Apache2 + MySQL + PHP no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin
Antes de passar ao tema propriamente deste artigo, apenas referir que a equipa responsável pelo Ubuntu disponibilizou recentemente uma versão pre-aplha do Ubuntu 12.10 que já foi baptizada com o nome Quantal Quetzal. O download das imagens pode ser feito aqui
Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).
Hoje, à semelhança do que temos feito para outras versões do Ubuntu, vamos ensinar como transformar o nosso Ubuntu num autêntico servidor Web.
Noutro dia alguém me questionava sobre o que era afinal um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP). Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.
Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install lamp-server^ |
A instalação de todos os serviços ocupa aproximadamente 115MB. Após receber essa informação, o utilizador apenas terá de confirmar com “Y” para avançar na instalação.
A meio da instalação será pedido ao utilizador para introduzir a password para o serviço de base de dados MySQL (o utilizador necessitará de confirmar a password numa outra interface)
Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost
Se quisermos testar o suporte para PHP e ver todos os parâmetros associados ao Apache2+PHP+MySQL, podemos criar um pequeno script com as seguintes linhas:
<?php
phpinfo();
?>
e gravar por exemplo num ficheiro com o nome phpinfo.php e colocar no directório /var/www
Depois basta ir ao browser e escrever http://localhost/phpinfo.php
E está feito. Simples, rápido e muito útil para quem quer testar scripts, desenvolver sites com base em PHP, instalar CMSs como por exemplo wordpress, Joomla, wikis, etc.
Alguma dúvida, deixem o vosso comentário e nós teremos todo o gosto em ajudar.
Para quem já tem um LAMP instalado, quais as ferramentas que usam para a gestão gráfica dos serviço (ex. PhpMyAdmin, Webmin)?
Este artigo tem mais de um ano
Há possibilidade de, no Ubuntu, disponibilizar páginas aspx? Se sim, até que ponto são compatíveis?
Dá sim!
A mais “popular” / usual é com o mono + mono_mod mas existem outras formas.
A compatibilidade depende principalmente de como a pagina foi feita.
Se obdecer aos “standards” Microsoft.Net e não depender de terceiros, em principio irá funcionar igual como num servidor Windows.
por acaso tenho um MAMP, mas o princípio é o mesmo, funciona que é uma maravilha. Além disso a simplicidade de instalação é demais.
Já tive problemas de sobra com o MAMP e conseguir aceder por outros dispositivos que não a própria máquina é mentira.
O MAMP PRO também me fez qualquer coisa estranha que rebentou-me com uma BD inteira do MySQL…
Bem os problemas descritos podem passar por uma configuração não corretamente executada, até à corrupção de setores do disco rígido. Mas daí a minha utilização é como máquina de desenvolvimento, e até agora tem-se portado bastante bem.
Para mim, quando se trata de Linux/MacOS, o melhor é instalar cada coisa autonomamente. Assim, se for preciso fazer algum update ou downgrade não estamos dependentes de uma suite inteira.
Digo isto porque para algumas frameworks PHP é um filme colocar tudo certinho e direitinho com estes packs de serviços…
O Mac OS já trás o Apache e PHP. Só é necessário instalar o MySQL.
Boas.
Quando faço http://localhost/phpinfo.php diz que não foi encontrado. Não é necessário definir uma porta ou qualquer coisa do género ?
Boas… A.Scott, 🙂
ando a brincar com linux ultimamente… e não precebo mt disto… 🙂
mas olha… aqui na minha maquina ficou tudo a bombar 🙂
vê se colocas-te o ficheiro (phpinfo.php) no sitio certo e se o ficheiro têm informação guardada
Ao que parece quando guardo o ficheiro na pasta respetiva o mesmo não fica lá guardado. Tento guardá-lo noutro local e depois arrastar ou copiar para lá e não consigo.
no terminal faz…
sudo touch /var/www/phpinfo.php
assim já podes lá criar o fichiero
depois fazes
sudo vi /var/www/phpinfo.php
e ja podes alterar o teu ficheiro!!!
O que não percebo é porque isto acontece… Terá haver com o facto de ser esta pasta em particular ?
Atraves das instruções que me indicas-te consegui lá colocar o ficheiro, mas depois de fazer as alterações ao mesmo não me deixa guardar, dá-me erro, ou quando tento guardar directamente na pasta guarda mas sem qualquer conteudo.
depois de colocares o codigo no ficheiro fazer :w para ele ser escrito???
podes criar qualqer ficheiro com esse codigo.
tenta criar um novo info.php e depois testa… mas supostamente tens de ser capaz de alterar esse!!! não te esquecas do “sudo” para entrares no ficheiro com o “vi”
Scott
Tu não deves conseguir alterar, gravar o ficheiro pk este se encontra num local em que apenas o administrador tem permissão para manipular. Um utilizador apenas tem permissão para alterar o conteudo no seu profile (normalmente /home/*username*/).
Experimenta no terminal:
gksu gedit /var/www/phpinfo.php
Colas o texto e gravas. Depois testa.
Eu acho que é preferivel instalar sobre o Debian é mais estável, Seguro e leve.
Boas grande artigo fixe era fazerem um artigo de ipo Apache MySQL PHP DNS (criar nameserver [godaddy]) eMail e painel para gerir tipo ISPConfig entre outro que ai andao cumps
fica uma dica obrigado
PS: davame jeito LOLOLOL
Boas….
Obrigado por este artigo. Agora só me falta mesmo o phpmyadmin tenho de andar as turas para ver se instalo isso e colocar a pasta www na pasta local por causa das permissões. Tenho de ver onde esta o ficheiro de configuração do apache.
Olá, como faço para atualizar para o PHP 5.4.x ?
o XAMPP poderá ser uma melhor opção para executar um servidor local. simples pratico e funciona a 100% em todos os sistemas operativos.
Sem dúvida uso o phpmyadmin.
Bom post. Continuem com o bom trabalho 😉
amigo, o comando sudo /apt-get install lamp-server diz que e impossivel encontra o pacote…. o que fazer?