Andrew Wyatt anuncia o fim do Fuduntu
Sem que nada o fizesse esperar, Andrew Wyatt anunciou o fim de uma das melhores distribuições Linux – o Fuduntu! Esta é uma noticia triste para a comunidade Linux já que a distribuição, baseada em Gnome 2 e Fedora, vinha a evoluir significativamente e até já se esperava uma versão com o ambiente gráfico de trabalho KDE. A ultima versão a sair será o Fuduntu 2013.3 que deverá sair daqui a 3 meses.
Mas quais foram as razões que levaram Andrew Wyatt a abandonar este projecto?
O Fuduntu é caracterizada para ser uma distribuição Linux muito leve e divertida. Esta distribuição oferece aos utilizadores uma experiência “esteticamente” agradável, sendo assim uma distribuição muito interessante para ter em qualquer PC. Além disso, esta distribuição está optimizada para portáteis, permitindo uma redução de consumos na ordem dos 30%.
Segundo informações divulgadas no seu perfil do G+, Andrew Wyatt informou recentemente que se aproxima o fim do Fuduntu. Dia 30 de Setembro de 2013 terminará o suporte à distribuição e com isso será o fim de projecto tal como o conhecemos. Wyatt alega falta de tempo e diz mesmo que não consegue manter mais de 30 horas semanais de trabalho uma vez que trabalha a tempo inteiro para sustentar a família. Wyatt informo que se vem manter à frente do projecto até à transição para uma nova plataforma/distribuição que está a ser desenvolvida pela equipa do Fuduntu.
I have decided to retire from the Fuduntu project effective September 30th 2013, as support for Fuduntu comes to an end. It has been a wonderful journey, but I can no longer maintain working 30+ hours a week on the project in addition to working full time to support my family. I will remain in command of the project until the end and see that the transition to the new platform being developed by the team is as smooth as possible.
I believe that the team will move forward with similar vision, and I have every confidence in their ability to deliver at or above the existing level of quality found in Fuduntu today. Thank you all for your support over the past 2+ years
O futuro do Fuduntu….uma nova distribuição
Tal como Wyatt referiu, o fim do Fuduntu dará espaço a uma nova distribuição. A equipa do Fuduntu tem vindo a trabalhar para criar um sistema estável e user-friendly. Tal situação acontece porque a distribuição tem vindo a deparar-se com vários problemas, uma vez que usa como ambiente de trabalho o GNOME2 e o suporte para GTK2 tem diminuído drasticamente. As aplicações que usavam GTK2 têm migrado para GTK3 o que cria um “cenário negro” para o Fuduntu. Wyatt não fará parte da equipa da nova distribuição e será (um estilo) de conselheiro.
Na próxima semana haverá certamente mais novidades sobre a nova distribuição, já que acontecerá uma reunião da equipa responsável pelo novo projecto.
Este artigo tem mais de um ano
É realmente uma triste noticia, desde que conheci este Distro é o que tenho instalado em todos os portáteis antigos dos amigos e todos me têm dito maravilhas da estabilidade, desempenho e funcionalidades.
Espero que a nova distribuição esteja ao mesmo nível.
Para mim qualquer distribuição serve.
Mas para instalar em PCs de familiares e amigos só utilizo Ubuntu ou Debian.
Já me deixei de experiências com os PCs dos outros, só arranjava sarna para me coçar.
A apple processou o Fuduntu. Tudo por causa da letra N na marca fuduntu. O “N” é uma letra de propriedade da apple, pois está sendo usada no “IPHONE”.
Cuidado. A apple vai processar você e toda sua família.
??!??
prova-me em fontes genuínas sff
Não bebas água não…
Eu acho que apple processou-os por serem open source.. -.-
mas..Tenho pena,de facto juntamente como o mint achava esta distribuição fantástica e bonita.
Veremos o que vem por aí.
Não há letras patenteadas ou de propriedade, somente palavras e não podem ser genéricas como “água”
http://bit.ly/f5nQaE
Mais um comentário de m%rda de um engraçadinho do c$r%%lh=
A falta de humor em alguns utilizadores é estonteante …
Serious Business is Serious!
burros nao percebem uma piada… fanboys…
“Wyatt alega falta de tempo e diz mesmo que não consegue manter mais de 30 horas semanais de trabalho”
Compreensível, é muito tempo dedicado a um projecto não remunerado.
É isto que o linux tem de bom. Qualquer pessoa pode criar o seu SO!
Discordo pq criar uma distro com repositorios proprios não deve ser nada fácil!
ahahahahahah
Bad News!
Esperar pela nova distribuição..
Parece a escola primária.
A liberdade e a criatividade são dois dos grandes benefícios do mundo Linux. Sem dúvida que o Fuduntu é uma boa distro. Contudo o seu fim não surpreende e foi mesmo o seu desenvolvimento amador que me levou a nunca instalá-lo. Uma distro sem o suporte de uma empresa ou visão de negócio dificilmente tem futuro.
o fundo dun tumulo foi pra vala,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-1 chupa cabra na net,bão d+
Já cá faltava um comentário desnecessário de um brasileiro 🙂 🙂 mas esta gente não sabe escrever nada de jeito? 🙂
Eu diria que, você é que não entendeu o que eu falei. 😉
Nós temos gírias, vocês tem as suas. 🙂
Este é o problema do Linux, demasiadas distribuições.
Para mim ficavam 2 classes de distribuições: Debian ou Redhat
Redhat, Fedora, CentOS
Debian, Ubuntu
E apostas forte no software
Sendo assim os computadores “mais velhos” deixam de servir para nada e vão para o lixo?
Sou um usuário comum. Tenho vontade instalar Linux tão fácil quanto o Windows. Tenho observado e tentado fazer isto a vários anos. Mas são tantas distros cada uma com sua plataforma KDE, Gnome, etc… Algumas realmente leves outras absurdamente pesadas. Umas que para instalar um aplicativo se perde um dia todo num mar infindável de linhas de comando em tela de texto. Fora o risco de uma hora simplesmente a distro que finalmente escolho deixar de existir!!! Apesar de não querer mais o Windows não quero ter de me tornar um técnico linux para usar e corrigir problemas. Melhorou muito entretanto continua a ser um problema.
O windows não dá problemas?
A instalação de aplicativos é complicado na maioria delas?
Se a distro deixar de existir não consigo mudar para outra?
Para mim a resposta a estas questões é simples:
O windows dá problemas, o que o utilizador normal faz é manda à loja para eles formatarem e instalarem de novo. Pronto, mas na loja não instalam Linux, se souberes clicar com um rato e tiveres só Linux é tão ou mais fácil instalar a maioria das distros mais conhecidas, do que o windows e não precisas de pagar.
Instalar aplicativos é muito difícil especialmente se for em modo gráfico, para conseguir acertar com o rato no botão instalar. Em modo de texto as linhas de comando são difíceis de se perceber tipo “apt-get install umprogramaqualquer” como se o gajo da loja se chamasse apt-get e disséssemos “ó apt-get instala umprogramaqualquer” ui é de uma dificuldade atroz, para configurar alguns até acredito pois por vezes tem de se editar um ficheiro de texto, mas digo-te que prefiro um ficheiro de texto do que andar em menus infindáveis à procura de uma opção.
Já não sei quantas vezes mudei de distro e sempre achei mais fácil, do que mudar entre versões de windows, então para o 8 nem se fala ando mais desorientado do que um rato que comeu veneno.
Hahahahahahaha
Faustino, essa foi ótima!
É bem essa a realidade!
Achei que só os brasileiros fossem preguiçosos.
Amigo Portugues.
Nao sei da onde tirou q brasileiro é preguiçoso.
Sou brasileiro como tal e não me considero preguiçoso.
Acho q deves primeiramente pesquisar antes de dizer sobre uma nação.
Ron,
Também sou brasileiro, e falei em tom de brincadeira.
Desculpe se pareceu ofensivo.
Abraço!
Está para sair uma nova versão de seu nome “Fecundo”. Agora é que é.
+1 no seu comentário! huahuahuahua
Uma coisa que me está a deixar ‘incomodado’. Ultimamente têm ‘fechado’ alguns projectos opensource sempre a dizer que estão com falta de tempo e dinheiro para continuar. Compreendo que realmente as pessoas, principalmente devido à economia, que não possam continuar a suportar os projectos mas ao mesmo tempo fico farto de ouvir sempre a mesma história…
Por um lado menos distros pode significar maior convergência em distros primárias o que provavelmente irá aumentar a credibilidade do sector (dado que uma das criticas dos game devellopers é haver proliferação excessiva de distros sem que haja um formato standart)
Fala uma pessoa que não usa windows há 3 meses (comprei o windows 8 e troquei pelo mint 14) – corre tudo, bem e melhor que em windows, e o meu jogo favorito (starcraft 2 e world of warcraft) ate corre mais rapido a nivel de FPS e loading times.
Recomendo linux a todos
Pedro Pinto,
Já que o Fuduntu vai ser descontinuado, se eu instalar ele aqui no meu computador, posso adicionar os repositórios do ubuntu ou do fedora para manter os pacotes atualizados (após o fim da distribuição?)
Quais repositórios tu me recomendas?
Abraço do sul do Brasil!
Instale o Manjaro que tbem é rolling release , está ativa, é facil instalar, facil usar e tem forum pt-br!
OK, valeu!