E-University League, uma competição “académica”
O Mundo Académico não tem de ser obrigatoriamente um Universo de Trabalho e Estudo. Seja como for é um Mundo bastante competitivo e não só ao nível das notas obtidas.
A E-University League é o maior exemplo disso mesmo e já se encontra a decorrer, levando estudantes das mais variadas universidades do País a competirem entre si, através de videojogos.
Desde 2013, quando iniciou, a EUL tem vindo a duplicar todos os anos a sua abrangência, alcance e variedade geográfica, não só ao nível do número crescente de universidades aderentes mas também ao nível de equipas e jogadores. É hoje uma marca amplamente reconhecida não só no seio da esfera universitária mas também por entre toda a comunidade gaming nacional, sendo reconhecida como jogadores e espectadores como uma organização de qualidade e única em Portugal.
A competição deste ano já se encontra em estado avançado, pois as adesões ao evento encontram-se divididas em duas fases. A Winter Season que começou em Novembro passado e já terminou e a Spring Season que se encontra agora a começar.
De momento, e ainda com inscrições abertas, encontra-se em curso a segunda fase de qualificação Spring Season, que qualificará as restantes quatro equipas que se vão juntar às faculdades FEUP, ULHT, FCT e ISEL, na grande final a realizar-se no ISMAI nos dias 11 e 12 de Julho de 2015. Este acontecimento final e único em Portugal, conta com entrada gratuita a espectadores de todas as idades. A competição coloca em disputa mais de 5.000€ em prémios, viagens com tudo pago para assistir à LCS 2015 (final da liga profissional de League of Legends), merchandise oficial do jogo League of Legends e tablets gaming NVIDIA Shield. Tudo realizado num ambiente de grande produção audiovisual, emissão online, muito convívio e diversão, elementos que marcaram o sucesso na edição do ano passado.
A inscrição de cada faculdade é feita através da respetiva associação de estudantes, sendo a mesma responsável pelo contacto inicial via email com os serviços da EUL.
Este ano a EUL introduziu como novidade uma competição paralela em Hearthstone, colocando frente a frente na final, representantes individuais de todas as faculdades apuradas.
Informação sobre qualificação e fases
A edição de 2015 desdobra-se em três andamentos distintos: Winter Season (liga de inverno já disputada em Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015), Spring Season (qualificadores) e Grande Final. A liga de inverno disputa-se em formato de liga clássica onde ao longo de um conjunto de jornadas semanais, todas as equipas jogam contra todas e acumulam pontos. No fim, são apuradas as 4 equipas melhor colocadas. Esses vencedores ocuparão as quatro primeiras seeds e partindo em posição de vantagem.
Os restantes quatro lugares são disputados em sistema de double elimination não só entre as equipas não apuradas durante a liga de inverno, como também por novos participantes entretanto inscritos. As finais que apuram as equipas representantes das faculdades deverão assumir contornos de eventos presenciais, organizados pelas associações de estudantes das mesmas. No sentido de incentivar o alargamento da população ativa ao longo da competição, as seeds 5 e 6 serão atribuídas às faculdades que demonstrem a adesão de alunos mais significativa.
Prémios para a Final de 2015:
1º Lugar
- 1000€ Prize Money
- 1000€ Material Steelseries
- Fim de Semana na LCS com viagem e alojamento pago
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 10860 Riot Points + Triumphant Ryze por Jogador
- Troféu League of Legends
- Troféu e-University League
2º Lugar:
- 750€ Prize Money
- 500€ Material Steelseries
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 8230 Riot Points por Jogador
3º Lugar:
- 250€ Prize Money
- 300€ Material Steelseries
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 5400 Riot Points por Jogador
4º Lugar:
- 300€ Material Steelseries
- 2700 Riot Points por Jogador
No entanto, para além dos prémios a distribuir pelos quatro melhores classificados da grande final, foram criados alguns outros incentivos adicionais:
- Sorteio de pack composto por artigos fornecidos pelos nossos patrocinadores Clickfiel, Steelseries e NVIDIA, que poderá ser atribuído a qualquer jogador figurante em qualquer das equipas a disputar a final.
- Para a associação de estudante que conseguir organizar o melhor evento de qualificação offline, existe ainda um prémio de 100€.
- Por fim, é ainda distribuído um bónus de Riot Points aos quatro melhores classificados nos eventos de qualificação offline que contarem com mais de 8 equipas.
Homepage E-University League
Este artigo tem mais de um ano
Pena que em PT ninguém pegue em DotA2.
Fui como que obrigado a experimentar e depois de muito odiar aquilo agora considero-o um jogo superior ao League.
Um dia quem sabe…
Eu jogo Dota2 e tanto a lvl gráfico como de personagens ou até mm equps dá 10-0 ao LOL! como é k um jogo tão sem graça tem tantos adeptos!
Tem mais seios e skins para pessoal com fetiches com gatos.
Não digo que o LoL não seja divertido porque é, mas é sobre-simplificado e optimizado para o lucro
Dota e CSGO.
Dos e-sports mais falados dos momentos poderiam fazer um torneio bem interessante e pegar em talentos portugueses
DotA não dá, não há talentos portugueses (fora eu claro). Na Europa só pessoal de Leste.
CS:Go comprei e nunca joguei a sério… Não posso julgar
DOTA é demasiado complexo, mas eu também só joguei numa de experimentar , nunca joguei mesmo a sério com o intuito de aprender.
LOL é mais simples de compreender e começar a jogar minimamente.
Querem um jogo de jeito para até se esquecerem das horas?
Path of Exile.
Minimamente? Eu com 800 jogos de LoL apanhava com cada um que nem minimamente devia de ser chamado. E não, não era Bronze. (Silver V; explosões de orgulho :))
No DotA tenho nem 300 jogos feitos, sem rankeds e jogo com pessoal muito mais competente, no sentido de não haverem montes trolls á bruta nem crianças de 8 anos.
O voice chat é uma mais valia, dá logo para entender com quem se joga, e o sistema de reports funciona melhor. Já por varias vezes recebi notificações de que os meus reports deram bans ou low-priorities.
Joguei Dota 1 e sai para o LOL, quem diz que a comunidade do LOL é podre nunca viu a comunidade de Dota que havia no GARENA. Se bem que é de longe o pior que há no LOL porque fora isso o LOL exige mais skill e boas noções tacticas (no aspecto tactico o DOTA é mais complexo, mas isso prende-se com a velocidade de jogo) e eu gosto disso, tenho o DOTA 2 instalado e cada vez que pego no warlock é pub stomp, nisso é igual ao LOL. Eu acho que o pessoal só não joga mais Dota pela learning curve que é muito pesada de inicio, no LOL é ao contrario, o dificil vem no fim.
CS:GO é que era… LoL é para crianças… Vá ok agora digam-me que há gente todas as idades jogar e tal… Mas o CS já existe há muito mais tempo!
CS:GO é que era? O CS 1.6 riu-se…
Riu-se da cova.
Ai vêem os tristes dos jogadores de, ainda, 1.6 dizer que o GO nunca vai chegar aos calcanhares do 1.6
Meu caro, joguei 1.6 durante muito tempo… Para criticar temos o Source, mas é preciso não sermos todos tapadinhos, e admitir que finalmente apareceu o substituto do CS 1.6… Para não dizer o facto de a Valve já se estar nas tintas para o 1.6 e aquilo é uma anarquia de cheaters. Para este tipo de competições isso não seria de todo um problema, mas o CS:GO está muito bem desenvolvido, a todos os níveis, incluindo especialmente a jogabilidade. Por isso eu não vejo onde está a vontade de rir do 1.6… Acho que até chorou…
Esta notícia está errada sobre quem se qualificou para a fase final de League of Legends: Não foi o ISEL que se qualificou mas sim o ISEP!
Sim foi o ISEP. Sou estudante lá e lembro-me da qualificação do ISEP à final.
1000euros parece me pouco para 1premio, no minimo 100mil, eu de teemo limpava tudo mas o jogo tornou se um encontro de noobs e flamers.
Burn, jogas de Teemo e não queres flamers? Isso é o mindset do noob 😀