PplWare Mobile

Dica – Transforme o seu Ubuntu num Access Point Wireless

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Martins says:

    Em primeiro lugar: grande tutorial, muito útil.
    O Pedro Pinto escreveu “arrisco-me a dizer que é bem mais simples do que no Windows.” Pode informar-me se a PPLWARE já fez algum tutorial destes para o Windows? Se não, alguém me pode ajudar na configuração de um PC Windows para servir de hotspot?

    • Pedro Pinto says:

      Boas José,

      Por achar que no windows não é muito simples criar um hotspot…eu costumo usar esta aplicação
      https://pplware.sapo.pt/windows/software/transforme-o-seu-windows-7-num-router-wireless/

      • José Martins says:

        Boas Pedro,

        Muito obrigado.

      • Só tenho pena é de no Windows 7 coisas simples relacionadas com redes serem tão complicadas a fazer, como se juntar a uma rede eduroam (para quem é estudante em faculdade, ou simplesmente já teve de liderar com essas redes, sabe do que estou a falar).

      • Esteves says:

        Olá Pedro tenho seguido atentamente os post aqui no pplware e esta é uma coisa que sei, no windows também não é muito difícil, dá para partilhar wireless com internet, no windows 7 basta carregar no icon de rede do canto inferior direito e clicar em “Abrir a central de rede e compartilhamento” depois em “gerir redes sem fio” clicar e “adicionar”, criamos a rede em “criar rede ad hoc” e depois é só dar o nome da rede que queremos e a palavra pass , atenção que no passo a seguir pede para partilharmos a ligação internet, se for esse o objetivo pomos o visto, no windows xP é mais ou menos a mesma coisa. Obrigado pelo tempo de antena.

        • zeca says:

          Ainda não experimentei esta função do ubuntu, mas pelo que me parece está a ser criado um hotspot que é diferente de uma rede ad-hoc, em versões anteriores do ubuntu apenas podíamos criar redes ad-hoc o mesmo acontece com o windows e é fácil de o fazer pelo processo que descreveste. Já agora isto é mesmo um hotspot no ubuntu ou apenas uma rede ad-hoc e o tutorial está mal feito? Neste momento uso a versão 11.10 do ubuntu ainda não fiz a actualização mas nesta versão apenas posso criar redes ad-hoc não hotspots. Para utilizadores android com dispositivos que não estejam rooted e modificados a diferença destes dois tipos diferentes de redes faz uma grande diferença já que estes dispositivos se ligam a hotspots mas não a redes ad-hoc.

      • Nhaga says:

        Oi Pedro!
        Agradecia que me oriente na forma como posso utilizar o hotspot do meu iphone para um ubuntu 15.04.
        Um abraço!

  2. Serva says:

    Pedro Pinto ,

    Boa tarde , bem têm sido uns atrás dos outros , qual deles o melhor , claro que estas configurações presumo sejam iguais para todos os derivados de Ubuntu , vou experimentar em KDE para ver se funciona também .

    Cumprimentos

    Serva

    • Pedro Pinto says:

      Sim, é tudo a mesma coisa. Interessante a funcionalidade nativa “HotSpot” que facilita tudo e torna intuitiva a configuração

      • Serva says:

        Exactamente como disseste os passos acabam por ser outros em função da distribuição , mas tudo muito fácil , tão fácil que está a nossa vista e nunca tínhamos dado por isto até ao teu artigo .

        Cumprimentos

        Serva

  3. friend says:

    on windows, try this at start menu, adhoc

  4. Olly says:

    E sem ser adhoc, também se consegue?
    (Por causa do Android)

  5. Dica rápida para quem não sabe.
    Por vezes ao tentar criar uma rede adhoc no Linux, o mesmo não deixa, simplesmente inicia a criação da rede e logo a seguir desliga-se, o mais engraçado é que acontece no meu Ubuntu 12.04 então que era suposto já vir todo configurado, mas enfim xD Suspeito que seja específico a certas placas wireless, só que não tenho certeza absoluta disto.

    O problema está em 2 pacotes simples, que estão em falta, esses pacotes são :
    – iptables
    – dhclient

    Acabei por descobrir isto com tanta cabeça contra a parede a tentar criar uma rede partilhada wireless para os meus colegas com Windows no meu Arch Linux com KDE a partir de uma Pen 3G…

    Espero que ajude alguém 😀

  6. José says:

    Para o windows o mais fácil de se fazer é utilizar o connectify.me. Muito simples, intuitivo e eficaz.

  7. Ricardo says:

    E se em vez da Wireless se quiser partilhar a mobile broadband, é possível?

    • O método indicado no post, irá criar um ponto de acesso Wireless, que irá partilhar qualquer ligação ligada ao computador, seja ela por cabo, pen 3G ou outros.

      Se quiser efectuar uma partilha de rede, wireless por cabo, onde qualquer computador ligado ao computador que partilha utilizado um cabo normal (Rj45) se assim o posso chamar, irá receber todas as ligações que o computador recebe, ou seja wireless, Pen3G etc…

      No entanto para esta última, reparei que o Ubuntu (aka devido ao Gnome 3), não permite uma partilha rápida e fácil, para isso terá de carregar no icone da rede na barra de cima do Ubuntu, e depois em “Editar Ligações”, após isso terá de carregar em adicionar na secção “Com Fios”, se deslocar para a secção “Configuração IPv4” e no Método selecionar “Partilhado com outros computadores”.

      Estranho o Network manager no Ubuntu não dispor de uma opção Adicionar > Rede Partilhada, como o do KDE… pensava que não existiam diferenças :S

  8. maccouch says:

    e se eu quiser fazer ao contrário? apanhar a ligação wireless e partilhá-la através da porta ethernet como se fosse um router?

    Se puderem fazer um tutorial para isso em Debian era óptimo! 😉

    • Boa tarde, eu expliquei isso na resposta ao @Ricardo, no entanto há de ter em conta que o que importa não é a Distribuição mas sim :
      1 – A tecnologia utilizada (wpa_supplicant, network manager (é o caso mais comum, e é o caso deste post) etc…)
      2 – Os pacotes necessários para tal (dhclient, dnsmasq, iptables etc..)
      3 – O Desktop Environment utilizado (Kde, Xfce, Gnome, Openbox) etc… e sinceramente, no final a única coisa que muda aqui é mesmo se usarem o KDE visto que ele dispõe de um applet para o network manager que é totalmente diferente dos outros, de resto os outros usam todos (no caso do network-manager) o nm-applet que foi originalmente feito para o Gnome.

      Espero ter ajudado 😀

      • maccouch says:

        neste caso é mesmo debian sem desktop manager! é um pequeno computador q eu uso como servidor de ficheiros experimental (openmediavault) e queria usar como router wireless->ethernet para fornecer rede ethernet longe do modem.

        o único acesso que eu tenho actualmente é SSH.

        • Aí já é muito mais complicado :S e para ser sincero não sem bem como fazer, nunca perdi muito tempo a procurar, mas salvo erro tens de usar o wpa_supplicant visto que é por terminal. Mais não te sei dizer desculpa :S

  9. Rui Costa says:

    Vou tentar fazer precisamente isto com um portátil antigo que não dá para Windows 7. Brevemente vou passar a ter em casa apenas uma ligação 4G e as alternativas são:
    – Instalar Linux ou XP no portátil, ligá-lo por cabo a um router wireless, ligar o 4G no portátil e definir o mesmo como proxy;
    – Efectuar o procedimento anterior mas ligando o portátil ao router por Wireless;
    – Por fim, esquecer o router wireless e usar o portátil directamente como hotspot.

    Já agora gostava de obter uma opinião vossa.

    • Rui Costa says:

      Esqueci-me de referir, isto para evitar por agora a aquisição de um router novo onde possa ligar directamente a pen 4G.

      • Não existe já uma pen da Kanguru que permite a partilha da rede ? era capaz de ser mais interessante e menos consumidor de eneregia não ?

        • Rui Costa says:

          O problema é que essa pen tem um limite de ligações simultâneas. Tal como a maior parte dos routers wireless para pen’s de banda larga que os operadores móveis têm à venda.

          Já verifiquei que a solução passará por ter um PC, neste caso um portátil velho, como hotspot ou então adquirir um router wireless compatível com a pen que eu tiver adquirido.

  10. Jet says:

    Eu não percebi muito bem, isto permite partilhar a wifi que recebo no meu portatil tal como o conectiffy.me no windows??

  11. Pode até ser um grande tutorial para alguns, mas penso que não está bem feito. Afinal o que é que é partilhado? A rede G? A rede ethernet? Porque é que o adhoc não é mencionado? Quando fazemos configurar, temos que criar uma rede nova? Dá para receber Wifi e partilhar ao mesmo tempo?

    • Boa tarde,

      Compreendo a complicação, mas provavelmente é por olhares com os olhos de alguém que está habituado ao sistema dito “convencional” utilizado no Windows e provavelmente Mac (que ao meu ver, principalmente no caso do Windows, é mais complicado do que este).

      O que está a ser partilhado aqui são todas as ligações excepto a de Wireless, e isto através do Wireless. Ou seja o que este tutorial está a criar é uma rede Wireless que irá estar a partilhar a rede.

      Para tal, será criada uma rede Wireless nova unicamente para a partilha visto que as placa de Wireless convencionais (e salvo erro, todas as que existem no mercado), só permitem efectuar uma tarefa de vez, ou seja, ou estão ligadas a algum aparelho (computador, router etc…) para receber, ou para enviar, e não os 2 ao mesmo tempo.

      Penso ter respondido da melhor forma. Mas o que é importante a relembrar aqui é que, a Rede onde será criado o HotSpot será a rede que irá partilhar, e não a rede que será partilhada, visto que a rede que será partilhada (a não ser que isso seja explicitamente configurado), serão todas as outras que estiverem presentes no computador (como Pen 3G etc..).

      Cumprimentos,
      Luis Da Costa

  12. UnsafeDriving says:

    E será que podiam explicar este mesmo tutorial para quem usa ubuntu server e não tem interface grafica ??

  13. Nome says:

    E como é que se faz isto com o nm-applet em Arch Linux?

    • É bastante fácil. Basta clicar no icon da rede e “Editar Ligações”, depois basta navegar pelos menus e seleccionar o que irá partilhar, ou seja, se quer que seja o Wireless a partilhar a rede por cabo, então terá de seleccionar a “tab” e clicar em adicionar, o qual irá propor duas opções, uma das quais se chama “Rede Sem Fios Partilhada”, basta seleccionar essa opção e configurar o necessário (Protecção WPA, WEP etc…).

      Estou a usar o Ubuntu neste momento, portanto é provável que eu me tenha enganado nos nomes ao indicar se assim for diz-me que eu verifico com mais atenção ^_^

      Cumprimentos,
      Luis Da Costa

  14. Henry says:

    Primeiramente muito obrigado pelo tuto!
    Fiz tudo corretamente porem quando tento conectar com meu ipod, ele acha a rede que criei, mas não me deixa conectar a mesma, mesmoq ue coloque bem a senha, me diz que não é possivel conectar.
    Meu caso. Tenho dois adaptaores [USB] de wireless, um quero para receber conexão e o outro para o hostspot.

    Agora me surge a duvida.
    essa configuração serve para os adaptadores que tenho ou somente se tenho conexão por cabo?

    Desde já, obrigado pela/s resposta/s!

  15. Renato says:

    Excelente tutorial, funciona na perfeição.
    Mas tenho um pc mais antigo onde uso o Lubuntu 11.10 e não consigo configurar o hotspot…

    Podem dar umas dicas por favor?

  16. Sammuelfcs says:

    Caras,
    No meu Ubuntu 12.10 que compartilho com win7 a coisa funcionou colocando a chave wep de 40/128… encontrei em vários foruns que o sistema de protocolo do win conflita com o linux.

  17. Maurilio says:

    olá bom dia Pedro Pinto.
    Gostaria de saber se você conhece algum aplicativo parecido com o connectify para Windows, para criar um Hotspot no Ubuntu? Pois tem alguns Smartfones que não conseguem enxergar as redes Ad Hoc.

    Obrigado

    Att

  18. M Fernandes says:

    Bom dia!

    Desculpem-me, já tentei várias vezes este tutorial mas sempre sem sucesso. Trabalho próximo de hotspot público (camara municipal) e utilizo-o para a internet no meu ubuntu. Tenho um android que apanha com dificuldade este hotspot. Lembrei-me de fazer um hotspot no meu portatil, para distribuir este sinal vindo do hotspot da camara para poder utilizar no android. Faço todos os passos, mas no final fico nem net. Alguém me pode ajudar?

  19. Jose Costa says:

    Os dispositivos android não “curtem” hotspot “adhoc”…
    Se a placa suportar terá que ser configurado como estrutura em vez de “adhoc”.

    Ou então hackear um bocadinho o dispositivo android para ele ficar a “gostar” de “hadhoc”, neste forum encontra material para isso….

    http://www.xda-developers.com/

  20. Rocha says:

    Gostei muito do seu tutorial, porém não estou conseguindo fazer o mesmo no meu, ele é o ubuntu 13.04 semelheante a esse vc poderia me ajudar não aparece esse botão de configuração…??

  21. Danilo says:

    Não entendi o que aconteceu do passo 3 para o passo 4. Como foi criado uma rede chamada Hotspot??? Não consigo reproduzir o que foi mostrado.

  22. Desiderius says:

    No ubuntu 13.04 faço o procedimento para ativar o hotspot, depois vou em editar a conexão e configuro para wap, escolho uma senha e mudo o nome da conexão. Tento acessar por outro netbook que tem windows 7 professional, ele encontra o wifi criado no ubuntu, mas na hora de digitar a senha ele acusa que ela está errada. Há solução pra isso?
    Obrigado.

  23. Joao says:

    EStou com uma dúvida… segui o procedimento no Lubuntu 12.04 LTS, já traduzido para pt-br… e não consegui fazer o último passo: Passo 6) – Após as configurações realizadas, voltamos a interface inicial e escolhemos Use as Hotspot e em seguida confirmamos a criação do hotspot seleccionando a opção Create Hotspot.

  24. Renato Oliveira says:

    Em uma coisa o linux perde para o Windows: No windows eu consigo compartilhar a internet usando apenas uma placa de rede Wifi, tanto para receber o sinal, quanto para fornecer. Já no ubuntu, só posso compartilhar internet se tiver duas placas diferentes, como está conectado a uma rede cabeada e usar a placa WiFi como ponto de acesso. Há muito que procuro por uma forma de compartilhar internet no ubuntu usando apenas uma placa de rede wifi, mas isto parece impossível. :c

    • Boa Tarde,

      Não quero duvidar nem criticar a opinião, simplesmente há algo que não entendo.

      Para partilhar a rede por wireless, seja em que Sistema Operativo for, é necessário sempre um equipamento de recepção e um de emissão. Desta forma pode receber internet por 3G/Wifi/Cabo Ethernet e partilhar por Wifi ou Cabo Ethernet.

      No entanto utilizando a mesma placa (a não ser raras excepções em que a placa está equipada para tal) nunca é possível efectuar tal operação com a mesma placa wireless. Desta forma a única forma que tem de partilhar a rede Wireless é por Cabo Ethernet.

      Antigamente a partilha por um destes métodos era mais complexa, mas já há muito tempo que tal não acontece.

      Qualquer Distribuição Gnu/Linux moderna já vem com tudo o necessário para a partilha fácil da rede.

      • Renato Oliveira says:

        Boa noite, Luis,

        Mas foi aquilo mesmo que disse. Eu tenho um roteador de internet em casa, e conecto meu notebook nesse roteador. Como meu celular tá com problema na antena wi-fi e apenas se conecta se o ponto de acesso estiver bem perto, eu tive que transformar meu notebook num ponto de acesso.

        Usando windows, pela mesma placa ao qual me conecto à rede wifi, também compartilho a Internet. E não ocorre nenhum problema. E repito, não estou utilizando 3G ou internet cabeada, apenas Wi-fi.

        No Linux isso já não é permitido, e pelo que já pesquisei, a desculpa usada é que uma placa de rede wifi não consegue receber e funcionar como ponto de acesso ao mesmo tempo. Eu discordo, porque consigo fazer isso muito bem utilizando o Windows.

        • Mateus Santos says:

          Compartilho, estou com o mesmo problema a um bom tempo. Haja vista que esse post é de janeiro de 2015 e hoje fevereiro 2016. Nem no stackoverflow encontrei…. :/

  25. Rodrigo Silva says:

    Pra Hotspot Linux ainda é triste…

  26. ABRAAO FARINA says:

    Bom dia Pedro,
    Otimo passo a passo, mais tenho uma duvida, tenho um PC e nele tenho a possibilidade de usar ate 6 Modens 4G, 2 ETHERNET, 1 WIFI e penso em Agrupar os 6 Modens e conseguir uma Banda mais Larga para subir um Stream de video com mais segurança, vc saberia me informar se consigo com o Ubuntu?, ou teria algum programa que posso instalar neste e fazer esse meu PC virar um servidor de Stream para subida de video com mais bandas, somando-se as internets disponiveis ?

    desde ja agradeço o tutorial muito bem escrito e comentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.