Dica – Aprenda a criar utilizadores no Ubuntu 11.10
Actualmente, a distribuição Linux Ubuntu é uma das mais completas e oferece a maioria das funcionalidades que normalmente temos em sistemas operativos pagos. Recentemente um leitor enviou-me um e-mail a questionar se poderia ter uma conta, de acesso ao sistema,para o pai, mãe e irmã no Ubuntu tal como tinha no Windows.
Depois de termos ensinado aqui a criar utilizadores no Linux via linha de comandos, hoje vamos ver como podemos fazer o mesmo processo através do interface gráfico no Ubuntu 11.10.
Criar um utilizador no Ubuntu é algo bastante simples. Desta forma podemos ter sempre os dados de cada utilizador separados e cada um pode configurar o seu perfil. Para criar um utilizador no Ubuntu devem aceder à barra superior e carregar em cima do nome do utilizador actual. Em seguida devem escolher a opção User Accounts
Como as contas de utilizadores só podem ser criados com uma conta com privilégios para tal (super utilizadores), devemos carregar em Unlock para que nos seja solicitada a password do superutilizador do sistema.
Depois de desbloqueadas as opções para criação de um novo utilizador, devemos carregar no sinal ‘+’ e em seguida introduzir os dados solicitados.
Nota: Relativamente ao tipo de conta (Account Type), podemos criar uma conta do tipo Administrador ou então Standard
Após termos criado o utilizador, na mesma janela é também possível alterar a imagem associada ao utilizador, definir uma password (o Ubuntu tem inclusive uma funcionalidade para sugerir passwords), activar/desactivar a conta, etc.
Depois de definirmos todos os parâmetros da conta, voltamos à barra superior do ubuntu e podemos de imediato verificar que já se encontra a nova conta que acabamos de criar. Caso pretendermos fazer login no sistema com essa conta, basta carregar em cima da mesma.
O sistema voltará ao gestor de logins (lightdm) e aí só teremos de introduzir a password de acesso à nova conta.
Como podem ver pela imagem anterior, caso o utilizador pretenda entrar no sistema com uma nova conta, basta carregar com o rato em cima da mesma e introduzir a password de acesso. Como puderam ver, criar uma conta de utilizador no Ubuntu é algo bastante simples e útil.
Este artigo tem mais de um ano
….e oferece a maioria das funcionalidades que normalmente temos em sistemas operativos pagos….
não será
….e oferece mais funcionalidades que os sistemas operativos pagos….
Está ali um ícone do Mint, é o quê?
Boa questão 🙂
Será que não tem a ver com o ambiente de trabalho?
Abraços
É por causa disto
https://pplware.sapo.pt/linux/mintmenu-o-menu-do-mint-j-disponvel-para-ubuntu-11-04/
Aqui na empresa passei a minha máquina de trabalho do XP para o Ubuntu… Até agora está impecável! Likewise para ficar no dominio, arranque automático de pastas partilhadas e Thunderbird com Davmail para ter acesso ao exchange!
Recomendo! E não deu muito trabalho a ficar à maneira! 🙂
Boas David, queres fazer um pequeno artigo a ensinar como fazer a integração no dominio?
e-mail me sff ppinto [at] pplware.com
Claro, sem problemas! Assim que tiver tempo mando-te os conhecimentos que colhi na Internet para tal! 😀
Boa tarde ,
De facto hoje o Linux oferece muito mais que os sistemas operativos pagos , porque se não vem incluído na distribuição é só fazer a instalação , mas o mais importante de tudo isto é a estabilidade que hoje as maiores distribuições de Linux atingiram , qual de vocês não aguenta uma instalação LTS até que outra surja (2 anos) , só mesmo porque queremos por vezes experimentar as novidades , mas não o fazemos por necessidade , isto representa um marco muito importante no STATUS deste maravilhoso SO , quando assistimos a miúdo , SOs alguns deles a serem comercializados em maquinas proprietárias a terem imensos problemas , eu digo sempre para mim mesmo bem dita a hora que resolveste meter-te nesta aventura , já lá vão quase 7 anos , mas todos os dias aprendo e muito, o que é muito engraçado , o Linux acaba por ser para além de um excelente SO é simultaneamente um constante desafio .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Cansei do Ubuntu por causa da Canonical insistir na treta do Unity.
Virei-me para o Caixa Magica, baseado no Ubuntu mas sem a treta do Unity e é made in Portugal.
E pra quem diz que dá pra tirar, dá, mas o sistema não fica a funcionar bem. Pelo menos já tentei várias vezes e fica uma nódoa.
Além de que, instalo o CM, e fica pronta a usar enquanto que o Ubuntu tinha que descarregar drivers, codecs e afins pra funcionar normalmente.
É a Minha opinião. Não critico a opinião dos outros.
Continuem o bom trabalho.
Um abraço e um Feliz Natal a toda a equipa Pplware e a todos os visitantes!
Sempre tens o Ubuntu 10.04 LTS. Tb não me consegui habituar ao Unity e foi a forma de manter todas as funcionalidades do ubuntu que conhecia e não conseguia deixar de usar.
Acho que a 10.XX foi a melhor distribuição que lançaram, a partir dai as decisões da Canonical têm deixado muito a desejar…
Concordo contigo. A LTS se não me engano era a 10.10. Era a distro que usava, versão Super OS antes do CM 17 Gnome que está muito bom e super funcional.
Man, quando tas no GDM, basta iniciares o Ubuntu em modo Classico, não precisas de remover ou adicionar coisa alguma, inicia em modo classico e ficas com isso a bombar como tinhas o 10.04 e todos os outros anteriores mas melhor, 11.04 😀
Eraser, é fácil falar, se esse famoso modo classico aparecesse antes de remover o unity.
Apenas aparece quando removo o unity e quando entro nem vale a pena falar… nem de longe nem de perto fica igual ao 10.04 nem 10.10 nem coisa nenhuma. Fica sem funcionalidade alguma.
Nem me vou incomodar mais com isso, visto que o Caixa Magica está a superar as minhas espectativas em todos os aspectos.
@Rui Pedro ,
É verdade o Ubuntu , ficou estranho e mesmo que se instale o Unity , ele fica com um comportamento instável , a sorte é que existem outras interfaces gráficas produzidas pela Canonical que estão a ter progressos muito significativos , eu virei-me para o KDE e agora é capaz de ser difícil sair tão cedo , a comunidade que produz o KDE est+a mito activa e tem melhorado a olhos vistos a estabilidade desta interface , que desde o aparecimento da versão 4 andou com alguns problemas de estabilidade , no entanto esta comunidade não desistiu , e estão agora mais fortes como nunca tiveram , eu uso Kubuntu , mas podes usar Open Suse , Fedora etc .
Cumprimentos
Serva
Serva, deixei de usar o KDE quando me iniciei no Ubuntu há uns anos atrás apartir da versão 6 qualquer coisa, uma vez que o KDE cada vez tava mais complicado e desorganizado. Prefiro Gnome, simples, e tá lá tudo.
Quantos às outras distros, não me cativaram tanto como a Ubuntu, talvez pelo aspecto em si e pela base Debian simples de usar pelo pouco ou nada que sei.
errata queria dizer desactivar o Unity e instalar outra interface gráfica ele fica instável .
As minhas desculpas
SERVA
Off topic:
Qual o link do wallpaper?
É por defeito no Ubuntu.
Já lá está quando instalas o Ubuntu.
Alguém teria o tutorial ou o nome do theme utilizado nas imagens acima. Uso linux 9.04 já faz um tempão, já tah na hora de passar pro 11.