Exclusivo PPLWARE: Entrevista a Sofia Tenreiro sobre o Kinect
Apresentado oficialmente na e3 e já aqui falado algumas vezes no Pplware, o Kinect é um acessório inovador que permitirá jogar e interagir com a consola sem o uso de qualquer comando mas apenas com voz e movimentos.
O sensor Kinect reconhece o utilizador, responde a gestos, processa a voz e funcionará com todas as consolas Xbox 360.
O cenário actual aponta para uma forte adesão por parte dos "gamers" a este tipo de tecnologia, a interacção é maior, abre novos desafios à indústria dos jogos e promove novas formas de utilizar as poderosas consolas.
Posto isto e dadas todas as novidades actualmente inerentes ao mundo Xbox, o Pplware foi até à Microsoft Portugal, no TagusPark, numa entrevista a Sofia Tenreiro, responsável pela área de entretenimento da Xbox no nosso país.
Foi a primeira vez que desempenhei tal papel: jornalista. Não estava à vontade, de longe, mas superei as minhas expectativas.
Após um caminho algo atribulado, com o nosso relações públicas Bruno Coelho, conseguimos chegar à hora marcada ao pavilhão da Microsoft. Fomos recebidos pela simpática Amie Gavinho, recepcionista no edifício da Microsoft Portugal. Tivemos de aguardar algum tempo na sala de espera principal até que a Sofia Tenreiro nos pôde receber. A partir daí fiquei por minha conta.
A minha recepção para esta tarefa foi algo “em cima do joelho”, numa sala de convívio / espera e não passou daí. Não fui convidado sequer a dar uma olhadela numa hipotética área de exibição da Xbox e afins, de forma a tirar umas fotos que vos pudesse mostrar. Resumiu-se somente a vinte minutos de conversa agradável.
Iniciei então a entrevista (H. Cura) a Sofia Tenreiro (S. Tenreiro).
Entrevista
H. Cura: Fale-nos do que pretende actualmente a Microsoft na área da Xbox para o segmento de jogos no nosso país, quais as ideias, as apostas…
S. Tenreiro: Nós temos estado a crescer nos últimos anos e claramente esse é o nosso objectivo, continuar a crescer e chegarmos a um target cada vez mais amplo. Neste momento o nosso target é muito direccionado para os hard gamers já que sempre tivemos e vamos continuar a ter grandes lançamentos como o Gears of War, Fable, Halo, e este ano com o lançamento do Kinect em Novembro vamos conseguir alargá-lo para um target mais familiar, mais jovem… vamos ter um bocadinho de todas as idades e com isto vamos conseguir satisfazer mais pessoas ao nível target. Um outro grande objectivo também, não pensando em target mas sim em termos de marca mais global, é mudarmos o conceito de entretenimento e para isso nós pretendemos ser o gadget da sala. A consola permite fazer mais coisas do que jogar, permite servir como mediacenter, permite ter as fotos todas organizadas, os meus vídeos da família, as minhas músicas, permite aceder também a toda a parte social como o acesso ao facebook, twitter, e através do grande mundo XBOX Live poder ter acesso a tudo isso e por isso nós estamos no fundo a revolucionar esse entretenimento na sala.
H. Cura: Dessa forma pode-se dizer que o Kinect veio renovar a vitalidade da Xbox no segmento das consolas?
S. Tenreiro: Completamente, já que permite fazer mais. No fundo permite agradar a mais pessoas já que qualquer pessoa, por um lado por muito nova ou mais velha que seja vai conseguir jogar facilmente porque no fundo só precisa de estar à frente da consola e do acessório Kinect para o acessório identificar através de movimentos, mesmo em termos de menus é tudo escolhido através de movimentos, e por outro lado também a questão do entretenimento onde de repente temos um aparelho que não só serve para jogar e para mediacenter, mas também para chegar à TV HD através da Vodafone Casa-TV que nós temos e isso revoluciona completamente o entretenimento.
H. Cura: Já experimentou o Kinect? É mesmo como se vê nos vídeos que encontramos online?
S. Tenreiro: Já, várias vezes. Sim, é mesmo como podemos assistir na internet. Na primeira vez também estava muito céptica porque como é óbvio, até experimentar, não temos a noção de como realmente é. Eu fiquei impressionada com muitas coisas, uma delas é a questão de não haver delay, estamos em frente à TV e a reacção ao movimento é como se fosse um espelho, levanto o braço e o boneco levanta exactamente ao mesmo tempo, é impressionante. Por outro lado, tudo o que dá para fazer além dos jogos, são utilizados movimentos para chegar aos menus mas mais tarde, quando usamos a voz, eu posso por exemplo dizer “stop” e o filme que estou a assitir pára. Portanto temos aqui uma infinidade de aplicações impressionantes. Os jogos são bastante fáceis, divertidos, e uma funcionalidade engraçada é o facto de ao estar a jogar o “Kinect Adventures!” numa jangada e a descer os rápidos, como o Kinect é capaz de distinguir simultaneamente várias pessoas, se alguém chegar ao pé de mim automaticamente entra no jogo e passa para o modo de multiplayer mas no ponto exacto onde estou, sem iniciar ou interromper o jogo. Os gráficos continuam impressionantes, como já habituámos os consumidores, mas agora com jogos familiares e sem comandos.
H. Cura: Conclui-se facilmente que o Kinect poderá ser um concorrente à Wii. No entanto, provavelmente haverá vantagens e desvantagens. Fale-nos acerca da concorrência.
S. Tenreiro: O nosso objectivo não é derrubar a concorrência, o nosso objectivo é aumentar o número de pessoas que têm consolas em casa. Nós tentámos simplificar a experiência do jogador ao máximo, já que não há comandos, tendo sempre em conta a satisfação. Vamos ter 16 jogos a serem lançados na altura do lançamento do Kinect, jogos de variados tipos, direccionados a crianças, adultos, mulheres, e vamos lançar no próximo ano jogos como o Forza que é um jogo mais para hard gamers que permitirá conduzir um carro a altas velocidades sem nenhum comando ou voltante.
H. Cura: E quanto ao simples premir de diferentes botões, tal como pode ser feito na Wii? Como será com o Kinect? Por exemplo, num jogo de carros como o "Kinect Joy Ride", como funciona? É por voz? Pela distância entre as mãos?
S. Tenreiro: Todo o tipo de controle a nível de menus e acções é feito por gestos e voz. No caso de um jogo de carros, para acelerar é necessário fazer um movimento brusco para a frente, com as mãos, e para travar, normalmente, é necessário um movimento com o pé.
H. Cura: Li online algumas opiniões que defendem que os jogos que vão tirar partido do Kinect são como que "clones" de alguns títulos da Wii. O que acha desta afirmação?
S. Tenreiro: Não concordo nada com essa afirmação já que todos os jogos que já joguei para o Kinect, até agora, não têm qualquer semelhança. Posso dar-lhe o exemplo do "Kinectimals" que é um jogo onde se tem de educar um animal de estimação, não existe nada parecido desse género para a Wii. Nesse jogo tentamos que o animal acate as nossas ordens, melhore as suas habilidades e caso o jogador se esconda o animal vai à procura dele. Temos uma série de obstáculos e desafios que, olhando apenas para este jogo, verifica-se que não existe na concorrência. Este jogo tem um realismo brutal onde a Wii não tem gráficos que se assemelhem aos nossos. Só considerando os gráficos e todas as possibilidades que existem a nível online com o meu próprio avatar, conclui-se que nenhuma consola inclui este género de funcionalidades, já para não falar no comando que não existe.
H. Cura: De facto, tal como disse o vice-presidente do Xbox Live, um utilizador menos experiente já não ficará intimidado com o uso de um comando. O público alvo do Kinect abrange todas as faixas etárias ou há alguma menos direccionada?
S. Tenreiro: Nós não vamos descorar, de todo, os hard gamers. Os hard gamers são o forte do nosso target e vão continuar a sê-lo. Vamos continuar por um lado a lançar grandes jogos brevemente como o Fable 3, Halo: Reach e Gears of War 3, portanto os nossos hard gamers vão continuar satisfeitos com a consola Xbox 360, por outro lado com o Kinect vamos ter jogos de família mais simples e outros jogos menos familiares, como por exemplo do já anunciado Forza. Mesmo nos jogos de família, existem diferentes níveis de dificuldade que incentivam a jogar tanto um idoso como uma criança. Uma grande aposta na Microsoft foi, precisamente, conseguir alargar a oferta de modo a conseguir satisfazer toda a gente e de maneira nenhuma descorar nenhum grupo em particular.
H. Cura: Será possível adaptar o Kinect a um jogo para o qual não foi feito e previsto interagir?
S. Tenreiro: Nós pensámos no futuro, vamos ter vários tipos de jogos: jogos que saem 100% Kinect, jogos que não se jogam com o Kinect onde o Kinect não trará nenhuma vantagem a esse jogo, e teremos jogos em que se pode jogar sem o Kinect mas existirão algumas vantagens em utilizá-lo. Acredito que muitos jogos direccionados a hard gamers, como por exemplo o Forza e outros mais que virão, poderão ser jogados com o Kinect. Neste momento não temos confirmação mas acredito que o futuro surja nesse sentido.
H. Cura: Embora o conceito do Playstation Move, por parte da Sony, seja bem mais idêntico à Wii, o Move promete grandes melhorias face à Wii. A Microsoft está preocupada com o lançamento do Move?
S. Tenreiro: Não preocupa de forma nenhuma. Sou muito a favor da concorrência, é bastante saudável e também estimula a sermos cada vez melhores. Acho que também é importante as pessoas terem possibilidade de escolha. Eu não estou preocupada porque não tenho qualquer dúvida que neste momento a nossa oferta é a melhor. Independentemente do comando ser bom ou maravilhoso, o não ter comando é muito melhor que ter qualquer comando na mão.
H. Cura: Quando o Kinect foi revelado por esse nome na e3, há cerca de 3 meses, e foram divulgados concretamente 6 títulos. Neste momento já existem 8 títulos dados como certos e outros 8 ainda por confirmar. Teremos outras novidades em Novembro?
S. Tenreiro: Já estamos a anunciar o Forza para o pós-Natal e há uma série de outros títulos que infelizmente ainda não podemos revelar mas a ideia é continuar sempre com novos lançamentos, inclusive há já uma série de editoras a produzir jogos para o Kinect.
H. Cura: O Kinect estará disponível em Portugal também em Novembro?
S. Tenreiro: Sim. O lançamento nos EUA será a 4 de Novembro e na Europa será uns dias depois, no dia 10 de Novembro.
H. Cura: Qual será o preço do Kinect? Qual será o jogo incluído?
S. Tenreiro: O preço do acessório Kinect será de €149.99 e incluirá o jogo "Kinect Adventures". Caso seja comprado juntamente com a consola, estarão à venda dois packages:
- Xbox 360 4 GB + sensor Kinect + jogo "Kinect Adventures" por €299.99
- Xbox 360 250 GB + sensor Kinect + jogo "Kinect Adventures" por €329.99
H. Cura: Como correu o lançamento da nova Xbox 360, dia 16 de Julho?
S. Tenreiro: A nova Xbox 360 é uma revolução, estamos muito contentes. É mais pequena e mais fina. Faz parte de um projecto que demorou 2 anos e teve sempre no “segredo dos deuses” até ao seu lançamento. Em termos de máquina é muito mais moderna, bonita, muito cuidada em todos os pormenores, o painel central é touch, sem botões, possui mais portas USB, tem Wi-Fi integrado, tem preparação directa para o Kinect, tem mais memória interna, incluindo 250GB, e é completamente silenciosa. Há uma série de melhorias que vão ao encontro do que os utilizadores nos têm pedido.
H. Cura: Relativamente a jogos, espera-se ainda neste ano a continuação de grandes títulos como o Fable III e Halo: Reach. Além destes, há mais algum que se destaque em grande para este ano?
S. Tenreiro: Sairá um Gears of War 3, ainda não sabemos quando. Posso-lhe dizer que o jogo está espectacular. Gosto muito do Gears of War 2, acho que é um jogo muito realista e intenso, nunca paramos de ser surpreendidos, e o Gears of War 3 ainda será um jogo muito melhor em todos os aspectos.
H. Cura: Pessoalmente ansiei bastante o Mafia II, saído agora em Agosto. Vocês dão menos importância aos jogos multi-plataforma?
S. Tenreiro: Nós temos parcerias muito estreitas com outros editores e por isso apoiamos sempre o lançamento de títulos por parte deles, independentemente de serem multi-plataforma ou exclusivos. Apoiamo-los bastante para lançar o máximo possível de jogos.
H. Cura: Para terminar, há algo que gostasse de revelar ou fazer passar ao público?
S. Tenreiro: Acredito que este vai ser o melhor ano da Xbox. Já fizemos o grande lançamento da nova Xbox 360, avançada tecnologicamente e vendida ao mesmo preço do modelo anterior, de €259.99, onde ao mesmo tempo foi feita uma promoção agressiva no modelo anterior no valor de €60, baixando para €199.99. No fundo preocupamo-nos muito com a massificação deste tipo de produtos porque acreditamos que uma consola não serve só para jogar, serve também para fazer muitas outras coisas e para conseguir melhorar o entretenimento da família. Vai ser um resto de ano com muitas novidades e onde vamos continuar a surpreender os nossos gamers e fãs com grandes blockbusters, vai ser um ano onde vamos “piscar o olho” a um target mais jovem e familiar, com o Kinect, e por isso sem dúvida que os próximos meses vão ser cheios de inovação.
Resumo de preços e datas
- 16/Julho - lançamento da nova Xbox 360 250 GB ao preço de €259.99
- 20/Agosto - lançamento da nova Xbox 360 4 GB ao preço de €199.99
- 10/Novembro - lançamento do Kinect em 3 modalidades de preços:
- sensor Kinect + jogo "Kinect Adventures" ao preço de €149.99
- nova Xbox 360 4 GB + sensor Kinect + jogo "Kinect Adventures" ao preço de €299.99
- nova Xbox 360 250 GB + sensor Kinect + jogo "Kinect Adventures" ao preço de €329.99
- 10/Novembro - lançamento dos jogos para Kinect incluindo o "Kinectimals, "Kinect Joy Ride" e o "Kinect Sports" ao preço de €49.99
NOTA: Todos os preços indicados são P.V.P. recomendado. Todas as datas são referentes a lançamentos na Europa.
Agradeço, em nome do Pplware, à Sofia Tenreiro por nos ter recebido e proporcionado esta entrevista.
Este artigo tem mais de um ano
Hugo, bom trabalho. Agora temos de combinar com a Sofia Tenreiro o acesso em primeira instância ao jogos, press releases e à tecnologia em si.
É um forte mercado, este das consolas.
Só faltou uma questão não tão referente ao Kinect: “Porquê a falta de conteúdos no Live em comparação com os outros países?” É que isso é mesmo injusto e pagamos o mesmo que os outros.
Still, boa entrevista sim senhor 🙂
Não valia fazer perguntas incomodas…
Valia sim- E esta pergunta é muito oportuna e vamos pedir à Sofia para a responder.
O mais importante é mesmo isso, é a clareza da informação.
like!
Subscrevo.
Comprei um cartão pré-pago e cancelaram-mo sem mais nem menos. Já para não falar que o atendimento da xbox é o pior de todos.
Abraço.
recomendo uma visita ao site http://www.xboxteamportugal.com, assim como o respectivo forum! Tem alguns artigos sobre o assunto, alguns deles com entrevistas deste genero, bem como uma “rubrica” no forum onde sao colocadas directamente perguntas deste genero á Microsoft.
Porque os Portugas são de outro mundo e importante é comprarem os conceito …
Bom artigo
O futuro o dirá, mas não tenho um bom “feeling” acerca do Kinect. Aliás, subscrevo completamente o artigo que saiu na EDGE do mês passado sobre o Kinect se poder tornar no 32x da Microsoft se não lhe for dado o devido suporte e criar rapidamente uma “user base” grande. Também fiquei desiludido por ele apenas reconhecer comandos de voz em Inglês, algo que para mim não é proibitivo mas o mesmo não posso dizer para restantes elementos da minha família. Depois a minha idade se calhar também se mostra um pouco pois não consigo distanciar-me do controlado físico para jogar. Como é que eu acelero num jogo do Kinect se não tenho um botão acelerador? Enfim, cá estarei para ver como será este futuro da indústria. Boa entrevista, Hugo. =)
Inicialmente vai reconhecer ingles, mas a partir do inicio de 2011 vai reconhecer PT tambem.
E podes sempre tentar espanhol, que a consola reconhece…!! LOL
Esqueci-me de responder a tua ultima questao! Para acelerar no kinect, fazes o movimento de acelerar conforme fazes no carro quando pisas no pedal! Ja foi demonstrado em video!
Hugo,
Para a tua primeira vez como “jornalista” não estiveste nada mal.
Parabéns e continua a “aperfeiçoar a arte”.
Boas
Devias era lhe ter perguntado quando é que a Microsoft vai meter a xbox em pt, é o mínimo! Para não falar noutras aspecto nesta área!
Muito bom Hugo!
Excelente entrevista!
contudo, podias ter perguntado mais umas coisitas..
mas, o essencial está lá!
Excelente entrevista.
Gostei da orientação da entrevista e das (boas) questões que foram colocadas.
Creio que duma forma elegante foram feitas efectivamente, algumas perguntas mais indiscretas.
Partilho da opinião de todos aqueles que acham que o Kinect tem, sem grandes dúvidas, um potencial enorme para se posicionar numa posição de relevo no que toca a controladores. Resta saber se os jogos que vão sair acompanham todo o potencial do Kinect.
Realmente há algumas questões que ainda ficam por fazer, mas também “a procissão do kinect ainda vai no adro”.
Excelente entrevista. Parabéns Hugo.
Bom trabalho Hugo.
Parabens
Eu gostava de saber mais coisas sobre o Kinect, nomeadamente sobre as possibilidades de utilizar o conjunto xbox+ Kinect para videoconferencia.
Falar atraves do msn na tv da sala com outros utilizadores de xbox+Kinect.
Algué que diga alguma coisa sobre isto.
Sim, isso já foi anunciado. Existirá um programa chamado videokinect e permitirá usar o sensor Kinect para comunicar pelo Xbox Live ou MSN.
Obrigado.
Esses serviços são a pagar?
è presico ter alguma conta na xbox live a pagar?
fonix…«é preciso» desculpe.
Obrigado a todos 🙂
Parabensa Hugo!!! Nós(leitores é que te agradecemos!!)
Para a proxima pergunta pelo kineckt para PC!!! que eu gostava de saber mais!! O Bill disse que ia sair, mas não estou a ver nada… fico na duvida!!
desculpem fail!!!
* Nós(leitores) é que te agradecemos!!
Obrigado hugo!!
Sei que não é relativo ao Kinect mas…seria interessante falar com os senhores da microsoft o pq de não termos direito ao ZUNE HD. E já agora…lançar o desafio à malta do PPLWARE…pq não existe spotify em Portugal?seria um serviço realmente inovador para o nosso mercado e tinhamos todos a ganhar?
Mr.Sushizão, então se sabes não venhas para aqui difamar a Microsoft com outros assuntos que nada tem a ver com este tópico.
Calma ai steve ballmer para que essa agressividade?Era apenas uma questão…pertinente…uma vez que quem tem uma XBOX 360 como é o meu caso…e não pode usufruir de serviços ZUNE nem posso comprar….por mt que me apetecesse um ZUNE HD…seria uma boa ideia disponibilizarem o zune market tb para Portugal.Mantenha-se na sombra e deixe as conversas sobre qq coisa ligada com tecnologia para gente grande e que se trate por respeito e nao…com o vulgo..”SABES” e “VENHAS”.
Cumprimentos.
Não estou minimamente interessado, mas sim, é do melhor que vai haver por enquanto.
A PlayStation copiou a Wii, não podem dizer o mesmo da xBox, e não me venham falar de SpyToy não chega ao pés disto.
E a Wii como disseram bem, não se compara aos gráficos da xBox, aquilo parece mais PlayStation 2.
Venha a xBox nova, que estou interessado.
Parece que a Sofia desconhece a data de lançamento do Gears of War 3 😀
Já há muito que foi anunciado que será lançado a 8 de Abril de 2011
(foi só um pequeno à parte)
É um facto. No entanto na preparação que fiz para a entrevista tive de “estudar bem a matéria” e tinha conhecimento dessa data pela gamespot.com. No entanto a Sofia reforçou que não estava confirmado, mesmo quando a referi.
Para um pisa papeis está um bocado caro. Terá razão quem disse lá para cima que será a 32x da MS 😛
Mais uns trocos e compra-se uma WII …
Mas atenção que estes acessórios no futuro acabam por ter valor no ebay …
Muito boa entrevista! Estou ansioso para comprar a xbox com o kinnect, mas continuo a achar uma pena não vim com leitor de blueray.
Um abraço a todos!
“H. Cura: Li online algumas opiniões que defendem que os jogos que vão tirar partido do Kinect são como que “clones” de alguns títulos da Wii. O que acha desta afirmação?
S. Tenreiro: Não concordo nada com essa afirmação já que todos os jogos que já joguei para o Kinect, até agora, não têm qualquer semelhança. Posso dar-lhe o exemplo do “Kinectimals” que é um jogo onde se tem de educar um animal de estimação, não existe nada parecido desse género para a Wii. Nesse jogo tentamos que o animal acate as nossas ordens, melhore as suas habilidades e caso o jogador se esconda o animal vai à procura dele. Temos uma série de obstáculos e desafios que, olhando apenas para este jogo, verifica-se que não existe na concorrência.”
Não existe na Wii mas existe na PS3 e chama-se Eye Pet Move Edition estes tipos da Microsoft é só copy/paste e depois dizem que não exista nada assim na concorrência… copiam e depois reclamam originalidade…
O Move da PS3 também é uma cópia melhorada do Wiimote.
Eles copiam-se uns aos outros, chama-se seguir tendências 😛
Não compares a tecnologia, não chega aos pes da xBox.
Nintendogz ?! ….
(Catz e outros)
“nova Xbox 360 250 GB + sensor Kinect + jogo “Kinect Adventures” ao preço de €329.99”
o preço correcto deste pack e’ de €359,99
Estou mais interessado na nova xBox :3
Será esse o tema do meu próximo artigo. Keep tune 😉
Com que fundamento alegas isso?
O comunicado de imprensa enviado pela Microsoft aos press até no assunto tem o valor, de €329.99 está claro.
Hugo, foi pena não teres testado o Kinect, terias desfrutado ainda mais da visita à Microsoft, mas acredito que poderás testar em breve.
Já tive oportunidade de lá ir testar o Kinect e fiquei bastante surpreso com o desempenho e a resposta do Kinect.
Acredito 🙂
Segundo eles, o Kinect encontrava-se em transporte na altura e a sala onde o iam colocar estava em preparação.
Fica para um dia destes.
Houve já uma equipa nossa que lá foi, portanto assim que sair o artigo correspondente será bom ver lá o teu testemunho.
Claro que sim Hugo, eu sou Embaixador Xbox e moderador dos fóruns Xbox.com, sempre que precisares de ajuda sobre o tema Xbox é só mandares um mail.