PplWare Mobile

Tutorial Elastix II – A sua central telefónica digital

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Brinca says:

    Nem a propósito, estou neste momento a fazer testes com o Elastix.

    Acabei finalmente de configurar um telefone IP Nortel i2002 e agora vou fazer uns testes antes de configurar os outros 4.

    Parabéns pelo artigo e pela iniciativa, pois no que toca a tutoriais Elastix, a coisa anda um pouco fraca…

    Vamos aguardar agora pelos Trunks e afins.

  2. Francisco Melo says:

    Óptimo artigo!

    Existe algum provedor de serviços SIP em Portugal, sem ser o serviço da grátis da sapo/meo ?

    Obrigado,
    Francisco Melo

  3. Paulo Teixeira says:

    Muito obrigado por estes tutoriais, mas tenho uma duvida… como se ligam tipo 5 telefones VOIP ao elastix?? os telefones VOIP ligam a portas RJ45?? ligam directamente ao router ou precisam de ligar a algum tipo de central telefónica??
    Ja agora visto que o router thomson da MEO tem duas portas RJ11 onde vocês já nos ensinaram a ligar um telefone normal com um conta VOIP, será que da para usar essas mesmas portas com esse telefone normal com uma extensão do elastix??

    Desde ja muito obrigado por tudo 😀

    • Pedro Pinto says:

      Metes um swittch pelo meio para teres tudo ligado

    • Vitorpt says:

      Sim telefones ligam-se por rj45 e ligam ao router, caso tenhas portas livres ou hub/switch.
      Segunda pergunta, o mais fácil será configurar essa conta no elastix e a partir daí, todos os telefones podem telefonar para fora ou dependendo das permissões… enfim muitas possibilidades.

  4. nuno says:

    Boas,
    Isto é para um gajo “trabalhar” no feriado.
    Continuem assim, parabéns.

  5. Visitante says:

    Boas,

    Ao instalar o Elastix num pc posso transforma-lo numa central telefónica. Tudo bem 🙂 Quando desligar o pc fico incontactável, certo?

    Posso instalar o Elastix num servidor de alojamento e estar sempre a receber chamadas. Isto é, quando estiver a dormir, terei uma mensage “O horário de atendimento é das … até às …. Por favor entre em contacto através do e-mail … ou deixe mensagem a seguir ao sinal. Obrigado!”

    • Pedro Pinto says:

      Sim é possível…mais para a frente mostraremos essa funcionalidade

    • Fred says:

      Boas

      Não o que queres dizer num servidor de alojamento, refereste a um servidor na internet é isso ? tipo virtualizado ?

      Para colocares essa mensagem tem de ser uma central telefonica q esteja 24 horas por dia ligada. E para por essa mensagem basta configurares a IVR. Colocas a chamadas para serem recebidas pela ivr num determinado horarios ou ate podes mesmo configurar um voice mail 🙂

      • Visitante says:

        @Fred,

        Sim, num servidor na net. Possívelmente só numa solução com virtualização ou servidor dedicado…

        Mas ter essa situação sem necessidade de central telefónica (no escritório,..), trabalhando apenas com um portátil em qualquer lado…

  6. Bruno Santos says:

    Olás,

    Uma pergunta fora do topico, mas relacionada a telefonia.
    Existe algum serviço (Portugal) onde podemos ter um numero “fixo online”? Posteriormente reencaminhar para o telemovel ou outro telefone?

    Abraços e bom feriado.

  7. Andre says:

    Parabéns pelos tutoriais, vou seguir com atenção.
    Poderão em próximos artigos explicar como implementar redundância ou algum tipo de “plano B” no caso de problemas no servidor?

    • Fred says:

      Boas existem sistemas de redundancia para Asterisk mas so são usados para sistemas que tenham de ter uma alta disponibilidade, como por exemplo call center de grandes operadoras. Não sei que sistema tens ou que pretendes instalar mas diz me mais ou menos o que pretendes que dou te uma ajuda, tenho um sistema instalado em que tenho duas maquinas fisicas a trabalhar e que utilizam o mesmo ip.

      O proprio elastix tem um sistemas de backups para as configuraçoes que podes utilizar, e em caso de falhar é so repor o backup é bastante simples e rapido.

      E se for para teres uma maquina em produção numa grande empresa sugiro que tenhas um servidor com fontes redundantes e discos em RAID é mais economico do que teres 2 servidores. Tambem podes utilizar software para backups que façam uma imagem do disco (Ex: Acronis) onde o elastix esta instalado e se ouver algum problema é so repor a imagem ate pode ser numa maquina diferente, tudo depende das politas de backups da tua empresa, do tipo de solução que tens ou pretendes…
      Deixa aqui o teu mail que dou te uma ajuda no que precisares. Cumps

  8. Isaac Pedro says:

    Amigo, segui seu tutorial, muito bom, instalei, testei tanto nos softphones como nos atas e iphone, funcionou redondinho.
    Agora só preciso conseguir um fornecedor bom e barato, se tiver, me indique.

    Seu tutorial esta de parabéns.

    Grato

  9. Rui Miguel says:

    Bom dia,
    Estou com uma duvida no elastix. é o seguinte:
    Configurei o serviço de e mail, criei domínio, contas de utilizador, remote smtp, só que o meu problema é como é que acedo a partir de outro computador à conta de webmail que criei no servidor?
    Se enviar e mail de uma conta para a outra a partir do servidor elastix (webmail) funciona. agora o problema é como aceder ao webmail a partir de outro computador da mesma rede, isto porque só quero configurar o serviço de e mail internamente.

    Obrigado,

    Cumprimentos.

  10. F says:

    Bem isso é que é cravares o mesmo comentario em 3 sitios diferentes. Qual é o erro que te dá quando chamas o webmail noutra maquina.

    ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.