PplWare Mobile

Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (7)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Crocket di Karn says:

    Fartos do Windows? ? 🙂
    Quem é que pode estar farto do melhor e mais moderno sistema operativo do mundo? 🙂

    • Ruivix says:

      Qual deles? Eu cá continuo a usar o Windows 7 nos meus PCs…

    • luciano says:

      Isso é uma peneira cheia de buracos que passa todo tipo de vírus , o que tem de melhor nisso… pode ser mais fácil para gente leiga mexer mas a ser bom tá longe.

    • Altair says:

      Só rindo, Windows e um sistema problemático , e possui código fechado não permite Vc saber nada sobre o sistema , já o Linux Vc tem acesso ao código fonte, e um sistema mais estável e funcional, permite manipular bem hardware do PC, atéMac por exemplo e sistema melhor e mais moderno que o Windows, vai me desculpar amigo dos piores sistemas para desktop o Windows esta em ultimo lugar não digo em numero de usuários e sim em sistema moderno e funcional.

      • abaptista says:

        Gostei do seu comentário, sobretudo por começar por dizer que o windows é um sistema fechado e depois vai logo dizer que o mac é melhor…, bem só posso concluir que ou não sabe o que diz ou então andar a tomar medicação e não vê as coisas com a devida clareza.
        Assim só lhe posso dizer que para um utilizador “normal” o código fonte pouco ou nada é relevante, o importante são as funcionalidade e a facilidade com que o utilizador usa o sistema operativo.
        Para algumas pessoas será indiferente que o SO seja este ou aquele, desde que tenha um browser e um office e um serviço de mail.
        Como exemplo digo-lhe que instalei linux num computador de um amigo, já com alguma idade, disse-lhe onde estavam as coisas que ele precisava, criei links no ambiente de trabalho (ele praticamente só usa o browser) e ele só me disse que o computador estava diferente.
        Como pode perceber para o utilizador normal só é importante o que ele usa e que lhe seja acessível.
        Um utilizador avançado não irá certamente precisar da sua opinião nem a de ninguém que, como é normal ver aqui, tem uma visão completamente distorcida e que determinante para os outros do que é melhor.
        Muitas da vezes penso, se na vossa vida privada com a qual não tenho nada a ver, as vossas opções serão sempre as correctas e quando não são penso que remetem as más escolhas para os outros, enfim cabecinhas!!!!!

      • TwoEyez says:

        deves de ser programador tu!

    • osvander says:

      Eu, já me fartei a mais de 4 anos e só uso o pclinuxos br

  2. M3r01 says:

    windows 10 é melhor, tentei connectar me a eduroam com linux mint e foi uma dor de cabeca, consegui mas um user menos experiente não conseguiria sem ajuda..o windows10 é so username e password e ja está.

  3. Khidreal says:

    A unica coisa que eu não gosto do Linux é a interface.
    o mint nunca usei pois nunca me chamou à atençao. não tem nada que chame à atenção… eu olho para o seu ambiente de trabalho e vejo uma interface muito simples sem detalhes nenhuns… um Linux que sim me chamou à atenção, foi o Zorin OS, que apesar de ser um OS para dar entrada no mundo linux devido a ser uma fotocopia do Windows, está bem desenhado e cheio de detalhes: o menu iniciar semelhante ao do windows 7 mas com detalhes como canto cortado, cor branco flat, boa organização. a barra de tarefas tem 2 cores: botão iniciar e os icons no lado direito côr branca, já o local onde se colocam as shortcuts é transparente, tornando o ambiente de trabalho um dos melhores que eu já vi. Nos menus, tem uns icones muito bons em total harmonia com a interface branca flat. o Zorin OS supreendeu-me bastante, atrevo-me a dizer que é mais bonito a nivel de interface do que o windows e mais facil de utilizar também, para além de dar a sensação de ser um OS muito moderno devido à sua escolha de cores, contrastes, disposição e o proprio desenho das coisas…

    já o mint, olho pra ele vejo uma barra de tarefas minuscula com uma côr muito anos 2005, simplista, um menu iniciar bloated e para além disso diz “menu” LOL, à quantos anos já não se faz isso? depois a sua disposição dos menus, as cores e contrastes utilizados, faz-me lembrar uma versão do MAC osX antiga, lá pros lados de 2005… é definitivamente um OS que não irei utilizar, já que procuro algo que seja bonito, e que eu olhe todos os dias para ele e me sinta bem, e diga todos os dias “este OS é mesmo fixe”, e não algo que eu vou olhar todos os dias e vou dizer “eh…” já reparei que parece que o linux mint não sofre assim muitos updates a nivel de interface…

    • Zaark says:

      Lá está, é uma questão de gosto. Pessoalmente, prefiro um ambiente minimalista, mais simples e sem grandes “pernicoques”. O XFCE com Numix é o meu ambiente favorito.

    • Zacarias says:

      Também simpatizo com o Zorin pelas mesmas razões.
      Uso o 9 (por ser LTS) Lite em algumas máquinas das instituições que recebem apoio da instituição onde trabalho e é uma maravilha em P4 com 512 RAM.
      Estou ansioso que saia a 12 (também LTS).

  4. cunha says:

    Post demasiado repetitivo.

  5. Núcleo says:

    Eu sou usuário do Linux e Windows 10. Más realmente tenho preferência por Linux 🙂

  6. Porto Alegre Mente says:

    Instalei o Mint em dual boot e quase não o utilizei. Não gostei. Mas daí, o aí o Windows continuou piorando… Instalei o Ubuntu, e agora sim passo dizer que uso um sistema operacional de verdade. É, eu sei que o Mint pode ser tão bom se você souber como configura-lo, mas, para um usuário que utilizou todas as versões do Windows em mais de 20 anos, o Ubuntu é mais prático e intuitivo. E funciona muito bem. Indico o Ubuntu pra quem nunca utilizou Linux e não quer mais esperar pelos travamentos constantes e atualizações demoradas do Windows.

  7. irlm says:

    gostava que este artigo fosse para manjaro linux.

  8. Rui Castro says:

    So para avisar que isto apareceu num podcast do Mintcast, o Mint tem sempre um firewall interno ativo, este firewall Gufw é um extra. Assim podem ter mais control e mais opções.

  9. Zé Montanelas says:

    Linux em PC só mesmo para “server-side”, é ai que ele dá cartas, porque se eu enumerasse a quantidade de aplicações que uso/usei que não rodam nativamente em Linux e OS X, ficava aqui a escrever até amanhã, o mesmo acontece reversamente com o Linux que toca a aplicativos “server-side”

    Windows é, e vai continuar a ser o mais abrangente como plataforma de interface gráfica em ambiente PC, se não vos serve é porque estão a fazer algo de errado, nunca paguei por ele à excepção de vir pre-instalado em portáteis, nem pretendo contribuir para tal monopólio justificável pelas vantagens benéficas de ser 1 standard

  10. Roger says:

    Sou usuário do Linux e Windows, meu preferido é Linux, o Mint !

  11. Miguel says:

    Uso o mint actualmente, só peca em 2 aspectos:
    – Não tem warning para quando a bateria está a terminar nem suspende antes da carga terminar totalmente (muito mau não ter esta funcionalidade).
    – Compatibilidade para monitor externo não é a melhor

  12. Ratazana says:

    Atualmente Windows 10 pwna bem. Não há necessidade de mudar para Linus.

  13. Jota says:

    Estou é farto desta “notícia”!

  14. rafael says:

    Estou usando, o Linux Mint 17 estou gostando

  15. iFernando says:

    Só é pena ser grátis. Um Sistema Operativo obriga a um grande trabalho diário.

  16. André Duarte says:

    Boas pessoal. Saquei o programa do site, extrai para uma pasta com o mesmo nome numa pen. Mas é agora como é que instalo? Não encontro nenhum executável. O PC é um portátil com o XP

    Se me puderem dizer onde estou a falhar agradeço. Abraço

  17. Jorge says:

    Grava o iso numa pen ou DVD, e arranca por lá. Podes testar o SO, dado que é uma distribuição live, ou optar por instalar.
    Abraço

  18. Informático Amador says:

    O Mint é um bom SO e com uma comunidade muito activa. No entanto, acanteceu qualquer coisa com o browser que vem incorporado – Firefox – que quando actualizado mesmo no repositório oficial, para a versão 48, apresenta erros: desaparece a parte de motores de busca nas definições, e accionar o botão direito do rato num link, traz um menu de contexto cheio de opções… que a maioria não funciona, como seja abrir novos separadores. Um erro que será emendado decerto. Mas o Mint é um bom SO, disso não duvido. Agora substituir o windows 10… Aí, já tenho dúvidas.

  19. Informático Amador says:

    “Aconteceu” não “acanteceu”…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.