Comandos Linux para Totós – Tutorial nº29
Periféricos no Linux
Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para a primeira rubrica “Comandos Linux para Totós” de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)
Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!
![]()
Recentemente um leitor solicitou que escrevêssemos um artigo sobre periféricos, mais concretamente sobre disco e partições no Linux. Aqui vai a nossa explicação:
A maioria dos periféricos (ex. discos, teclados, drives CD/DVD) detectados pelos sistema operativo possui uma referência no diretório especial /dev. No entanto, considerando por exemplo um dispositivo de armazenamento (ex.disco, Pen USB), o sistema não consegue aceder diretamente ao sistema de ficheiros destes dispositivos, simplesmente através do nome no directório /dev.
Por exemplo, /dev/sda1 corresponde:
- /dev – diretório especial
- sd – normalmente associado a dispositivos de armazenamento
- a – indica que é o primeiro disco (se fosso por exemplo b, seria o segundo)
- 1 – corresponde à primeira partição (neste caso do primeiro disco sda)
Para que o sistema possa aceder ao sistema de ficheiros do dispositivos, é necessário montá-los no sistema de ficheiros “primário”, ou seja, no sistema de ficheiros do próprio sistema. Para ver os dispositivos montados no sistema podem usar o comando mount .
De referir que através do comando mount, podem também saber qual o sistema de ficheiros usado (ex. o /dev/sda1 está montado em /boot e a usar o sistema de ficheiros ext3).
No caso dos dispositivos de armazenamento, podem usar o comando fdisk –l para ver os discos e respectivas partições.
No exemplo seguinte podemos ver que o sistema tem um disco (/dev/sda) com 36,7 GB de capacidade de armazenamento, e que este está dividido em duas partições:
- /dev/sda1
- /dev/sda2
Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me (ppinto at pplware.com) ou através da comunidade Pplware Linux.
Este artigo tem mais de um ano



















Artigo muito útil 🙂 Já agora, visualizar o ficheiro partitions, “cat /proc/partitions” também é muito útil para listar partições.
yups…o /proc reverva-nos muita boa informação. No proximo artigo vamos abordar esse “directório especial”
Abraço
Boa explicação.
Já agora, alguém sabe como “falar” com a porta série em C ou C++? Estou a usar python, com a biblioteca pyserial, mas queria usar C ou C++.
Abraço
http://en.wikibooks.org/wiki/Serial_Programming/termios
Python – http://www.sparkfun.com/tutorials/403
Em c manda um mail para jagsilva at gmail.com e posso passar um exemplo
‘ls /dev/input’ –> lista alguns periféricos.
Todos esses Artigos bem que poderiam ser unidos e transformados em um super mega manual ou até mesmo um livro!!!
Fica aqui a dica!
Podia haver um artigo sobre Ext 2 3 e 4, diferenças, quais dão pra fazer o undelete, como formatar num ou noutro tipo. Estes artigos são boas abordagens a cada um desses assuntos. Cumps
Edgar