Asterisk Now 4.0 – Instale uma Central Telefónica VoIP
Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica multi protocolo se tratasse.
A Digium é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação. Hoje vamos ver como é fácil instalar o Asterisk Now 4.0.
O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.
Principais características do Asterisk
- Sistema de telefonia IP-PBX;
- Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
- Unidade de Resposta Audível (URA);
- Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
- Relatório e estatísticas das chamadas;
- Facilidade de administração e gestão através da Web;
- Compatível com os PBX’s analógicos;
- Compatível com os telefones digitais IP;
- Conectividade com troncos analógicos e digitais;
- Sistema voltado para pequenas e médias empresas
Como instalar o Asterisk Now 4.0?
Depois de fazer o download do Asterisk Now 4.0 basta gravar o .iso num CD/DVD ou PEN e arrancar o sistema. Na primeira interface de instalação devem escolher Full Install (ou então a opção que se adequa ao vosso cenário).
O sistema vai carregar alguns pacotes necessários para a instalação de toda a plataforma. O processo demorará entre 3 a 5 minutos.
Na parte da configuração do TCP/IP devem activar o protocolo IPv4 e IPv6. Neste ponto podem fazer uma configuração manual ou definir que será via DHCP.
Agora devem indicar o fuso horário.
E por fim indicar uma password inicial para acesso ao sistema.
A instalação completa da plataforma demora cerca de 30 minutos. Depois de reiniciado, devem introduzir as credenciais definidas anteriormente (utilizador: root/ password: definida anteriormente). Depois de autenticados com sucesso, o sistema informa do endereço IP para acesso à Interface Web.
Já dentro da interface web, devem começar por criar uma conta para acesso à plataforma.
Nos próximos artigos vamos explorar as funcionalidades mais importantes do FreePBX e mostrar como podem realizar algumas configurações.
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Hoje em dia um utilizador pode facilmente pode ter em sua casa uma solução VoIP, recorrendo a plataformas opensource, ou gastar alguns (poucos) euros e ter uma solução de âmbito profissional (ver aqui o ZyCoo UC510).
Licença: GPL Download: Escolha aqui a sua versão (32 bits ou 64 bits) Homepage: Asterisk
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia,
Utilizo o marcador Voip 3CX e o XLite. Qual é que aconselham grátis que permita encaminhar chamadas?
Mas na versão cliente, certo?
Queres encaminhar as chamadas como?
Queres que as chamadas sejam encaminhadas de uma determinada hora até outra hora?
Queres digitar um código e as chamadas passarem a ser encaminhadas?
Podes fazer isso no interface 3CX de forma simples.
Com o servidor posso fazer chamadas para a rede movel ou tenho de ter um provedor voip
tens de ter um ISP VoIP
Para chamadas externas tem sempre de ter um provedor VOIP.
Dependendo do provedor que escolheres as chamadas são relativamente baratas.
tens várias formas de fazeres chamadas para a rede movel ou fixa, utilizando um servidor Asterisk, ou outro qualquer :
– via provider VOIP (SIP ou IAX) ou outra operadora de telecomunicações com suporte SIP.
– utilizando uma gateway IP-GSM : colocas um determinado numero de cartões SIM na gateway e usas o Asterisk para fazer chamadas via essa gateway (ex: http://www.voip.pt/collections/gsm … são apenas alguns modelos possíveis)
– utilizando placas para ligar o servidor Asterisk à rede fixa (ex: http://www.voip.pt/collections/modulos-central-voip ) .
– podes utilizar os 3 exemplos acima ao mesmo tempo, tudo depende do que queres fazer 🙂
Se quiseres mais dicas, avisa 😉
Por favor, desconsidere meu último comentário, quando li de volta, percebi que ele seria uma série com mais artigos a respeito
Durante anos utilizamos Asterisk como solução voIP tanto interna como para os nossos clientes, hoje estamos a usar 3CX e o nível de satisfação aumentou drasticamente em praticamente todos os aspetos.
Fica o convite para escreveres um artigo sobre o 3CX. Eu só conheço o cliente. Essa plataforma é gratuita?
o 3CX é comercial. E estranhamente as primeiras versões foram baseadas em Asterisk . Entretanto as coisas evoluiram.
É um sistema tão válido quanto os outros, sendo a sua maior diferença para com outros sistemas o factor de ser baseado em Windows.
Pessoalmente espanta-me o facto do nivel de satisfação do Asterisk não ter sido o melhor, até porque tendo em conta que a grande maioria dos sistemas SIP são baseados em Asterisk, e dá para fazer de tudo com a framework Asterisk.
Aliás, o Asterisk hoje em dia é uma framework de desenvolvimento de telecomunicações e não um PBX IP VoIP como o 3CX. Essas são as principais diferenças: um é PBX (3CX), o outro é uma framework que dá para criar PBX, sistemas de IVR, controlos de domótica, e muito mais. Coisa que com um software de PBX (como o 3CX) não é tão simples de criar, e talvez mesmo impossível.
Implementei o 3CX (servidor) na empresa onde trabalho. Versão Pro até 16 chamadas em simultâneo.
Ponderámos a appliance IPBRICK (baseado em Asterisk) e 3CX (Windows). Apesar de ser uma appliance Linux, o orçamento apresentado rondava os 6000€, sendo que o suporte anual tinha um valor de 20 ou 30% do valor da adjudicação da proposta.
Com o 3CX, fiz a “festa” com menos de 2000€ (software, telefones, auriculares com fio e gateway Beronet – RDIS e 2 GSMs).
Todas as configurações foram feitas por nós.
NOTA: não gastei 4000€ em horas para configurações 🙂
Principais features utilizadas por nós:
– IVR.
– Queues de inbound e outbound.
– Gravação de chamadas para monitorização do serviço.
– Ligações através de túnel (clientes remotos).
– Integração do 3CX com ferramentas desenvolvidas internamente (API).
– Múltiplas gateways (RDIS, VOIP e GSM) – distribuição de chamadas por tipo (telemóvel, fixo).
– Conference calls.
– Reports.
O dinheiro investido no licenciamento deste software permitiu-nos poupar imenso dinheiro em comunicações.
Com a criação de regras de outbound, as chamadas saiem sempre por onde ficam mais baratas ou a custo 0€.
No passado com a linha da PT, saía sempre pelo mesmo sitio e a preços muito elevados.
Utilizamos 3CX à 2 anos e estamos muito satisfeitos.
Para ambientes empresariais, recomendo.
Esta fazendo propaganda ou comentando? Acredito que não seja o lugar ideal para vender soluções, pois com o 3CX, nada fica de baixo custo, já que facilmente 16 chamadas em simultâneo podem ser ocupadas com facilidade.
Asterisk é uma excelente solução é uma verdade, no entanto e tal como 3CX tem os seus problemas, seja de segurança ou mesmo por questões de limitações.
Antigamente utilizávamos uma solução baseada(Personalizada por nós) em Asterisk, entretanto com o crescimento do número de clientes onde tinhamos a nossa solução instalada começaram alguns problemas.
Começamos por ter um cliente com uma conta astronómica de chamadas, porque alguém tinha conseguido hackear o servidor…para isso usaram uma falha do Asterisk.
Entre outros que iriam surgindo no dia a dia.
Na altura decidimos que iria-mos procurar outro sistema voIP para que pudéssemos migrar os nossos clientes e 3CX foi o escolhido.
Tal como o Ricardo Fonseca disse, se fizer-mos todas as contas, conseguimos dar uma solução com muito maior suporte aos nossos clientes por um preço final muito abaixo.
😉
Não estou com isto a dizer que Asterisk é uma solução má, com problemas e que 3CX é o Deus das PBX, simplesmente foi a melhor solução para aquilo que procurávamos e estamos muito contentes com ele, principalmente porque os nossos clientes também o estão :).
A solução 3CX é uma solução comercial, no entanto tens uma Free Edition que cobre grande parte dos requisitos para um cliente pequeno, com extensões ilimitadas e 2 chamadas simultâneas.
Se quiserem posso fazer um tutorial detalhado da instalação de uma PBX 3CX, free edition, desde configuração de extensões até SIP trunks.
Basta pedirem 😉
Pode mandar o tutorial pra mim?
adriano_scorpions@hotmail.com
RaCoon,
essa falha no Asterisk de que falas, é comum em TODOS , e repito, TODOS os sistemas que implementam e suportam SIP Trunking!
É tao simples quanto dar permissões ao serviço SIP (Asterisk, 3CX, Avaya, Nortel, AAstra, etc…) para permitir e aceitar chamadas de qualquer destino IP.
A titulo de exemplo, são mais do que conhecidos casos de operadoras de telecomunicações (e algumas bem conhecidas de todos nós) que foram ludibriados com “ácaros” e que fizeram centas de milhares de euros de chamadas para destinos do médio oriente e ásia, essencialmente.
Não estou aqui, claro, a defender que Asterisk é melhor que 3CX, mas as falhas que são inerentes a protocolos acontecem em ambas as plataformas.
De resto, tudo o que o 3CX faz, o Asterisk faz. E vice versa. Poderá é haver algo que o Asterisk faz melhor (e em termos de API está anos de luz à frente), e outras coisas que o 3CX melhor faz (a interface de configuração, por ser em Windows, é de facto um bom ponto a favor).
@Ricardo: 6K por uma solução com 16 telefones é de facto muito! Soluções desse genero por valores mais baixos também se arranja . Vê em http://www.voip.pt e verifica a ZyCoo U50 ou a U100. Temos centenas de equipamentos destes vendidos, e até agora o nível de satisfação é elevado.
Qualquer duvida, é só contactar.
Caro RaCcOn, aproveito também para lhe pedir o favor de me enviar o dito tutorial.
josemcustodio@hotmail.com
Grato, cpts,
JM
Combinado Pedro,
Quando quiseres é só me dizeres 🙂
Podes dar ou enviar-me email?
Estranhamente chegamos a enviar emails para o geral@ e nunca recebemos qualquer resposta 🙂
ola… Pretendo saber se este aplicativo VOIP podera funcionar com telefones AVAYA de modelo 9640
Egidio Da Silva 🙂
Boas meus caros
Sou novo no estudo de voip pabx e le os vosso comentarios e fiquei maravilhado gostaria de fazer parte deste grupo interessante e aprender mas sobre voip.
Pedir tambem ao senhor Raccon o tutorial de instalação do 3cx pabx
Util seria falar do panorama actual de providers em Portugal que facam trunk de iax2 em condicoes
economicas razoaveis
Boa tarde, estou a tentar perceber o PABX do 3CX, ja tenho instalado mas ao tentar conectar o minha app no meu android este diz me que não consegue alcançar o pbx. Tenho a app instalada já leu o QR code mas não dá, não conseguindo assim fazer uma ligação para o meu ramal.
Agradecia ajuda.
Obrigado
Vitor
imagino que tenhas o Android na mesma rede que o 3CX, certo? que cliente SIP estás a usar no Android? 3CX também?