FreeNAS 9.3-BETA – Tudo o que precisa para ter uma NAS
Pegue no seu computador antigo e meta mãos à obra
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).
FreeNAS é sem duvida a melhor solução gratuita para transformamos o nosso PC num servidor NAS (Network Attached Storage). Esta última versão traz algumas actualizações, das quais se destacam:
- Actualização do Samba, com suporte agora para SMB3
- Correcção de vários bugs
- Suporte para ZFS
- Melhorias nos gráficos de reporting
- Melhorias na integração com Active Directory
- …entre outras novidades que podem ser consultadas aqui
Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para acesso interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e depois introduzir as credenciais de acesso defini dadas durante a instalação.
Depois de entrar, é-nos apresentada a informação do nosso sistema e do lado esquerdo temos disponível o menu com as várias opções:
Account
Nesta interface podemos ver informações sobre a nossa conta, criar utilizadores e grupos.
System
Dentro da interface system, podemos ver os Cron Jobs (tarefas agendadas), scripts de iniciação, servidores NTP, Informações do sistema, etc.
Network
Configuração de parâmetros da rede (incluindo link aggregations, static routes e Vlans)
Storage
Para criação, importação e visualização de volumes, agendamento de backups, etc
Sharing
Para configurações de partilhas entre sistemas Apple, Unix e Windows
Services
Para controlo dos serviços de rede
Reporting
O FreeNAS disponibiliza excelente ferramentas de reporting, que permitem visualizar facilmente vários parametros associados ao servidor onde o FreeNAS está a correr.
Novas funcionalidades
Directory
Para criação e gestão de um directório LDAP
Tasks
Para definir rapidamente tarefas recorrendo ao Cron
Alerts
Sistema de alertas do sistema
Wizard
Um conjunto de funcionalidades que ajudam o utilizador a configurar alguns serviços/funções.
Vejam aqui todas as novidades desta versão
O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina os seguintes requisitos:
- CPU 64-bits
- 8GB RAM
- 2GB de memória de armazenamento (Para instalação)
- Pelo menos um disco adicional
- Interface de rede (Wireless ou Wired)
De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser. O importante é mesmo ter discos rígidos com boa capacidade para criação de volumes.
Licença: BSD Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: FreeNAS
Este artigo tem mais de um ano
O link “Download: Escolha aqui a sua versão” faz download direto de um .ISO
Dizer que corre num PC com 256Mb é errôneo.
O FreeNAS precisa de muita memória, especialmente se for utilizado o formato zfs e muito disco.
Basicamente para usar ZFS, a RAM deve ser igual ou superior a 8Gb de RAM e as melhores contas são: 1Gb de storage para 1Gb RAM.
sSs Requisitos minimos.
Tens razão sSs
Raid is dead: http://www.storagenewsletter.com/rubriques/market-reportsresearch/why-raid-dead-for-big-storage-cleversafe/
O melhor que conheço é o unraid, que faz striping de ficheiros inteiros, e não de partes de ficheiros. Na eventualidade de falhas múltiplas de discos, é possível recuperar informação dos discos que sobram. Já no raid normal, falhas de múltiplos discos implicam a perda de toda a informação no array…
jp,
tudo tem as suas vantagens e desvantagens…
nesse caso a perda de um disco significa perder todo o conteúdo completo de todos os ficheiros armazenados, ao passo que se fizeres striping de pequenas partes a probabilidade de perderes tudo o ficheiro é menor..
Fixe era haver isso para o raspberry pi
Há soluções do género, mas digo-te já que são lentas.
Boas,
eu tenho uma solução dessas…mas :S
se eu quiser segurança, fica lento…e se não quiser…continua a ser a ser lento 🙂
O raspberry PI não tem portas sata…tens que ter um conversor satausb, não é ideal.
Para isso tens outras boards como por exemplo as lime ou lime2 da Olimex, que são um pouco mais caras, mas já são maquinas muito mais a sério…no entanto eu não conheço nenhuma solução para ARM que concorra com FreeNAS(só existe para x86)
Bruno Jesus
o LinusTrovoes, abaixo falou do OpenMediaVault, esta solução tem uma versão para raspberry PI..podes esperimentar, será algo do mesmo género..
Só precisam de muita memória se utilizarem a deduplicação no ZFS.
OpenMediaVault e o resto e conversa. E o melhor para ter em casa e pequenas empresas. Simples fácil estável.
OpenMediaVault vs Zentyal vs FreeNAS ?
Qual o melhor, descomplicado ?
Vamos testar o OpenMediaVault
Melhor mesmo é uma NAS da Synology 🙂
olá a todos.
Tenho una Syno DS411J e estou desiludido…muito bom software, mas a velocidade de acesso deixa muito a desejar… de tal forma que estou a considerar fazer um Freenas…
JRibas:
1) o “acesso” em stand-by (se por um período näo acedes aos HDD, e eles desligam-se) depende da velocidade dos HDD em arranque, e nada haver com a rede/NAS. O meu tem 2 HDD diferentes e um deles faz “spin-up” super super rápido, e o outro demora 2-3x mais (porque é dos “green”).
2) só tem 128Mb RAM para 4 HDD (o meu D-Link 320L de 2 HDD tem 256 Mb)
3) tens rede Gigabit? Se tens apenas 100 Mbit a transferencia está limitada a uns 11 MB/seg, e quando trocas muitos ficheiros a rede satura-se e fica lenta.
4) Ex: um DLINK 320L (60-80€ sem HDD) consome entre 7 – 16W (2 HDD), um PC “FreeNAS” (CPU 64-bit, 8GB RAM, caixa, etc uns 150-250€) com 2 HDD vai-te para os 250-350W.
5) Nunca compres NADA da Iomega (que agora pertence à Lenovo, mas mesmo assim LOLOL)
Pois… versão DS411j… tenho uma DS415+ e não tenho esse problema… Se puderes actualiza a Syno.
1) “Pegue no seu computador antigo e meta mãos à obra”: um PC com CPU 64-bits e 8 GB RAM é um computador antigo??? LOLOL ok, vive-se bem por esses lados.
2) V@mpyro: nem duvides, um NAS D-Link, Synology e afins gastam um fraccäo de um “PC NAS” e säo por norma muuuuuuuito mais fiáveis. Eu e o meu primo temos um D-LINK 320L e é 5 estrelas: muito rápido, super fiável e super silencioso (com 2 HDD). Cliente contente.
Um PC “antigo” com CPU 64-bit e 8GB RAM gasta que nem um doido, barulho nem comento, normalmente com fontes de 400-600W. A näo ser que se tenha um requisito MUUUUITO específico para este software, é um autentico desperdicio.
O FreeNas já não é o seguimento do projecto original.
O original e comedido nos requesitos de máquina continua como Nas4free (http://www.nas4free.org)
Sempre utilizei o FreeNas até à versão 7.xx. Mas, depois, com a escalada de requesitos, abandonei e encontrei o Nas4free, até hoje, sem qualquer arrependimento.
Serve-me de storage para backups de vários servidores e numa máquina (P2.4) com discos IDE e 1Gb de RAM.
Estou com um pequeno problema, estou usando o FreeNas 9.3 pela primeira vez e não estou conseguindo configura-lo nem criar um diretorio para usuários.
Será que alguem poderia me ajudar a fazer tal tarefa, ou dizer onde tem um tutorial em portugues que possa me ajudar?
Obrigado
Utilizava o 9.2.1, estou testando o 9.3, mas não consigo fazer ele rodar através do pen drive, ele trava após a instalação no Pen. Alguém passou por isso também?
Obrigado.
Estou tentando achar configuração que grave no limite do Cat6 gigabit, com 1 disco de 1 TB sata2 dá 33mb/s de transferencia, vou tentar os raids, são 590GB e leva 6h, quero baixar bem esse tempo, se alguem tem dica, fabgiehl@gmail.com
Olá Srs. Alguém sabe como recuperar os arquivos de um volume no freenas 9.3? O volume está integro, a raid ok, mas os volumes iscsi sumiram. No iscsi os targets estão ok.