10 dicas Linux Ubuntu
Uma das formas de aprender mais sobre Linux Ubuntu é ter contacto com os comandos.
Claro que não vamos regredir, nem utilizar a shell fará o interesse esvair-se, sim aquele prazer que é mexer num sistema operativo através do seu interface gráfico, isto é apenas um complemento. Depois de verem resultados, passarão a ter menos "medo" de seguir dicas que metam comandos.
Já ouviste falar em comandos Ubuntu?? Não... não é nenhuma força de elite, mas sim uma força negra (dark force) que te permite executares tarefas muito mais rapidamente do que estás habituado, isto claro após alguns "meses" de experiência ou seguindo aqui estas poucas dicas.
Ora vamos lá. Arregaçar as mangas, abrir a shell do Ubuntu e voilá...
1) Qual a versão do meu Linux Ubuntu?
$ lsb_release -a
Distributor ID: Ubuntu Description: Ubuntu 7.10 Release: 7.10 Codename: gutsy
2) Historial de Comandos introduzidos na shell?
$ history
504 history | grep lsb 505 lsb_release -a 506 sudo gedit & 507 cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l 508 dpkg -s gcc
Para executar um comando pode usar !<numero> ex: !504
3) Quantos processadores tem a minha máquina?
$ cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l
4) Mudar o timeout do Boot
$ sudo gedit /boot/grub/menu.lst
## timeout sec # Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry # (normally the first entry defined). timeout 3
5) Localização de um determinado pacote instalado
$ dpkg -L <packagename>
ex: dpkg -L amsn
6) Quais a partições do meu disco?
$ sudo fdisk -l
7) Criar um novo utilizador
$ sudo useradd <username>
ex. sudo useradd -d /home/pplware -m pplware * -d definir home directory de um utilizador -m força que a directoria principal seja criada
sudo passwd pplware
Nota: outra opção é usar o comando: adduser <username>
8) Esvaziar reciclagem
$ rm -rf ~/.Trash/*
9) Informações sobre o sistema
$ uptime
$ w
10) Fazer um restart rápido ao ambiente gráfico
$ CTRL + ALT + BACKSPACE
Este artigo tem mais de um ano
Muito fixe para um inicio!!
mas queremos mais 😉 muito mais… já o Figo o dizia….
———————–
http://www.sounatural.com
Que seca!
@FNP.PT “que seca”???
Tenta usar o Vista ou o Mac OS… ai é que vês o que é seca…
Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPASE
Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPACE
Uma pergunta, há alguma combinação de teclas para executar o Monitor de Processos, à semelhança do CTRL+ALT+DEL no windows?
@ joazito
CTROL+ESC?
CTRL+ESC, digo.
Mais disto sff 😀
Já ando farto das manias do windows, já ando a “testar” o ubuntu em máquinas virtuais (e em discos à parte) à algum tempo, não tarda o meu OS principal é o linux e não o windoze, que só fica por causa de alguns jogos (e se calhar nem isso HAHA)
é ctrl alt backspace
qualquer um que utilize mesmo o ubuntu sabe isso, e peço desculpa pelo duplo post
@joaozito
o automatix2 tem uma opçao que faz com que o ctrl alt del abra o “monitor de processos”, http://www.getautomatix.com/
E para atualizar a área de trabalho use o comando:
$ kill all nautilus
e para atualizar a barra de tarefas(painel do ubuntu) o comando é :
$ kill all gnome-panel
Adorei o Ubuntu cada dia melhor.
Fiquei agradavelmente surpreendido pela post 😀
Como utilizador de Ubunto, apesar de leigo no que toca a linux, ficava contente se podesse ver no pplware mais posts do genero 😉
Por acaso, adoro o Vista. Já trabalho há um ano com o Vista, e tenho toda a confiança de usá-lo. O único trabalho que tenho é no fim de semana (antivírus, Auslogics Defrag e backups). Abraços.
comandos ubuntu?! WTF? Quando muito comandos linux (se bem que pronto, são programas)…
Em vez de sudo kate digam antes abram o ficheiro tal tal em modo administrador com o vosso editor de texto favorito. Não é obrigatório ter o gedit instalado, nem sequer o sudo (ok, quem usar o Ubuntu convem ter o sudo porque não tem pass de root, mas todos os outros não necessitam de ter sudo).
Anyway, nenhum desses programas são exclusivos de Ubuntu :p
@lol está bem sim senhor chama-lhes comando, ou programas, rotinas.. linux, mas reportamos estes “passos” ao Ubuntu. Depois podemos fazer um dissertação quanto à utilização noutras distros.
Que posers!
Posers! Principalmente aqueles que dizem “experimentem usar Mac OS”. Ou não sabem do que falam ou são fanáticos. Em Mac OS têm uma consola em tudo semelhante à de Linux (Mac OS é baseado em BSD, se é que sabem sequer do que estou a falar). De qualquer modo já vi que para a maioria Ubuntu = Linux e pronto.
@lol
Tens pelo menos ali um comando que só funciona em distros Debian. Alias, a distro debian têm vários comandos adulterados. Eu percebo o porquê de se focar no ubuntu. Afinal de contas o ubuntu é quase responsavel por 100% dos novos utilizadores de Linux e tem as suas razões. O ubuntu veio revolucionar 2-3 pormenores de simplicidade em linux e desde que existe, o linux começou a subir realmente nas estatísticas de utilização, principalmente por causa da versão 7.10
Recomendo fazer um post fixo sobre o assunto, alfabetização Linux, ou seja dando os primeiros passos mesmo, no Ubuntu, claro…..Animo Pedro ! garanto que a malta vai se amarrar !
E digam o k disserem, pra mim k já experimentei varias distribuições posso dizer k o ubuntu é a mais simples de usar, k trem um maior apoio em termos de forum e k em relação a mim é o k reconhece mais hardware. E também acredito k se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos se deve ao ubuntu. Actualmente é o mais popular, o mais simples e o k traz cada vez mais usuários para o mundo linux.
@leal
…se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos…
O linux já é a coisa!!!
Ve a lista dos sistemas operativos dos maiores computadores do mundo e pasma-te!!
http://www.top500.org/charts/list/30/osfam
Apoio a ideia do carlos rajas 🙂
É por estas e por outras que o linux nunca vai ser um SO do povo… quem é que tem tempo pra decorar estas (e muitas outras) linhas de comando.
Eu tenho o ubuntu no meu computador a par com o XP e só entro com o ubuntu quando nao tenho mesmo nada pra fazer e la vou eu pesquisar na net pra ver se consigo por mais alguma coisa a funcionar.
Apesar de gostar do ubuntu penso que os programadores nao querem que seja um SO do povo.
@ rocco
Os comandos acima referidos e outros tantos não são de aprendizagem obrigatória. As operações mais comuns de qualquer sistema operativo podem ser efectuadas de modo gráfico, como a maioria de nós está habituada. Porém, a ideia de artigos como estes é chamar a atenção para o facto de a linha de comandos ser uma ferramenta muito poderosa, muitas vezes subvalorizada, com muitos encantos (muitas vezes nem nos apercebemos que é mais rápido fazer algo numa consola do que irmos clicando aqui e ali com o rato até chegarmos ao nosso destino) e que pode até conquistar aqueles que a experimentarem. É uma questão de irmos aprendendo coisas novas. Se quisermos.
@rocco
Eu uso mais vezes a linha de comandos do Windows que a consola em linux. É por não saberem certos comandos que a maioria de vós lá tem de chamar o amigo que “percebe” de computadores.
(há aqui gente que se esquece que instalar certo hardware em Windows por vezes é uma dor de cabeça doida)
Quem testar o caixa magica (ou o Mandriva=) nunca mais vai querer o windows, estou a adorar tenho estado a jogar medal of honor e também ja joguei o quake 4 sem problemas.
com o wine podem continuar a utilizar a maior parte das aplicações que tem em windows no linux.
sempre utilizei software freeware com excepção do windows que tinha que ter licença agora isso acabou com o caixa magica é do melhor e consegue-se encontrar milhares de software em rpm ou seja um click para instalar como no windows sem complicações nem linhas de comandos
cara parabens pelas dicas e muito obrigada, melhor que o ubunto sóse for um similar a ele.. E teri q ser linux não é mesmo?? Abraço a todos.
da para instalar o linux ubuntu atraves da linha de comandos
Linux é d++, comecei a usá-lo a pouco tempo e axe o máximo, ainda mais com os apetrechos 3d device!kolokem mais linhas de comando aew plzz!!
mais disso!!!!!!
aki na empresa que trabalho até o patrão já pensa em colocar o RUINDOws porta a fora, graças a muitos esforços da minha parte hihihihih…
VIVA O MUNDO LIVRE!!!!!! (de windos)
hehehhehhehe
cumprimentos
como faço para abrir um tipos de arquivo axe ?
Ubunto é optimo, MANDRIVA 2009 é fantástico…. Go madriva go
como faço pra abrir os arquivos axe no ubuntu
Estamos a falar de ubuntu 8.1 certo?. Procurar saber o que é e como funciona a aplicação wine. Não é um emulador e só deve ser usado esgotadas todas as possibilidades de usar sofware nativo do linux.
Menu. Adicionar remover aplicações. Na procura meta – wine -. Instalar.
Agora já executa exe. Pode ser encontrado o Icon de inicio do programa no menu programas – wine – aplicações ou programas. Have fun.
meus amigos… vocês estão todos enganados. uso o xp desde o inicio. comecei por instalar linux no meu portatil à cerca de 6 meses. a versão ubuntu parece a mais rapida e facil de usar, concordo. não gostei do caixa magica. não encontro software para usar como o outlook, onde associo todos os tipos de informação a todos os tipos de informação. não encontro software para sincronizar com telemóveis e pda’s. ligar um monitor externo é tarefa para perder semanas. o software existente faz tudo a mesma coisa, não inova em cada versão. mas no geral gosto do linux ubuntu e trocava pelo windows.
valeu deste-me uma grande ajuda!
quero mais!!!
Aqui no Brasil o uso de softwares livres é muito forte, mesmo com a enorme pirataria que assola esse país de terceiro mundo.
Sera q tem alguem pode me informar uma coisa sera q é possivel rodar jogos q rodam no windows tipo e como faço pra rodar jogos q rodo no windows rodar no ubuntu.