Bodhi Linux 2.0.0 Alpha – Um SO Linux minimalista
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Depois de termos apresentado aqui o Bodhi Linux, hoje vamos conhecer as novidades da versão 2.0.0 Alpha que foi lançada recentemente.
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.
Algumas característica do SO
Organização de tarefas, usando Ambientes de Trabalho "virtuais" Dependendo do tema escolhido durante a fase de instalação do sistema, o símbolo do "Pager Gadget" poderá aparecer ou não, no seu ambiente de trabalho. Não obstante, os ambientes de trabalho "virtuais" estão presentes no seu sistema. Os Ambientes de Trabalho "virtuais" são elementos úteis de organização, porque permitem colocar diversas aplicações de determinado tipo, agrupadas num ambiente virtual e aplicações de outro tipo, agrupadas num ambiente virtual diferente. O gráfico opaco que se encontra no ambiente de trabalho, é uma representação de todos os ambientes de trabalho em utilização e cada um poderá ter um gráfico mais pequeno, representando uma aplicação que esteja a ser executada dentro dele. Há várias formas de alternar entre eles: 1) Clique na zona do gráfico correspondente ao ambiente de trabalho para o qual pretende mudar; 2) Use as teclas de atalho do teclado Ctrl/Alt + Seta na direcção para onde pretende mudar.
A totalidade do Ambiente de Trabalho é o Menu
Clicando em qualquer ponto num espaço vazio do ambiente de trabalho faz aparecer o Menu Principal onde pode aceder às aplicações, ajustar definições, desligar o sistema, etc. Pressionando o botão da direita num espaço vazio do ambiente de trabalho, faz aparecer o Menu de Favoritos.
Os Gadgets mostram informações do sistema
Gadgets são ícones que exibem informações do sistema, tais como o nível da bateria, as horas, etc. Os Gadgets também permitem interagir com o sistema para determinados fins, como aumentar o volume do som e outros. Existem muitos Gadgets que proporcionam uma vasta variedade de funções. O mesmo Gadget pode ter mais do que uma instância a funcionar em simultâneo, e ser colocado em locais diferentes, tal como nas Shelves (ver abaixo), ou directamente no Ambiente de Trabalho. Pode encontrá-los em: Menu Principal -> Settings -> Gadgets.
Shelves - são barras de tarefas/systray/dock/launcher "em esteroides"
O Bodhi Linux disponibiliza as "Shelves" para poder lidar com os seus Gadgets e Launchers, caso prefira não os colocar no Ambiente de Trabalho. Qualquer Gadget que esteja activado no seu "Modulo", pode ser inserido numa das "Shelves". Pode também colocar multiplas "Shelves" em qualquer um dos espaços que ladeiam o Ambiente de Trabalho. A gestão da quantidade de "Shelves" que pretende usar, a sua localização e tamanho (entre outros atributos), é feita em: Menu Principal -> Settings -> Shelves Para gerir o conteúdo das "Shelves" basta clicar sobre elas com o botão da direita e seleccionar "Contents".
Temas que se adaptam ao seu gosto
O Bodhi vem equipado com inúmeros Temas para escolha. Pode seleccionar qualquer um ao seu gosto, em: Menu Principal -> Settings -> Themes.
Os artistas do Bodhi criaram muitos mais temas e papéis de parede que pode visualizar e transferir para o seu sistema, na nossa página "Bodhi Art" (ver: "Recursos").
Requisitos mínimos para correr o Bodhi Linux
- Processador a 300 MHz
- 128 MB de RAM
- 1.5 GB de espaço em disco
Bodhi Linux 2.0.0 Alpha
- Distribuição baseada no Ubuntu 12.04 LTS
- Suporte para versão a 64 bits
Nota: Esta distribuição não deve ser instalada em máquinas em produção, por se tratar ainda de uma versão Alpha.
Considerações finais
Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.
Download: Bodhi Linux 2.0.0 Alpha [613 MB]
Homepage: Bodhilinux | Wiki
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa distro para hardware antigo e não só, já a utilizei pois gosto bastante do E17 por ser super leve, costumizável e por estar não ter uma versão estável desde que saiu o E16 já lá vão uns aninhos.
Instalei num celeron 850Mhz 256Ram a versão 1 e funciona que é uma maravilha, está versão tenho que a experimentar para ver as novidades.
A prova que esta distro é leve é a versão que foi iniciada pelo developer do Bodhi para o nokia N900 mas acho que não viu a versão final chegar ao dispositivo
Isto não é minimalismo.
ArchLinux é.
Só a instalação, é do mais minimalista que pode haver!
LOL…Bem dito…
agr falando a serio e um pouco offtopic, tenho saudades do gnome antigo, fiquei “obrigado” a passar para xfce, ja que a Canonical decidiu inventar e fazer aquela coisa chamada unity, e gnome tb n conseguiam estar quetos com o gnome 3…
Em relação ao Arch, acho que depende do nivel do utilizador. para iniciantes e melhor nao…agr para utilizadores avançados…nada como tentar instalar com virtualbox, e ver no que da…
em relação ao bodhi linux, nunca usei…mas pelos screenshots parece.me engraçado
Abraços
Onthewheels
Sinceramente nem acho que o unity tão mau como as pessoas pintam, acho que o mundo Linux precisa de inovar (e não andar atrás do outros) e foi isso que a canonical fez. Agora, se foi para melhor ou para pior, isso cada um faz a sua avaliação…eu pessoalmente gosto, mas tenho a perfeita noção que aquele ambiente gráfico para monitores mais pequenos deve ser algo atrofiante.
No entanto o linux no geral continua a construir o seu reino pelo telhado (apesar de ter uma base sólida obviamente) continua a esquecer-se o que fica entre as telhas e o pavimento. Estamos a ver crescer novos ambientes gráficos, estamos a ter cada vez mais uma maior estabilidade e melhores aplicações no entanto tudo isto vai para o galheiro quando existem problemas tão básicos (ex: o meu monitor não é reconhecido por qualquer sistema operativo, devido ao cabo que não transmite a EDID, a diferença e que o Windows permite forçar a resolução enquanto o Ubuntu por exemplo tenho andar com truques para meter aquilo a funcionar) a serem resolvidos. Infelizmente para usar-mos Linux ou tem-se a sorte de o hardware ser todo compatível, ou é um problema de todo o tamanho para o meter a funcionar nos mínimos dos mínimos.
Bom dia e em Windows , não tens de instalar todas as drives inclusive do chip da motherboard , o Linux de facto tem esse problema e tem outro que é bastante chato que são a detecção de múltiplos monitores , vamos esperar pela fornalha de novos kernels , pelo que li são bastante ambiciosos e virão resolver alguns dos problemas conhecidos com portáteis que têm 2 placas gráficas o Linux está sempre a evoluir e eu que o diga .
Cumprimentos
Serva
Sinceramente, adoro o Unity no Ubuntu 12.04 (mas não nas versões anteriores). Para o meu netbook é o melhor OS pois aproveita o máximo de espaço no meu monitor. Não o trocaria por outro OS.
100% de acordo. estou agarrado ao windows 7 porque a minha grafica GMA500 não é suportada.
É de facto uma distribuição que se vem distinguindo de outras chamadas de light , só que o Bodhi apesar de ser muito parco no consumo de recursos é uma distro fantástica , eu a que gostei mais foi a 1.20 , embora na instalação existissem alguns bugs no que respeita a parametrização , estas novas versões já têm esse problema corrigido , o engraçado nesta distro é que só consegues ter uma verdadeira experiência do seu valor se a instalares no HDD , que me recorde é das poucas distros em que esta situação acontece .
Excelente distro para pcs que só aguentam Windows 98 .
Cumprimentos
Serva
A diferença Serva é que ao instalares as ditas drivers no Windows tens a certeza que as coisas ficam a funcionar como deviam. Agora pegando no Linux no geral, instalares drivers (oficiais ou não) no sistema não é sinonimo que as coisas fiquem a funcionar. Muitas das vezes tens andar com esquemas manhosos que em 90 % dos casos não compensam.
Mas se reparares nem falei em drivers, tu e que foste buscar esse assunto…mesmo assim sem sentido nenhum visto que o Windows por definição já detecta bastante hardware por si só(existe excepções claro) coisa que o Ubuntu por exemplo também o faz muito bem quando as coisas estão para lá viradas.
A comunidade Linux no geral farta-se de mandar areia para os olhos das outras pessoas (e até a eles próprios), pintando situações que em muitas das vezes não são a realidade. Esquecem-se por ventura é que quanto mais depressa reconhecerem o problema, mais depressa encontra-se a solução para o mesmo
Em relação aos Kernels, bem amigo já ando nisto hã algum tempo, e ando constantemente a ouvir essas historias…mas espero bem que resolvam estes e outros problemas só ficamos a ganhar com isso.
usa o gnome3 classic…
agreed
já agora, slackware, de tão minimalista se torna complicado xD
Pessoalmente não gosto muito do E17, mas nada relacionado com as funcionalidades. Na ‘onda’ dos WM minimalistas prefiro o openbox.
Para quem já tem alguma experiencia em Linux e quiser dar o salto para o Arch, pode sempre ‘sartar’ primeiro para o Archbang. Tem a base do Arch e usa o Openbox como WM. Actualmente é o que tenho instalado em várias máquinas.
Foi a opção que tomei. Como ainda não tenho “unhas” para o Arch optei pelo Archbang, distro que reside no meu portátil de parcos recursos com muita satisfação, depois de ter passado pelo Bodhi.
Instalei o Bodhi e gostei bastante, principalemente pela rapidez. Mas tenho um problema, nao consigo ligar a rede wireless. Normalmente as distros tem uma aplicaçao chamada Additional Drives que instala as drives da rede wireless e da grafica, mas no Bodhi nao encontrei. alguem me pode ajudar?
Nâo gosto muito de remasters.