apt-get – a ferramenta mágica
Os utilizadores que usam Ubuntu, quando se fala da ferramenta ap-get, "sobem às nuvens". Os mais preguiçosos e que não gostam de usar a shell, vão dizer que o que está a dar é o Synaptic Package manager.
Ambas as ferramentas são fantásticas pois permitem facilmente instalar programas no Debian/Ubuntu. Atenção, pois quando refiro a palavra "facilmente" é mesmo facilmente e acreditem que é mais fácil e rápido instalar um programa no Debian/Ubuntu do que no Windows.
Ora vejamos, pretendemos instalar um programa no Windows: começamos por ter de procurar esse programa, ver versões, ver se necessita de alguma programa adicional, etc. No Ubuntu, com um simples comando o programazinho está instalado.
(Atenção, esta parte não é para ler: É claro que o nosso Ubuntu tem de estar "afinado", para que se confirme o que eu estou a referir). Vou então responder a algumas perguntas rapidamente:
O que é o apt-get? Advanced Packaging Tool ou simplesmente apt-get é uma ferramenta que permite instalar e actualizar pacotes (programas e respectivas dependências) no seu sistema operativo.
Antes de usar o apt-get o que devo saber? Quando o comando apt-get é executado, ele consulta um ficheiro que normalmente está em /etc/apt/sources.list e que contém informação informação de repositórios que são sitios onde o programa pode ir buscar informação. Não esquecer que quando adicionamos algum repositório devemos executar o comando: sudo apt-get update
Como instalar um programa? sudo apt-get install nome_do_programa
Como actualizar um programa? sudo apt-get update nome_do_programa
Não sabe o nome do programa a instalar, como fazer? sudo apt-cache search nome_do_programa
Como remover um programa? sudo apt-get remove
Informação detalhada de um determinado programa apt-cache show
CASO Prático Instalar o "fantástico" beryl
1- Verificar se o ficheiro /etc/apt/sources.list tem o seguinte repositório (de não tiver deverá adicionar no final): deb http://ubuntu.beryl-project.org feisty main
(nesta imagem foi usado o editor vi, mas podem usar o que quiserem)
2 - Se adicionou deverá correr o comando:
sudo apt-get update
3 - Para quem ja tinha o sistema "afinado": executar simplesmente o comando: sudo apt-get install beryl
(no meu caso o beryl já cá morava e por isso ele não actualizou)
Este artigo tem mais de um ano
Legal !
De um quase completo ignorante em ubuntu (ando a adiar por falta de tempo a instalação em dual boot e tenho algum receio da instalação co modem – o malfadado speedtouch) qual é a vantagem de instalar por linha de comando (ap-get) em vez do Synaptic Package manager
isto não tem a ver com o topico, mas como não havia nenhum sobre o assunto aqui vai na mesma….alguém conhece o NETMAX e já agora quem conhecer sabe dizer se é um programa seguro?
Onde tem:
sudo apt-cache search nome_do_programa
Não precisa de ‘sudo’ para se buscar algo! É direto mesmo:
apt-cache search nome_do_programa
ainda tem mta “linha de comandos” para se debater com windows…
linux tem k andar muito das perninhas pra chegar perto do windows…
ja viram um utilizador normal de computador ter k decorar esses comandos todos e esse terminologia toda nova (completamente diferente do windows) ?
o linux para fazer frente ao windows tem k desenvolver mais o ambiente grafico, ao ponto de n ser necessario para nada ter que utilizar a “linha de comandos”.
mic mic !
Concordo contigo plenamente.
@mic mic
Le o artigo com atencao…. “Os mais preguiçosos e que não gostam de usar a shell, vão dizer que o que está a dar é o Synaptic Package manager.” e isso sim.. e’ em GUI.
Cumps a todos
@ mic mic
O utilizador comum não tem de decorar esses comandos todos, porque tal como o Pedro referiu, podemos utilizar o Synaptic que é uma interface gráfica para o APT.
Agora, que dá jeito saber comandos em Linux, sem duvida que dá, mas actualmente quase todas as configurações têm uma ferramenta gráfica que dispensa a linha de comandos, esteja essa ferramenta já incluida nas distribuições ou disponivel para download.
@mic mic
Para além do que eles já referiram, apt-get install programa acho que é bem fácil de decorar. De qualquer modo uma das caracteristicas que faz com que Linux (para mim) seja melhor que Windows é o terminal, ele é fabuloso e não é nenhum bicho de sete cabeças…
Linux rula … não vamos discutir se é melhor que o Windows mas que é bom é .. Só é pena ainda a falta de suporte das empresas proprietárias de software (umas mais k outras)
Ha alguma coisa mais simples?
É ubuntu e basta 😀
Eu ate gostava de começar a usar, mas era se conseguísse configurar a minha placa gráfica(ATI Mobility Radeon x700) com os drivers da ATI, porque os que vem com o Ubuntu parece que ficam um bocado aquém…
Sou noob e não me parece nada fácil instalar a porra dos drivers!
Boas,
Aqui deixo um link interessante http://www.guiaubuntupt.org/
@ mic mic
no windows tb há coisas em que só consegues fazer pela linha de comandos.
Gostava de saber como instalar o software ofline, isso é que é complicado.
Pior ainda quando existem o formato rpm, deb …
Em qualquer Windows executo um exe, msi … ou o que for com 2 cliques.
Acho o linux fantástico, embora exista pouca informação para iniciantes como eu. Ajudas destas são bem vindas. Com a fiscalização à pirataria em Portugal, o linux certamente tem futuro (ainda bem para todos nós).
Pedro, instala o Envy. A partir daí instalas os drivers de olhos fechados. Fiz uma busca rápida.. vê este tutorial de instalação do Envy.
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8962
Li mais uns tópicos entretanto e queria dizer mais qualquer coisa. Sou utilizador de linux, muito recente.. cerca de 2 semanas. Estou a gostar bastante. Para os mais preguiçosos e talvez menos experientes em informática aconselho o Linux Mint, uma versão alterada do Ubuntu já com os programas “básicos” instalados (codecs, players áudio/vídeo, firerox, thunderbird…). Procurem por linux mint aqui no pplware que já existe um post. Instalar programas é super simples, pelo Synaptic e não só. Deixo uns links:
http://www.guiaubuntupt.org/
http://www.getdeb.net/
http://ubuntuforum-pt.org/index.php
http://www.google.com
Não têm nada a perder. Já agora aproveito para deixar uma questão. Não consigo colocar o Compiz-Fusion a trabalhar no meu portátil, já tentei diversos tutoriais mas… nada. Tenho uma ATI x1600. Alguém na mesma situação tem isso a funcionar?
Cumprimentos
@Linux
Só referir algumas coisas: quando tens um .rpm ou um .deb, aquilo funciona quase como um executável. Muitos utilizadores acham complicado é o processo de compilação de um pacote para uma distribuição definida : ./configure make, make install. mas penso que depois será uma questão de hábito. No entanto, quando um utilizador vê isto pela primeira vez é sempre complicado. Por outro lado, quanto mais se trabalha em Linux mais se fica viciado.. Andava aqui a ver no google se encontrava o famoso gráfico da curva de aprendizagem de Linux vs Windows…se alguem encontrar 🙂
Pedro Pinto
Instalando Beryl neste momento, valeu pela dica !
Obs.: Depois de digitar sudo apt-get install beryl precisei digitar sudo apt-get install beryl-manager para instalar o beryl-manager.
😉