Falar hoje em dia sobre GNU/Linux é quase inevitável não falar no popularíssimo Ubuntu. O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições mais usadas e impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux.
Mas, o Ubuntu é também a base de muitas outras distribuições, que em muitas funcionalidades são superiores às que existem no Ubuntu. Hoje apresentamos 5 alternativas fantásticas ao Ubuntu.
Linux Mint 17 “Qiana”
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
elementary OS “Luna”
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.
Deepin 2014
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, e usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.
Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!
Pinguy OS 14.04
Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.
O projecto Pinguy OS é prova que o Linux é uma plataforma simples e acessível a todos.
WattOS
Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS). O WattOS 8 vem com os ambientes gráficos de trabalho LXDE e OpenBox.
Como sabemos são muitas as distribuições baseadas no Ubuntu. Esperamos que tenham gostado deste TOP 5 e lançamos agora o desafio de nos indicarem outras distribuições que conheçam