Como transformar o Raspberry Pi num Access Point Wireless
Partilhe facilmente Internet pela casa ou escritório | (Já pertences ao Grupo Raspberry PI do Pplware no Facebook? Sabe mais aqui)
O pequeno Raspberry Pi foi um dos equipamentos que mais sucesso fez em 2013. Os últimos números apontavam para mais de 2 milhões de equipamentos vendidos…um autêntico caso de sucesso.
No Ppplware são vários os tutoriais que temos disponíveis para o Raspberry Pi e hoje, em parceria com a INMOTION e a pedido de muitos leitores, vamos ensinar como poderão transformar um Raspberry Pi num Access Point Wireless.
O Raspberry Pi tem sido um fenómeno nos últimos tempos que tem atraído a atenção de imensas pessoas. Um computador tão pequeno e com tantas possibilidades. Desde criar o seu próprio despertador até transformar o Pi num tablet, o Raspeberry Pi é um dispositivo fantástico. No seguimento dos nossos tutoriais para este pequeno equipamento, hoje vamos ensinar a transformar o vosso Raspberry Pi num Access Point Wireless.
Como sabemos o Raspberry Pi traz duas interfaces USB onde podemos, por exemplo, ligar uma dongle USB. Com esta interface, podemos facilmente partilhar a rede que chega por cabo, permitindo assim que outros dispositivos se liguem à rede via wireless.
Para transformar o seu PI num Access Point é necessário realizar as seguintes configurações:
- (1) Atribuir um endereço estático ao adaptador Wireless
- (2) Configurar um servidor DHCP
- (3) Instalar e configurar hostapd (Access Point daemon)
- (4) Configurar IP routing entre a interface wireless e Ethernet
(1) Atribuir um endereço estático ao adaptador Wireless
Considerando que pretende definir um endereço estático na interface de rede wired (por cabo) basta editar o ficheiro /etc/network/interfaces usando o comando:
sudo nano /etc/network/interfaces |
em seguida, considerando que pretendemos atribuir o endereço 192.168.10.1, devemos realizar a seguinte configuração:
iface wlan0 inet static address 192.168.10.1 netmask 255.255.255.0 |
(2) Configurar um servidor DHCP
Instalar e configurar um servidor de DHCP no Linux é algo relativamente simples e rápido. Para isso deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o servidor DHCP
sudo apt-get install isc-dhcp-server |
Passo 2 – Configuração do serviço
Após a instalação, vamos proceder a configuração do serviço. O ficheiro encontra-se em /etc/dhcp/dhcpd.conf.
O ficheiro de configuração deve ficar do seguinte modo:
#option domain-name "example.org"; #option domain-name-servers ns1.example.org, ns2.example.org; # If this DHCP server is the official DHCP server for the local # network, the authoritative directive should be uncommented. authoritative; subnet 192.168.10.0 netmask 255.255.255.0 { range 192.168.10.50 192.168.10.100; option broadcast-address 192.168.10.255; option routers 192.168.10.254; default-lease-time 600; max-lease-time 7200; option domain-name "local"; option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4; } |
Passo 3 – Reiniciar serviço
Depois de realizadas as configurações, basta reiniciar o serviço de DHCP
sudo service isc-dhcp-server restart |
(3) Instalar e configurar hostapd (Access Point daemon)
O próximo passo é instalar o hostapd. Este software é daemon Host Access Point, que fornece criptografia WPA2 robusta e autenticação em pontos de acesso wireless baseados em Linux. Para instalar o hostapd devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o hostapd
sudo apt-get install hostapd |
Passo 2 – Editar o ficheiro de configuração e criar rede wireless
sudo nano /etc/hostapd/hostapd.conf interface=wlan0 driver=rtl871xdrv ssid=PiPplware hw_mode=g channel=11 macaddr_acl=0 auth_algs=1 ignore_broadcast_ssid=0 wpa=2 wpa_passphrase=raspberry wpa_key_mgmt=WPA-PSK wpa_pairwise=TKIP rsn_pairwise=CCMP |
Tal configuração vai criar uma rede com o ssid PiPplware, com a password raspberry. Esta rede irá funcionar no canal 11.
Vamos agora editar o ficheiro /etc/default/hostapd e indicar onde se encontra o ficheiro de configuração. Para isso basta adicionar a seguinte linha:
DAEMON_CONF="/etc/hostapd/hostapd.conf" |
(4) Configurar IP routing entre a interface wireless e Ethernet
Para configurar encaminhamento para os pacotes que chegam a interface wireless e que têm como destino a interface wired, devem proceder a seguinte configuração:
Editar o ficheiro /etc/sysctl.conf e activar o encaminhamento IP. Para isso basta descomentar seguinte linha:
# Uncomment the next line to enable packet forwarding for IPv4 net.ipv4.ip_forward=1 |
Para activar de imediato o encaminhamento IP basta que usem o seguinte comando:
sudo sh -c "echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward" |
Para transformar o PI num router,deve executar os seguintes comandos:
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE sudo iptables -A FORWARD -i eth0 -o wlan0 -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT sudo iptables -A FORWARD -i wlan0 -o eth0 -j ACCEPT |
Tal configuração deve ser guardada em /etc/iptables.ipv4.nat
sudo sh -c "iptables-save > /etc/iptables.ipv4.nat |
Por fim editamos o ficheiro /etc/network/interfaces e incluímos a linha seguinte que será responsável por carregar as regras do iptables cada vez que o PI reiniciar.
pre-up iptables-restore < /etc/iptables.ipv4.nat |
E está feito! Depois de todos os passos configurados com sucesso, devem ver uma rede com o nome PiPplware. Lembrem-se que podem aceder a esta rede através do vosso smartphone, tablet, PC, etc. Não se esqueçam de desligar algum serviço de DHCP que esteja a funcionar na vossa rede.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, piplware!
Parabens, Muito Muito util!!!
Bom trabalho!!!
E que tal agora, adicionarem a opção de fazer um servidor Radius no AP?
Fica Aa dica
Muito complicado….
E para o caso de se usar uma pen 3g/4g???
Aproveitando a deixa: e configurar o raspberry como um Wireless Repeater, utilizando um Hub USB com 2 dongles USB?
Realmente ia dar muito jeito!
Já agora podiam tentar montar um sistema de vigilancia com o raspberry pi 😛 Dava um jeitaço ter uma camara a gravar para um hdd 😛
Isso dava um jeitaço, mas creio que com openelec é impossível…
Pergunta de leigo: Qual é a vantagem? Não há aparelhos dedicados no mercado mais baratos que o Raspberry? Que é que o Raspberry adiciona ao que um router dedicado pode fazer?
Gosto do conceito do Raspberry mas quando substituí máquinas mais evoluídas por uma fracção do preço ou cria algo novo que não existe no mercado e que dá resposta às necessidades concretas de um consumidor qualquer.
Talvez no futuro infoexclusão passe a ser a incapacidade de programar a nossa própria máquina
Se ligares o cérebro percebes que podes comprar um RPI e fazer isto e muito mais coisas ao mesmo tempo… não precisas de comprar 50 RPIs pra fazeres 50 coisas…
1 RPI faz as 50….
Cumps
Bem ditooo…
Disseste tudo!
Ha muito processos em ramo empresarial que dispensa o uso dos aparelhos dedicados. Ha muitas coisas que pode ser programadas e aplicadas ao uso do Wireless nessa modalidade que em um AP comum dedicado.
Ando a namorar o Raspberry Pi, mas não fui completamente esclarecido se serve para navegar na internet à vontade e ver youtube.
Só o quero para isso…não é para ver filmes, nem musica nem nada disso, só internet, assistir a streams de canais de tv, penso que com flash e youtube…
Isto serve, ou qual é solução mais económica que me sugerem?
Obrigado
Para mim o RPi é mais que suficiente…
É o que tenho no meu caso!
Pela minha experiência, navegar na Internet é para esquecer. Pior ainda se quiseres aceder a conteúdos flash. Extremamente lento.
Podes no entanto aceder, a conteúdos multimédia através de programas/SO’s de media-center como xbmc ou openelec e aí consegues uma boa experiência, apesar de eu considerar a navegação pelos menos um pouco lenta tb. Mas é como te digo, é a minha experiência.
De certeza que há aí malta com conhecimento de outros SO’s que te podem proporcionar uma experiência um pouco melhor.
Verdade, não é bom para isso…
Vou acreditar na maioria e partir para outra solução, solução essa que não sei bem qual seja a melhor a baixo custo. Sugestões? Conigo o que quero com Androids Mini-Pcs dentro desta gama de preços até 50 euros ou tenho que abrir os cordões à bolsa para outras soluções mais viáveis?
boas…
Parabéns pelo artigo, tá muito fixe 😉
poderias ter incluído uma config para o ntp server no dhcp do raspberry pi
option ntp-servers 192.168.10.1;
não conhecia o hostapd, parece ser bem simples…
Muito bem, três comentários enviados pela aplicação Pplware para Android alegadamente pendentes de aprovação nunca mais apareceram. Será bug ou o elogio e que fiz a este artigo não merece publicação?
Aqui está um script: http://webwork.web44.net/AcessPoint.sh que facilita a criação de um Acess Point.
É preciso executar como root.
Para usar:
wget “http://webwork.web44.net/AcessPoint.sh” && chmod +x AcessPoint.sh && sudo ./AcessPoint.sh
Como fazer algo deste género mas tipo wireless repeater, ou mesmo como hotspot autonomo? Ou seja, manter ambos os sinais de wireless, o de router, e o sinal de wireless do raspberry.
É possivel? alguém me ajuda?
Podes fazer um repetidor pegando na explicação do post e adicionas uma nova interface wlan para se ligar ao AP que desejas repetir, o servidor dhcp seria neste caso o rpi e não o AP a repetir.
Com este sistema posso fazer uma rede wireless em casa (sem internet) para poder mandar imprimir e aceder a um pequeno disco externo para guardar coisas, via AirPlay???
Ou seja, tenho um adaptador wireless para o PI, que recomendavam no site da Raspberry, depois tenho um hub usb, onde pretendo ligar uma impressora e um disco externo, isto para poder enviar documento via wireless para a impressora ou para o disco…
Pedro obrigado pelo o post, já agora podias-me esclarecer uma dúvida que não tenho conseguido resolver. Quero criar uma rede ad-hoc a partir do PI, já tentei vários tutoriais, mas sem sucesso, só preciso de ir até ao passo 4, não vou ter net na etho por isso não me interessa a parte do encaminhamento. O meu antena wifi TP link tl.wn725n.
Obirgado
Pequena contrib
Tal configuração deve ser guardada em /etc/iptables.ipv4.nat
sudo sh -c “iptables-save > /etc/iptables.ipv4.nat
Deve ler-se
Tal configuração deve ser guardada em /etc/iptables.ipv4.nat
sudo sh -c “iptables-save > /etc/iptables.ipv4.nat”
Faltam as ultimas aspas.
De resto perfeito
Olá, gostaria de saber se é possível fazer um “controle de banda” para que as pessoas que acessassem pelo Rasp fossem limitadas a “X” Mb de down/up. Obrigado!
usar squid
Boa tarde,
Tentei criar um AP, e no final obtenho o seguinte erro:
Configuration file: /etc/hostapd/hostapd.conf
Line 2: invalid/unknown driver ‘nl80211’
1 errors found in configuration file ‘/etc/hostapd/hostapd.conf’
Já há algum tempo tinha criado um AP e tudo funcionou correctamente, entretanto o cartão SD do Raspberry Pi deixou de funcionar e tive de instalar o sistema noutro cartão e agora não consigo criar o AP… não consigo iniciar o hostapd.
Será que alguém me pode ajudar?
Cláudio, o nome do driver para o teu dongle configurado no hostapd.conf é inválido, ou talvez tenhas de usar um binário hostapd modificado para suportar o teu adaptador wireless. Identifica o modelo do teu dongle wireless e pergunta ao Google por ele usando as palavras chave “raspberry pi hostapd” talvez não sejas o primeiro a tentar usar esse adaptador.
serve para fazer repetir de sinal WIFI?
O problema esta em conseguir fazer um Raspberry no Brasil..
[DUVIDA]
É possível criar uma espécie de VLAN para convidados, separando assim essa rede da minha?
Para o efeito será que basta configurar a IP Tables para fazer forward? Se sim, como?
Assim, posso manter o servidor DHCP do Router e o do RPI activos ao mesmo tempo desde que usem SSID’s diferentes? Ou não?..
Obrigado.
Então e fazer o contrário?
Eu tenho um sinal do andar de baixo mt fraquinho, gostaria que o Raspberry Pi recebesse o sinal por um dongle wifi e depois “desse” internet para uma router velhinho que tenho, ligado por ethernet ao raspberry.
É possível fazer isto?
Cumprimentos
sim é possivel, procura no google que deves encontrar algum artigo acerca disso
mas basicamente o tutorial é o mesmo só que tens de substituir no codigo o eth0, pelo wlan0 ou wlan1 conforme seja o que escolheste para se ligar ao teu sinal no andar debaixo.
Tenho um autómato da siemens b07, este tem uma entrada de cabo de rede, pretendo aceder ao autómato através do pc com o programa da siemens no interior de casa, encontrando-se o autómato no exterior, para isso pretendo usar um raspberry pi para que o autómato comunique com o router no interior da casa, no raspberry já tenho um adaptador usb wireless e o autómato será ligado ao raspeberry pi com cabo de rede. Não sei como configurar este sistema de comunicação, procuro quem me possa ajudar.
Olá, tem como fazer com raspberry, gerar uma senha temporária de acesso a internet e depois bloqueá-la? tenho um comércio e disponibilizar todos os clientes que comprarem um produto meu uma senha temporária durante duas horas e depois bloqueá-la? Isso é possível? Obrigado.
como sei se esta funcionando?
Boas tarde.
Estou com uma necessidade de converter um raspberry pi 3 num AP, mas tenho a necessidade de criar varias redes wireles.
É possivel criar varias redes wireless a sair do mesmo rapberry?
Olá Prezados !!! Tive um problema e gostaria de compartilhar a solução com vocês. No Raspberry PI 3 Model B, o AP não sobe quando reinicia o Linux (versões mais atuais). Para o AP “subir” no startup do sistema, editem o arquivo que está em /etc/rc.local adicionado a seguinte linha:
sudo /usr/sbin/hostapd /etc/hostapd/hostapd.conf
boas
tentei editar esse ficheiro mas não me deixa…
penso que está com read only…