Análise ao Ubuntu 7.10 “Gutsy Gibbon”
O Ubuntu 7.10 já anda à solta há umas semanas, pelo que chegou a hora de fazer uma analise a este grande lançamento. Há quem lhe chame de revolução, eu fico-me só pela evolução: o que é certo é que o Gutsy subiu mais um degrau em qualidade e facilidade de utilização, caminhando a passos largos para tornar-se num sistema operativo para as “massas” (ou será que já é?!).
Para facilitar esta análise, vou abordar o Gutsy em tópicos que eu acho importantes, seguindo-se no final um balanço que traduzirá a minha opinião sobre este sistema operativo na sua globalidade. Vamos lá começar isto!
LIBERDADE DE ESCOLHA
O Gutsy tem a particularidade de dar a escolher ao utilizador qual o grau de "liberdade" que pretende adoptar no seu sistema operativo (já o Feisty o fazia mas o Gutsy levou esta ideia bem mais longe). O conceito é simples: o Ubuntu não traz software "não livre" instalado mas se o utilizador pretender utiliza-lo terá somente de dar uns quantos cliques no rato para que de forma simples e automática tenha programas, drivers e firmwares restritos a funcionar no seu PC. Três exemplos disso mesmo são: - O gestor de controladores restritos, que permite adicionar drivers e firmwares “não livres”. - A possibilidade de instalar através dos repositórios oficiais algum “software não livre” como é o caso do Flash, Java, alguns codecs, ms-fonts, unrar, etc. - A inclusão dos repositórios comerciais da Canonical, apesar destes não estarem activos, o que permite instalar o browser Opera, o Real Player etc.
APTURL
Uma das ferramentas que vem instalada de raiz e que vai dar muito jeito tanto aos utilizadores como a quem faz analises de software para o Ubuntu, é o APTURL. A função do apturl é a de em pleno browser fornecer um link em que o utilizador clica e automaticamente vê um pacote dos seus repositórios instalado no seu computador sem ter de recorrer ao Synaptic nem à linha de comandos. Vamos lá a um exemplo prático para isto se perceber melhor: Vamos supor que eu faço um guia para vocês instalarem o famoso pacote “ubuntu-restricted-extras”, pelo que tinha de vos dizer “Abram o Synaptic, procurem o ubuntu-restricted-extras, cliquem e metam aplicar” ou então teria de vos dar a linha de comandos para fazerem copiar/colar no terminal: sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras. Com o apturl o trabalho fica mais simplificado porque basta clicarem no link ubuntu-restricted-extras para que se abra uma janela de confirmação da instalação e já está!
COMPIZ-FUSION
Uma das funcionalidades mais faladas e desejadas é sem duvida o Compiz-Fusion. O Feisty Fawn trazia-o instalado mas não estava activo, já o Gutsy teve “guts” para arriscar activa-lo de raiz e pelo feedback que a comunidade tem dado e pela experiência de utilização que tenho desde a versão beta deste Ubuntu, arrisco-me a dizer que a aposta foi ganha. Claro que existem sempre alguns pcs em que não funciona muito bem, mas felizmente o Ubuntu 7.10 desactiva o Compiz nas placas gráficas que não o suportam sendo substituído pelo menos espectacular Metacity (gestor de janelas do Gnome).
LEITURA E ESCRITA EM SISTEMAS DE FICHEIROS NTFS
À imagem de outras distros Linux, também o Ubuntu passou a trazer instalado o NTFS-3G, que permite ler e escrever dados em drives com o sistema de ficheiros NTFS. Testei esta funcionalidade através do Live CD num computador com dois discos rígidos em NTFS (um com o Windows XP instalado e outro com dados) e em qualquer um deles consegui abrir ficheiros e transferir dados sem qualquer tipo de problema.
ESVAZIAR A RECICLAGEM AO DESMONTAR UMA DRIVE EXTERNA
Desde sempre que me desagradou a maneira como o Ubuntu lidava com o apagar ficheiros em drives externas porque ele simplesmente mandava-os para a reciclagem e se desconectássemos a drive, a memoria desta continuava ocupada com o ficheiro que ainda não estava definitivamente apagado (fica numa pasta oculta dentro da própria drive). Felizmente o problema foi resolvido com o Gutsy, já que ao desmontar a drive, aparece-nos uma caixa a perguntar se queremos esvaziar a reciclagem para que o espaço fique totalmente liberto. A isto chama-se uma solução simples e eficaz.
MENU “SCREENS AND GRAPHICS”
A partir desta versão, os utilizadores do Ubuntu passaram a ter acesso ao menu Screens and Graphics que possibilita alterar as definições do ecrã (qual a resolução e configurar dois ecrãs em simultâneo) e da placa gráfica (escolher quais os drivers que estão a gerir a nossa placa). É um menu muito simples, mas que vem poupar muito trabalho que anteriormente tinha de ser feito no editor de texto.
INSTALAÇÃO FACÍL DE IMPRESSORAS
Podemos agora dizer que no Gutsy, usar uma impressora é uma brincadeira de crianças! O que fazer? Basta conectar o cabo USB da impressora ao nosso PC e já está! Simples não é? Infelizmente vou ter de fazer um pequeno reparo a todo este entusiasmo, porque existem algumas impressoras que não têm driver disponível, o que faz com que o Ubuntu instale o mais parecido... que no meu caso não é o suficiente para a impressora funcionar. Isto acontece em impressoras menos conhecidas como é o caso da minha Brother dcp-115c, mas por exemplo, duvido que surjam grandes falhas de drivers para o lado das impressoras HP ou Epson.
E ASPECTOS NEGATIVOS, TAMBÉM HÁ?
Claro que sim. Apesar de gostar muito do Ubuntu admito que ele não é perfeito, não só porque tem alguns bugs, o que é perfeitamente normal, mas também porque há funcionalidades que não estão implementadas e que na minha opinião já deveriam estar. Vamos lá ver então quais os pontos menos bons que encontrei:
O aMSN é o meu messenger de eleição, tem quase todas as funcionalidades do Windows Live Messenger e ainda acrescenta mais algumas. Infelizmente há duas coisas que me têm irritado na versão 0.97rc1 que está nos repositórios do Gutsy: - O browser predefinido no aMSN é a suite Mozilla, o que faz com que ao tentar abrir um link ele dê erro porque o browser instalado no Ubuntu é o Firefox. Solução: No menu do aMSN, fui à Conta> Preferências> Outros e alterei o browser para Firefox.
- Outro problema que encontrei, mas isto só afecta alguns pcs, entre os quais se encontra o meu, é a não inclusão do pacote “sox” como dependência no aMSN, o que faz com que eu não tenha som neste programa. Solução: instalar o pacote manualmente.
No Compiz, apesar de este estar muito fluido e de ter dado um grande salto desde a versão 0.4, continua a não ser perfeito, pelo menos em algumas placas gráficas (ou devido aos seus drivers). No meu caso tenho uma ATI Mobility Radeon 9700 64MB com os drivers open-source e posso dizer que no geral o Compiz corre muito bem mas há pormenores que ainda têm de ser limados como é o caso de ver filmes em fullscreen no totem: A maioria das vezes que eu o meto em fullscreen ele encrava-me o player durante uns segundos deixando também “bocados da janela” em cima do filme, tendo de voltar ao modo normal e tentar de novo para que isso seja corrigido. Outra coisa que não percebi foi a não inclusão do pacote compizconfig-settings-manager, que trocando por miúdos é o painel de gestão dos efeitos do Compiz. Ora vamos lá ver, se eles se deram ao trabalho de a meio da versão beta terem acrescentado uma quarta opção ao menu “efeitos visuais” chamado “Custom”, porque raio tenho eu de ir aos repositórios instalar o tal pacote para que este menu “Custom” possa funcionar?
Uma das funcionalidades que estava prevista para esta versão mas que infelizmente acabou por ser excluída foi o gestor gráfico do GRUB. Acho que já está mais do que na hora de à imagem de outras grandes distros Linux, incluir um programa para essa função porque torna-se chato ter de abrir e editar o ficheiro menu.lst manualmente. Enquanto esse editor não aparece, podemos sempre instalar o pacote startupmanager dos repositórios, este até agora tem se comportado lindamente no meu PC.
CONCLUSÃO
Tal como já tinha antecipado no início deste post, o Gutsy segue uma filosofia de evolução, preferindo aperfeiçoar conceitos e ideias existentes na versão anterior (ex: gestor de controladores restritos melhorado, pacote “ubuntu-restricted-extras” inclui mais software, etc), mas também adicionar algumas funcionalidades que já existiam noutras distros e que só agora chegaram ao Ubuntu (ex: novo gestor de impressoras, configurador de ecrã e placa gráfica, etc). A maior ousadia que este Ubuntu fez, devido aos riscos implicados, foi trazer o Compiz-Fusion activo no lugar do Metacity. Felizmente o software foi implementado no Gutsy não só pelos programadores do Ubuntu mas também com a ajuda dos próprios programadores do Compiz, o que fez com que o produto final esteja muito estável e tenha um nível de fluidez que me deixou impressionado. Também já foi aqui dito que o Gutsy não é perfeito, por isso traz alguns bugs e não traz funcionalidades que já deveria trazer, mas felizmente estas falhas não são suficientes para manchar o Ubuntu na sua globalidade.
Assim, resumindo e concluindo, vou dar ao Ubuntu 7.10 a nota qualitativa “muitíssimo bom” com a certeza de que merece o estatuto de distribuição Linux mais usada da actualidade, mas também deixo aqui a minha esperança de mais tarde, quem sabe já com o Ubuntu 8.04LTS, eu possa afirmar aqui no pplware que o Ubuntu atingiu o patamar “excelente”.
Agora que já fiz a minha análise, gostaria de saber a vossa opinião sobre o Ubuntu 7.10: Que prós e contras lhe apontam? Está aberto o debate.
Este artigo tem mais de um ano
Já testei, só não gostei do pormenor de ser LIVE CD e termos de entrar pelo CD, e clicar no “ficheiro” instalar que se encontra dentro do Ambiente de Trabalho. Com isto torna-se muito mais lento a instalação do sistema operativo.
Mas no entanto muito bom, até já mandei vir o CD para casa.
Renato Paupério
Gestor Comercial telecomunicações Clix / TV cabo
914626716 / renanpauperio@hotmail.com
nunca usei Ubuntu mas parece-me excelente!
onde arranjo isso!?
😛
xcelente post
Tenho de concordar com tudo, excepto às críticas do aMSN, por uma simples razão:
O IM que vem instalado por defeito é o Pidgin, que não tem qualquer problema desses (e pessoalmente prefiro-o ao aMSN, mas não é por isso que critico).
A análise é ao Ubuntu e aos programas que tráz por defeito, logo não achei muito correcta essa crítica, até porque segundo essa filosofia, deverías criticar todos os programas open-source que se pode instalar no ubuntu.
A crítica deveria ser dirigida ao aMSN (e talvez colocada num post à parte) e não ao Ubuntu.
É a minha opinião, por favor considera-a como uma crítica construtiva, não estou aqui para ofender o trabalho dos outros.
De resto, como já disse no início do comentário, concordo com a crítica, especialmente na parte dos defeitos a referência ao GRUB (quando instalei lá tive eu de ir mexer nele “à manápola” :D)
Abraço
Mukambu, podes fazer o download no site: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
Também podes fazer um request dos cds, em: https://shipit.ubuntu.com/
Não sendo ainda um grande utilizador do Ubuntu, mas tendo começado na versão anterior e passado agora para a 7.10, concordo que é um SO bastante estável e acessível.
Nesta versão sim, quase não precisei de ir à consola ainda.
Também tenho algumas queixas em relação ao aMSN, mas concordo com o Bruno… deveriam ser feitas à parte.
A única coisa que ainda me dá dores de cabeça no Ubuntu 7.10 é não reconhecer o meu microfone. Tenho uma placa de som “on board”, numa “ASUS M2N32-SLI Deluxe/Wireless Edition” que até agora se tem portado lindamente… mas o Ubuntu não reconhece o microfone.
Já agora, alguem me sabe ajudar? 😛
Concordo com o Bruno Bernardino, penso que a crítica ao aMsn deveria de ser feita caso o próprio programa viesse já instalado pelo Ubuntu.
Exceptuando esta falha, concordo com tudo… a continuar neste andar o pessoal começará a aderir cada vez mais o ubuntu, visto que este inova e inova bem, ao contrário do windows, que copia as inovações dos outros….e cobra por isso.
Um problema que não sei se foi resolvido é com drivers wireless tais como linksys e a forma como quando fazemos um download (descarregar um programa) que seja com clique e faça correr exe automáticamente??
(como faz o windows).
Agradeço comentários
Desculpem o duplo post, mas não posso deixar de referir uma pequena (grande) coisa em relação ao Ubuntu.
Eu fiz a actualização automática da versão 7.04 para a 7.10 e correu tudo bem.
No entanto, pedi o envio do CD original, que já chegou.
É de louvar, que um Sistema Operativo livre, sem qualquer custo para o utilizador e de tão grande qualidade, ainda envie o CD original gratuitamente para quem o solicitar, sem qualquer custo de portes! E para os que ainda não o tem, eu posso dizer que o CD e respectiva capa tem “muita pinta”!!! Ao nivel de qualquer distro comercial!
Ahhh…ainda trás uns autocolantes do Ubuntu, que eu já colei um na minha impressora! 😛 que diz: “UBUNTU – linux for human beings” 😀
ja tive a oportunidade de o experimentar e não gostei.
não tem nada a ver com um windows XP ou Vista á qual ja estou
mais do que habituado..
ainda assim, gostos não se discutem.
O UBUNTU 7.10 está muito bom, mas no meu mandriva 2008 tenho compiz activado por defeito e funciona as mil maravilhas,detectou-me a minha brother dcp-330c em três tempos,tenho o gestor gráfico por defeito e com a possibilidae de editar a ordem de arranque do pc (tenho que ter o windows por defeito por causa da minha senhora). Ah e adicionar/remover programas é brincadeira de crianças tal como no Ubuntu.
Cara, ainda tem o Gaim ou é o PidGin?
Abraço.
Depois dos problemas que tive com o Ubuntu 7.04 (fiquei sem wireless e tinha “freeses” constantes) estou agradavelmente surpreendido pela nova versão. Continuo com alguns problemas, nomeadamente na instalação de impressoras, a minha HP PSC apenas imprime, o scan não funciona. A ligação à rede windows continua um verdadeiro sarilho, sobretudo o acesso a impressoras de rede (windows). Não desfruto dos efeitos Compiz, a minha gráfica está um pouco, digamos … ultrapassada. O processo de instalação correu sem problemas e bastante rapidamente, bem como as actualizações que me são propostas, mas o que me desagrada mesmo, é a instalação de novo software que muitas vezes requer o acesso à consola. No fim, nota 8 em 10 e é por isso que o continuo a utilizar.
@ Balari
Épá, já mudavas de fundo eheheh
Mais logo desligas o PC e tens pixéis queimados em forma do gato… 😉
Abraço e parabéns pelo excelente trabalho em relação à review do “Gibão Fanfarrão” eheh
Exelente artigo!!
Parabéns.. é concerteza cada vez mais o meu SO preferido!!
———————-
http://www.sounatural.com
Uso ubuntu desde a versão 6.06LTS e sinceramente, vejo grandes saltos entre releases.
Possuía o 7.04 e vinha acompanhando os post’s que mostravam um promissor 7.10. Ansiava por uma das ferramentas, a de gestão de monitores.
Fiz o upgrade e tudo correu bem excepto algumas coisinhas, mas é um pouco pelas características da minha máquina.
Uma delas, como sempre, é o driver para a Matrox G550 DH.
Fazendo seja o que fosse, com o driver da distribuição, nada acontecia, seja em qualquer monitor.
Mas depois com a versão hackada e correndo o gestor de monitores, a situação corrigiu-se, conseguindo ter dois ecrãs para trabalhar normalmente.
Outro pormenor, ainda no capítulo das gráficas, não consigo ter 3 saídas como no windows, para ter os dois ecrãs e TV-Out. Trocar de gráfica? Talvez, mas sinceramente, não ando financeiramente desafogado para andar a fazer experiências de DualHead+TVout.
Finalmente, o Kernel. Eu sei, sou preguiçoso, ainda não me dediquei a compilar um novo… Segui a lei do menor esforço e usei o Kernel antigo do 7.04. Ao tentar aceder à internet com o Kernel novo, tive bastantes problemas, dando tempos de 10000ms ao pingar sites como o do yahoo. Desactivei IPV6 e tudo, mas a situação mantém-se.
Nada como arranjar uma noite e compilar o Kernel para AMD Athlon, mas com as configurações do Kernel anterior.
De resto, actualmente só uso Windows para 1% do que fazia antes e estou bem satisfeito com a estabilidade e desempenho do Ubuntu.
@RenanPauperio
E porque não usar o cd de instalação alternativa ;), assim já não precisas de iniciar o live CD 😉
É o sistema que adoptei para casa.
Até agora consegui fazer funcionar o meu scaner umax, a placa grafica radeon 9600, a impressora hp, a webcam. Só não consegui (aínda) a placa de tv bt878.
Acho excelente, tem dado para fazer tudo o que preciso em casa.
O sistema está a funcionar sem problemas de maior (assim que eles surgem basta procurar pela solução que existe sempre e de fácil acesso , seja no próprio sistema , seja na net ) . A nivel de utilização , digamos como estação de trabalho , está nos trinques … tudo funciona de maneira fluída e de fácil entendimento.
A única pecha do sistema é ainda não estar bem afinado para trabalhar com jogos do ambiente Windows , mas se se concentrarem nisso durante os próximos desenvolvimentos e resolverem esses “problemas” de maneira eficaz , digo-vos com toda a honestidade…bye bye sistemas caros.
Quero aqui deixar a minha homenagem a todos aqueles que com abnegação total do espirito consumista e muito sacrificio contribuem desta maneira para a população mundial.Bem hajam essas almas livres.
UBUNTUN bonitinho mais ordinário que vi. sistema com interface muito lenta e reposta parece ser bastante tosca. o gajo do ubuntu é um ladrao so pode. cara de pau dizer que é o proximo windows dos sistemas grátis. Só tem aspecto gráfico a la Windows!
Nao fui com a cara dele nao.
Rui, desde já, os paraabens pelo post.
Mas o meu problema e o seguinte. Este meu ubuntu 7.10 tem montes de problemas e dependencias….
Aqui fica o link de um topico onde escrevo mas nao me ajudam num forum.
Diz aqui, ou de preferencia se puderes manda me um email com a explicação:
http://www.webtuga.com/forum/post172192.html#172192
Nao consigo instalar quase nada, wine sons…
Boas..
Primeira vez que utilizei o SO Linux no caso o UBUNTU e devo dizer uma coisa..
ADOREI, estou de facto a poucos dias de dizer tchau ao xp.
Pessoal é um bocado offtopic mas já que tenho de colocar a dúvida, fica num post do software livre:
Estou a criar um site usando o joomla. Queria colocar uma secção com alguns documentos em pdf, organizados em algumas pastas e subpastas. Qual a forma de permitir ao utilizador “navegar” nessas pastas como se tratasse do seu computador? No fundo, uma espécie de explorador do windows para uma pasta do site.
Agradecia imenso sugestões!
Abraços!
Vou só fazer um reparo ao português.
A palavra “desconectasse-mos”, escreve-se “desconectássemos”. Ainda assim, é uma análise muito boa e bem construida. Já tenho os CD’s (mandei vir pelo ShipIt) mas ainda falta-me testar. Qual foi a versão testada, de 32 ou 64 bits?
ate agora so achei um problema muito inconveniente, drivers para portateis mais recentes…desde bluetooth, grafica (apesar que nem para windows xp se arranja), e inclusive wireless..
vou formatar o meu pc desktop que ja presisa e aproveito para instalar tbm o ubunto para analisar mais a fundo e ver como corre o compiz na minha fraquinha 9200
@Miguel Jeri
Se quiseres isso de forma automática, não conheço nenhum componente que o faça, mas se queres organizar por categorias e sub-categorias, tens, por exemplo, o ReMOSitory, mas podes procurar mais em http://extensions.joomla.org/component/option,com_mtree/task,search/Itemid,35/searchword,repository/cat_id,0/
Fiquei com uma dúvida ao acessar o site Ubuntu-br.org, quanto às versões. Lá há um download para a versão de 64-bits (AMD ou Intel). Mas na hora de fazer esse download, o nome do arquivo é …ubuntu-7.10-desktop-amd64.iso e a descrição diz:
Ubuntu Edition: Ubuntu 7.10 desktop
Computer Platform: amd64
A questão é: tenho Core 2 Duo. Posso utilizar esse liveCD? Ou Intel é só 32-bits?
Obrigado.
Bom Post !!!
Linuxxxxxxx Rulezzzzzzzzzzz
Bruno Bernadino
Para já tenho de te agradecer pela resposta que me deste no outro post, que depois de procurar melhor funcionou.
Estive a ver o ReMOSitory e parece-me que é isso. Eu já tinha encontrado nesse site o joomlaxplorer, mas além de me dar um erro de momória ao instalar não estava seguro se as funcionalidades eram só para o admin mas também para os visitantes. É o que dá não estar à vontade no joomla, eu de facto percebo muito pouco!
Vou experimentar esse. Fica bem e obrigado.
@sLUGo
Aquele gato tá mais do que “entranhado” no meu pc! Acho que mesmo que o queira tirar não consigo 😛
@PTByter
Pelo que me parece, é por teres os repositórios desactivados. Segue a sugestão do último post do iGama que deve resolver esse problema.
@Ricardo Almeida
Obrigado pela correcção.
——————————————————————————————————
Quanto ao facto de eu colocar a critica ao amsn, como devem saber ele encontra-se nos repositórios oficiais, logo faz parte do largo conjunto de pacotes oficiais de toda a família Ubuntu, mesmo que não esteja instalado.
No caso da dependência é normal que a equipa ubuntu não a inclua já que o debian também não o faz(pai e filho não devem ter conflitos nas dependências), mas no caso do browser julgo que não seria muito difícil corrigir essa problema (já que há distros que têm o mesmo amsn0.97rc1 com o firefox como browser predefinido).
Criticas à análise são sempre bem vindas 😉
Eu decidi tentar a versão AMD64 e se ao principio roguei pragas (não muitas) depois de uma horas só ainda não pus o unrar e o java a funcionar (mas já sei como lol)
De resto foi o click que finalmente me fez mudar. Já tinha instalado muitas distros mas voltava sempre atrás, desta vez não, fiquei. O compiz é genial não é só bonito dá jeito, a capacidade de multitasking em linux é fabulosa (n chega ao BEOS mas tá lá quase) não há cá reiniciares por isto e aquilo ou porque já tá a memória muito cheia……… nnnnnn coisas que me fizeram mudar. o dreamwaever corre mt bem no wine (o NVu e o seu sucessor são bons wyswug mas não são gestores de site) e só tenho pena o thunderbird não ter a barra de lista dos email mais parecida com o outlook pq o evolution é bonito mas o thunderbird é melhor mais 1-2 anos e está lá!!!!
Outra coisa que nunca gostei em linux, são as fontes, principalmente a ler coisas compridas no firefox. o meu monitor é 1440*800 e o gnome sei que pede um pouco mais alguma ideia para melhorar isto?
A melhor aplicação para copiar ficheiros do disco quando o Windows dá o berro – Linux Puppy 3.01.
Usando o CD Live do Puppy (ou instalando o Puppy numa pen a partir do CD Live), como reconhece imeditamente as drives USB, copiam-se os ficheiros do disco com a maior das facilidades, para uma pen ou um disco USB.
A única coisa um pouco estranha é, por ter um “desktop” maior que o écran, para fazer as deslocações é preciso encostar o cursor a um dos lados do écran. O Puppy é também muito interessante, por exemplo, para ressuscitar computadores velhos que já não aguentam o XP.
Eu uso e abuso do Ubuntu 7.10 desde que siau, instalei-o no meu portátil Asus W1GC e no desktop e não tive problemas nem com wireless nem com placas gráficas. Só posso dizer isto sim é um sistema operativo. Faço tudo o que é preciso sem sobressaltos nem problemas. Recomendo.
Eu cá, desde que saiu o 7.10 instalei-o no portatil e notei grandes diferenças para versoes anteriores… especialmente a leveza de todo o sistema e também a simplicidade de instalar os drivers wireless da minha pen d-link. Com esta versão foi facilimo mesmo. Além disso, o compiz-fusion para os efeitos que tem porta-se lindamente no meu portatil e nao precisei de fazer rigorosamente nada… apenas escolher os efeitos que queria…
O meu portatil ja tem uns 4 anos e com esta versao do ubuntu o boot demora-me apenas uns segundos (aí uns 30 segundo talvez) ao passo que com o XP demora uns 2 minutos quase. Uso um “theme” que se assemelha ao mac osx tiger em ambos os sistemas, com as barrinhas transparentes em baixo em 3d e tudo e a comparação a nível de velocidade é indiscritível.
Esta versão é mesmo impecável, muito embora com alguns “bugs” como já aqui foi dito… mas acho normal.
Já agora, pedi no site da ubuntu 2 CDs e confirmo, recebi os 2 sem qualquer pagamento de portes e afins… tudo grátis… ou de borla se preferirem.
5 estrelas
Eu uso o Ubuntu desde a versão 5.10 e desde logo que adorei, antes usava o Caixa Mágica que é um projecto nacional. No entanto, infelizmente, ainda uso o Windows XP e vou continuar a utilizar pois eu trabalho com sistemas e aplicações baseadas em MS, mas recuso-me a mudar para o Windows Vista e tenho mesmo desaconselhado os meus clientes a faze-lo.
O Ubuntu que tenho instalado é o 7.10 a 64bits com Compiz a funcionar e a única coisa que precisei fazer na consola foi acrescentar a minha resolução de ecrã, 1440×900, pois até os drivers da Nvidia foram adicionados e instalados pelo synaptic.
A única dificuldade que tive foi com a instalação do Skype e do Gizmo pois não há versões para 64 bits e tenho receio que algumas outras aplicações sofram do mesmo, substitui o Gizmo pelo Ekyga pois ambos suportam contas sipp, mas a qualidade de som do Gizmo é superior.
Se alguém souber como instalar estes dois programas em Linux de 64bits agradecia a informação para: pisquinho at gmail dot com.
Ah, sempre pedi os CDs pelo ShipIt e sempre vieram de borla e peço para todas as plataformas existentes e 2 de cada, portanto 6 CDs!!!!
Fiquem bem e pessoal do Windows, experimentem o Linux de mente aberta, não partindo logo do principio que não presta, mas se é de jogos que se trata então deixem-se ficar no Windows XP, sim no XP não no Vista.
Algum tipo de Media Center que conheçam para poder rodar neste sistema operativo?
Obrigado.
@Redin
Bem não é um media center mas tem mais que isso… Um “derivado” do Ubuntu…. Para quem quer Multimedia :):):)
http://ubuntustudio.org/
De resto o ubuntu (como grande parte das distros Gnu/Linux) é maravilha para trabalho 🙂 Só tenho pena é os Jogos… estão feitos para Rwindows e nem sempre dá para rodar com Wine e afins…
Bem haja.
Um ponto negativo do Ubuntu 7.10 é que ele não está mais demonstrando sua leveza em computadores com 256 Mb de RAM.
O meu primeiro contato com o GNU/Linux foi o Kurumin, mas eu não cheguei a gostar muito dele. Após 2 anos eu voltei a usar Linux, com o Ubuntu 6.10. Nossa, eu adorei, só que com os bugs da versão 7.04 Live CD eu desisti por um tempo de GNU/Linux, e voltei a usa-lo quando chegou a versão 7.10… Usei ele por um tempo, mas ele demorava muito no boot, e além do limite de 384 Mb para iniciar pelo Live CD (Peguei o Alternative CD mesmo).
Enfim, a leveza do Ubuntu já não está tão presente no sistema, e preferi trocar o Ubuntu pelo Fedora 8 (Mesma interface [GNOME], mais leve e com um visual mais legal [Aposto que o Nodoka pode ser baixado em qualquer PC com GNOME]).
Eu mudei de vez para o ubuntu ja la vão 3 meses sem praticamente usar o windows.
O único problema que tenho é mesmo com o msn, usei o aMSN e o Mercury, este ultimo é realmente muito bom, mas a ligação passa a vida a cair não sei o que sera?? por isso tenho de correr o windows numa maquina virtual so para o msn 🙁
“Redin” Existe sim alguns mediacenters. Mas vou destacar apenas um MythTV .
Bem, particularmente acho que todos vocês comentaram muitos pontos importantes deste OS, mas fico intrigado como não foi relatado a dificuldade que um usuário encontra ao configurar uma “pequena conexão de banda larga”. Mesmo sendo um simples comando digitado no (bash – ou se preferirem Shell) que até então um usuário bem “esperto”, vamos dizer assim, consegue ele, se procurar na própria ajuda do sistema!
Acho que pela minha pouquíssima experiência com UBUNTU e pelos poucos contatos com outros OS’s open source da vida, vejo que ainda falta um bocado para este sistema alcançar um patamar de interatividade com o usuário, pois, por estes poucos sistemas que visito a baixar e testar percebo que existe um desenvolvimento mais avançado, não só a este ponto de criar uma conexão de banda larga a poucos clicks, mas também de outros recursos não comparados aqui neste post sobre o UBUNTU.
Boas! Ainda não instalei esta versão do ubuntu, não tarda vou fazê-lo, mas gostaria que alguém me ajudasse, se soubesse como ligar á net com a placa do kanguru novatel Wireless, já consegui ligar mas não consegui entrar na net, é o único entrave para eu explorar mais o ubuntu!
Obrigado e continuem com o bom trabalho
Ótimo !
Já experimentei (pouco) porque muito pouco percebo de linux, mas gostei e fiquei espantado!! No meu portátil, Toshiba até me aconselhou a contactar a Toshiba para verificar se a bateria tinha problemas e se estava para recolha!!!
Fiquei pasmado!!! A interface gnome do S.O. tá 10*. Só gostava de saber se existe alguma aplicação para ligar a internet móvel vodafone no meu portátil. A unica que encontrei pela net, dizia-me que eu não tinha permissões para a instalar.
Se houver alguem que me possa ajudar nisso, desde já agradeço!
Contacto: rpedro@live.de
Continuem com o bom trabalho.
Abraço!
em casa só tenho este sistema operativo,
seria justo a meu ver fazer analise a pelo menos mais dois linux, sao eles:
fedora 8
mandriva 2008
e porque não compara-los os três?
abraços
ozie
– Instale-o e usei por uma semana.
– Não percebi grandes mudanças,voltei para o melhor da série Linuxmint !
– Abraços a comunidade !
@NT
Através das tuas indicações, compreendi que o ubuntustudio é um sistema operativo apenas criado para a multimédia. (Digamos, uma aplicação operacional, 😉 Apenas tem recursos para vídeo, áudio e rede.
Terei compreendido bem?
Se assim for os recursos de processador e memória serão necessariamente muito menores.
Foi pena ver que os grafismos criados à volta destes dois exemplos que o @NT e o @José Carlos indicaram, serem muito pobres. Eu diria mesmo infantis. Não tinham aspecto final cuidado.
Fiquei muito contente foi com o aspecto gráfico do MediaPortal mas apenas existe para o Windows.
Parece que vou ter de esperar por melhores dias porque queria fazer do meu portátil um equipamento Media Center. Com a TV o Portátil e o amplificador 5.1 que cá tenho não precisaria de mais nada.
Muito obrigado pela vossa atempada resposta.
Instalei o Kubunto 7.10 no VMWare mas toda vez que tento iniciar ele trava e tenho que reiniciar até a maquina host… Enfim ainda não consegui testar 🙁
Parece que falta o sujeito habitual a chamar ao linux uma coisa parecido a linuxo…
ubuntu é muito bom, bom artigo… para quando um igual para o Fedora 8? e esse tal Mandriva?nunca usei e axo que nunca vi aki nenhum artigo sobre isso.
Ai ai… tanta falta de gosto que por aí anda. Como é que podem achar o Ubuntu um SO com óptimo aspecto? É pior que qualquer windows na minha opinião. Ainda nem chegou à coesão do look&feel do windows XP…
Já para não falar que está tudo a anos luz do Mac OS X, evidentemente..
http://ubunta.wordpress.com
é um projecto no qual estou envolvido que tem como objectivo facilitar a entrada no mundo do linux. é basicamente um script desenvolvido por nós que instala a maioria dos pacotes mais usados pelo tipico utilizador… sem grandes complicações..
cumps
Uso e abuso, mas neste momento apenas consigo utilizar verdadeiramente na faculdade ou em qualquer lugar com wi-fi.
Queria instalar em casa para a família, mas verdade seja dita, Ubuntu sem net perde muito e o pessoal em casa não ia adaptar-se de certeza.
Alguém tem um firmware para o Sapo ADSL? mais precisamente para o modem SAGEM Fast 800?
Cumps,
Oliveira
@Oliveira
O melhor a fazer é comprar o modem da NETCABOADSL. Configurei no Xispe e depois no Mandriva foi só navegar. Ou seja, está pronto a usar. Foram 25€ bem gastos.
Enfim, sempre que o SO da MIcrosoft evolui lá temos um Umbutu ou outra versão Linux a imitar e mal o que o Windows tem.
Gosto muito de Vista e daqui não saio 😉
Redin: existe o MythBuntu para precisamente isso. é um ubuntu com uma frontend mythTV
Rui Pedro: a vodafone tem no site deles das aplicações betas o driver para a connect card e funciona a 100% que eu já usei com uma globetroter nas férias passadas. procura por vodafone connect card linux – http://www.formatds.org/vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux/
Já usei MacOs, já usei e uso Windows, mas quando usei um sistema baseado em Linux há dois anos apanhei o escaldão que até de água fria me faz fugir (seja este ubunto isto mesmo ou não). Achei e continuo a achar (até pela análise bem elaborada aqui feita pelo Rui Brás) que o Linux é comparativamente demasiado obscuro para os utilizadores comuns. É um sistema feito por informáticos e para informáticos. Assusta o comum mortal, e enquanto assim for não terá hipóteses contra a hegemonia do Windows. Quanto mais se aproximar da lógica user-friendly e quanto mais familiar for o seu manuseamento para quem tem prática com o janelas, mais hipóteses tem. O problema de incompatibilidades que possam surgir torna-se secundário face a este, na mente dos potenciais utilizadores. É pelo menos a minha opinião.
Actualmente qualquer distro de Linux já se encontra muito próximo do utilizador. Por vezes deparamos com alguma dificuldade, mas também é verdade que informação e fóruns de ajuda sobre Linux não faltam.
A única vantagem principal é pudermos usufruir de aplicações para tudo sem ter de gastar €.
amigos, linux é feito para ser usado por uma comunidade, extensa por sinal, e apaixonada por essas distribuições, sejam ubuntu, fedora, mandriva etc….agora convenhamos que, definitivamente, não é sistema operacional para usuários que procuram praticidade. os sistemas baseados em linux são complicados, não-amigáveis (no sentido de interface de usuário) e com atrativos que somente são apelativos aos mais chegados. a microsoft desenvolveu o windows, em todas suas formas, claro que visando o interesse lucrativo, pois é uma grande empresa, mas além disso souberam fazer sistemas que qualquer pessoa pode acessar sem essas complicações do linux. po até para instalar um simples programa é mão de obra. tenho a versão ubuntu 7.10m as não me convence a mudar de sistema. aliás e tenho certeza que a maioria concorda, o linux, se continuar nessa linha, perderá rapidamente terreno pois a dinâmica do consumidor médio e aficcionado a informática, assim como tecnicos e afins, com certeza elogiam as distros do linux mas ficam com os windows.
e só para finalizar; o xp, agora, é um sistema estável, e o vista, em termos de visual é imbatível, eu disse visualmente. não adianta a microsoft queiram ou não é uma empresa inteligente e voltada ao consumidor medio, portanto não adianta
linux, só para quebrar a cabeça e windows para realmente USAR o seu pc…..
só pra terminar, 99% dos pcs que saim da loja com o linux, são imediatamente formatados e reinstalado o sistema da microsoft, seja ele qual for (xp ou vista). até nisso os desenvolvedores do linus não se entendem ; são dezenas e dezenas de distribuições que só fazem confundir a cabeça mais e mais do usuário. a impressão que fica é a de que o objetivo é formar uma comunidade, que muitas vezes e pretenciosamente, se acha power-user……abram a cabeça e vamos dar a mão a palmatória e elogiar quem merece. microsoft e windows a anos luz à frente do resto, e ponto final……….
RE-Boas
@carlos rajas ?????????????????
Pois, nem por linux, nem por Microsofts. Queres usabilidade???? Experimenta mac os. Se calhar é mais fácil dizer que hoje em dia existe muita coisa para a microsoft e aí sem dúvida bate os outros, no entanto se agarrares numa pessoa que mal tenha ouvido falar em computadores e metas um Mac na frente essa pessoa nem vai querer outra coisa e vai dizer que outros Sistemas Operativos são complicados.
Sou utilizador microsoft desde o famoso DOS, aliás ainda tive oportunidade de meter as mãos no BASIC que mal chegava a ser sistema operativo mas já dava para fazer algumas coisinhas(xiii meus ricos computadores de 64…. Kb de ram lol).
Depois a microsoft é capaz de estar anos luz atrás de alguns dos restos, basta olhares para os Servers da Internet e vais ver onde é que o linux bate a microsoft de longe…
Neste momento tenho o linux para trabalho (fotos, net, musica e afins) e tenho o XP Home apenas para Jogar…
De qualquer forma todos os sistemas têm o seu nicho de mercado e todos eles têm vantagens e desvantagens.
Cmpts.
Concordo com o NT
Ruimdows – So para o PES
Linux – é o Sistema Operativo….
testei e gostei , achei facil de usar , facil e intuitivo , mas ligar a net é uma dor de cabeça k so visto …
seja com placa usb huawei da tmn ou por placa pci wireless.. esta ultima nem consegui encontrar tutoriais faceis de por em pratica .. é pena pk ate gostaria de mudar no portatil ..
Boa a todos os pplwaremaniacs, gostaria de saber se alguem já instalou o ubuntu 7.10 server numa máquina mas com placa wireless pci instalada, um abraço a todos e adoro o site e excelente post…
FT
@FT
Por acaso quero ver quando tiver tempo se o instalo num pc que tenho em casa parado (ainda tenho de o montar, tá todo às peças :)), mas não tem placa wireless.
No entanto, procura em http://ubuntuforums.org/ provavelmente encontras o que procuras 🙂
Obrigado pela ajuda
Bruno Bernardino
Mas já me safei
ps. depois conto aqui á malta
FT
Ola sou novato com linux e gostaria de saber se o ubuntu 7.10 AMD 64bits tem suporte para Hd sata 2 pois tentei instala na minha maquina e não esta dando certo
Memória 2GB 800 Mhz DDR2 PC6400
HD Samsung SATA 2 250.0 Gb 7200 RPM
Processador Intel Core 2 Duo E6850 3.0Ghz 775 Box
MB Intel p/ Intel DG33BUC 775 Box
VGA Gecube 512MB ATI Radeon X1950XT Dual DVI GDDR3 OverDrive Edition PCI-Express
Fonte Prodigy ATX 500W real
AMD’s 64bits não se dão das melhores formas com ubuntu (ou linux em geral), as instalações por vezes não são muito “straight-forward”, mas encontras tutoriais na net facilmente, procura no google.
Um artigo que talvez te interesse: http://ibeentoubuntu.blogspot.com/2007/12/installing-ubuntu-710-amd64.html