface a correr no mesmo hardware mas com um O.S. em linux.. creio que seria mais fluido e estavel se a adaptação fosse bem feita.
Pode ser que lancem um Mini Touch 1000 😉
E bastante bom, e o que ta a facilitar a entrada do linux nos computadores pessoais e menso os netbooks, eu tenho um, mas comprei com windows, pois a versao do mesmo com linux era masi cara, pois possuia SDD, e verdae que e melhor, mas eu percisava mesmo era de 160gb, e nao do SDD, tou contente, pois tenho a licença windows, e posso intalr linux a vontade 😛
@Spulva
Mas se já tinhas a licença de windows, tiveste que pagar novamente por outra licença né? algo que é um pouquinho dinheiro atirado para o lixo na minha opinião, dado que podes instalar com a mesma licencça windows penso até 2 computadores(não tenho bem a certeza) simultaneos (legalmente falando claro).
Acho que ficavas sem falar do linux, mais bem servido com o ssd, o armazenamento não é tudo, e garanto-te que é brutal a diferença de velocidade no arranque, e leitura de ficheiros do disco
Desde esta tarde que tenho o tema desenvolvido pela HP no meu ubuntu 8.10. É mesmo lindo. 😀
Para todos os interessados é só fazer download e instalar os seguintes pacotes aqui
http://hpmini.archive.canonical.com/mie/dists/hardy-hpmini/universe/binary-lpia
glassy-bleu-browser-skin_0.5_all.deb
glassy-bleu-theme_21_all.deb
gnome-backgrounds-hp_0.4_all.deb
Cumps 😉
Boas
Instalei os pacotes aqui referenciados, mas apenas consigo ter acesso ao tema e ao papel de parede. Alguém sabe como aceder ao menu HP específico (divido em 4 partes)?
Obrigado
BP
Só falta mesmo formar as nossas crianças para desde pequeninos utilizarem também o LINUX, pois caso contrário continuará a ser um SO para nichos e/ou “geeks” informáticos.
Porque não a J.P. Sá Couto disponibilizar também Magalhães com LINUX e o ME formar os educadores??
Se calhar interesses económicos maiores…??? Protocolos estatais com empresas de software da terra do Tio Sam…???
Enfim… Bem haja ao pessoal da HP por esta iniciativa, pois já são 2 grandes fabricantes (não esquecer a ASUS e os seus EEEPC) a dar 1 passo em frente.
Abr@ços
Muito bom aspecto…
Interessante compra!!
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
@deder
O Magalhães vem com 2 sistemas operativos diferentes: um o XP disfarçado de qualquer coisa, e o Linux “difarçado” de Caixa Mágica.
É só as criancinhas escolherem no menu do dual boot, que isto para as nossas crianças é canja. lol
O FIASCO:
HP has announced that it will stop selling any more netbooks pre-loaded with the Linux OS in UK, due to consumer demand for the beefier, and infinitely more user-friendly Windows XP. All new HP netbooks starting from the HP Mini 1000 will have Windows XP (or some other form of Windows) out of the box, with no official support for Linux from HP. This in itself isn’t entirely surprising. Linux kicked off to a good start with the rise of netbooks a few months back, but slowly consumers started to demand the old desktop OS that was Windows XP on their new portable computing machines. With this, HP adds yet another nail to Linux’s coffin, which may finally be closed for good if and when Microsoft decides to offer Windows 7 for free.
Uma duvida.
Tenho um HP DV1000 que pouco uso…
Este corre bem no portátil referido?
@Pedrokas
Pedrokas não terás problemas a instalar o ubuntu, se quiseres usar esta interface, segue o link referenciado no fina do artigo