Não é novidade para ninguém que o Windows é o sistema operativo mais usado em todo o mundo. E quando se fala em serviços e empresas, essa é uma tendência que também acontece. No entanto, muitas vezes se fala da possibilidade de determinados serviços, nomeadamente os do setor público, usarem Linux nas suas máquinas de trabalho.
Assim, na nossa última questão semanal, quisemos saber se o Estado Português deveria adotar sistemas operativos Linux nos serviços públicos. E parece que a maioria concorda. Venha conhecer todos os resultados.
Deveria o Estado Português adotar Linux nos serviços públicos?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.059 respostas obtidas.
De acordo com os resultados obtidos, mais de metade dos leitores, com 64% dos votos, respondeu que SIM, sendo da opinião que o Estado Português deveria adotar Linux nos serviços públicos (1.325 votos). Por outro lado, 36% dos participantes respondeu negativamente a esta hipótese (734 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados atuais.
Recordamos que em junho de 2018, questionámos os leitores acerca desta possibilidade, sendo que a maioria (40%) respondeu que definitivamente o Estado deveria adotar o sistema Linux nos serviços. Por sua vez 26% respondeu que “Seria bom, mas falta ainda muita formação nos funcionários”, enquanto que 17% foi da opinião que “Nalguns serviços sim, noutros não se justifica”. Por fim, apenas 17% respondeu na altura que que “Não, pois seria um retrocesso”.
Desta vez as hipóteses de resposta foram mais simples, no entanto nos comentários ao artigo da questão, os leitores deixaram dezenas de comentários com argumentos contra e a favor desta possibilidade.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se o Estado português deveria adotar o sistema Linux nos seus serviços públicos.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.