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Asterisk Now 4.0 – Instale uma Central Telefónica VoIP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro says:

    Bom dia,
    Utilizo o marcador Voip 3CX e o XLite. Qual é que aconselham grátis que permita encaminhar chamadas?

  2. rui says:

    Com o servidor posso fazer chamadas para a rede movel ou tenho de ter um provedor voip

  3. rogerio says:

    Por favor, desconsidere meu último comentário, quando li de volta, percebi que ele seria uma série com mais artigos a respeito

  4. RaCcOn says:

    Durante anos utilizamos Asterisk como solução voIP tanto interna como para os nossos clientes, hoje estamos a usar 3CX e o nível de satisfação aumentou drasticamente em praticamente todos os aspetos.

    • Pedro Pinto says:

      Fica o convite para escreveres um artigo sobre o 3CX. Eu só conheço o cliente. Essa plataforma é gratuita?

      • Sergio says:

        o 3CX é comercial. E estranhamente as primeiras versões foram baseadas em Asterisk . Entretanto as coisas evoluiram.
        É um sistema tão válido quanto os outros, sendo a sua maior diferença para com outros sistemas o factor de ser baseado em Windows.
        Pessoalmente espanta-me o facto do nivel de satisfação do Asterisk não ter sido o melhor, até porque tendo em conta que a grande maioria dos sistemas SIP são baseados em Asterisk, e dá para fazer de tudo com a framework Asterisk.
        Aliás, o Asterisk hoje em dia é uma framework de desenvolvimento de telecomunicações e não um PBX IP VoIP como o 3CX. Essas são as principais diferenças: um é PBX (3CX), o outro é uma framework que dá para criar PBX, sistemas de IVR, controlos de domótica, e muito mais. Coisa que com um software de PBX (como o 3CX) não é tão simples de criar, e talvez mesmo impossível.

        • Ricardo Fonseca says:

          Implementei o 3CX (servidor) na empresa onde trabalho. Versão Pro até 16 chamadas em simultâneo.

          Ponderámos a appliance IPBRICK (baseado em Asterisk) e 3CX (Windows). Apesar de ser uma appliance Linux, o orçamento apresentado rondava os 6000€, sendo que o suporte anual tinha um valor de 20 ou 30% do valor da adjudicação da proposta.

          Com o 3CX, fiz a “festa” com menos de 2000€ (software, telefones, auriculares com fio e gateway Beronet – RDIS e 2 GSMs).
          Todas as configurações foram feitas por nós.
          NOTA: não gastei 4000€ em horas para configurações 🙂

          Principais features utilizadas por nós:
          – IVR.
          – Queues de inbound e outbound.
          – Gravação de chamadas para monitorização do serviço.
          – Ligações através de túnel (clientes remotos).
          – Integração do 3CX com ferramentas desenvolvidas internamente (API).
          – Múltiplas gateways (RDIS, VOIP e GSM) – distribuição de chamadas por tipo (telemóvel, fixo).
          – Conference calls.
          – Reports.

          O dinheiro investido no licenciamento deste software permitiu-nos poupar imenso dinheiro em comunicações.

          Com a criação de regras de outbound, as chamadas saiem sempre por onde ficam mais baratas ou a custo 0€.
          No passado com a linha da PT, saía sempre pelo mesmo sitio e a preços muito elevados.

          Utilizamos 3CX à 2 anos e estamos muito satisfeitos.

          Para ambientes empresariais, recomendo.

          • Eduardo Oliveira says:

            Esta fazendo propaganda ou comentando? Acredito que não seja o lugar ideal para vender soluções, pois com o 3CX, nada fica de baixo custo, já que facilmente 16 chamadas em simultâneo podem ser ocupadas com facilidade.

        • RaCcOn says:

          Asterisk é uma excelente solução é uma verdade, no entanto e tal como 3CX tem os seus problemas, seja de segurança ou mesmo por questões de limitações.

          Antigamente utilizávamos uma solução baseada(Personalizada por nós) em Asterisk, entretanto com o crescimento do número de clientes onde tinhamos a nossa solução instalada começaram alguns problemas.

          Começamos por ter um cliente com uma conta astronómica de chamadas, porque alguém tinha conseguido hackear o servidor…para isso usaram uma falha do Asterisk.
          Entre outros que iriam surgindo no dia a dia.
          Na altura decidimos que iria-mos procurar outro sistema voIP para que pudéssemos migrar os nossos clientes e 3CX foi o escolhido.

          Tal como o Ricardo Fonseca disse, se fizer-mos todas as contas, conseguimos dar uma solução com muito maior suporte aos nossos clientes por um preço final muito abaixo.

          😉

          Não estou com isto a dizer que Asterisk é uma solução má, com problemas e que 3CX é o Deus das PBX, simplesmente foi a melhor solução para aquilo que procurávamos e estamos muito contentes com ele, principalmente porque os nossos clientes também o estão :).

          A solução 3CX é uma solução comercial, no entanto tens uma Free Edition que cobre grande parte dos requisitos para um cliente pequeno, com extensões ilimitadas e 2 chamadas simultâneas.

          Se quiserem posso fazer um tutorial detalhado da instalação de uma PBX 3CX, free edition, desde configuração de extensões até SIP trunks.

          Basta pedirem 😉

          • Adriano says:

            Pode mandar o tutorial pra mim?
            adriano_scorpions@hotmail.com

          • Sergio says:

            RaCoon,
            essa falha no Asterisk de que falas, é comum em TODOS , e repito, TODOS os sistemas que implementam e suportam SIP Trunking!
            É tao simples quanto dar permissões ao serviço SIP (Asterisk, 3CX, Avaya, Nortel, AAstra, etc…) para permitir e aceitar chamadas de qualquer destino IP.
            A titulo de exemplo, são mais do que conhecidos casos de operadoras de telecomunicações (e algumas bem conhecidas de todos nós) que foram ludibriados com “ácaros” e que fizeram centas de milhares de euros de chamadas para destinos do médio oriente e ásia, essencialmente.
            Não estou aqui, claro, a defender que Asterisk é melhor que 3CX, mas as falhas que são inerentes a protocolos acontecem em ambas as plataformas.
            De resto, tudo o que o 3CX faz, o Asterisk faz. E vice versa. Poderá é haver algo que o Asterisk faz melhor (e em termos de API está anos de luz à frente), e outras coisas que o 3CX melhor faz (a interface de configuração, por ser em Windows, é de facto um bom ponto a favor).

            @Ricardo: 6K por uma solução com 16 telefones é de facto muito! Soluções desse genero por valores mais baixos também se arranja . Vê em http://www.voip.pt e verifica a ZyCoo U50 ou a U100. Temos centenas de equipamentos destes vendidos, e até agora o nível de satisfação é elevado.

            Qualquer duvida, é só contactar.

          • José says:

            Caro RaCcOn, aproveito também para lhe pedir o favor de me enviar o dito tutorial.
            josemcustodio@hotmail.com
            Grato, cpts,
            JM

      • RaCcOn says:

        Combinado Pedro,

        Quando quiseres é só me dizeres 🙂

        Podes dar ou enviar-me email?

        Estranhamente chegamos a enviar emails para o geral@ e nunca recebemos qualquer resposta 🙂

  5. Egidio Da Silva says:

    ola… Pretendo saber se este aplicativo VOIP podera funcionar com telefones AVAYA de modelo 9640

    Egidio Da Silva 🙂

  6. Simao says:

    Boas meus caros
    Sou novo no estudo de voip pabx e le os vosso comentarios e fiquei maravilhado gostaria de fazer parte deste grupo interessante e aprender mas sobre voip.
    Pedir tambem ao senhor Raccon o tutorial de instalação do 3cx pabx

  7. Pedro Guedes says:

    Util seria falar do panorama actual de providers em Portugal que facam trunk de iax2 em condicoes
    economicas razoaveis

  8. Vítor Félix says:

    Boa tarde, estou a tentar perceber o PABX do 3CX, ja tenho instalado mas ao tentar conectar o minha app no meu android este diz me que não consegue alcançar o pbx. Tenho a app instalada já leu o QR code mas não dá, não conseguindo assim fazer uma ligação para o meu ramal.
    Agradecia ajuda.
    Obrigado
    Vitor

  9. Sergio says:

    imagino que tenhas o Android na mesma rede que o 3CX, certo? que cliente SIP estás a usar no Android? 3CX também?

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