Chegou o Peppermint 8, a distro que vai fazer o seu PC voar
Uma das distribuições Linux mais populares para máquinas com recursos mais limitados é o Peppermint OS. Em junho de 2016 foi lançado o Peppermint OS 7 e agora, passado quase um ano, a equipa de desenvolvimento disponibilizou a versão 8 que traz algumas novidades muito interessantes.
O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objectivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas com hardware mais limitado.
Esta última versão é baseada no Ubuntu 16.04.2 LTS (Xenial Xerus), o que quer dizer que terá suporte durante cinco ano, vem com o kernel 4.8 e traz como ambiente gráfico de trabalho o LXDE. Além disto esta versão vem com a tack gráfica usada no Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) que inclui os pacotes X.Org Server 1.19 e Mesa 17.0.2.
O Peppermint OS 8 está disponível para sistemas com arquitectura a 32 bits e 64 bits (UEFI/ GPT/ Secure Boot) e integra as melhores ferramentas das actualidade no mundo open source:
- Office
- Document viewer, Gmail, Google Calendar, Google Drive
- Internet
- Chromium, Dropbox, BitTorrent client, Ice
- Graphics
- Editor by pixlr, Express by pixlr, image viewer, simple scan, screenshot
- Multimedia
- GNOME Mplayer 1.0.8 Media Player, Guayadeque Music Player
- Accessories
- Archive manager, calculator, file search, terminal, gedit text editor, printer manager, Bluetooth manager
O Peppermint 8 tem agora uma versão denominada de "OEM Install" que permite aos fabricantes vender PCs com este sistema operativo. Esta versão traz também algumas melhorias ao nível do layout do teclado podendo ser configurados alguns atalhos. Em termos de browser o Chromium voltou a ser o escolhido como browser principal da distribuição apesar de continuar a ser possível instalar o Firefox através da ferramenta Firefox Theme Lock.
Além disso o editor de texto Xed e o Xviewer image viewer substituem o Plume e o Gnome's Eye respetivamente. O sistema tem agora também suporte para partições exFAT. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
Tenho um Magalhães 2, será esta uma boa opção? A instalação é simples? Isto são questões de quem percebe pouco ou utiliza um PC como um simples utilizador.
Cumps, continuação de um bom trabalho.
Apoio as iniciativas de popularizar o Linux, quanto mais opções de escolha, melhor – sou prova disso, tinha o Manjaro KDE em dual boot com o WIN10 num laptop Samsung – estou esperando acabar a garantia de um Dell Inspiron 15 – 7559 SKL para colocar novamente um Linux com KDE; enquanto isso tenho em outro notebook Dual Core T4400 2.20GHz, RAM 3GB e gráficos onboard Intel com Linux BunsenLabs.
Interessante esse vasto leque de opções, mas o maior problema é que os iniciantes no mundo Linux imaginam que usar uma distro mais leve deixa a máquina (por exemplo, um desktop ou notebook antigo, mais de cinco anos, low cost, sem placa gráfica anterior a geração Intel i3/5/7) potente o suficiente para executar as mais diversas tarefas equivalentes aos modelos atuais com specs mais exigentes. Nada mais incoerente.
O que digo, é que dependendo da máquina, o ambiente gráfico (DE) será o menor dos problemas, onde atualmente os browsers são os maiores consumidores de recursos (principalmente RAM); além disso, sua máquina terá uma usabilidade limitada – navegação na Internet, aplicativos de escritório e dependendo da placa gráfica (ou ausência dela) assistir vídeos provavelmente será em baixas resoluções.
Jogos? Esqueça. Edição de vídeo? Negativo. Se quiser um desempenho fluido terá que limitar as aplicações conforme listada no parágrafo anterior (Internet & Office).
No mais, a equipa que mantém o Peppermint está de parabéns por continuar o desenvolvimento dessa magnífica distro.
Corre iLok, Pace e Wibu?
Não?
Continua a ser um sistema com muito pouco para oferecer….
Lol!
Não sei, corre?
É que nunca ouvi falar dessas aplicações (ou jogos).
Se precisas de usar aplicações muito específicas tens obrigatoriamente que usar o SO para a qual foram concebidas.
Sempre gostei do LXDE (no Manjaro), se calhar sou capaz de instalar esta distribuição.
Ambiente gráfico Lxde mas na foto é o Whisker menu…
O Pepermint 7 vinha com Xfce, voltaram atrás ou é um engano no post?
Aquilo é um mix de Lxde e xFCE
Offtopic: Qual a distribuição linux que aconselha para um quase formado engenheiro informático? Eu sei que não há nenhuma distro “especial” e que praticamente todas servem, mas não sei, não haverá nenhuma mais direccionada para developers e programadores? A máquina em questão é um portátil com um i7 (4ºgeração, acho), 4gb ram e uma amd r5
Obrigado pela atenção.
Ubuntu ou Mint 🙂
“Semicode OS” para programação é do melhor, vem com um vasto leque de ferramentas
Posso instalar em MAC?
Tenho a correr no Parallels 😀
Ainda existe o caixa mágica? Algum tutorial ou reportagem aqui no ppl?