Tutorial Elastix II – A sua central telefónica digital
Aprenda a criar extensões
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.
Depois de termos apresentado aqui as novidades do Elastix 2.3.0 e processo de instalação aqui, hoje vamos ensinar ensinar a criar extensões no Elastix. O objectivo final desta rubrica sobre Elastix écolocar em comunicação dois softphones.
Como já referido em outros artigos, o elastix permite transformar um simples PC numa autêntica central telefónica digital. Depois da instalação desta plataforma, é importante que se crie um plano de numeração interno para se proceder à criação de extensões.
Exemplo de um plano interno numeração muito simples:
- Ext. 1001 – Presidente Pedro Pinto
- Ext. 1002 – Secretaria Presidência
- Ext. 2001 – Serviços de Informática
- Ext. 3001 – Contabilidade
- …
Como criar extensões no elastix?
Criar uma extensão no elastix é muito simples. Para este tutorial, vamos criar extensões que posteriormente serão associadas a um telefone VoiP ou softphone, que usarão o protocolo SIP (Session Initiation Protocol). Para isso vamos escolhemos o separador PBX e em Device escolhemos Generic SIP Device e carregamos em Submit.
Dentro do formulário para criação de uma extensão existem muitos parâmetros. No entanto, para este tutorial vamos apenas indicar os campos mínimos necessários sendo eles:
- Add Extension
- User Extension (Indicação da extensão)
- Display Name (Nome do utilizador associado à etensão)
Device Options
- Secret (Password da extensão)
Depois de preenchidos os campos referidos, devem no final do formulário carregar em Submit. Para que as alterações da configuração sejam aplicadas, devem carregar em “Apply Configuration Changes Here”
Feitos os passos anteriores têm assim a vossa primeira extensão criadas. Como “TPC”, tentem criar as restantes extensões que indico no plano de numeração. Num próximo tutorial iremos ensinar como configurar as extensões criadas num softphone.
Este artigo tem mais de um ano
Nem a propósito, estou neste momento a fazer testes com o Elastix.
Acabei finalmente de configurar um telefone IP Nortel i2002 e agora vou fazer uns testes antes de configurar os outros 4.
Parabéns pelo artigo e pela iniciativa, pois no que toca a tutoriais Elastix, a coisa anda um pouco fraca…
Vamos aguardar agora pelos Trunks e afins.
Obrigado
Paulo Brinca
Existem mts tutoriais de elastix, nao sei se ja conheces a comunidade portuguesa e a brazileira ou mesmo a internacional, o elastix não foi inventado ontem a internet está cheia de informação sobre isto…
E eu que pensava, que isto tinha sido inventado agora! Obrigado pela informação! A internet está cheia desta informação? Que bom! O contributo prestado é deveras importante.
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Óptimo artigo!
Existe algum provedor de serviços SIP em Portugal, sem ser o serviço da grátis da sapo/meo ?
Obrigado,
Francisco Melo
A NFSI presta esse serviço.
Obrigado!
Muito obrigado por estes tutoriais, mas tenho uma duvida… como se ligam tipo 5 telefones VOIP ao elastix?? os telefones VOIP ligam a portas RJ45?? ligam directamente ao router ou precisam de ligar a algum tipo de central telefónica??
Ja agora visto que o router thomson da MEO tem duas portas RJ11 onde vocês já nos ensinaram a ligar um telefone normal com um conta VOIP, será que da para usar essas mesmas portas com esse telefone normal com uma extensão do elastix??
Desde ja muito obrigado por tudo 😀
Metes um swittch pelo meio para teres tudo ligado
Sim telefones ligam-se por rj45 e ligam ao router, caso tenhas portas livres ou hub/switch.
Segunda pergunta, o mais fácil será configurar essa conta no elastix e a partir daí, todos os telefones podem telefonar para fora ou dependendo das permissões… enfim muitas possibilidades.
Boas,
Isto é para um gajo “trabalhar” no feriado.
Continuem assim, parabéns.
Boas,
Ao instalar o Elastix num pc posso transforma-lo numa central telefónica. Tudo bem 🙂 Quando desligar o pc fico incontactável, certo?
Posso instalar o Elastix num servidor de alojamento e estar sempre a receber chamadas. Isto é, quando estiver a dormir, terei uma mensage “O horário de atendimento é das … até às …. Por favor entre em contacto através do e-mail … ou deixe mensagem a seguir ao sinal. Obrigado!”
Sim é possível…mais para a frente mostraremos essa funcionalidade
Vou aguardar então.
Obrigado 🙂 Um bom trabalho!
Boas
Não o que queres dizer num servidor de alojamento, refereste a um servidor na internet é isso ? tipo virtualizado ?
Para colocares essa mensagem tem de ser uma central telefonica q esteja 24 horas por dia ligada. E para por essa mensagem basta configurares a IVR. Colocas a chamadas para serem recebidas pela ivr num determinado horarios ou ate podes mesmo configurar um voice mail 🙂
@Fred,
Sim, num servidor na net. Possívelmente só numa solução com virtualização ou servidor dedicado…
Mas ter essa situação sem necessidade de central telefónica (no escritório,..), trabalhando apenas com um portátil em qualquer lado…
Olás,
Uma pergunta fora do topico, mas relacionada a telefonia.
Existe algum serviço (Portugal) onde podemos ter um numero “fixo online”? Posteriormente reencaminhar para o telemovel ou outro telefone?
Abraços e bom feriado.
Penso que podes adquirir um numero nómada…não sei bem como se processa o pedido.
Viva,
A voipunify tem.
Se não me engano a Startel tem o que pretendes
http://www.startel.pt/
Parabéns pelos tutoriais, vou seguir com atenção.
Poderão em próximos artigos explicar como implementar redundância ou algum tipo de “plano B” no caso de problemas no servidor?
Boas existem sistemas de redundancia para Asterisk mas so são usados para sistemas que tenham de ter uma alta disponibilidade, como por exemplo call center de grandes operadoras. Não sei que sistema tens ou que pretendes instalar mas diz me mais ou menos o que pretendes que dou te uma ajuda, tenho um sistema instalado em que tenho duas maquinas fisicas a trabalhar e que utilizam o mesmo ip.
O proprio elastix tem um sistemas de backups para as configuraçoes que podes utilizar, e em caso de falhar é so repor o backup é bastante simples e rapido.
E se for para teres uma maquina em produção numa grande empresa sugiro que tenhas um servidor com fontes redundantes e discos em RAID é mais economico do que teres 2 servidores. Tambem podes utilizar software para backups que façam uma imagem do disco (Ex: Acronis) onde o elastix esta instalado e se ouver algum problema é so repor a imagem ate pode ser numa maquina diferente, tudo depende das politas de backups da tua empresa, do tipo de solução que tens ou pretendes…
Deixa aqui o teu mail que dou te uma ajuda no que precisares. Cumps
Amigo, segui seu tutorial, muito bom, instalei, testei tanto nos softphones como nos atas e iphone, funcionou redondinho.
Agora só preciso conseguir um fornecedor bom e barato, se tiver, me indique.
Seu tutorial esta de parabéns.
Grato
Obrigado Isacc. ISP VoIP no Brasil ou em Portugal? Experimenta o VoiPBuster 🙂
Bom dia,
Estou com uma duvida no elastix. é o seguinte:
Configurei o serviço de e mail, criei domínio, contas de utilizador, remote smtp, só que o meu problema é como é que acedo a partir de outro computador à conta de webmail que criei no servidor?
Se enviar e mail de uma conta para a outra a partir do servidor elastix (webmail) funciona. agora o problema é como aceder ao webmail a partir de outro computador da mesma rede, isto porque só quero configurar o serviço de e mail internamente.
Obrigado,
Cumprimentos.
Bem isso é que é cravares o mesmo comentario em 3 sitios diferentes. Qual é o erro que te dá quando chamas o webmail noutra maquina.
?