Jogos 3D não são aconselhaveis para crianças
…alerta a Nintendo!
A evolução tecnológica tende a criar um caminho que, cada vez mais, estreita a interacção entre o ser humano e o ser digital.
O 3D é uma forte aposta para filmes e jogos, e a pouco e pouco, vão sendo divulgadas novidades cada vez mais inovadoras, nesta área.
Sabendo que os jogos 3D são, decerto, um cenário que atrai os mais jovens, este também pode ter as suas desvantagens, e quem as sinaliza é a própria Nintendo, usando mesmo o exemplo da Nintendo 3DS.
A empresa de consolas preocupa-se, não só com o entretenimento, mas também com a saúde dos seus utilizadores e alerta que, os jogos 3D, inclusive os do Nintendo 3DS, podem comprometer o desenvolvimento saudável da visão.
Desta forma, a Nintendo adverte que, sendo as crianças até aos 6 anos de idade, as que se encontram em fases mais precoces de desenvolvimento, não é aconselhavem que essas mesmas crianças usufruam dos jogos 3D.
O alerta, comunicado no site japonês da empresa, referiu mesmo que não era aconselhável a essas crianças jogarem mesmo nos jogos do Nintendo 3DS.
A Consola Nintendo 3DS está prevista ser lançada, no Japão, a 26 de Fevereiro, e a empresa aconselha a que, crianças até aos 6 anos de idade, joguem os jogos 3D, mas em modo 2D.
Esta posição da Nintendo é argumentada com o facto de que olhar para imagens a 3 dimensões, por muito tempo, pode trazer problemas no desenvolvimento dos olhos.
Além disso, os jogadores de todas as idades devem também ter alguns cuidados como descansar os olhos, fazendo intervalos de 30 minutos, e parar de jogar sempre que sintam os olhos cansados e/ou dores de cabeça, ou outro desconforto.
A Nintendo ainda adianta que a nova consola da Nintendo, terá um botão deslizante para ajustar o nível de efeito 3D dos jogos, e disponibilizou uma lista dos jogos (conferir vídeo acima) para a Nintendo 3DS, que serão, oficialmente apresentados, durante este mês, no Nintendo World 2011.
Homepage: Nintendo
Este artigo tem mais de um ano
Essa é a grande questão. É fundamental fazer pausas frequentes. Mas por vezes o “vício” não o irá permitir, o que poderá levar a problemas futuros. Com o evoluir da tecnologia é, também, cada vez mais necessário que o utilizador faça uma “gestão” e “análise” do tempo de jogo/tempo de descanso.
Algo que pode vir a solucionar este tipo de situações passa por serem os próprios jogos a indicar ao utilizador quando deve fazer uma pausa.
A duração e frequência das pausas pode variar consoante o tipo de jogo e o ser em 2D ou 3D. Assim facilitava toda essa análise.
E o não jogar não significa estar parado sem fazer nada… 😉
Este assunto é grave. As crianças vão crescer com a visão mal desenvolvida, sendo o processo irreversível.
E isto não se aplica só à consola, mas sim a todos os aparelhos 3D.
As crianças passam horas em frente à televisão. Sendo realista os pais não querem saber disso, já que mesmo lendo esta notícia 90% ou vão comprar uma TV 3D no futuro ou vão continuar a deixar os filhos pequeninos ver na que já têm em casa.
Não deixem isso acontecer.
Bom ano
E tem lógica visto que a criança ainda tem o cérebro em desenvolvimento e globo ocular já os telemóveis são desaconselhados de todo a crianças inferiores a 12 pois pode interferir com crescimento normal devido as radiações …
cumps
🙂 fico contente pela Nintendo admitir tal facto e não o omitir como muitas fazem, até me deu vontade de comprar uma 3DS… Quem sabe 😛
eu estou a espera desta consola a mais de 5 meses, mas, vou continuar a espera até chegar a Portugal, mais ou menos em Maio. 🙁
estou muito ansioso mas talvez nem chegue a ganhar portando é melhor não ficar a espera, afinal, ainda tenho aulas
Olá a todos,
Dizem que faz mal para as crianças olharem para o 3D
Mas ainda não sei o porquê disso
Alguém sabe ?
Obrigado
agora que dizes, também não sei, antigamente os antigos ecrãs de pc fazia mal porque era muito próximo dos olhos e tinha a mesma potencia de uma tv normal, na altura, talvez para a nintendo 3ds seja uma razão parecida,
outra hipotize é que sem oculos nennhum, nós vemos em 3D, e para as crianças, como estam e fase de crescimento pode trocar os sentidos do cérebro, uma coisa assim.
Eu creio que tem a haver com um facto, a noção de profundidade.
Os grandes já incutiram no cerebro regras basicas de profundidade, é isso que nos permite calcular distancias e afins. Um exercicio muito simples é fechares um olho e tentares tocar com o dedo num objecto perfeitamente alinhado a tua frente, devagar, vais ver que o objecto vai estar mais longe ou mais perto que pensas, se abres os dois, milagre, sabes perfeitamente onde tocar 🙂
Muitos invisuais com os novos metedos medicos, começam a ver e um dos problema que têm e ver profundidade, um simples passeio pode ser um obstaculo para eles.
Dado queo nosso cerebro é uma maquina incrivel quando somos menores não custa nada a aprender isso. O problema e que essa flexibilidade tambem permite “desaprender”, e um sistema que engana os olhos pode criar problemas nas crianças mais pequenas.
O problema é que com os sistemas 3D o que tentamos fazer é “enganar” o cérebro dando duas imagens diferentes, uma para cada olho. Isto não é natural e obviamente que existem defeitos ao longo dos filmes/jogos, pequenos defeitos que atrofiam o cérebro todo.
Para quem não sabe se só tivessemos um olho em vez de dois só viamos a 2D…
É a interferencia entre as duas imagens e a sua análise no nosso cérebro que nos dá a percepção de profundidade. É um processo extremamente complexo que o nosso cérebro faz com bastante facilidade. O problema é quando tentamos simular profundidade artificialmente.
Estamos a tentar enganar o cérebro sem saber totalmente como ele funciona, acabando por nos enganar a nós próprios.
Já agora, não foi por uma razão semelhante a esta que os jogos de realidade virtuais antigos, daqueles em que se metia um capacete na cabeça, acabaram por desaparecer do mercado e das salas de jogos?
A Nintendo procurou nos últimos anos inovar tecnologicamente o mundo dos videojogos de forma a terem mais adeptos das suas consolas, daí a inovação da WII e agora da DS.
Contudo o problema da Nintendo continua a ser a censura que faz aos jogos nas suas consolas.
Isto tudo para dizer o que??
que se o 3D faz mal aos olhos e ao desenvolvimento das crianças (e sabendo que as crianças serão, em teoria, os principais consumidores), porque não apostar sim naquilo que realmente atraí as pessoas: OS JOGOS.
pessoalmente o 3D não me atraí, mas sim os jogos que dão “prazer” em jogar.
tens razão, mas também dá um gostinho jogar jogos com bons gráficos, tive a jogar no outro dia um jogo de 2000, e nem se compara alem da diversão um jogo de 2004,
para ser mais preciso o jogo delta force land warrior VS BF Vietnam. vai ao google e vê a diferença.
E qual seria essa censura?
Os pais que comprem a 3DS às crianças, e se forem responsáveis usarão o controlo parental para bloquear a funcionalidade 3D da consola…
E que eu saiba, se há coisa que a Nintendo faz mais é apostar nos jogos, nem sei onde foste buscar essa que a Nintendo não aposta nos jogos, havia de estar bem aviada se não aposta-se nos jogos…
Não aposta nos jogos “hard core”, era o que eu queria dizer!
A Nintendo tem criado um mercado proprio, tentando não competir com as outra mas ficar sem concorrencia.
Não é o facto de não ter jogos Hardcore que a tornam menos apetecivel, pelo menos para mim.
Não aposta em jogos hardcore? O que chamas a metroid, zelda etc etc?
Acho sinceramente, com todo o respeito, dizer mal por dizer mais vale estar calado
O que é um jogo hardcore? um jogo direccionado para um púbico mais maduro? com bastante gore? ou um quebra cabeças?
eu posso jogar solitário de forma harcore, ou um sims ou um jogo qualquer…
pessoalmente jogo muito casualmente jogos como COD, é uma serie que ja me interessou mais…
Não existem jogos hardcore ou casual, apenas existem jogos.
Estes podem ser jogados de forma mais seria, em que o jogador dedica mais tempo e atenção ao jogo online ou offline… ou de forma mais desportiva, quem define isso é o jogador e não o jogo…
Por exemplo, a comunidade de Pokemon (sim esse joguinho de crianças,como muita gente o chama) tem uma comunidade harcore muito dedicada, talvez até mais dedicadas do que muitas outras supostamente hardcore por natureza…
e quando eu falei de censura, falei exactamente nesse tipo de jogos. É óbvio que a Nintendo apostasse em jogos, mas jogos mais focados para um certo tipo de pessoas e não para todo o tipo de gamers.
Se tomasses atenção, verias que as consolas Nintendo não se resumem a Wiisports e Nintendogs…
A Nintendo (talvez mais do que qualquer outra) faz os mais variados tipos de jogos, se te limitas a achar que os jogos Nintendo são apenas aqueles que são publicitados na TV estás muito enganado…
E já que estás tão preocupado com a censura que a Nintendo faz ao ditos jogos hardcore fica atento à Nintendo World 2011 a decorrer entre 8 a 10 deste mês, e lá verás a terrível censura em acção. Deixo aqui a terrível lineup:
Playable 3DS games:
Hideo Kojima’s Metal Gear Solid Snake Eater 3D “The Naked Sample”
Pro Evolution 3DSoccer
Street Fighter IV 3D Edition
Resident Evil Revelations
Dynasty Warriors Chronicle
Dead or Alive Dimensions
Ridge Racer 3D
Professor Layton and the Mask of Miracle
Nintendogs + cats
Kid Icarus: Uprising
The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
Steel Diver
Pilotwings Resort
AR Games
Nintendo 3DS Camera
Non-playable 3DS games:
Resident Evil: The Mercenaries 3D
Super Monkey Ball 3D
Kingdom Hearts 3D*
Gundam The 3D Battle
Tales of the Abyss
One Piece Unlimited Cruise SP
Cubic Ninja*
Puzzle Bobble 3D
Pro Baseball Family Stadium 2011
Animal Resort*
Xevious
3D Bijin Tokei*
Starfox 64 3D
Paper Mario*
Animal Crossing*
Mario Kart*
Surechigai (“passerby”) Mii Hiroba
Só jogos para donas de casas e reformados…
@Pluto
Sim …. a Nintendo World 2011 está aí a rebentar.
Sinto-me expectante em relação a novidades ….
@Pluto
O artigo já foi lançado no Pplware, podem ver aqui:
https://pplware.sapo.pt/jogos/nintendo-world-2011-vem-ai-uma-fornada-de-titulos-da-3ds/
Partilho totalmente da mesma opinião. Pessoalmente para mim o 3D é uma merda. A começar pelos filmes, de à um par de anos para cá todos os filmes lançados são em mais de 50% aborrecidos. Alguns chegam a ser uma desilusão total, depois começou a paranoia do 3D e parece que se esqueceram de fazer bons filmes.
A Sony com a PS3 também anda a praguejar 3D por todo o lado, mas os jogos nem os 1080p atingem …
A nintendo com a 3DS parece que vai meter cá fora um hardware menos potente que a PSP ou ainda menos potente que o Iphone (que neste momento é somente a “consola” portátil mais vendida no mundo).
Venham é os jogos interessantes … isto do 3D deverá ser moda … passageira … pelo menos até haver uma tecnologia que dê um avanço notório … um bocado como o Kinect, certamente será boa tecnologia no futuro, mas como a 360 a usa … ->a meu ver<- é uma cagada, pelo menos os jogos são um bocado minimalistas e desinteressantes.
Mas prontos … venha lá isso, quanto mais existir melhor … atrás de uns falhanços à sempre quem tenha sucesso.
“A nintendo com a 3DS parece que vai meter cá fora um hardware menos potente que a PSP ou ainda menos potente que o Iphone ”
Segundo li não sei exactamente onde, a 3DS, vai ter aproximadamente o mesmo poder de uma Gamecube, ora se a PSP não chega a ter a capacidade de uma PS2, e a Gamecube é superior à PS2…
quanto ao iphone não vi ainda comparações, por isso não falo 😛
quanto ao iphone ser a consola portátil mais vendida, primeiro não é uma consola, tenta ser uma semi-consola, segundo não sei quantas unidades vendidas tem, mas duvido muuito 😛
A gamecube superior à PS2 ?! …
Tens a certeza do que dizes ?! Fundamenta-me se fores capaz 😛
Eu podia mandar aqui umas farpas 😉 mas deixo à tua consideração.
Compara o Trailer do Metal Gear Solid 3D para a 3DS e o Trailer do Metal Gear da PSP (podes ir ao gametrailers.com) e tira as tuas conclusões entre estas 2.
E sim a PSP é ligeiramente menos potente que uma PS2 … mas pouco lhe fica atrás.
Quanto ao Iphone, de facto não é uma consola, por isso usei os “”, mas no entanto é neste momento a “consola” mais vendida.
A própria Nintendo já o admitiu numa conferência recente.
Por exemplo acho que a PSP2 se não fôr de facto muito boa ao nivel de uma mini PS3, vai ser um verdadeiro fiasco.
E sou completamente independente pois possuo sistemas nintendo e sony.
pois, como eu disse, não sei onde vi, e já foi à uns anitos que vi essa comparação 😛
quanto aos trailers qual é que vi no grafismo ganha a 3DS :S
Quanto as consolas, basta comparar 🙂
http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_GameCube
http://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2
Eu por acaso também fiquei com a sensação (a nível gráfico) que a GameCube era superior à PS2.
Contudo não o vou afirmar, mas fiquei com essa sensação :p
mas na minha opinião, apesar de as características que uma consola possa ter, o que a faz mover são os jogos e a sua qualidade.
por isso o 3D até pode valorizar a consola, mas os jogos que saiam para ela é que a podem o facto fazer, penso eu de que 🙂
Mas em 2011 ainda se põe em causa que a ps2 (se não contarmos com a Dreamcast…)foi a menos potente da geração passada?
É assim tão difícil ver uns vídeos de Star Wars Rogue Squadron para a GC e perceber que seria tecnicamente muito difícil a Ps2 exibir algo daquele nível? Ou ao comparar RE4 da GC e Ps2, não se perceberá logo que coisas que estão na versão da primeira simplesmente desapareceram na versão da segunda?
Em relação aos gráficos da 3DS, é ainda difícil perceber a sua verdadeira potência, mas apenas digo para verem o vídeo ingame de Resident Evil e tirem as vossas próprias conclusões… o jogo utiliza a engine de um jogo para a PS3 e 360, a engine de RE5, isto já diz alguma coisa…
Claro que a GC é superior gráficamente à PS2 … pergunto-me se algum de vocês tem as duas …
Ou ainda … se já alguma vez jogaram nas duas … é que ler online é uma coisa e estar a mexer nelas é outra 😉
Quanto aos gráficos da 3DS … vi um video de um jogo qualquer de corridas … e pareceu-me ao nivel dos jogos da playstation 1 com bastantes pixeis …
E não não sou fanboy. Tenho uma NDS que ainda leva com o lapis bastantes vezes. Mas por exemplo, considero a NDS ao nivel de uma N64 e muito pior em termos de potencia que uma PS1.
E mais uma vez reafirmo que poucas são as consolas mais conhecidas (sega, nintendo, sony) que não tenho ou tive.
Eu que já sou “maior e vacinado” tive a fazer um teste em 3D do Mafia II, Just Cause 2 há dias e passado 10/20 minutos já sentia a cabeça a stressar, quanto mais uma criança em fase de evolução.
E já tinha lido isso há algum tempo atrás em outros site, pplware tem de começar a vir mais actualizado 😉
Actualizados estamos sempre, temos é muitos artigos para repartir por 24h, eheh. O importante é informar e sensibilizar as pessoas. E este género de notícias é sempre actual, é bom prevenirmos problemas.
Não acredito que o 3D faça mal. Mas o ser humano adora dizer mal do que é novo…
Enfim…
lol.. Leste o artigo? Se foi a própria Nintendo que alertou… e não faz mal? Olha muito bem não há-de fazer. Se já os ecrã, sem 3D, não são muito aconselháveis mesmo a adultos, o que dizer de Crianças, idade em está ainda em desenvolvimento, expostas a 3D.
Qual é o problema de ainda estar em desenvolvimento?
Qual o problema de estar em desenvolvimento? Se uma criança não crescer num ambiente saudável, as consequências revelam-se num mau funcionamento a nível físico/psicológico/social da mesma.
Mas se para ti isso não é problema.. ok!
desculpa la, mas tens que idade?
é cada comentário…
Idade para ser teu pai
Idade para que o desenvolvimento da sua visão seja influenciada pelos jogos 3D. Ou então não.
i rest my case…
(teve que ser assim, não dá para responder directamente no comentário)
Esta notícia não vem suportada de qualquer prova/facto científico. Para mim tem tanto valor como uma análise de um psicólogo (psicologia não é ciência, é pura especulação com falácias de generalização enormes).
Explica-me porque haveria uma empresa de avisar algo que vai prejudicar as vendas de um produto seu se não fosse verdade…não gostam de ganhar dinheiro?
em relação à parte da psicologia, nem comento…
Vai prejudicar? Uma ova, eles sabem bem como o ser humano é. Agora toda a gente vai ficar com o seguinte na cabeça: “Oh, eles são querido, vamos comprar a consola deles”.
Ou isso, ou para não lhes apontarem que não avisaram os compradores não acha caro amigo?
E sim, deve ter sido feito por psicólogos o estudo.
Cada tiro..
“paizinho”, alguma vez compraste uma consola por “oh, eles são tão queridos” ?
“Ou isso, ou para não lhes apontarem que não avisaram os compradores não acha caro amigo?”
Sendo que ainda não estão provados cientificamente os malefícios do 3D, eles não são obrigados a avisar nada. Mais, não precisavam de o anunciar a letras gordas no site deles. Bastava vir essa informação no manual, e estavam salvaguardados relativos a processos em tribunal
Tens algum trauma c/ psicólogos? Alguma experiência infeliz?
@João
Acho que estás a precisar de ler mais livros. Queres provas? Eu como psicóloga, posso muito bem pegar num amostra de 10 crianças com idades até aos 6 anos, e verificar, uns anos mais tarde, que esta informação está válida. Mas 1º o meu senso comum é tão bom que eu apenas por “especulação” chego a essa conclusão; 2º Se eu vendesse Jogos 3D, não me ficava bem dizer que estes fazem mal à saúde.. a não ser que fizessem mesmo!
PS: A Psicologia é uma ciência, quer isso te custe, ou não a aceitar. 🙂
Na mouche, era mais que evidente. Yeah!! Já ganhei uma aposta. Que é que eu te disse Artur?
uau…
C/ o nível da conversa, eu pensava que eram a mesma pessoa, afinal não, mas são amigos…devo ser adivinho
O problema da psicologia é mesmo esse. Achar que se avalia 10 crianças e temos o que quer que seja provado
Oh caro amigo… mas quer falar a sério?
Então vamos falar a sério.. O que percebe de ciência?
Aguardo ansiosamente.
O suficiente para perceber que uma amostragem de 10 crianças não é suficiente para tirar assim grandes conclusões.
Obviamente que se tiram conclusões, mas é preciso cuidado com elas. Coisa que os psicólogos não costumam ter
Cá para mim não gostas é de ir ao psicólogo 😉
Cara Marisa Pinto,
Vou parar de brincar então.
Tenho todo o interesse em discutir a questão da psicologia com alguém. A ver se mudo a minha opinião.
Suponho que tenha acesso ao meu mail.
Se me quiser enviar um mail eu respondo-lhe e exponho claramente a minha opinião.
Quanto ao Senhor Pedro…… dois
Cumprimentos
Artur Calhau
😉
Terei todo o gosto em elucidá-lo.
Assim que tenha disponibilidade, entrarei em contacto consigo.
Cumprimentos.
Quatro é múltiplo de dois. Dois mais dois também é quatro. Dois ao quadrado também é quatro, ainda por cima! Que lata que o número dois tem.
Boa! Já ganhaste uma Nintendo 3DS.. mas já sabes, só podes jogar em modo 2D 😀
Deu para rir QB 😀
E os golfinhos pá? LOLOLOL Será que é tão complicado assim detectar o trolling? Os posts da Marisa Pinto são os melhores para vir dizer parvoices, porque a autora não dá o braço a torcer por nada, e pior ainda, responde a tudo, mesmo que sejam parvoices sem sentido algum. É excelente para desanuviar depois de uma tarde a fazer análises de dinâmica molecular a pH e E constantes. Quanto à psicologia, estava a falar a sério.
Epa ainda bem. É da maneira que aprendes alguma coisa. (aqui)
E sim somos colegas de laboratório, como é evidente.
Só um aparte, porque não colocaram uma imagem da DS3d?
Pois, eu à bocado ia perguntar isso mas esqueceu-me …
Mudem lá a imagem se faz favor, já à imagens finais … podem ir ao Google 😉
A minha opinião e muito basicamente sobre isto, tudo o que e demais enjoa. Se esta consola for usada com moderação não fará mal nenhum ao jogador com certeza.