GParted 0.8 – Recupera partições e informação perdida
Dimensione, copie e mova partições sem perder informação.
Devido à dimensão que os discos rígidos disponibilizam e também por questões de separação de informação e segurança, é comum particionarmos o nosso disco. Esta é uma tarefa que se realiza (por norma) antes de ter algum sistema operativo instalado, mas existem também ferramentas que permitem gerir o espaço dessas partições posteriormente.
O GParted (GNOME Partition) é um gestor de partições que permite com alguma flexibilidade dimensionar, copiar e mover partições sem qualquer perda de informação.
O Gparted é uma ferramente gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. O Gparted é uma excelente alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?
O GParted é desenvolvido em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, com o objectivo de mantar a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.
Principais características da versão 0.8
- Possibilidade de recuperar dados de partições perdidas (o Gpart tenta recuperar a tabela de partições e descobrir o sistema de ficheiros para que o possa “montar” em modo de leitura)
- Muito bugs corrigidos
Como instalar o Gparted no Ubuntu?
Para instalar o Gparted no Ubuntu, pode usar o seguinte comando:
sudo apt-get install gparted |
Para usufruir da nova funcionalidade que permite recuperar informações de uma partição perdida é necessário instalar/actualizar o gpart
sudo apt-get install gpart |
Acções do Gparted para os vários sistemas de ficheiros
Caso não queira instalar o gparted ou pretenda recuperar informação em sistema não Linux, poderá usar a versão Live CD (quer poderá gravar num CD/DVD ou numa pen USB) .
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: GParted 0.8 Live CD [116 MB] Download: Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat: 32bit | 64bit (.deb) Homepage: GParted
Este artigo tem mais de um ano
Só uma correcção…. Segundo parágrafo: O GParted (GNOME Partition)…, alterar para : O GParted (GNOME Partition Editor).
De resto, porreiro pá! 🙂
boas..
muito bom mesmo…já agora a nível de perda de ficheiros recomendo PhotoRec…faz maravilhas…(claro acompanhado de uma pesquisa na matéria encontrada…caso contrario procurar em 500000 ficheiros 1 único ficheiro…)
cmps
não consigo instalar atraves do terminal. será que é porque estou tentando através do livecd do ubuntu 10.10?