3 Sistemas Operativos no boot menu!
O tutorial seguinte é uma tradução do tutorial que se encontra publicado no site http://www.hevnikov.com
O objectivo deste tutorial é fornecer apoio à instalação dos três sistemas operativos Windows Vista, Windows XP e Linux Ubuntu numa mesma máquina, permitindo a criação de um menu único que permita a escolha do sistema operativo a usar.
Um sistema de boot triplo não é muito diferente de um dual boot, mas uma vez que o Windows Vista está a usar um novo “boot loader” chamado winload isto estraga a nossa típica instalação do GRUB. Torna-se incómodo ter de percorrer vários menus de boot para escolher um determinado sistema operativo. O truque é a ordem pela qual se instala os sistemas operativos. Para ter uma ideia, veja a imagem abaixo.
Poderá ler mais sobre o processo de boot do Vista na Wikipedia.
Estou a escrever este artigo sobre o meu sistema de desenvolvimento, mas para melhor compreensão usei o VMWARE para mostrar os passos a seguir. Em primeiro lugar necessitará dos SO’s, e provavelmente está alguns dias atrasado para descarregar a sua versão gratuita do Windows Vista (RC2). De seguida necessitará do CD de instalação do Windows XP e finalmente a ultima versão do Ubuntu ou outra qualquer distribuição de Linux.
Eu uso dois discos, um SATA para as minhas instalações e um disco IDE com mais capacidade para os meus dados pessoais, que eu salvaguardo periodicamente e que migro dos sistemas mais antigos para os novos. O primeiro passo é opcional, mas vivamente recomendado pois o format típico não faz nada ao seu “master boot record”..
A escolha obvia é a utilização do Darik’s Boot and Nuke, mas desde já vai o aviso que vai demorar um bocado. Um bom bocado. Grave o ISO e faça um boot a partir dele. É também recomendado que desligue discos que não queira apagar e que os mantenha longe da famosa lei de Murphy.
Seleccione a sua drive e escolha o método rápido pressionando a letra M. Como referi anteriormente, demorou-me umas boas 24 horas a completar o wipe rápido.
Existem toneladas de utilitários gratuitos que fazem as funções básicas de DBaN. Um deles é o Killdisk.
O Killdisk apenas me demorou cerca de hora.
Agora a parte normal. Carregue o Ubuntu e click Start ou Install
É importante particionar o seu disco antes de começar a sua instalação. Poderá usar uma imagem externa gratuita do GParted ou outro software comercial como o Partition Magic ou o Acronis Disk Director. Pode ainda usar o GParted que acompanha o Ubuntu, mas não faça a partição do seu disco como parte da sua instalação, pois irá baralhar os seus mount points.
Abra apenas um terminal e escreva sudo gparted
Crie uma nova label e crie as partições que necessita. Antes de utilizar este tutorial, aconselho-o a verificar a utilização actual para que tenha uma ideia. Eu uso 20 gigas para o XP, 10 para o Vista, 10 para o Ubuntu e 1 para swap. Outro ponto favorável para efectuar as partições no Ubuntu é o fácil acesso a alguns jogos e a alguns utilitários, tal como uma calculadora, que lhe tornam este processo um pouco mais simples.
Como não é possível adicionar mais de quarto partições primárias, eu criei uma para o XP, uma para o Vista, uma para Partilha em FAT32 (para que possa ler e escrever rapidamente) e uma partição extendida para as partições de root e de swap.
A configuração final pode ser vista abaixo.
Após isso, carregue no atalho Install que se encontra no desktop para executar a instalação do Ubuntu e após alguns passos seleccione “manually edit partition table”
Os seus mount points devem estar disponíveis. Vá em frente, alinhe-os por nome e renomeie-os para algo mais perceptível, tal como XP, Vista e Share.
Após a instalação terminar, faça um reboot e faça login. Abra um terminal e faça um backup do seu MBR. Para isso utilize os seguinte comandos:
sudo fdisk –l
para ver a lista das partições e
df
para ver os mount point.
Execute o comando
sudo dd if=/dev/hda of=/media/share/ubuntu.bin bs=512 count=1
para efectuar o backup do seu GRUB. Verifique-o correndo o comando
hexdump -C /media/share/ubuntu.bin
e procure referencias sobre GRUB. Se estiver vazio (zeros) ou tiver strings NTFS, deverá verificar os parâmetros if hda/sda. Poderá ler mais na O'Reilly.
O próximo passo é instalar o Windows XP. Seleccione a primeira partição, faça um quick format se quiser e complete a sua instalação típica.
Outro passo recomendado, mas opcional, é renomear as suas drives. Irá ajudar durante a instalação do Vista.
Agora necessitamos de adicionar o Ubuntu ao ficheiro boot.ini. Carregue simultaneamente nas teclas Win e Break ou vá a Control Panel > System e seleccione “Advanced” e “Startup and Recovery Settings”. Escolha como o seu “default operating system” o Windows XP, desmarque a opção “time to display list of operating systems” e altere a sua opção “recovery time”. Após isso carregue em Edit. É recomendado que mova o ficheiro ubuntu.bin para um local mais apropriado, como por exemplo a pasta Windows. Adicione a linha seguinte ao boot.ini que abriu antes.
C:\Windows\ubuntu.bin=”Ubuntu Edgy Eft [Desktop 6.10]”
O truque para arrancar apenas um menu de boot é usar o mau comportamento do Windows, que reescreve o MBR sem pedir permissão. O Vista ira pegar nas entradas que existem no boot.ini e irá adicioná-las ao seu winload.
Agora ponha o DVD do Vista, reboot e instale-o. Escolha a segunda partição, representada como “Vista” (se renomeou os discos).
Após o final da instalação procure pelo “cmd” no menu Start e carregue com o botão direito do rato para o correr como Administrador, pois é a maneira de ter acesso ao bcdedit. O Bcdedit é o editor de linha de comando do boot loader do Vista.
Escreva:
bcdedit
Para ver as suas definições e verificar valores de identificadores
Para renomear Vista e XP escreva
bcdedit -set {ntldr} DESCRIPTION “Windows XP [Professional SP2]”
bcdedit -set {current} DESCRIPTION “Windows Vista [Ultimate RC2]”
E mude a ordem
bcdedit /displayorder {current} {ntldr}
Desta forma a ordem será Vista, XP, Ubuntu por isso apenas necessitará de carregar a seta de up ou de down uma vez, não duas. Sim, existe uma razão para o facto deles terem renomeado Unix com “x” J
O ultimo passo é alterar alguns parâmetros do GUI do Vista. Da mesma forma que foi feito no XP, abra “Startup and Recovery”, ponha como sistema operativo default o XP, mude o “display time” para 10 e o “recovery time” para 5.
E pronto. O Vista arranca bem, o XP arranca porque foi desabilitado o tempo de display depois da sua instalação e o Ubuntu arranca o GRUB por 2 segundo (Carregue em ESC se o quiser ver) e automaticamente carrega o Ubuntu porque não está ciente da existência do XP e não mostra o menu porque instalámos o Ubuntu primeiro.
Espero que tenham gostado de instalar o vosso sistema.
Tradução: Pedro Simões Revisão: Pedro Pinto Grafismo: Peopleware Homepage: How To Triple Boot...
Este artigo tem mais de um ano
vou ter que comprar um disco novo…
eu nao queria, mas tem que ser… lool
Já tinha publicado isto no meu blog… O gaijo realmente fez um tutorial muito bom! Está 5 estrelas!
PARABÉNS Ilya Hevnikov !!!
Boas..
Já agora expunha aqui uma dúvida.. se alguém puder ajudar..
Tenho o XP e o Vista em dual-boot.. e queria instalar uma distro.. e desconfio que se o fizer normalmente vou lixar o boot do sistema.. certo?
Já tive dual-boot com ubuntu e XP mas já foi à algum tempo, nao metia o Vista pelo meio e experimentei pq instalei os dois de raiz..
Neste caso nao queria arriscar tanto..
Então como é q o posso fazer? Se é q o posso fazer..
Desde já obrigado pela atenção e continuação do óptimo trabalho..
Cumps…
Tutorial Muito Bom
Temos de agradecer ao Sr. Ilya Hevnikov por o ter feito, e a Pedro Simões, Pedro Pinto e ao Pplware pela tradução para PT e grafismo.
Fiquei com uma dúvida:
Se, quando sair o Vista final, que passos vão ter de ser repetidos para o instalar?
Agradeço já a resposta
uma pergunta (pode ser uma pergunta idiota para vocês, mas eu faço na mesma)
eu posso continuar com a minha isntalação do XP e instalar o Linux noutro disco e depois escolher com que disco pretendo arrancar, certo???
@Tiago,
Eu instalei este fim de semana o Fedora Core 6 e já tinha o Vista e o XP instalados. O Grub cria um boot primário que reconhece os outros dois SO’s….por isso podes instalar a vontade que ele mantém o boot anterior.
Um Abraço
Pedro Pinto
Bom tutorial! Esse Pedro Simões está mandando bem 🙂
Caros,
Limitei-me a traduzir a coisa!! Nada do que aqui está saiu da minha cabeça!!
Espero que vos seja útil. É um prazer ajudar.
Fica-me tão bem a modéstia! hehe
@Gil
Sim..podes. Quando instalas uma distribuição Linux, existe um “programazito” designado de Grub ou então outro designado de LILO que te cria automaticamente um boot e te permite aceder ao sistema operativo que pretendes(ou XP ou à distribuição do Linux)
Um Abraço
Pedro Pinto
Vejam a ordem de instalação dos SO’s pois o windows é muito esquisito com isso.
Basta estragarem-lhe o MBR para ele ficar amuado e nunca mais arrancar.
Grande Tuturial!
Vou ter de o Testar!
Abraço,
CHAGAS.
Uaauuuu…
Só outra duvida!
Os passos em que mexemos no Grub e fazemos uma gestão dos volumes lógicos podem também ser feitos noutras distribuições? Posso fazer isso com o SuSe que não dá barraca?
Pessoalmente queria usar o Fedora, SuSe e o Vista.
CUMPS
Good work
@dc,
Eu penso que sim, Grub é GRUB, independentemente do flavor linux.
E já agora, se testar informe como correu.
Grande tutorial. Os meus parabéns aos autores.
Não está ao alcance de muitos. Eu não me atrevo 🙂
O dual boot chega-me 🙂
Sim Senhor, tá excelente 5*, parabéns aos autores 🙂
Abraço,
Eu uso o Suse Linux então isso é automatico na instalação.
@Pedro Simões
Tudo depende do Pai Natal, se me oferecer um disco rigido novo para poder “brincar” acho que ate Quad-Boot farei.
Outra curiosidade! Será que será possível criar um sistema estável com mais de 8 sistemas operativos no mesmo disco rígido, em diferentes volumes lógicos? Será que o sistema não entra em conflito entre si? Sempre me deu na real gana fazer uma colecção de sistemas operativos sem ter dos emular! Para recordar o passado 🙂
Se desse para o Vista o XP e o Tiger até que era muito Bom , assim paço
Bem Haja
Carlos
@ppinto
Obrigado pelo esclarecimento 🙂
só uma última questão: alguém me sabe indicar um tutorial (ou algo do género) q explique a desinstalação do GRUB (ou aquilo “desaparece” tudo se eu formatar o disco???) 🙂
desculpem lá eu ser chato mas gosto de saber o que me espera antes de começar as experiências eheheh 🙂
@Gil
Formatas o disco e o GRUB “magicamente” 🙂 desaparece
@ppinto
Cooooollll 🙂 muito bem!!! eheheh! obrigado pela paciência e pelas respostas 🙂
mais uma coisa:
quando se falou no “problema” de correr jogos em Linux alguém mencionou o CEDEGA como alternativa ao WINE, infelizmente o Cedega é pago – depende de uma subscrição num site qualquer, não aprofundei a questão – por isso acho que a única alternativa é mesmo o WINE 🙂 eheh
ups… não era aqui que devia ter posto isto 🙂 peço desculpa eheh
ae..como poderia fazer pra instalar o Windows Vista, Mac OS X 10.4.8 e Ubuntu Linux 6.10??
como que poderia fazer?…alquem poderia me explicar mas porque o grub num arranca o Vista?
se existe algo mas simples?
Como devo fazer para criar uma imagem do disco rigido, com dois sistemas operativos instalados, windows e linnux?
Para instalar em 12 pc , para ser mais rapido.obrigado
muito bom isso ai, so queria saber uma coisa, eu tenho dois windows xp instalados, sp1 e sp2 so q um deles não esta funcionando correctamente e esta deixando o outro muito lento, como faço para apagar um deles…….
entao os windows n criam conflito entre eles??
😮
Podiam me me explicar melhores os paços do Darik’s Boot and Nuke e do killdisk?
so com essas imagens nao explica os paços assim nao consigo fazer!!!
Mas mesmo assim esta bom post
encontrei este site e gostaria de pedir a vissa ajuda pos não conheco quem me possa ajudar nisto…..tinha o windows xp e o ubunto instalado…tudo ok
instalei o vista ultimate no lugar do xp e assim fiquei com vista +ubunto.
agora não consigo aceder ao ubunto porque não me aparece a opcção de escolha dos sistemas operativos.ja agora tenho um disco que foi repatido em tres.um com vista,outro com coisas pessoais e o outro com ubunto.agradeço qualquer ajuda que me possam dar. obrigado
max para inxtalar maix do k 1 SO é precixo ter varios discox rigidox o poxo faxe lo num unico????
Para instalar mais que um SO precisas ter no mínimo uma partição para cada, podendo ser só um disco.
Para fazer perguntas convém usar as teclas todas, respectivamente nas suas posições no dicionário de Língua Portuguesa.
Cumps,
Tirem-me uma dúvida se poderem por favor:
No caso do Ubuntu a linha a acrescentar ao boot.ini será “C:\Windows\ubuntu.bin=”Ubuntu Edgy Eft [Desktop 6.10]””.
Se tiver instalado um Linux Caixa Mágica o que tenho de escrever?
Obrigado