BAR – Mais um ferramenta de backups para Linux
Nos dias de hoje, não há motivos para não realizar backups nem que não seja aos dados mais sensíveis e pessoais. Os discos externos estão baratos, as pen’s já acolhem grandes quantidades de informação e os serviços disponíveis na cloud (ex. Amazon, Dropbox), permitem que qualquer utilizador faça backup gratuitamente. O que falta?
Considero que a principal barreira de nos dias de hoje não se fazerem backups é mesmo a “preguiça”, pois as aplicações já simplificam quase tudo. Hoje vamos conhecer o BAR – Backup Archiver Program, uma aplicação muito simples para realizar backups em Linux.
O BAR (Backup Archiver Program), é uma aplicação extremamente simples para realizar backups e respectivos restauros. Segundo o autor da ferramenta (Torsten Rupp), o desenvolvimento desta ferramenta deveu-se ao facto de as aplicações de backup que existiam na altura não serem simples e de não possuírem algumas funcionalidades.
Algumas funcionalidades
- Permite fazer o backup e respectivo restauro de ficheiros ou imagens
- Possibilidade de dividir o ficheiro de backup em vários ficheiros
- compressão de dados com zlib, bzip2 ou algoritmos lzma
- encriptação (ou cifra de dados) recorrendo aos algoritmos AES, TWOFISH, etc
- Encriptação assimétrica com RSA
- Cópia directas para computadores remotos via FTP ou SSH (SCP ou SFTP)
- possibilidade de agendar backups
- Interface gráfico bastante organizado e simples (escrito em Java com SWT)
Esta é mais uma aplicação para realizar backups em Linux. Tem muitas funcionalidades interessantes e é muito simples de usar. Experimentem!
Artigos relacionados
Licença: GPLv2
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Backup Archiver Program 32 bits |64 bits (Ubuntu)
Homepage: BAR
Este artigo tem mais de um ano
Para backups empresariais aconselho o Backup Pc.
http://backuppc.sourceforge.net/info.html#screenShots
Abraços.
Não funcionado o meu ubuntu 10.04 com 64 bits, já tentei q DEB (erro: x32_64) e SRC. Já instalei pelo SRC (make install). digitei barcontrol erro: Java 32 bits.
Apesar de nunca ter passado por uma experiência “LINUX”, estou deveras entusiasmado por passar por essa experiência. Estou enganado ou estou em frente a um grande entusiasta do “LINUX”?
Sabe se ele consegue compactar cerca de 250 GB de dados em um único arquivo?