Cadeira de rodas eléctrica controlada com o olhar
No âmbito do projecto Magic Key foi desenvolvido um protótipo de uma cadeira de rodas eléctrica que é controlada pela direcção do olhar.
É com muito orgulho que vos apresento mais um projecto português do professor Luís Figueiredo, docente da Escola Superior e Tecnologia da Guarda do Instituto Politécnico da Guarda. Já aqui apresentamos o MagicKey e de facto, o trabalho desenvolvido ao longo destes anos é realmente fantástico.
Aproveitamos desde já, em nome do pplware, para desejar as maiores felicidades a este novo projecto e estamos certos que vai contribuir em muito para a mobilidade de quem precisa.
Os primeiros testes efectuados com esta inovadora forma de controlo de uma cadeira de rodas eléctrica mostram que é possível conduzir com grande precisão uma cadeira de rodas eléctrica apenas com a direcção do olhar.
Este sistema usa uma câmara de alta definição e uma aplicação informática desenvolvida no âmbito deste projecto que determina a direcção do olhar do utilizador. Esta direcção é depois enviada ao módulo de controlo da cadeira que permite transformar os parâmetros recebidos em movimentos da própria cadeira.
Para o utilizador fazer andar a cadeira para a frente tem que olhar para cima de um ponto de referência que se situa próximo da câmara. Para a cadeira andar para trás o utilizador tem que olhar para uma zona abaixo do ponto de referência. O mesmo se passa quando quer virar para a esquerda ou para a direita, bastando assim olhar para a direcção que quer seguir que de imediato e com grande estabilidade e precisão a cadeira seguirá nessa direcção.
Quanto mais o olhar da pessoa se afasta do ponto de referência, seja para cima, para baixo ou para os lados, maior será a velocidade da cadeira, o que permite efectuar o controlo da velocidade com grande precisão. Esta cadeira poderá vir a ser usada, em ambientes interiores, por pessoas completamente imóveis que apenas tenham a capacidade mexer os olhos.
Este projecto tem vindo a ser apoiado, para além da ESTG/IPG, pela Guarda Digital e pela Fundação PT .
Download: Vídeo 320*200 Download: Vídeo 640*480 Mais videos no youtube: aqui Homepage: MagicKey
Este artigo tem mais de um ano
Muitos parabéns, gostei de ver a facilidade com que se controla a cadeira… um precisão fenomenal.
Parabéns Pplware por estes recortes do melhor que fazem em Portugal, pelo aqui vejo ânimo.
De facto está um projecto bastante bom, do melhor, esperemos que ajude e muito a quem precisa deste tipo de coisas para melhorar o seu dia a dia. Os meus parabens .
PS: Boa noticia por parte do pplware
É bom ver que no nosso país, Portugal, ainda há pessoas que se preocupam não só com a inovação, mas mais importante ainda, com a evolução da tecnologia para as pessoas que, de alguma forma, possuem dificuldades em se deslocar e, portanto necessitam de uma cadeira de rodas.
É fundamental que estas pessoas se sintam úteis, autónomas, capazes, e cada vez mais independentes dos outros e do meio que as rodeia, para que, assim, se aproximem cada vez mais que conceito que hoje temos de “pessoas normais”.
Os meus sinceros Parabéns ao criador desta ideia, bem a como toda a equipa que fez possivel este trabalho. E espero que muitos mais possam surgir. Nós, pelo campo da Psicologia, vamos dando outro tipo da ajuda 🙂
Marisa Pinto, estudante de Psicologia Clínica.
Dou os meus parabéns ao autor deste projecto.
Sendo eu estudante de engenharia, da àrea de controlo, compreendo um pouco o que está envolvido neste projecto.
Às vezes o dificil não é fazer, apenas é preciso ter a ideia e vontade de a pôr em prática.
Existem muitas coisas deste tipo que são possíveis fazer,às vezes o problema é o orçamento necessário para poder pôr em pratica estes projectos.
Parabéns também ao PPLWARE por divulgar o que de melhor se faz em Portugal.
Sim, também tempos inovação em Portugal, não é só lá fora que se fazem projectos com tecnologia de ponta.
Uma boa tarde para todos.
Não convém é olhar pra parede LOOL
Excelente projecto 😀 e ainda mais excelente é o mesmo estar a ser desenvolvido por portugueses.
Hehehe muito bom projecto, espero que seja produzido e comercializado o mais cedo possível, no entanto penso que vai ter um preço bastante elevado para a população portuguesa (se uma simples cadeira já é cara).
Perigos: se uma enfermeira toda boa com mini saia passar e o doente não conseguir tirar os olhos dela 😉
Simplesmente fantástico! Isto sim é Portugal no seu melhor!
Boas tardes,
Como pelos vistos os comentários apenas são feitos pelo lado das ditas pessoas “normais”, sem ofensa, aqui deixo o comentário de um utilizador diário, pois á 14 anos que sinto na pele, (ou melhor não sinto, porque não tenho sensibilidade), pois estou paraplégico, por causa de um tumor na coluna ( e nunca pensem que só acontece aos outros, pois algum dia pode-lhes bater á porta a vocês tb),sobre o que estas tecnologias nos ajudam a ser úteis, autónomas, capazes, e cada vez mais independentes dos outros e do meio que nos rodeia, que bastantes obstáculos enfrentamos no nosso dia a dia, mas mesmo paraplégicos e doentes vencemos (quando podemos ou nos deixam).
É pena é que o Governo crie leis que depois não são cumpridas como a das acessibilidades aos edificios (privados e principalmente publicos) e depois ninguém as cumpra e não seja penalizado por isso.
Eu já tinha conhecimento do projecto MagicKey, pois gosto de me manter informado, mas deste prototipo ainda não tinha conhecimento e de certeza que vai dar liberdade de movimentos a muita gente que depende dos outros em termos de mobilidade.
Um bem haja aos mentores do projecto e que continuem com o bom trabalho que vêm desenvolvendo e que tenham mais ideias e as possam concretizar, pois as pessoas com deficiência agradecem.
Ao Pplware a continuação do bom trabalho que já é habitual e o agradecimento pela divulgação do tipo de projectos desta área.
K@rlos
Por acaso já tive a oportunidade de conhecer de perto este projecto e devo dizer que fiquei surpreendido com as capacidades desenvolvidas por esta equipa.
Pena que não se aposte no apoio e divulgação de projectos que valem verdadeiramente a pena e, ainda por cima, são portugueses.
Boa sorte Prof. Luís e equipa.
espero que o utilizador nunca se encontre num local com muitas mulheres de decotes generosos 😀
k@rlos
Como tu dizes”..”e nunca pensem que só acontece aos outros”, só nestas alturas é que começamos a dar valor a muita coisa. As vezes nem sei onde as pessoas vão buscar tanta força !!!
Muitas das vezes pensamos que temos problemas, mas quando pensamos nos milhares de pessoas que vivem a vida desta maneira, sentimo-nos uns sortudos. Vale a pena pensar nisto…
PPinto
Muitos parabéns. E espermos que, como relembrou o amigo k@rlos, o Estado cumpra com as suas obrigações para com os deficientes.
K@rlos
como tu disses-te e muito bem este é apenas um protótipo de apenas algumas semanas no qual ainda estamos a trabalhar para o melhorarmos. Obrigado desde já pelo teu apoio e pelo apoio dos restantes posts.
Equipa MagicKey
Confesso que quando o meu amigo Pedro Pinto sugeriu que se fizesse este post, fiquei em pulgas para o ter pronto. Estes projectos, na minha óptica, são pouco apoiados pela comunicação social, mas são muitíssimo importantes para o desenvolvimento do país.
A amplitude deste projecto é enorme, imaginem a liberdade de movimentos que este protótipo, futuramente, conferirá às pessoas com deficiências motoras!
É para mim um grande orgulho ser fonte de informação de projectos deste calibre.
Parabens ao projecto! Infelizmente nem sempre são as pessoas que realmente desenvolvem que ficam com os louros mas sim os “Profs” que dão a cara é que são os Génios..
k@rlos não estás sozinho. Já lá vão 12 anos.
É uma pena que se gaste tanto dinheiro em tanta porcaria que não serve para nada e estes projectos, que proporcionam liberdade a pessoas tão limitadas, passam ao lado dos grandes investimentos e sobretudo, do conhecimento das pessoas.
Parabéns à equipa por detrás da tecnologia. Espero que futuramente nos possam brindar a todos com o sucesso e aplicação de mais uma ferramenta para quem mais precisa.
Como já foi dito, é pena que tanto os media como a população em geral andem um pouco de prioridades trocadas e desenvolvimentos como estes não sejam acompanhados com tanto entusiasmo como outro tipo de coisas que nem vale a pena referenciar.
que giro!
Ainda sobre a matérias das pessoas com deficiência:
A pensão social de invalidez é suspensa caso os rendimentos iliquidos da pessoa com deficiência ultrapassem 30% do Indexante do Apoio Social (IAS), ou 50% do (IAS) tratando-se do casal. O IAS para 2008 é 407,41 €
Entretanto …
” O PS entregou ontem no Parlamento um Diploma que permite acumular reformas do Estado com a subvenção mensal para ex-Presidentes da República”.
in, Correio da Manhã 18/04/08
Meus amigos não tarda muito estamos pior do que na África ou América Latina, isto já lá não vai só com cravos !!!
Desculpem o desabafo mas está sendo de mais todos os dias.
K@rlos
K@rlos
Estás a vontade !!!! Infelizmente nós so paramos para reflectir quando alguém tem desabafos deste tipo…
PPinto
A nossa guarda(IPJ) está lhe a dar nestas áreas. Se não me engano também foi cá que desenvolveram um sistema que controlava o pc (a seta do rato) com os olhos, utilizando uma câmera.
Estou feliz e orgulhoso do professor Luís Figueiredo, que irá ajudar pessoas que por vezes são esquecidas, se assim for! 🙂
Ah, já agora desculpem, parabéns PPLWARE por recebermos essa notícia mesmo antes dos jornais televisivos a divulgarem(penso eu 😀 )
Bom trabalho!!!
@Telmo M.
Só uma pequena correcção: é IPG (IPGuarda) e não IPJ (Juventude) 🙂
Sim, o magicKey, o sistema que permite controlar o PC só com o olhar também é do mesmo autor, dá uma vista de olhos no site :
http://www.magickey.ipg.pt/index.asp
PPinto
@Pedro Pinto
Obrigado pela correcção, foi uma pura falta de antenção da minha parte.
Só uma pergunta como se pára a cadeira?
De resto, um trabalho excepcional feito por esta equipa, os meus PARABÉNS!
Pois é, projectos deste tipo tambem existem em portugal, no interior de portugal, nao somos tao atrasadinhos como muita gente pensa. Desde que entrei para esta instituiçao (ESTGG – IPG) que sigo este projecto de perto, nao fosse o Eng Figueiredo meu professor…
Bruno a cadeira é movimentada olhando ligeiramente para cima, basta olhar em frente para a cadeira parar. É de notar que a cadeira que veêm no video era uma cadeira normal de uma sala de aula, foi totalmente adaptada para efeito.
Parabens PPLWARE pelo vosso trabalho e continuem atentos ao projecto magickey
Boas!
Existe muita capacidade técnica em Portugal para desenvolver projectos como estes e até mais ambiciosos, e não falta dinheiro, mas sim vontade de quem tem o poder para tal e continua a ter outras prioridades.
Cumprimentos à equipa do projecto em questão, parece-me realmente ter bastante potencialidade.
Parabéns ao pplware por “apadrinhar” projectos nacionais que muitas vezes não chegam ao grande público.
Cumps.
Uí Eng Figueiredo.. se fosses mulher diria k andavas a fazer a cadeira dele… 😛
Oh tu que nem coragem tiveste em deixar o teu nome, tira uma licenciatura primeiro e depois vem comigo….
Completamente de acordo com o comentário 16…
Meu amigo, sou licenciado e estou a tirar um Mestrado para tua informação, chega para ti?? por acaso a licenciatura até foi tirada no IPG.. e até tive aulas com esse senhor…
E sinceramente isso da LICENCIATURA FICA-TE MUITO BEM.. axas que apenas pessoas licenciadas têm credibilidade para dar opinião sobre o que quer que seja?? Estás a ser um pouco hipócrita..
Excelente notícia para os mais necessitados! Que rapidamente chegue ao mercado e a um preço acessível para os mais necessitados!
Sou deficiente motora e, anda na minha pesquiza de cadeiras electricas, pois a 3 meses q me roubaram a minha ( incrivel,ne lol) e deparei.me c esta novidade, q ate me fez sorrir…desconhecia por completo este projecto.
Nao fiquei surpresa por ter sido um portugues (pois nunca em tempos nenhum minimizo a criatividade de alguem), mas agradavelmente descansada pela tao mais valia q ira dar a quem dela ira precisar.Uma grande bem haja a toda a equipa, em especial ao inventor!
Permitam.me um pensamento: a q preço ira um dia aprecer no mercado?eis a questao q bate a porta da maioria dos deficientes, q sendo em sua maioria pessoas de fracos recursos para mtos sera “sonho” de impossivel alcanse.
Sim, aproveito e deixo aqui um pouco a minha revolta, estou a ver.me na impossibilidade de adquirir a minha cadeira electrica, uma x q me foi negada a ajuda tecnica (a q tenho legalmente direito), pois so me podem facultar 500euros, qd uma cadeira custa o triplo.emfim paìzinho cruel onde mto funcona a tal cunha; uma x a minha base de sustente é uma misera pensao de sobrevivencia.pois nem a pensao de invalidez tenho direito, pq nunca trabalhei (devido a marginalizacoes q tenho sido alvo ao longo da vida): Vivo numa zona em a imagem tem peso supremo, em nada conta a tua capacidade intelectual.
Sempre votos de uma excelente continuidade do vosso trabalho e, obrigada por me conderem este espaco (desculpa as minhas linhas em tom de desabafo)
Felicidades e saude a todos *
Olá, Tenho todo o prazer em ajudar no que for necessário na compra da sua cadeira. Se precisar entre em contacto pelo email.
Com os melhores cumprimentos
Rui
Silvia eu é que agradeço o seu comentário, experiências faladas na primeira pessoa têm outro valor. Certamente o responsável do projecto ir´+a ler mais este comentário, é um incentivo ao seu esforço.
Quanto às dificuldades na aquisição da cadeira de rodas… estamos em Portugal, que mais se pode dizer!!!