Pplware

Microsoft ouvia as conversas captadas pela Cortana nas Xbox One

Ainda que por esta altura já não seja surpresa o tratamento de dados para melhorar uma assistente virtual, certo é que continuam a surgir novos casos em análise. Sabemos agora que também a Microsoft ouviu as conversas gravadas pelas suas consolas Xbox One com o intuito de melhorar a Cortana.

As gravações da Kinect, bem como da Xbox One foram alvo de processamento pela Microsoft.


Se tem uma consola Xbox One da gigante norte-americana e já fez algum pedido, ou comando, à Cortana, então as suas conversas podem ter sido ouvidas por outrem. Isto é, o trecho gravado pode ter sido analisado e processado por um dos colaboradores da Microsoft, aqui de acordo com a recente peça da Motherboard.

Microsoft processou as conversas captadas pelas Xbox One

A prática é já antiga e remete para os primórdios da consola. Em boa verdade, paro o tempo em que a consola podia ser controlada a partir de comandos de voz dirigidos ao acessório opcional, a câmara Kinect. No entanto, o tratamento de dados seria intensificado com a introdução da assistente virtual, Cortana.

Ainda de acordo com a fonte, a mesma terá entrevistado vários antigos colaboradores da Microsoft. Pessoas reais que ouviram as nossas conversas diariamente no decurso do seu labor. Segundo eles, alguns pedidos foram gravados após o comando de voz concreto, ainda que outros tenham sido gravados por engano.

Entretanto, a Microsoft já tinha confirmado esta prática, em que colaboradores ouviam as conversas captadas a partir da Cortana no Windows. De igual modo, também estudou as conversas de quem utilizava a ferramenta de tradução presente no Skype, em ambas as situações com o intuito de melhorar a sua IA.

 

É, portanto, uma situação em tudo similar às práticas levadas a cabo pela Google, bem como pela Apple. Já, por sua vez, a Microsoft sempre deu a saber que fazia este mesmo procedimento. Algo que visa melhorar os seus algoritmos de inteligência artificial para que toda a Cortana se torne, gradualmente, mais útil.

Tudo para melhorar a Cortana

Ainda de acordo com a fonte, alguns colaboradores terão ouvido vozes de crianças. Algo que pode levantar algumas preocupações. Contudo, não deixa de ser expectável se tivermos em conta o público alvo destes produtos, as consolas. Mesmo assim, é natural que surjam algumas preocupações de privacidade.

Note-se ainda que as políticas de privacidade alusivas às crianças são, normalmente, mais restritas que as aplicáveis aos adultos. Assim, é perante uma recente e crescente preocupação com o tema que vemos mais empresas a diminuir esta prática. Veja-se, por exemplo, a exposição e posição da Apple neste mesmo tópico.

 

 

Ao que tudo indica, a Microsoft continua a levar a cabo este processamento, mas está à procura de fornecer “maior claridade” aos seus utilizadores. A empresa afirma ainda que pede sempre o consentimento antes de proceder a qualquer coleta. Além disso, restringe e seleciona os trechos de áudio para preservar ao máximo a privacidade alheia.

De momento estamos a trabalhar em novas formas de promover a transparência junto dos utilizadores. Algo que também lhes dará maior controlo sobre os seus dados, informações e material processado.

É utilizador da Xbox? Costuma utilizar algum comando de voz da Cortana?

Leia mais…

 

Exit mobile version