Aquele que era um dos jogos mais esperados de 2020, tornou-se num autêntico saco de boxe por parte da imprensa e dos jogadores. Cyberpunk 2077 passou de bestial a besta, tudo devido às críticas resultantes dos vários bugs e falhas encontrados no jogo da CD Projekt Red.
Para além disso, de acordo com as mais recentes informações, o jogo Cyberpunk 2077 já perdeu cerca de 80% da base dos seus jogadores na plataforma Steam.
Desde que o jogo foi lançado, a 10 de dezembro de 2020, que poucas notícias favoráveis foram escritas sobre o Cyberpunk 2077. O império do jogo começou a desmoronar-se quando as críticas revelaram as falhas e bugs no jogo, nomeadamente para a PlayStation 4 e Xbox One. Os erros encontrados eram sobretudo referentes a texturas não exibidas, ou não percetíveis, baixa resolução, paragens, congelamentos, atrasos na interface, entre outros.
Depois disso, o jogo da CD Projekt Red foi retirado da PlayStation Store da Sony e os jogadores puderam pedir os seus reembolsos.
Mais recentemente tudo isto tomou proporções mais sérias com um processo em tribunal contra a criadora do jogo, por parte dos investidores do mesmo. Os investidores acusam a empresa de os ter enganado ao não revelar que o jogo estava inacabado ou que continha muitas falhas.
Assim, como seria de esperar, as consequências de toda esta polémica estão à vista.
Quase 80% dos jogadores deixaram de jogar Cyberpunk 2077 na Steam
De acordo com um recente relatório divulgado pela empresa GitHyp, o jogo Cyberpunk 2077 já perdeu 79% da base dos seus jogadores na plataforma Steam.
Este é, realmente, uma percentagem assustadora. Na primeira semana do seu lançamento, o título conseguiu um pico de um milhão de downloads e, para além disso, bateu o recorde da loja de mais jogadores ativos em simultâneo num jogo single-player.
No entanto, no passado fim-de-semana, o jogo continuou em queda, alcançando cerca de 225 mil jogadores.
The Witcher 3 segurou melhor os seus jogadores
Por outro lado, a experiência diz que, normalmente, os jogos de apenas um jogador perdem a mesma quantidade de gamers após o primeiro mês na Steam. No entanto, há uma exceção para jogos de mundo aberto, e a GitHyp deixa a comparação com o The Witcher 3, também da CD Projekt Red.
Apesar de ter conquistado apenas 92 mil jogadores durante o seu lançamento em maio de 2015, The Witcher 3 conseguiu manter metade da sua base de jogadores e atingiu um pico de 55 mil jogadores online um mês depois. Somente depois de 3 meses é que o jogo perdeu mais de 79% dos seus jogadores na Steam.