Como instalar o Java (JRE) no Ubuntu 10.04
A instalação do java numa máquina é um processo que me causa sempre algumas dores de cabeças e que por norma nunca funciona a primeira. Ou porque não é versão adequada, ou porque existe algum tipo de conflito são situações bastante frequentes.
Hoje na tentativa de realização de mais um artigo sobre um software para Linux, o meu Ubuntu 10.04 queixou-se da falta do Java Runtime Environment (JRE). Abri o Ubuntu Software Center, mandei procurar por Java, depois por SUN e simplesmente não havia qualquer pacote candidato.
Depois de algumas pesquisas na blogosfera, descobri no site do Ubuntu que o Java tinha sido movido par ao repositório de parceiros do Ubuntu, ver aqui.
Então, e como instalar o Java Runtime Environment (JRE) no Ubuntu?
Para podermos instalar o Java Runtime Environment (JRE) no Ubuntu vamos adicionar via terminal o repositório referente aos parceiros:
sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner" |
Em seguida mandamos actualizar a lista de repositórios/pacotes
sudo apt-get update |
E para finalizar podemos instalar também já via terminal o Java Runtime Environment e respectivas dependências. Para isso usamos o comando:
sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin sun-java6-fonts |
Para finalizar, apenas referir o seguinte: Se o objectivo do Ubuntu é simplificar todos os processos, porque complicam em determinadas situações?
Será que esta configuração/instalação ao alcance dos utilizadores que se iniciam no mundo Linux?
Este artigo tem mais de um ano
Não acho que seja complicado mesmo para um iniciado em Linux. No entanto concordo que devia ser mais simplificado.
Claro que pra um usuario comum isso é complicado. alias outras coisas muito mais simples as vezes sao complicadas para usuarios com pouca experiencia em computação, sem contar que a pessoas ainda tem q fazer uma pesquisa no google pra achar um topico explicando sobre o assunto, certamente os usuarios do dia-a-dia nunca fazem isso e eu sei o que é usuario pois lido com eles todos os dias. O processo deve ser o mais simples possivel para que o linux possa alcançar a grande massa ta população quem tem menor conhecimento em informatica. Eu vejo o linux desde 1998 e fico triste de ver 12 anos depois quando a pessoa recebe em casa uma maquina com linux instalado a primeira coisa que ela diz é “tira essa merda e instala o windows”, acho que um sistema operacional por melhor que seja quando ele é complicado a grande massa o tem como ruim.
Concordo com vc Wellington, um usuário não quer ter o trabalho de ficar se matando pra fazer uma coisa dessas.
Uma das coisas que fazem com que o Linux não seja tão usado como o Windows, é o fato de usuários avançados em Linux se acharem os hackers da vida e ficam tirando onda com quem esta começando ou migrando para LInux.
To a uma semana tentando instalar e agora que consegui.
Melhorou bastante com esta atual versão mas ainda ha muitas coisas que tiram o tempo do dia de trabalho procurando por esse tipo de problema.
Mas a incistencia perciste
Olha, amigo. Todos iniciam um dia no Ubuntu. Nem todos são ” iniciados”. Estou aprendendo agora e foi difícil até chegar nessa dica. Podiam ter facilitado, sim!
Penso que esta ao alcance de todos, mais simples nao há! Abraço
Não é assim tão fácil Ricardo.
Depois de ler aqui como se faz, é só copiar e colar e está. Mas sem isto, sem ver em algum lado como se faz, ninguém à primeira adivinha os comandos para instalar isto.
Pois, um utilizador que se inicie no mundo Linux não sabe o que é um repositório, não sabe o que é um apt-get e por aí fora. Restam-lhe as aplicações com interface gráfico…No entanto se este repositório não estiver configurado, pode ser um go out do Linux para muitos utilizadores.
Eu tive o mesmo problema. Encontrei uma alternativa, não sei se foi através do Ubuntu restricted extras, que lá me desenrascou.
Eu também já tive que fazer estes passos e na altura pensei exactamente no que o PP escreve no post. Porque não simplificar a instalação do Java logo de raiz, já que é uma aplicação que é tão necessária para a maioria dos utilizadores. E não custava nada terem adicionado a referida entrada nos repositórios que já vêm configurados!
Eu até entendo o porque da remoção do java do repositório pré-definido, pois o Icedtea-6 está muito bom. Mas há quem precise mesmo do java da sun….
Ir a System-Administration-Software Sources;
Clicar no separador “Other Software”;
Activar o repositório “http://archive.canonical.com/ lucid partner”;
Clicar no botão close;
Ir ao Synaptic e instalar as aplicações pretendidas.
Não é preciso usar a linha de comandos ;).
No Fedora também instalo tudo dessa forma.
http://images.tothetech.com/2009/01/install-software-fedora.jpg
No fedora o Java até já vem instalado acho eu… É mais fácil que no windows, escolhes os programas que precisas, deixas em instalar, aparecem no menu iniciar, sem ter de andar feito um robot a clicar em next’s.
hum…no CentOs que é derivado do fedora o java não vem por omissão. Lembro-me que a ultima vez que tive de configurar, até variáveis de ambiente tive de inserir a mão.
Mas este é o espírito 🙂
“Para finalizar, apenas referir o seguinte: Se o objectivo do Ubuntu é simplificar todos os processos, porque complicam em determinadas situações?”
Não é necessário ir à linha de comandos, instalei no 10.04 através do Centro de Software, basta pesquisar java e instalar.
Cumpts
Basta ir ao site da adobe e fazer o download do flash para a versão “Flash Player 10 for Linux (.deb)”.
podia (e devia) ser bem mais fácil, é assim que se conquistam novos utilizadores.
è muito fácil – a unica coisa que eu tô tendo problemas é em relação ao USB no VirtualBox – fora isso tá rodando 100% a três semana (Ubuntu 10.04)
Isso já anda nas minhas máquinas em Linux. Sim é verdade que uma das grandes barreiras para o novatos em Linux são so muitos comandos. Mas cá para mim isso trata-se do mais motivador já que tudo está na base da linha de comandos. Em Windows as coisas são feitas de forma gráfica poupando o trabalho a utilizadores pouco ou nada experientes. No Ubuntu instalar deb entrou na era do gráfico. Mas oq ue está no artigo é música pá. Qualquer pessoa que se ponha com afinco a tentar perceber um pouco o Ubuntu facilmente entenderá o que se pede.
mais facil é baixar e clicar duas vezes, executar como administrador, agora digitar 2 linhas de comandos p\ se instalar um aplicativo indispensavel, desculpa os adeptos ao linux, mas windows 3×0 linux, um novato, ou ate mesmo executivo é OBRIGATORIO algo funcional, ate descobrir o que é repositorio, lamento mas nao se tem tempo a perder, e p\ antes que alguem fale alguma coisa uso dualboot com linux, sou iniciante,apanhei varias comunidades do orkut p\ aprender esses macetes que sinceramente deixam a desejr em linux, nao kero nao identico ao windows mas tao facil quanto
está no Software Center! Basta escolher “Canonical partners” e dps procurar na lista pelo java run time! 😮
Mas o Ubuntu já trás o IcedTra instalado, até agora tudo tem corrida nele.
Ia dizer que tá no Software Centre e que não é preciso nada dessa complicação… Mas já muitos se anteciparam a mim! 🙂
Porque não um update ao post com essa informação?
Ou, melhor ainda, porque não investigar um bocadinho antes de se fazerem “how-to” que complicam mais do que simplificam?
Caro Zack,
“Investigar um bocadinho antes de se fazerem how-to’s”, bem o que dizer relativamente a esta afirmação: Geralmente diz-se pobre e mal agradecido, no entanto esclareço o seguinte:
Depois de incluíres/activares os repositórios tudo está ao alcance do Software Center, no entanto a instalação do java carece de um passo adicional que é activar o repositório da Canonical partners. Tudo é fácil quando se vê pelo menos uma vez, quando não se vê o nível de abstracção aumenta!
Mandar bitaites é fácil…
Ok, eu explico-me um bocadinho melhor:
Seria assim tão complicado explicar os passos para activar o repositório?
Afinal de contas, é isso mesmo que se está a fazer com ‘sudo add-apt-repository “deb http://archive.canonical.com/ lucid partner”‘!
A linha de comandos é simples de usar. Normalmente até prefiro a andar a fazer “engenharia de rato”…
No entanto (e basta ver pelos comentários que dizem que do processo evia ser “mais simplificado”) o uso da linha de comandos “assusta” os utilizadores mais recentes, e muitas vezes inibe mesmo que os utilizadores experimentem as distribuições: “linux é demasiado complicado!”
Para alem disto, começam a aparecer “pelas internets” ataques direccionados aos utilizadores de linux. Muitos desses ataques passam por comandos que supostamente fazem uma coisa e depois fazem outra completamente diferente!
Estes ataques apenas têm sucesso porque os utilizadores aprenderam que é “na boa” fazer copy/paste de comandos que não compreendem, e que os seus problemas/desejos ficam automágicamente resolvidos…
Obviamente que este problema não se resolve através de “não dar comandos para os utilizadores executarem” mas, juntando o útil ao agradável, para quê estar com comandos “complexos” quando estes são completamente desnecessários?
Esqueci-me de acrescentar uma coisa (para além de passar o corrector ortográfico pelo comentário anterior :$ ):
O meu comentário, embora possa ter sido mais agressivo que o desejável, tencionava apenas ser uma “critica construtiva”.
Valorizo o vosso esforço, e vocês devem ser dos poucos sites portugueses dedicados à tecnologia que fazem reviews com a noção que há mais vida para além da microsoft!
Mas por vezes (e basta lerem o fim do vosso “how-to”) fico a perguntar-me se a intenção será mesmo apoiar e divulgar “os outros”…
Este comentário foi feito da mesma forma como se dissessem que não há virus para linux e para mac, ou que este ou aquele sistema operativo é “perfeito”..
Ou seja, se podia estar mais correcto, isso deverá ser salientado! 😉
Excelente.
Bom Trabalho
Zack,
Nota-se que não tens muita experiência, nme mesmo de administração Windows, porque se esse fosse o caso, sabias dar valor à utilidade desses “comandos mais complicados”, que são “desnecessários”, citando.
O que te digo é que o Terminal de GNU/Linux é bastante mais poderoso que a ultrapassada janela de MS-DOS que abres no Windows, ou até mesmo que a novíssimo e inovadora PowerShell que a Microsoft tanto se digna de proclamar.
Se por um lado, pelo GUI, a Microsoft consegue uniformizar os seus ambientes (programas, integração, etc.), por outro, no caso de teres de utilizar a linha de comandos… Mais vale cortares os pulsos. 🙂
Cumprimentos,
Bruno Martins
Mesmo assim não consigo instalar o java par ver gráficos estou quase a desistir do ubuntu!!??
já tentei ver mais de dez dicas e falha sempre algo!?
gostava de saber uma maneira eficaz?
esta diz-me que E: não está disponivel!?
sou obrigado a ir para o windows preciso de ver gráficos.
Obrigado
Se eu achei no google.com, como chegar até esta página então qualquer um pode. Meu pai não é nenhum maniaco por computadores, mas, só usa linux pq tá acostumado desde quando trabalhava. Eu uso ruindows por causa do .net. Hoje estou maravilhado com o ubuntu. E, sinceramente, não teria graça se eu só clicasse e tudo ficasse pronto, o gostoso é pesquisar mesmo. rsrsrsrs Linux rules !!!!
Opa, obrigado pela dica!
Apanhei um bocado aqui até descobrir que é ” só ” adicionar um novo repositório!
Andava à nora para conseguir isto, mas no fórum zwame indicaram-me este tópico, obrigado.
Já agora alguém que faça com que os programadores tornem este e outros processos mais simples, pois o Ubuntu está muito bom, mas tem uma ou outra complicação para instalar certas coisas.
Amigo,
Show de bola seu post, funcionou de primeiríssima!
Toda vez que reinstalo o ubuntu é uma dor de cabeça, mas com este tutorial fica blza.
Adam
Desde o lançamento do Ubuntu 10.04 que venho tentando configurar o java para o Firefox-3.6.3 (passando depois para o 3.6.6) funcionar sem problemas. Somente agora achei este seu post (buscando através do GOOGLE) e configurei-o. Realmente foi caminhando sobre pedras e espinhos que cheguei até aqui. Concordo que os programadores do Ubuntu estão dificultando até os usuários antigos como eu que utilizo várias distros que dirá dos novatos!!
Instalei o Chromium-Browser para matar a curiosidade e a identificação do java (e outros plugins) foi imediata e acessei minha conta bancária sem qualquer dificuldades.
No Slackware-13, Fedora-12 e Mandriva 2010 não houve qualquer dificuldade com o jre-6u20-linux.
Muito obrigado, eu sou iniciante em linux
e nao tava conseguindo instalar
Isso acaba complicando a vida do iniciante, onde antigamente era mais facil
baixar esses pacotes
Enfim, Muito obrigado mesmo
OBRIGADAA..!!
JÁ TINHA TENTADO VÁRIOS SITES E NADA FUNCIONOU ATÉ EU ACHAR ESSE AQUI..!!
MTO OBRIGADA
Vlw Galera.
Mto util, utilizando neste momento.
Vlw!
INFELIZMENTE PARA QUEM ESTÁ MIGRANDO DO WINDOWS PARA O UBUNTU.
ESSA COISA LASTIMÁVEL DO OPEN JDK AOS BRASILEIROS É PÉSSIMA, POIS A MAIORIA DOS PROGRAMAS DA RECEITA FEDERAL SÃO EM JAVA/SUN, ASSIM COMO NO BANCO DO BRASIL.
E FICA MUITO CHATO A INSTALAÇÃO .BIN QUE É UM PAVOR A UM USUÁRIO “DOMÉSTICO” QUE NÃO É OBRIGADO A SABER COMO INSTALAR UM ARQUIVO TÃO COMPLEXO NO UBUNTU.
INFELIZMENTE A CANONICAL/UBUNTU DEVERIA SIMPLIFICAR E UTILIZAR DE VEZ APENAS PACOTES .DEB E ACABAR DE VEZ COM ESSAS COISAS SUDO MAKE INSTALL ETC, QUE O USUÁRIO DOMÉSTICO SE QUER VAI TER PACIÊNCIA PARA ESSAS COISAS IDIOTAS.
UBUNTU E O JAVA/SUN DEVERIA SER O PRINCIPAL OU ATÉ MESMO VIR OS 2 JDK E JRE.
A CANONICAL MEU PIOR SENTIMENTO POR ESTA FALHA ABSURDA, INFELIZMENTE O JDK AINDA NÃO ESTÁ À ALTURA DO JRE E A INSTALAÇÃO .BIN É A MAIS PRECÁRIA E ARCAICA NO MUNDO MODERNO DE HOJE EM DIA.
Valeuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!
Sou usuário do Ubuntu há 1 mês…e esse tempo todo não tava conseguindo instalar o JAVA/SUN nem pelo “tutorial” do desenvolvedor. Só consegui graças a essas dicas. Já adicionei nos meus favoritos.
LINUX sempre!!!!
O problema do Linux é que ele foi feito para gente da área de computação. já o Ubuntu, que diz desmistificar o Linux e promete ser “Linux para seres humanos”, deixa a desejar em tarefas simples, onde um simples script no menu ferramentas do Firefox resolveria.
Cara coisa mais sem sentido, o Java 1.6 JDK é instalado via apt-get já o JRE não, quem explica… mas aí vlw… salvou mais um sua dica!!!
A dica funcionou aqui no 11.04. Valeu!
* concordo com alguns colegas aí: isto deveria estar na central de softwares para ajudar os iniciantes…
Deu certíssimo, OBG!!!!
Sou usuário Microsoft desde o DOS e Windows 3.11 e Linux a 10 anos. Usando dual boot no Linux faço uma viagem no tempo, hoje sinto-me nos anos 80, aprendendo DOS. Linux é pura dificultar mesmo, nada prático nem versátil muito menos moderno. Sem a Internet, para pesquisar, esse sistema estaria fadado a usuários nerds ou hacks. Usuários normais, já mais trocarão de sistema se encontrarem esse tipo de dificuldade na instalação de coisas básicas como JAVA, PLUGINS e OUTROS. Sei que não é falta de força de vontade por parte dos desenvolvedores, mais já passa da hora de acordar pessoal do Pinguim e pensar como usuário final. “Quem ri dos menos desprovidos, ri amargamente”.
Jonjon, não pareces nada um utilizador do DOS dos anos 80. Para quem diz que já tem tanta experiência, continuas muito básico no dominio da informática. Então o Linux não é moderno? Por acaso já é moderno há muitos anos, muito antes da microsoft ter sido dispensada pela IBM… E sem net não se faz nada com o Ubuntu? Tens a certeza? Que tal processamento de texto, folhas de calculo, tratamento de imagem, etc… E para que queres o java sem internet? Usas muito? Gostava de te ver administrar servidores windows. Então é que vias o que era bom. E estou a referir-me a administração a sério, não ao brincar aos informáticos. Já agora, alguma vez usaste um Sinclair Spectrum? Sabes o que é, pelo menos? Aproveita melhor a net para aprender alguma coisa, até do DOS, CP/M, entre muitos outros.
Alternativa aos preguiçosos!
Vai no site da Micro$oft e paga pela sua preguiça..ok??
Você que critica deveria procurar o quanto esse pessoal já batalhou para melhorar a vida dos usuarios de software livre.
Procure voltar no tempo.. recorra a um amigo mais velho se voce tem preguiça tambem de ler. Pergunte.. se informe e verás o quanto já foi feito para melhorar. E a propósito tente ocupar parte do seu tempo ajudando tambem.
Valeu pessoal do Forum!!
Olá pessoal. Mesmo usando as dicas deste site ainda não consegui instalar o java6. Mas, vou continuar tentando pois gosto e uso o ubuntu desde da versão 7. No entanto, uma ajuda a mais sempre é bem vinda.
Eu sou meio novato no Linux e estou usando o lubuntu (que é baseado em Ubuntu 13.10)
Consegui instalar o JRE da seguinte forma:
1. abri o terminal
2. sudo apt-get install default-jre (e Enter)
3. Terminada a instalação, digitei java -version (e Enter) (para ver se realmente tinha sido instalado. E foi instalado com sucesso, no meu caso)
Foi só isso. Agora pra fazer funcionar no Firefox, segui os passos desta página:
http://www.java.com/pt_BR/download/help/enable_browser_ubuntu.xml
No meu caso, estava usando o Firefox, então ficou:
(PS: O que está entre parenteses são comentários meus)
1. Torne-se o usuário raiz executando o comando su e digite a senha de superusuário. Digite: sudo -s (Não fiz este passo. Ao invés disso, usei sudo em cada um dos passos abaixo – só colocar sudo antes do comando. exemplo: “sudo mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins”)
2. Crie um diretório chamado plugins se você não tiver. Digite: mkdir -p /usr/lib/mozilla/pluginsv (já possuia este diretório, por isso pulei este passo também)
3. Acesse o diretório de plugins do Google Chrome (erro deles. Na verdade aqui seria Firefox) antes de fazer o link simbólico. Digite: cd /usr/lib/mozilla/plugins
4. Crie um link simbólico. Digite: ln -s /usr/local/java/jre1.7.0/lib/amd64/libnpjp2.so (no meu caso, foi “sudo ln -s /usr/local/java/jre1.7.0_45/lib/i386/libnpjp2.so) (só troquei o amd64 por i386)
5. Reinicie o navegador e teste o Java (link para o teste http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp)